Categoria: Física Artigos |
Ensino de Conceitos Físicos de Termologia para Alunos com Deficiência Visual: dificuldades e alterna |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
CAMARGO, Eder Pires de; NARDI, Roberto
Relatamos aqui resultados parciais de um estudo que analisou o desempenho de futuros professores quando, durante o desenvolvimento de uma disciplina de Prática de Ensino de Física, foram solicitados a planejar, elaborar e ministrar, em situações reais de sala de aula, tópicos de ensino de termologia a uma turma de estudantes, dentre os quais se incluíam alunos com deficiência visual. Os dados coletados mostram que as principais dificuldades apresentadas pelos futuros professores referem-se à abordagem do conhecer fenômenos físicos como dependente do ver. Por outro lado, como alternativas, os futuros professores mostraram criatividade em superar atitudes passivas relativas à problemática educacional considerada e a elaboração de estratégias metodológicas destituídas da relação conhecer/ver.
Palavras-chave: Educação. Educação especial. Meios de ensino. Deficiência visual.
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524 0 bytes Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, Mai.-Ago. 2006, v.12 |
Categoria: Física Artigos |
Do relativismo no ensino de Física ao objetivismo na Física |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
LABURU, Carlos Eduardo; SILVA, Marcos Rodrigues da
Analisaremos, neste trabalho, o contraste entre o construtivismo no ensino de física e o objetivismo metodológico da física. Faremos ver que muitas das perspectivas pedagógicas, epistemológicas e ontológicas construtivistas encontram-se no centro das críticas de parte da literatura em educação científica. Mostraremos também que as críticas, particularmente, epistemológicas e ontológicas são sustentadas por eminentes físicos. Nossa preocupação principal, concentrar-se-á nos aspectos construtivistas que transferem pressuposições de caráter epistêmico e ontológico do processo de ensino-aprendizagem, de estatuto relativista, para a compreensão da própria natureza do desenvolvimento do conhecimento científico. Por final, tentaremos ver em que medida não é necessário o comprometimento com uma epistemologia realista a fim de tornar a postura objetivista na física sustentável.
Palavras-chave: Construtivismo. Relativismo. Objetivismo. Ensino de Física.
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676 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências – V5(2), 2000 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Discutindo Modelos de Visão Utilizando a História da Ciência |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz Embora perguntar o porquê enxergamos um objeto venha a nos parecer uma pergunta tão trivial, em determinadas situações é bastante comum as explicações advindas do público escolarizada ou não serem totalmente contraditórios a explicação científica atual. Em alguns casos, as respostas dadas, por exemplo, em sala de aula, são encaradas como erros grosseiros, sendo repelidos e rechaçados pelos professores de ciências. O objetivo deste trabalho é mostrar que, em muitas situações, existe uma correlação entre os erros apresentados pelos alunos em sala de aula com modelos desenvolvidos por cientistas em épocas passadas. Portanto, ciente desta correlação, o docente poderá desenvolver práticas que aproximem às respostas dos alunos a explicação científica atual. Objetivamos mostrar uma possibilidade de se trabalhar um conceito científico bastante discutido, tomando como ponto de partida a vivência dos alunos.
Palavras-chave: História da Ciência. Óptica. Modelos de visão. Ensino de Física.
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489 0 bytes Holos, Ano 25, Vol. 3 - 2009 http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/index |
Categoria: Física Artigos |
Discussão Conceitual para o Equilíbrio Térmico |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
CINDRA, José Lourenço; TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl
Neste trabalho, pretendemos realizar uma análise conceitual envolvendo o equilíbrio térmico. Ainda que, no contexto do estudo da Termologia, tanto nos livros didáticos quanto no cotidiano escolar, os conceitos de calor e temperatura sejam priorizados, o equilíbrio térmico acaba sendo relegado a um segundo plano. Contudo, várias pesquisas têm apontado a importância de um melhor entendimento do equilíbrio térmico, que acabaria possibilitando a compreensão de uma série de outros conceitos que estariam ligados aos fenômenos térmicos. Destacamos alguns tópicos que julgamos relevantes com relação ao entendimento conceitual do equilíbrio térmico. Faremos considerações sobre o ponto de vista epistemológico, sobre a relação do equilíbrio térmico com os conceitos de calor e temperatura, sobre o desenvolvimento histórico das noções relacionadas ao calor, temperatura e equilíbrio térmico, sobre os obstáculos epistemológicos, e finalmente, salientamos algumas similaridades entre teorias e as concepções espontâneas relacionadas aos fenômenos térmicos.
Palavras-chave: Ensino de Física. Calor e temperatura. Equilíbrio térmico.
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2836 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v.21, n.2, 2004 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Desafios para a formação presencial e a distância do físico educador |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
ANGOTTI, José André Peres
Apresentamos e discutimos iniciativas e participações em projetos inovadores para formação do educador em Física nos regimes padrão-presencial e no novo necessário - a distância, comprometido com escala mais ampla no contingente de matriculados e egressos. A partir dos registros de matriculados e egressos na graduaçãoo em Física e áreas afins em 2003 e de projeções da demanda para os próximos dez anos de diversas frentes e distintos níveis de escolaridade, concluímos pela necessidade da plena expansão dos cursos de licenciatura em Física na modalidade a distância, sob responsabilidade dos consórcios de IES públicas, visando, dentre outros aspectos de relevância social, contribuir para a interiorização do conhecimento científico, ainda muito deficitário no país.
Palavras-chave: Licenciatura em Física. Presencial e a distância. Formação docente e novas alternativas. Professor de Física e demanda do exercício docente.
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1549 0 bytes Rev. Bras. Ens. Fis., Jun. 2006, v.28, n.2, p.14. http:// |
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