Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma Mini-Estação Metereológica Popular Versão: 
Atualização:  18/9/2008
Descrição:
CHIQUITO, Adenilson J.; SILVA, Reginaldo da; VIEIRA, Kleber Betini

Este trabalho apresenta três versões básicas de equipamentos científicos usados para medidas experimentais de condições climáticas como pressão, velocidade de ventos e umidade relativa.

Downloads 1619  1619  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Colisão Elástica: Um Exemplo Didático e Lúdico Popular Versão: 
Atualização:  18/9/2008
Descrição:
CHESMAN, C.; GONÇALVES, C.S.; SOUZA, E.S. de; ALBINO, A. Jr.

A Física, por ser uma Ciência, tem necessidade de comprovar suas teorias ou modelos através da análise experimental. O objetivo deste trabalho é estudar comparativamente a teoria e a prática de um sistema mecânico. O experimento consiste em estudar colisões de bolas semelhantes às de bilhar em um aparato cujo funcionamento é o mesmo de um pêndulo físico (formado por um cordão e uma bola de bilhar). Outra bola de bilhar e uma cesta também fazem parte do modelo. Neste experimento, a posição de queda da segunda bola pode ser previamente determinada usando-se as leis de conservação do momento linear e da energia mecânica. A experiência foi efetuada variando-se o ângulo de largada do pêndulo físico e medindo-se o alcance. Os resultados demonstram a excelente concordância entre o modelo teórico e os dados experimentais. A vantagem desse experimento moldado pela mecânica clássica é a sua facilidade de operação, pois não necessita de cronômetro, e resulta em uma excelente atividade didática e em interessante atividade lúdica que pode ser facilmente usada como atrativo em demonstrações científicas.

Downloads 1503  1503  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Como Trabalhar com "Tirinhas" nas Aulas de Física  Popular Versão: 
Atualização:  18/9/2008
Descrição:
PENA, Fábio Luís Alves

Mostramos neste artigo como uma nova forma de interação com os alunos - as “Tirinhas da Física” - podem auxiliar o professor a melhor incentivar os alunos para discutir Ciência em sala de aula.

Downloads 2172  2172  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 4, n. 2, 2003  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Medida da Velocidade do Som no Ar com o Uso do Microcomputador Popular Versão: 
Atualização:  23/9/2008
Descrição:
GRALA, Rita Margarete; OLIVEIRA, Elisandra Souza de

É possível determinar, de maneira simples e de baixo custo, a velocidade do som no ar via placa de som do computador. Para isso, o sinal emitido por uma fonte sonora é captado por dois microfones, que se encontram a diferentes distâncias desta fonte e estão conectados à entrada de linha do microcomputador. Usando o software GoldWave podemos determinar a diferença entre os tempos gastos pelo sinal sonoro para atingir cada um dos microfones. Conhecendo-se as distâncias envolvidas, pode-se determinar com facilidade a velocidade do som no ar.

Downloads 1504  1504  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Einstein e a sua Concepção de Educação Popular Versão: 
Atualização:  23/9/2008
Descrição:
MEDEIROS, Cleide Farias de; MEDEIROS, Alexandre

Albert Einstein (1879-1955) é comumente conhecido como um dos maiores cientistas de todos os tempos e como o criador da Teoria da Relatividade, a qual completa 100 anos neste ano de 2005. Entretanto, Einstein foi bem mais que um cientista; ele foi também um verdadeiro humanista e, fundamentado neste seu humanismo, desenvolveu vários pensamentos importantes sobre a Educação. É sobre essa face menos conhecida de Einstein, esse seu vínculo com a Educação, que este presente artigo lança um breve olhar.

Downloads 1510  1510  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Utilização da Olimpíada Brasileira de Astronomia como Introdução à Física Moderna no Ensino Médio Popular Versão: 
Atualização:  15/7/2010
Descrição:
MARQUES, Adilio Jorge; SILVA, Cláudio Elias da

É possível utilizar um projeto ou atividade extracurricular, como a Olimpíada Brasileira de Astronomia (hoje também de astronáutica), doravante OBA, para introduzir a física moderna no Ensino Médio? Esta é a proposta deste trabalho a partir da experiência no Colégio Santo Inácio no Rio de Janeiro, RJ, ocorrida no primeiro semestre de 2004. A OBA atinge desde o Ensino Fundamental até alunos do 3° ano do Ensino Médio. Com tal faixa de atuação, durante os meses de março e abril até a prova da Olimpíada, em maio, foram realizadas aulas expositivas aos participantes sobre aspectos da astronomia. A questão inicial era melhor preparar nossos alunos para o exame da V OBA. Porém, com as exposições e discussões, muitos alunos desejaram e foram além do esperado, buscando um maior aprofundamento em questões que estão fora da grade curricular e dentro do que se estabeleceu por física moderna e contemporânea.

Downloads 1605  1605  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A Física nas Transmissões Esportivas: Uma Mecânica de Equívocos Popular Versão: 
Atualização:  9/8/2010
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre

Este trabalho analisa algumas das muitas distorções conceituais em Física apresentadas por narradores e comentaristas esportivos em suas transmissões no rádio e na TV. A análise de tais distorções permite construir um panorama que parece caracterizar um certo tipo de Física alternativa usada comumente nas transmissões esportivas. Tal panorama revela o frequente uso inadequado de conceitos físicos e a crença em certos preceitos que substituem as leis de Newton e os princípios de conservação.

Downloads 1554  1554  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 5, n. 1, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Fotografias Estroboscópicas Popular Versão: 
Atualização:  23/9/2008
Descrição:
ROSA, Rafael Antonio da Silva; RAPOZO, Rodrigo Roversi; CARVALHO, Thiago Matias de; SABA, Marcelo Magalhães Fares

Este artigo apresenta, de forma simples, como registrar a trajetória de um corpo em movimento.

Downloads 1518  1518  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol5/Num1/v5n1a06.p  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O ensino de Física nas séries iniciais do ensino fundamental: um estudo das influências das experiên Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga; TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl

Este trabalho visa discutir a influência que particularidades ligadas à identidade docente exercem sobre a maneira pela qual professoras das séries iniciais do ensino fundamental dirigem atividades de conhecimento físico com seus alunos em suas aulas de ciências. Os resultados mostram que condicionantes inconscientes, próprios da história de cada professor, interferem decisivamente na maneira como os docentes adotam as inovações pedagógicas em suas aulas.

Palavras-chave: Séries iniciais. Ensino de Ciências. Identidade docente.

Downloads 732  732  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V9(1), 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A dinâmica de grupos de aprendizagem de Física no ensino médio: um enfoque psicanalítico Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
BARROS, Marcelo Alves; VILLANI, Alberto

Neste trabalho investigamos dois grupos de alunos de Física do Ensino Médio que participaram de duas disciplinas ministradas pelo mesmo professor. O ponto mais intrigante observado ao longo do trabalho foi a diferença dos resultados didáticos conseguidos nos dois casos. No primeiro, houve mudança significativa no grupo analisado, que se tornou um grupo operativo; no segundo, o grupo desenvolveu atitudes agressivas e acabou desintegrando-se. O referencial teórico adotado é de orientação psicanalítica, particularmente a obra de Anzieu sobre grupos. Concluímos destacando como uma das competências profissionais necessárias do professor de Física sua capacidade em sustentar e conduzir o processo de aprendizagem com grupos de alunos.

Palavras-chave: Ensino de Física. Grupos de aprendizagem. Psicanálise & Educação. Formação de professores.

Downloads 1280  1280  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V9(2), 2004  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/main/artigos/openAbstract.php?idArtigo=113
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 (14) 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »