Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Discussão Conceitual para o Equilíbrio Térmico Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
CINDRA, José Lourenço; TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl

Neste trabalho, pretendemos realizar uma análise conceitual envolvendo o equilíbrio térmico. Ainda que, no contexto do estudo da Termologia, tanto nos livros didáticos quanto no cotidiano escolar, os conceitos de calor e temperatura sejam priorizados, o equilíbrio térmico acaba sendo relegado a um segundo plano. Contudo, várias pesquisas têm apontado a importância de um melhor entendimento do equilíbrio térmico, que acabaria possibilitando a compreensão de uma série de outros conceitos que estariam ligados aos fenômenos térmicos. Destacamos alguns tópicos que julgamos relevantes com relação ao entendimento conceitual do equilíbrio térmico. Faremos considerações sobre o ponto de vista epistemológico, sobre a relação do equilíbrio térmico com os conceitos de calor e temperatura, sobre o desenvolvimento histórico das noções relacionadas ao calor, temperatura e equilíbrio térmico, sobre os obstáculos epistemológicos, e finalmente, salientamos algumas similaridades entre teorias e as concepções espontâneas relacionadas aos fenômenos térmicos.

Palavras-chave: Ensino de Física. Calor e temperatura. Equilíbrio térmico.

Downloads 2839  2839  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v.21, n.2, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Discursos do professor e subjetividade na aprendizagem de Física Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
Alberto Villani, Lizete Orquiza de Carvalho

Nesse trabalho analisaremos algumas entrevistas didáticas com dois estudantes do Ensino Médio sobre colisões em Mecânica. Após apresentar as categorias da análise, mostraremos como as condições subjetivas e a relação com o conhecimento e com a Entrevistadora jogaram um papel importante no desenvolvimento do processo de busca e na consequente produção de esquemas mentais. Simultaneamente apontaremos como e por que razão a própria intervenção discursiva da Entrevistadora foi ressonante ou dissonante com essas condições.

Palavras-chave: Discursos do professor. Conflitos Cognitivos. Psicanálise e educação. Linguagem.

Downloads 1235  1235  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V10(3), 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades de ensino Popular Versão: 
Atualização:  8/10/2008
Descrição:
CAMARGO, Eder Pires de; NARDI, Roberto

Relatamos aqui resultados parciais de um estudo que analisou o desempenho de futuros professores quando, durante o desenvolvimento de uma disciplina de Prática de Ensino de Física, foram solicitados a planejar, elaborar e ministrar, em situações reais de sala de aula, tópicos de ensino de eletromagnetismo a uma turma de estudantes, dentre os quais se incluíam alunos com deficiência visual. Os dados coletados mostram que as principais dificuldades apresentadas pelos futuros professores referem-se à abordagem do conhecer fenômenos físicos como dependente do ver e o não rompimento com alguns elementos da pedagogia tradicional. Esses resultados podem indicar algumas alternativas ao ensino de Física para alunos com deficiência visual centradas na superação de atitudes passivas relativas à problemática educacional considerada, na elaboração de estratégias metodológicas destituídas da relação conhecer/ver, bem como, no trabalho com a oralidade no contexto do ensino de Física.

Palavras-chave: Ensino de Física. Deficiência Visual. Atividades de Ensino de Eletromagnetismo. Formação de Professores de Física.

Downloads 1450  1450  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências. V12(1), 2007  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Dificuldades da generalização das estratégias de modelação em ciências: o caso da Física e da Químic Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
GRECA, Ileana M.; SANTOS, Flávia M. T. dos

Uma revisão dos trabalhos publicados na área de ensino de Ciências, nacional e internacionalmente, revela que o ensino centrado na modelação é considerado como uma das estratégias didáticas mais efetivas para a melhoria da compreensão dos conceitos científicos. No entanto, uma analise mais detalhada revela que o que se entende por modelo ou por processo de modelação é muito amplo e desconsidera as diferenças entre as especificidades das ciências. Neste trabalho nos propomos trazer à discussão as diferenças e similaridades que têm a modelação em Física e em Química, tomando como referência as diferentes tradições explicativas que nelas surgiram principalmente nos séculos XVIII e XIX. A partir desse estudo, discutimos quais as implicações didáticas de se levar ou não em consideração estas diferenças.

Palavras-chave: Modelação química. Modelação física. Dinamicismo. Mecanicismo.

Downloads 583  583  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V10(1), 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Diálogos Sobre o Tempo Popular Versão: 
Atualização:  18/9/2008
Descrição:
MARTINS, André Ferrer Pinto

Esse texto, na forma de diálogos, apresenta algumas sugestões para se trabalhar o conceito de tempo em aulas de Física do Ensino Médio. Também pretende ser um estímulo à criação de atividades ou projetos interdisciplinares que tenham esse conceito em foco.

Downloads 1461  1461  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Dez a vinte e três Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
MENON, M. J.

Neste artigo mostramos que o volume ocupado pelo planeta Terra no espaço é equivalente, em ordem de grandeza, ao volume de dez a vinte e três bolas de futebol. O cálculo, que é simples, é feito considerando-se todas as aproximações fisicamente justificáveis. Essa coincidência curiosa fornece uma ideia a respeito de quão grande é o número de Avogadro.

Downloads 1684  1684  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 8, n. 2, 2007  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Determinação da Pressão Interna de Lâmpadas Fluorescentes (Um Experimento de Baixo Custo) Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo; SILVA, Osmar Henrique Mourada

Este trabalho apresenta um experimento simples para o ensino básico, cujo objetivo é determinar a pressão interna das lâmpadas fluorescentes.

Palavras-chave: Lâmpada fluorescente. Experimento de baixo custo. Física. Ensino básico.

Downloads 3060  3060  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v.21, n.2, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Desenvolvimento Histórico da Dinâmica: Referente para a Evolução das Concepções dos Estudantes sobre Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
HARRES, João Batista Siqueira

Tomando como referência o desenvolvimento histórico da dinâmica, realiza-se um contraste entre uma escala evolutiva das concepções de estudantes (futuros professores) sobre força e movimento. Os dados mostram que, adotando-se algumas posturas epistemológicas e metodológicas recomendadas a partir de trabalhos de revisão da pesquisa sobre o que os estudantes sabem sobre força e movimento, encontra-se uma realidade mais complexa dessas ideias. Estas, denominadas de ́concepções intermediárias ́ identificam-se fortemente com os modelos explicativos construídos posteriores à física aristotélica e anteriores à visão newtoniana, caracterizando o que alguns autores chamam de “física da força impressa”. Ao final, discute-se as implicações dos resultados para o ensino e, especialmente, a formação de professores.

Palavras-chave: História da ciência. Dinâmica. Força e movimento.

Downloads 738  738  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Abrapec, v. 2, n. 2, 2002  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Desenvolvimento e avaliação de um sistema hipermídia que integra conceitos básicos de mecânica, biom Popular Versão: 
Atualização:  13/10/2008
Descrição:
REZENDE, Flavia; GARCIA, Marco Antonio Cavalcanti; COLA, Cláudio dos Santos Dias

Este trabalho descreve a modelagem de um sistema hipermídia de aprendizagem que integra conceitos físicos, biomecânicos e anatômicos envolvidos no movimento humano (denominado de “Biomec”) e um estudo realizado a partir de sua utilização por estudantes universitários. O desenho instrucional do sistema hipermídia “Biomec” foi elaborado de maneira a aproximar suas características a um referencial teórico que articula Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC) à abordagem interdisciplinar do conhecimento. O sistema foi avaliado a partir de sua utilização por estudantes das disciplinas de Biomecânica I e Cinesiologia de um curso de licenciatura em Educação Física, visando a responder as seguintes questões: (i) qual o seu impacto sobre a atitude dos alunos em relação à Física? (ii) em que medida a abordagem do conteúdo segundo a estrutura hipertextual do sistema favorece a visão interdisciplinar do movimento humano? (iii) em que medida os perfis de navegação dos alunos se adaptam a necessidades conceituais dos alunos de diferentes disciplinas do curso? Os alunos responderam a instrumentos que avaliaram aspectos afetivos e cognitivos antes e após a interação com o sistema, além de terem suas navegações registradas e analisadas. O conjunto de dados obtidos permitiu concluir que o sistema desenvolvido é um material educativo relevante, capaz de influenciar positivamente a atitude dos alunos em relação à Física e favorecer a abordagem interdisciplinar do movimento humano e que parece atender melhor aos estudantes de Biomecânica I do que os de Cinesiologia.

Palavras-chave: Hipermídia. Interdisciplinaridade. Física. Biomecânica. Anatomia.

Downloads 1406  1406  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V11(2), 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Desenvolvimento de um software para o ensino de fundamentos de física quântica Popular Versão: 
Atualização:  15/8/2012
Descrição:
Neste trabalho apresentamos um software livre do tipo “bancada virtual”, desenvolvido no âmbito de um projeto sobre tópicos de física moderna e contemporânea na formação de professores, que simula o fenômeno da interferência em um aparato denominado de interferômetro de Mach-Zehnder (IMZ).
Palavras-chave: Interferômetro, software

Downloads 555  555  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 (20) 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »