Categoria: Física Artigos |
Ensino de Física nas séries iniciais: concepções da prática docente |
Versão: Atualização: 8/10/2008 |
Descrição:
ROSA, Cleci Werner da; PEREZ, Carlos Ariel Samudio; DRUM, Carla
O trabalho apresentado buscou investigar o ensino de ciências desenvolvido de primeira a quarta série no ensino fundamental, dando ênfase a identificação da presença da física nos conteúdos curriculares nesse nível de escolarização. Para isso foram realizadas entrevistas com trinta e quatro professores dessas séries de modo a permitir um mapeamento sobre o atual ensino de ciências diante da amostra selecionada para a pesquisa. Além da identificação dos conteúdos abordados em ciências, a pesquisa possibilitou investigar de forma mais específica à presença da física nos programas curriculares das séries iniciais e a forma como essa disciplina esteve presente durante o processo de formação dos professores investigados. Os resultados da investigação apontaram as seguintes questões: os conteúdos da disciplina curricular de Ciências para o nível investigado envolvem tópicos quase que exclusivos de biologia; a ausência de atividades experimentais; um ensino amarrado aos conceitos e metodologias presentes nos cursos de formação dos docentes; a conscientização desses docentes de que a legislação nacional lhe confere liberdade de planejamento e de organização curricular, mas que mesmo assim, se sentem presos a programas preestabelecidos por secretarias de Educação ou por roteiros de livros didáticos; e, ainda, que as dificuldades para discutir física nas séries iniciais estão associadas ao seu processo formativo.
Palavras-chave: Ciências. Professores. Séries iniciais.
|
1634 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências. V12(3), 2007 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de Óptica |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
HECKLER, Valmir; SARAIVA, Maria de Fátima Oliveira; OLIVEIRA Filho, Kepler de Souza
Relatamos neste artigo o desenvolvimento e a aplicação de um CD-ROM de óptica para o ensino médio, cobrindo todos os conteúdos usualmente vistos nessa disciplina. O material contém, além de textos didáticos escritos em linguagem html, 77 animações e 64 imagens geradas por nós, assim como 13 simuladores (Java Applets) disponíveis na internet. Comentamos sobre a aplicação e boa recepção do material por 40 alunos de duas turmas de 3ª série do Ensino Médio.
Palavras-chave: Ensino de Física. Ensino de Óptica. Novas tecnologias. Hipermídia.
|
1635 0 bytes Rev. Bras. Ens. Fis., 2007, v.29, n.2, p.267-27. http:// |
Categoria: Física Artigos |
Utilização da Olimpíada Brasileira de Astronomia como Introdução à Física Moderna no Ensino Médio |
Versão: Atualização: 15/7/2010 |
Descrição:
MARQUES, Adilio Jorge; SILVA, Cláudio Elias da
É possível utilizar um projeto ou atividade extracurricular, como a Olimpíada Brasileira de Astronomia (hoje também de astronáutica), doravante OBA, para introduzir a física moderna no Ensino Médio? Esta é a proposta deste trabalho a partir da experiência no Colégio Santo Inácio no Rio de Janeiro, RJ, ocorrida no primeiro semestre de 2004. A OBA atinge desde o Ensino Fundamental até alunos do 3° ano do Ensino Médio. Com tal faixa de atuação, durante os meses de março e abril até a prova da Olimpíada, em maio, foram realizadas aulas expositivas aos participantes sobre aspectos da astronomia. A questão inicial era melhor preparar nossos alunos para o exame da V OBA. Porém, com as exposições e discussões, muitos alunos desejaram e foram além do esperado, buscando um maior aprofundamento em questões que estão fora da grade curricular e dentro do que se estabeleceu por física moderna e contemporânea.
|
1646 0 bytes Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Transformação de coordenadas aplicada à construção da maquete tridimensional de uma constelação |
Versão: Atualização: 31/5/2010 |
Descrição:
SILVA, Guilherme Marques dos Santos; RIBAS, Felipe Braga; FREITAS, Mário Sérgio Teixeira de
Neste trabalho descrevemos uma atividade teórico-experimental, destinada a alunos de graduação em ciências exatas ou do ensino médio, cujo objetivo principal consiste em aplicar conceitos físicos e matemáticos para resolver problemas decorrentes da construção de uma maquete tridimensional da constelação do Cruzeiro do Sul. O aparato é feito com material de custo moderado como LED's brancos adaptados a potenciômetros para o ajuste de brilho. O conteúdo teórico é composto de conceitos básicos sobre astronomia de posição, transformação de coordenadas e geometria e trigonometria elementares. Neste artigo, discutem-se aspectos da execução da atividade, tendo sido incluída uma listagem dos materiais utilizados. Também são mostradas algumas imagens fotográficas do resultado obtido.
Palavras-chave: Astronomia de posição. Maquete. Constelação. Transformação de coordenadas.
|
1649 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. http:// |
Categoria: Física Artigos |
Construção do conceito de ‘momento de uma força’ a partir de experimentos relacionados ao cotidiano |
Versão: Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
FERREIRA, Raphael de Carvalho; SANTOS, Wilma Machado Soares; DIAS, Penha Maria Cardoso
Nas escolas, nas quais o enfoque de ensino é o tradicional, poucos estudantes desenvolvem uma razoável capacidade de abstração; como consequência, uma boa parte deles apresenta dificuldade em acompanhar certos tópicos dos cursos de física, mesmo no nível do ensino médio. A utilização de experimentos e animações é potencial aliada na exposição de fenômenos, pois exibem uma manifestação do caso abstrato que se deseja transmitir ao aluno.
|
1690 0 bytes Física na Escola, v. 9, n. 1, 2008 http://www.sbfisica.org.br/fne/ |
|