Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Júri simulado: um uso da história e filosofia da ciência no ensino da óptica Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
BONIEK, Venceslau da Cruz Silva e MARTINS, André Ferrer Pinto

Este trabalho descreve uma estratégia didática realizada no nível médio de ensino e fundamentada na história e na filosofia da ciência, que teve como objetivo tornar mais atrativo e significativo o ensino da física e, em particular, o ensino da óptica: o júri simulado.

Palavras-chave: Júri simulado. Óptica. Ensino de Física.

Física na Escola, v. 10, n. 1, 2009. p.17-20

Downloads 634  634  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num1/a03.pdf
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Invisibilidade da Garrafa (a explicação correta) Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SILVA, Osmar Henrique Moura da; LABURÚ, Carlos Eduardo

Este trabalho corrige a costumeira explicação do experimento que demonstra o desaparecimento de parte de uma garrafa de vidro submersa em um copo, também de vidro, contendo uma substância de índice de refração semelhante ao desse material.

Palavras-chave: Experimento. Garrafa invisível. Óptica geométrica.

Downloads 9823  9823  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21, n. 1, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Introdução ao Magnetismo Popular Versão: pdf
Atualização:  28/8/2013
Descrição:
Neste artigo pretende-se dar uma noção básica do magnetismo ou para muitos uma revisão, rever o desenvolvimento histórico do magnetismo situando-o no cenário da física e finalmente introduzir as principais propriedades básicas dos diferentes materiais magnéticos existentes.

Palavras-chave: Bússola. Eletromagnetismo. Força magnética. Ímã. Magnetismo.

Downloads 433  433  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.cbpf.br/~labmag/miguel.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Interpretações da Teoria Quântica e as Concepções dos Alunos do Curso de Física Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
MONTENEGRO, Roberto Luiz; UNUIOR, Osvaldo Pessoa

Este artigo investiga as interpretações “privadas” que os alunos de Mecânica Quântica desenvolvem a respeito desta teoria. Através de questionários, analisamos suas concepções sobre o experimento da dupla fenda, princípio de incerteza, estado quântico, retrodição e postulado da projeção. Correlacionando as respostas de cada aluno, constatamos que diferentes interpretações privadas são frequentemente usadas para analisar diferentes problemas. Outras conclusões sobre os processos cognitivos dos alunos são também obtidas.

Palavras-chave: Ensino de Mecânica Quântica. Pesquisa em ensino de Física. Interpretações da Mecânica Quântica.

Downloads 603  603  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V7(2), 2002  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Interferência da Luz: Uma Versão Simplificada do Espelho de Lloyd Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
CATELLI, Francisco; LAZZARI, Fernanda

Uma das várias formas possíveis para demonstrar a interferência da luz é o conhecido “espelho de Lloyd”, o qual pode ser usado para ilustrar uma curiosa transição da óptica geométrica para a Óptica Física. Neste trabalho é descrita uma versão deste dispositivo de simples execução e de muito baixo custo. A fonte de luz é um laser de diodo sem a lente colimadora, e o espelho, uma lâmina de vidro comum. Os resultados obtidos são empolgantes: o contraste das franjas claras e escuras é surpreendente e, adicionalmente, é muito fácil verificar que as franjas observadas são devidas à interferência da luz oriunda dos dois feixes. Provavelmente, trata-se de uma das demonstrações diretas mais simples de interferência da luz. Adicionalmente, esta montagem oferece a vantagem de uma transição bastante natural da Óptica Geométrica para a Óptica Física: os alunos descobrem que as franjas de interferência resultam da sobreposição de duas fontes: uma real e a outra virtual. Nos testes feitos até o momento em sala de aula, os alunos manifestaram grande interesse e motivação pelo assunto.

Downloads 609  609  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 5, n. 2, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Interação forte e eletromagnetismo Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SILVA, P.R.

A interação nuclear forte é estudada através de algumas ferramentas do eletromagnetismo clássico. São estimadas a constante de acoplamento forte e o “campo elétrico forte” (em termos de um campo elétrico equivalente), no interior do núcleon (próton ou nêutron). A pressão do vácuo sobre a fronteira do núcleon é também avaliada. Discute-se brevemente o confinamento dos quarks. Na análise são ainda utilizadas versões simplificadas do modelo de sacola do MIT.

Palavras-chave: Interação forte. Confinamento de quarks. Modelo de sacola.

Downloads 865  865  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Iniciação Técnologica: uma forma lúdica de aprender Física Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
LEMES, Maurício Ruv; PINO JÚNIOR, Arnaldo Dal

Com o objetivo de estimular o interesse dos alunos pela disciplina de Física e aprimorar o processo de avaliação, introduzimos a Iniciação Tecnológica. Ela consiste no desenvolvimento de um protótipo relacionado com o tema da grade curricular do aluno. Em seu desenvolvimento, buscamos aproveitar os aspectos favoráveis das competições. Os pontos negativos das mesmas foram bastante reduzidos através da inclusão de uma tarefa mínima. Mostraremos que as Iniciações Tecnológicas aumentam o interesse dos alunos pela disciplina, melhorando o desempenho dos mesmos, permitem também uma avaliação mais ampla do processo de aprendizagem e promovem a integração de alunos veteranos com alunos atuais. Para exemplificar, mostraremos resultados obtidos em 10 anos de trabalho.

Palavras-chave: Competição; aprendizado cooperativo; práticas
educacionais.

Downloads 871  871  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 2: p. 355-370, ago  Site http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/14813
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Inclinações das ruas e das estradas Popular Versão: 
Atualização:  12/5/2008
Descrição:
SILVEIRA, Fernando Lang da

O objetivo deste artigo é o de demonstrar, por intermédio de algumas medidas realizadas a partir de fotografias, que a inclinação das ruas e das estradas é bem menor do que a avaliada pelos nossos alunos. Justificaremos teoricamente as razões pelas quais os aclives ou os declives com a declividade por eles imaginada são impraticáveis para automóveis e caminhões.

Downloads 2142  2142  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 8, n. 2, 2007  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Importância do Cálculo da Propagação de Erros em um Experimento de Atrito Estático Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MATUO, Celso Yuji; MARINELLI, J. R.

Mostra-se que, mesmo em um experimento simples de atrito estático, deve ser efetuada uma cuidadosa análise das incertezas experimentais, incluindo erros estatísticos e de escala (instrumental), bem como a propagação de erros, antes de uma conclusão final a respeito das hipóteses adotadas sobre o atrito entre duas superfícies secas. Utilizando uma montagem simples e de fácil reprodutibilidade, apresenta-se uma série de resultados e análises para o coeficiente de atrito estático.

Palavras-chave: Atrito estático. Propagação de erros.

Downloads 4905  4905  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 1, 2007  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!História e Filosofia da Ciência no Ensino: há muitas pedras nesse caminho... Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MARTINS, André Ferrer P.

A relevância da História e da Filosofia da Ciência para a pesquisa em ensino de ciências, sob diversos aspectos, tem sido apontada com bastante frequência na literatura especializada da área. A necessidade de incorporação de elementos históricos e filosóficos no ensino médio chega a ser praticamente consensual, o que passou a orientar currículos de parcela significativa das licenciaturas. No entanto, os professores do nível médio dificilmente incorporam esse tipo de conhecimento em suas práticas. Nesse trabalho, relatamos os resultados de uma pesquisa empírica, de natureza diagnóstica, que buscou investigar as principais dificuldades e experiências de três grupos de indivíduos acerca do uso da História e da Filosofia da Ciência para fins didáticos. Um questionário a esse respeito foi aplicado a 82 sujeitos, entre licenciandos, alunos de pós-graduação e professores da rede pública. Os resultados suscitam uma série de questões para reflexão, que transcendem a preocupação com a produção de material didático de qualidade. O conhecimento pedagógico do conteúdo, a ser melhor considerado nos cursos de formação inicial, parece ser decisivo na superação de visões ingênuas sobre o trabalho com a História e Filosofia da Ciência.

Palavras-chave: História da Ciência. Filosofia da Ciência. Ensino de Física. Formação de professores.

Downloads 1762  1762  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 1, 2007  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 (15) 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »