Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de Óptica Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
HECKLER, Valmir; SARAIVA, Maria de Fátima Oliveira; OLIVEIRA Filho, Kepler de Souza

Relatamos neste artigo o desenvolvimento e a aplicação de um CD-ROM de óptica para o ensino médio, cobrindo todos os conteúdos usualmente vistos nessa disciplina. O material contém, além de textos didáticos escritos em linguagem html, 77 animações e 64 imagens geradas por nós, assim como 13 simuladores (Java Applets) disponíveis na internet. Comentamos sobre a aplicação e boa recepção do material por 40 alunos de duas turmas de 3ª série do Ensino Médio.

Palavras-chave: Ensino de Física. Ensino de Óptica. Novas tecnologias. Hipermídia.

Downloads 1610  1610  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2007, v.29, n.2, p.267-27.  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Ensino de Física nas séries iniciais: concepções da prática docente Popular Versão: 
Atualização:  8/10/2008
Descrição:
ROSA, Cleci Werner da; PEREZ, Carlos Ariel Samudio; DRUM, Carla

O trabalho apresentado buscou investigar o ensino de ciências desenvolvido de primeira a quarta série no ensino fundamental, dando ênfase a identificação da presença da física nos conteúdos curriculares nesse nível de escolarização. Para isso foram realizadas entrevistas com trinta e quatro professores dessas séries de modo a permitir um mapeamento sobre o atual ensino de ciências diante da amostra selecionada para a pesquisa. Além da identificação dos conteúdos abordados em ciências, a pesquisa possibilitou investigar de forma mais específica à presença da física nos programas curriculares das séries iniciais e a forma como essa disciplina esteve presente durante o processo de formação dos professores investigados. Os resultados da investigação apontaram as seguintes questões: os conteúdos da disciplina curricular de Ciências para o nível investigado envolvem tópicos quase que exclusivos de biologia; a ausência de atividades experimentais; um ensino amarrado aos conceitos e metodologias presentes nos cursos de formação dos docentes; a conscientização desses docentes de que a legislação nacional lhe confere liberdade de planejamento e de organização curricular, mas que mesmo assim, se sentem presos a programas preestabelecidos por secretarias de Educação ou por roteiros de livros didáticos; e, ainda, que as dificuldades para discutir física nas séries iniciais estão associadas ao seu processo formativo.

Palavras-chave: Ciências. Professores. Séries iniciais.

Downloads 1609  1609  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências. V12(3), 2007  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Utilização da Olimpíada Brasileira de Astronomia como Introdução à Física Moderna no Ensino Médio Popular Versão: 
Atualização:  15/7/2010
Descrição:
MARQUES, Adilio Jorge; SILVA, Cláudio Elias da

É possível utilizar um projeto ou atividade extracurricular, como a Olimpíada Brasileira de Astronomia (hoje também de astronáutica), doravante OBA, para introduzir a física moderna no Ensino Médio? Esta é a proposta deste trabalho a partir da experiência no Colégio Santo Inácio no Rio de Janeiro, RJ, ocorrida no primeiro semestre de 2004. A OBA atinge desde o Ensino Fundamental até alunos do 3° ano do Ensino Médio. Com tal faixa de atuação, durante os meses de março e abril até a prova da Olimpíada, em maio, foram realizadas aulas expositivas aos participantes sobre aspectos da astronomia. A questão inicial era melhor preparar nossos alunos para o exame da V OBA. Porém, com as exposições e discussões, muitos alunos desejaram e foram além do esperado, buscando um maior aprofundamento em questões que estão fora da grade curricular e dentro do que se estabeleceu por física moderna e contemporânea.

Downloads 1605  1605  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Mudanças no conceito de voo na primeira década do século XX: O trabalho pioneiro de Santos Dumont Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
BARROS, Henrique Lins de; BARROS, Mauro Lins de

O início do século XX foi o palco da realização de um dos mais antigos sonhos do homem: voar. Santos Dumont voou como os antigos gregos acreditavam que Ícaro voara: livre, controlando sua direção. Neste artigo comentamos os passos e as inovações introduzidas por Santos Dumont em sua caminhada para conquistar os céus.

Downloads 1595  1595  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 7, n. 2, 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Seleção de experimentos de Física no ensino médio: uma investigação a partir da fala dos professores Popular Versão: 
Atualização:  20/9/2010
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo

A partir da fala de professores de Física, este trabalho investiga, primeiramente, as justificativas dadas para a escolha de determinados experimentos e equipamentos em aulas, no ensino médio. A ideia é compreender que motivos estão por detrás dessa escolha e mostrar que existem padrões de decisão comuns entre os entrevistados para essa seleção. Num segundo momento, faz-se uma comparação dos resultados encontrados com investigações que tratam dos objetivos do laboratório didático na literatura em educação científica.

Palavras-chave: Física. Ensino médio. Experimentos. Seleção.

Downloads 1581  1581  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V10(2), 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O que é uma “Raia” Espectral? Popular Versão: 
Atualização:  18/7/2008
Descrição:
CATELLI, Francisco; HERBER, Jane; MENEGOTTO, José Carlos; KESSLER, Sérgio Luis

Ao observar, através de uma rede de difração, “cópias” da mão do professor que ajustava um equipamento, um estudante abre o caminho para que sejam desenvolvidas estratégias didáticas poderosas que levem à compreensão do que é uma raia espectral. A reprodução das etapas descritas neste trabalho envolve apenas a adaptação de uma lâmpada germicida, de fácil obtenção, e o uso de redes de difração, que podem ser improvisadas sem nenhuma dificuldade com CDs graváveis. Esta incursão ao mundo da espectroscopia permite “visitas” a vários campos do conhecimento. A Física, é claro, é um deles, mas estarão aí presentes a Química e mesmo a Biologia.

Downloads 1573  1573  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 7, n. 2, 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A Física nas Transmissões Esportivas: Uma Mecânica de Equívocos Popular Versão: 
Atualização:  9/8/2010
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre

Este trabalho analisa algumas das muitas distorções conceituais em Física apresentadas por narradores e comentaristas esportivos em suas transmissões no rádio e na TV. A análise de tais distorções permite construir um panorama que parece caracterizar um certo tipo de Física alternativa usada comumente nas transmissões esportivas. Tal panorama revela o frequente uso inadequado de conceitos físicos e a crença em certos preceitos que substituem as leis de Newton e os princípios de conservação.

Downloads 1553  1553  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 5, n. 1, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Os Livros Didáticos de Física e Suas Omissões e Distorções na História do Desenvolvimento da Termodi Popular Versão: 2010
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
BALDOW, Rodrigo; MONTEIRO JR, Francisco Nairon.

ALEXANDRIA Rev de Educ em Ciênc e Tecnol, v.3, n.1, p.3-19, maio 2010.

A Termodinâmica é vista neste artigo com um olhar histórico, no qual fizemos uma leitura do seu desenvolvimento ao longo dos séculos XVIII e XIX, destacando tanto as contribuições dos mais conhecidos personagens deste período, mas também daqueles menos conhecidos e de outros até completamente esquecidos por professores e pelos livros didáticos. Analisando o período histórico da revolução industrial durante o século XIX, ressaltamos como os fatores sociais, políticos e econômicos influenciaram o desenvolvimento daquela ciência, principalmente no tocante ao desenvolvimento das máquinas a vapor. Com base neste referencial, fizemos uma análise de cinco dos livros didáticos de ensino médio mais utilizados em nossas escolas, identificando as omissões e distorções presentes nas apresentações do tema em questão em tais textos, evidenciando um uso ingênuo e distorcido da história da ciência no ensino da ciência.
Palavras-chave: História da Ciência. Termodinâmica. Livros Didáticos.

Downloads 1551  1551  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ALEXANDRIA Rev de Educ em Ciênc e Tecnol, v.3, n.1  Site http://www.ppgect.ufsc.br/alexandriarevista/atual.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Desafios para a formação presencial e a distância do físico educador Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
ANGOTTI, José André Peres

Apresentamos e discutimos iniciativas e participações em projetos inovadores para formação do educador em Física nos regimes padrão-presencial e no novo necessário - a distância, comprometido com escala mais ampla no contingente de matriculados e egressos. A partir dos registros de matriculados e egressos na graduaçãoo em Física e áreas afins em 2003 e de projeções da demanda para os próximos dez anos de diversas frentes e distintos níveis de escolaridade, concluímos pela necessidade da plena expansão dos cursos de licenciatura em Física na modalidade a distância, sob responsabilidade dos consórcios de IES públicas, visando, dentre outros aspectos de relevância social, contribuir para a interiorização do conhecimento científico, ainda muito deficitário no país.

Palavras-chave: Licenciatura em Física. Presencial e a distância. Formação docente e novas alternativas. Professor de Física e demanda do exercício docente.

Downloads 1550  1550  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., Jun. 2006, v.28, n.2, p.14.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O ensino de ciências: fatores intrínsecos e extrínsecos que limitam a realização de atividades exper Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2008
Descrição:
RAMOS, Luciana Bandeira da Costa; ROSA, Paulo Ricardo da Silva

Neste artigo analisamos quais são os fatores que levam o professor dos anos iniciais a não utilizar atividades experimentais como componente regular do seu fazer pedagógico. Para investigar essa questão, foi utilizada uma metodologia de tipo qualitativa, que envolveu um Opiniário (respondido por 44 professoras dos anos iniciais), entrevistas com um grupo de professoras e a análise dos livros utilizados pelos professores. Nossos resultados mostram que a falta de apoio, a falta de orientação pedagógica e a falta de preparo nos cursos de formação de professores são os principais responsáveis pelo fato de o professor não utilizar a experimentação de forma sistemática.

Palavras-chave: Ensino de ciências. Atividades experimentais. Séries iniciais.

Downloads 1543  1543  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências. V13(3), 2008  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 (12) 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »