Categoria: Física Artigos |
Estudo da simetria de translação e de suas consequências: uma proposta para o ensino médio |
Versão: Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
CARUSO, F.
Neste artigo discute-se a importância de se explorar o conceito de simetria no programa de física básica do ensino médio. A partir do exame de um conjunto significativo de livros didáticos de Física, constata-se que nenhuma alusão é feita à ideia de simetria e ao papel deste conceito no desenvolvimento da ciência. Argumenta-se que, do ponto de vista pedagógico, não há qualquer tipo de impedimento a que se fale de simetria para alunos do ensino médio. Discute-se, a partir daí, a importância do ensino do conceito geral de simetria nesse nível de escolaridade e apresentam-se três situações, como proposta de uma primeira abordagem concreta do problema, envolvendo a relação entre o movimento retilíneo uniforme e a simetria de translação, vista sob vários aspectos.
Palavras-chave: Simetria de translação. Livro didático. Física conceitual.
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1115 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. http:// |
Categoria: Física Artigos |
Uma Exposição Didática de como Newton Apresentou a Força Gravitacional |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
FREIRE, Olival Junior; MATOS, Manoel Filho; VALLE, Adriano Lucciola do
Apresenta-se a “Proposição IV”, do Livro III, dos Princípios Matemáticos da Filosofia Natural e seu Sistema do Mundo. É nessa proposição que, pela primeira vez, se expressa o que hoje denominamos de síntese newtoniana, isto é, a ideia de que a física dos corpos celestes em suas órbitas é a mesma do movimento dos corpos na superfície da Terra. Para verificar sua proposição, Newton faz uma “experiência de pensamento”, a da “queda da Lua”. Sugerimos que esta proposição pode, e deveria, ser introduzida nos cursos de Licenciatura em Física e no ensino de Física no Ensino Médio. Ao fazê-lo, estaremos ensinando um bom conteúdo de Física, de modo atrativo, e contextualizando-o nos marcos do conhecimento científico da época. Usando as palavras de Matthews [6], estaremos ensinando tanto o conhecimento em Física como sobre a Física.
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1464 0 bytes Física na Escola, v. 5, n. 1, 2004 http:// |
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