Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O Gostar e o Aprender no Ensino de Física: uma proposta metodológica Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
BONADIMAN, Helio; NONENMACHER Sandra E. B.

No presente texto, descrevemos uma metodologia de ensino de Física que vem sendo implementada no Curso de Licenciatura da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Unijuí e em escolas de Ensino Médio. A proposta, que tem um perfil construtivista, valoriza a compreensão da ciência como produção humana e fundamenta o processo ensino-aprendizagem na atividade experimental, de modo a articular o conhecimento formal da ciência com os saberes do aluno. Em comparação com o chamado ensino tradicional, o que se propõe é um ensino mais atraente para os alunos, com ênfase na compreensão dos conceitos físicos e na relação destes com coisas e fatos do dia a dia.

Palavras-chave: Metodologia do ensino. Aprendizagem de Física.

Downloads 867  867  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 2, 2007  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O estudo da energia: uma experiência de ensino na perspectiva CTS e o uso de mídias Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
ANDRADE JUNIOR, José Adauto; DANTAS, Cláudio Rejane da Silva; NOBRE, Francisco Augusto Silva

O conteúdo de energia na disciplina de Física no nível médio é transmitido para os alunos de uma forma que estes assimilem mecanicamente, quando muito, o que não leva a uma aprendizagem significativa deste conteúdo. Nosso trabalho tem como objetivo propor o estudo deste conteúdo relacionado com a temática CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e uso de mídias, para investigarmos possíveis mudanças no entendimento dos educandos sobre o conceito de energia. Neste sentido pretendemos relatar uma experiência de intervenção didática realizada com uma turma do 3º ano do nível médio de uma escola pública da cidade de Juazeiro do Norte-CE, onde abordamos: o conteúdo energia; sua conservação e como se manifesta em uma abordagem CTS. A escolha do conteúdo energia foi pelo fato de que este assunto já foi discutido em séries anteriores, logo, para eles, não seria o primeiro contato com tal conteúdo. Apresentamos o conceito sobre energia, enfatizado o uso das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas atividades de ensino de física, como a utilização de mídias tais como: vídeos, laboratório conectado a internet e textos de revistas científicas. Aplicamos para análise dos dados dois questionários, um antes e o outro após a realização das aulas do trabalho de pesquisa proposto. Em nossa análise inferimos que ocorreu uma aprendizagem significativa dos conceitos de energia. O estudo apontou também à importância da abordagem CTS no ensino de física no nível médio. Entendemos que é necessário inserir esta abordagem nas aulas dos professores de Ciências, refletindo a necessidade de se contextualizar os tópicos presentes nos livros didáticos de física relacionando-os com os diversos tipos de mídias que estão presentes no dia a dia dos alunos, como o computador, jornais, revistas e noticiários jornalísticos.

Palavras-chave: Física, mídias, energia, CTS.

Downloads 762  762  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências – V. 5, N. 1, 2  Site http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID94/v5_n1_a2010.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O entendimento dos estudantes sobre a natureza da luz em um currículo recursivo Popular Versão: pdf
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
COELHO, Geide Rosa; BORGES, Oto

Relatamos um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento dos estudantes no campo da óptica e física moderna (natureza da luz) em um ambiente curricular no qual os conteúdos são organizados de forma recursiva e em espiral. Investigamos: (i) a mudança no entendimento dos estudantes sobre a natureza da luz, ao longo da terceira série do Ensino Médio e (ii) o patamar de entendimento dos estudantes sobre essa temática, ao final da terceira série. Para avaliar o entendimento dos estudantes, desenvolvemos um instrumento qualitativo e criamos um sistema categórico hierarquizado constituído de cinco modelos sobre a natureza da luz. O instrumento qualitativo se baseou na aplicação de uma questão de explicitação sobre a natureza da luz. O mesmo instrumento foi aplicado em duas ocasiões distintas em um intervalo de 10 meses,o que proporcionou o acesso ao entendimento dos estudantes ao iniciar e ao encerrar o terceiro nível do currículo recursivo. Os resultados indicam que os estudantes possuíam um alto conhecimento prévio e as experiências que eles vivenciaram nesse período produziram efeitos significativos para o progresso nos modelos dos estudantes, mas esses efeitos não são igualmente verificados em todas as turmas que fizeram parte da nossa análise. Em relação ao patamar de entendimento dos estudantes, ao encerrar a terceira série, a maior parte deles mobiliza os modelos eletromagnético, corpuscular (com a hipótese do quantum de energia) ou dual, mas com alguns estudantes apresentando inconsistências em suas explicações.

Palavras-chave: Ensino de Física; currículo recursivo; desenvolvimento
conceitual; entendimento sobre a natureza da luz.

Downloads 783  783  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 1: p. 63-87, abr.   Site http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/13513
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O ensino de Física nas séries iniciais do ensino fundamental: um estudo das influências das experiên Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga; TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl

Este trabalho visa discutir a influência que particularidades ligadas à identidade docente exercem sobre a maneira pela qual professoras das séries iniciais do ensino fundamental dirigem atividades de conhecimento físico com seus alunos em suas aulas de ciências. Os resultados mostram que condicionantes inconscientes, próprios da história de cada professor, interferem decisivamente na maneira como os docentes adotam as inovações pedagógicas em suas aulas.

Palavras-chave: Séries iniciais. Ensino de Ciências. Identidade docente.

Downloads 732  732  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V9(1), 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O Ensino de Física na Terceira Série do Ensino Fundamental Energia Elétrica Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
PCHEK, Dejair.

XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF. 26 a 30 de Janeiro de 2009. Vitória - ES.

A Transposição Didática (TD) adequada a ao ensino de Ciências especificamente os conceitos físicos, no Ensino Fundamental (EF), pode ser um divisor de águas para a formação científica. No presente trabalho, desenvolvido na terceira série do EF, foi proposta uma TD para o ensino de energia elétrica e suas aplicações de forma qualitativa. Como metodologia foi adotada a pesquisa bibliográfica, que visava verificar como o currículo de ciências no EF e uma proposta de TD para o ensino de energia elétrica e as aplicações do cotidiano dos alunos. Participaram das atividades práticas 61 alunos (30 alunos da 3ª série A/31 alunos da 3ª série B) do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jardim das Graças de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial, localizada em Colombo-PR, no período de 28 de fevereiro a 4 de abril de 2008, em atividades inerentes ao trabalho de pesquisa, mantendo contato direto com os alunos, demais professores e funcionários da Escola de forma a ser uma pesquisa com ênfase na abordagem qualitativa, isto é, enfatizando o processo, aquilo que está ocorrendo e o seu significado., através de uma abordagem construtivista baseada em Vygostky, partindo sempre de uma “prática” partindo das concepções espontâneas dos alunos a construção do conceito físico inerente a proposta de cada aula. O processo de ensino aprendizagem da Física com abordagem construtivista favorece tanto à construção do conteúdo conceitual como à construção de habilidades, visando promover a curiosidade e a formação de um espírito científico, ou seja, que a ciência é uma construção, sendo que a partir deste paradigma podemos realmente atingir o objetivo proposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de formamos um cidadão consciente, participativo e transformador da sociedade.

Palavras-chave: Energia elétrica. Ensino da Física. Séries iniciais.

Downloads 2621  2621  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF  Site http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O ensino de ciências: fatores intrínsecos e extrínsecos que limitam a realização de atividades exper Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2008
Descrição:
RAMOS, Luciana Bandeira da Costa; ROSA, Paulo Ricardo da Silva

Neste artigo analisamos quais são os fatores que levam o professor dos anos iniciais a não utilizar atividades experimentais como componente regular do seu fazer pedagógico. Para investigar essa questão, foi utilizada uma metodologia de tipo qualitativa, que envolveu um Opiniário (respondido por 44 professoras dos anos iniciais), entrevistas com um grupo de professoras e a análise dos livros utilizados pelos professores. Nossos resultados mostram que a falta de apoio, a falta de orientação pedagógica e a falta de preparo nos cursos de formação de professores são os principais responsáveis pelo fato de o professor não utilizar a experimentação de forma sistemática.

Palavras-chave: Ensino de ciências. Atividades experimentais. Séries iniciais.

Downloads 1543  1543  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências. V13(3), 2008  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O enigma do moinho de luz Popular Versão: 
Atualização:  11/4/2008
Descrição:
RINO, José Pedro; STUDART, Nelson

Este artigo axplica como o popular moinho de luz, ou radiômetro de Crookes, funciona, alertando para concepções equivocadas de uso generalizado.

Downloads 2515  2515  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 8, n. 1, 2007.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O Desenvolvimento Histórico da Escala Fahrenheit e o Imaginário de Professores e de Estudantes de Fí Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre

No presente trabalho mostra-se o desencontro entre a complexa história do desenvolvimento da escala Fahrenheit e o pouco caso que dela fazem livros textos, professores e estudantes de Física. Inicialmente, foi feito um apanhado dos posicionamentos de vários livros textos de Física, dirigidos ao ensino médio. Um levantamento da opinião de um conjunto de professores de Física do ensino médio e de estudantes de licenciatura em Física foi feito através de uma série de entrevistas semiestruturadas que buscavam mapear suas compreensões a respeito da utilidade da escala Fahrenheit e da razão de ser dos valores 32 e 212, nela assinalados respectivamente para os pontos de fusão do gelo e de ebulição da água. Os resultados das nossas análises revelam um enorme desconhecimento histórico aliado a uma capacidade de engendrar ou simplesmente reproduzir, versões pseudo-históricas que pareçam plausíveis. Mostramos, ainda, que uma análise histórica mais acurada do desenvolvimento da escala Fahrenheit pode ser bastante instrutiva no que diz respeito à compreensão do que vem a ser uma pesquisa histórica. Em particular, a necessidade de reconstruções racionais e os papéis atribuídos aos contextos da descoberta e da justificativa são claramente ressaltados nesta investigação.

Palavras-chave: Fahrenheit. História da Física.

Downloads 971  971  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 2, 2007  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O currículo de Física: inovações e tendências nos anos noventa Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; VANNUCCHI, Andréa

O objetivo desta revisão consiste em traçar as tendências do currículo de física e sua relação com a pesquisa neste âmbito, tentando verificar a importância dessa pesquisa para a realidade de sala de aula. Para isto, buscaremos analisar as propostas e trabalhos apresentados em nove encontros científicos sobre ensino de física realizados nos quatro primeiros anos desta década.

Palavras-chave: Revisão bibliográfica. Física. Inovações curriculares.

Downloads 1010  1010  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigaçõesem Ensino de Ciências - V1(1), 1996  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O cotidiano da sala de aula de uma disciplina de História e Epistemologia da Física para futuros pr Popular Versão: pdf
Atualização:  15/3/2011
Descrição:
MASSONI, Neusa Teresinha; MOREIRA, Marco Antonio

Neste trabalho procuramos descrever o processo de construção de uma compreensão descritiva contextualizada da cultura de sala de aula de uma disciplina de História e Epistemologia da Física do currículo de formação de professores de Física de uma universidade pública federal. Para isso, a observação participativa do cotidiano da sala de aula estendeu-se por um período de um ano. A narrativa desse processo é extensa, cheia de detalhes que sugerem certas mudanças em certas concepções de ciência dos alunos e, ao mesmo tempo, o enraizamento de outras.

Palavras-chave: História e epistemologia da Física. Formação de professores de Física. Concepções de ciência. Etnografia de sala de aula.

Downloads 1893  1893  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências. V12(1), 2007  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/main/artigos/openAbstract.php?idArtigo=161
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 (12) 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »