Categoria: Física Artigos |
Importância do Cálculo da Propagação de Erros em um Experimento de Atrito Estático |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
MATUO, Celso Yuji; MARINELLI, J. R.
Mostra-se que, mesmo em um experimento simples de atrito estático, deve ser efetuada uma cuidadosa análise das incertezas experimentais, incluindo erros estatísticos e de escala (instrumental), bem como a propagação de erros, antes de uma conclusão final a respeito das hipóteses adotadas sobre o atrito entre duas superfícies secas. Utilizando uma montagem simples e de fácil reprodutibilidade, apresenta-se uma série de resultados e análises para o coeficiente de atrito estático.
Palavras-chave: Atrito estático. Propagação de erros.
|
4905 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 1, 2007 http:// |
Categoria: Física Artigos |
História e Filosofia da Ciência no Ensino: há muitas pedras nesse caminho... |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
MARTINS, André Ferrer P.
A relevância da História e da Filosofia da Ciência para a pesquisa em ensino de ciências, sob diversos aspectos, tem sido apontada com bastante frequência na literatura especializada da área. A necessidade de incorporação de elementos históricos e filosóficos no ensino médio chega a ser praticamente consensual, o que passou a orientar currículos de parcela significativa das licenciaturas. No entanto, os professores do nível médio dificilmente incorporam esse tipo de conhecimento em suas práticas. Nesse trabalho, relatamos os resultados de uma pesquisa empírica, de natureza diagnóstica, que buscou investigar as principais dificuldades e experiências de três grupos de indivíduos acerca do uso da História e da Filosofia da Ciência para fins didáticos. Um questionário a esse respeito foi aplicado a 82 sujeitos, entre licenciandos, alunos de pós-graduação e professores da rede pública. Os resultados suscitam uma série de questões para reflexão, que transcendem a preocupação com a produção de material didático de qualidade. O conhecimento pedagógico do conteúdo, a ser melhor considerado nos cursos de formação inicial, parece ser decisivo na superação de visões ingênuas sobre o trabalho com a História e Filosofia da Ciência.
Palavras-chave: História da Ciência. Filosofia da Ciência. Ensino de Física. Formação de professores.
|
1762 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 1, 2007 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Força Magnética sobre Correntes Elétricas: "Um Motor Linear" |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Reginaldo da; MACEDO, Rodrigo P.; SOUZA, Marcelo G. de; CHIQUITO, Adenilson J.
Neste artigo é descrita a construção de um motor linear para a demonstração direta da ação de um campo magnético sobre uma corrente elétrica, ilustrando claramente os exemplos discutidos em aulas básicas de eletromagnetismo. Adicionalmente, foi incluída uma sofisticação permitindo que o motor funcione como um oscilador. Além disso, verificou-se a operação do motor como um gerador, como predito pela Lei de Faraday.
|
737 0 bytes Física na Escola, v. 4, n. 2, 2003 http:// |
|