Categoria: Física Artigos |
O Professor Artista-Reflexivo e Física, a Pesquisa em Ensino de Física e a Modelagem Analógica |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
QUEIROZ, Glória; GUIMARÃES, Luiz Alberto; BOA, Marcelo Cordeiro Fonte
Esse trabalho apresenta características estéticas e técnicas do saber docente de equipe de professores de Física de escola privada no município de Niterói/RJ, capturadas a partir da observação, vídeo-gravação e análise de suas aulas de Eletricidade. Foram captados episódios de ensino, os quais foram examinados à luz do paradigma do artista-reflexivo. A criatividade e a sensibilidade percebidas revelaram que o grupo desenvolveu analogias pedagógicas próprias, ricas em imaginação e incorporação de consensos provenientes de pesquisas em Educação em Ciências. Realiza-se ainda um estudo comparativo entre pesquisas educacionais sobre o tema da Eletricidade e a ação didática dos professores no ensino médio.
|
647 0 bytes Revista ABRAPEC, v. 1, n. 3, 2001 http:// |
Categoria: Física Artigos |
O Pêndulo Gravitacional Usado como Dinamômetro Sensível para Medir Forças Eletromagnéticas |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
WELTNER, Klauss; ESPERIDIÃO, Antonio Sergio Cavalcante; MIRANDA, Paulo; ROCHA, Jose Fernando Moura
Usamos a força restauradora de um pêndulo gravitacional para medir forças horizontais de pequena intensidade, como a força eletromagnética entre correntes elétricas paralelas em uma balança de Ampère. Tal procedimento permite substituir os dinamômetros sofisticados e sensíveis, porém caros, por um dispositivo de construção simples, de baixo custo e bastante sensível. Este pode ser confeccionado pelo experimentador, o que amplia o leque de aplicações a outros experimentos ou demonstrações em sala de aula.
Palavras-chave: Pêndulo gravitacional. Forças eletromagnéticas. Dinamômetro de baixo custo.
|
2345 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v.21, n.2, 2004 http:// |
Categoria: Física Artigos |
O Gostar e o Aprender no Ensino de Física: uma proposta metodológica |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
BONADIMAN, Helio; NONENMACHER Sandra E. B.
No presente texto, descrevemos uma metodologia de ensino de Física que vem sendo implementada no Curso de Licenciatura da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Unijuí e em escolas de Ensino Médio. A proposta, que tem um perfil construtivista, valoriza a compreensão da ciência como produção humana e fundamenta o processo ensino-aprendizagem na atividade experimental, de modo a articular o conhecimento formal da ciência com os saberes do aluno. Em comparação com o chamado ensino tradicional, o que se propõe é um ensino mais atraente para os alunos, com ênfase na compreensão dos conceitos físicos e na relação destes com coisas e fatos do dia a dia.
Palavras-chave: Metodologia do ensino. Aprendizagem de Física.
|
865 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 2, 2007 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Novos Usos para Componentes de um Velho Disco Rígido de Computador |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
PIMENTEL, Jorge Roberto; SAAD, Fuad Daher; YAMAMURA, Paulo; FURUKAWA, Claudio Hiroyuki
Neste artigo, sugerem-se algumas aplicações didáticas para os potentes ímãs permanentes existentes no interior dos drives de discos rígidos de computador que não estejam mais sendo utilizados. São descritas quatro montagens fáceis de serem preparadas e que podem ser apresentadas em salas de aula ou feiras de ciências. Elas permitem a observação e a verificação qualitativa de leis de mecânica e de eletromagnetismo, normalmente discutidas no ensino médio. Além do seu inerente enfoque didático, as montagens e seus efeitos associados objetivam despertar o potencial criativo dos alunos, instigando-os a proporem novos usos para os ímãs e discos rígidos desses drives.
Palavras-chave: Ensino de Física. Magnetismo. Eletromagnetismo. Mecânica.
|
1282 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v.21, n.3, 2004 http:// |
|