Categoria: Física Artigos |
O que é uma “Raia” Espectral? |
Versão: Atualização: 18/7/2008 |
Descrição:
CATELLI, Francisco; HERBER, Jane; MENEGOTTO, José Carlos; KESSLER, Sérgio Luis
Ao observar, através de uma rede de difração, “cópias” da mão do professor que ajustava um equipamento, um estudante abre o caminho para que sejam desenvolvidas estratégias didáticas poderosas que levem à compreensão do que é uma raia espectral. A reprodução das etapas descritas neste trabalho envolve apenas a adaptação de uma lâmpada germicida, de fácil obtenção, e o uso de redes de difração, que podem ser improvisadas sem nenhuma dificuldade com CDs graváveis. Esta incursão ao mundo da espectroscopia permite “visitas” a vários campos do conhecimento. A Física, é claro, é um deles, mas estarão aí presentes a Química e mesmo a Biologia.
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1568 0 bytes Física na Escola, v. 7, n. 2, 2006 http:// |
Categoria: Física Artigos |
O que é irradiação? E contaminação radioativa? Vamos esclarecer? |
Versão: Atualização: 12/5/2008 |
Descrição:
RODRIGUES Júnior, Ary de Araújo
Em todas as áreas da atividade humana ocorrem acidentes; batidas de veículos, descarrilamentos de trens, vazamentos de produtos químicos, queda de aviões, incêndios, etc., aos quais dispensamos maior ou menor atenção dependendo da gravidade. Mas os que ocorrem com materiais radioativos, independente do grau (desde o vazamento de uma usina nuclear até o extravio de um radiofármaco de vida curta) tem o poder de provocar um alto nível de preocupação na população. Isto ocorre por causa do mitos sobre a radiação que permeiam o imaginário popular e são amplificados pela mídia, e que neste artigo tentaremos elucidar.
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1927 0 bytes Física na Escola, v. 8, n. 2, 2007 http:// |
Categoria: Física Artigos |
O Professor Artista-Reflexivo e Física, a Pesquisa em Ensino de Física e a Modelagem Analógica |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
QUEIROZ, Glória; GUIMARÃES, Luiz Alberto; BOA, Marcelo Cordeiro Fonte
Esse trabalho apresenta características estéticas e técnicas do saber docente de equipe de professores de Física de escola privada no município de Niterói/RJ, capturadas a partir da observação, vídeo-gravação e análise de suas aulas de Eletricidade. Foram captados episódios de ensino, os quais foram examinados à luz do paradigma do artista-reflexivo. A criatividade e a sensibilidade percebidas revelaram que o grupo desenvolveu analogias pedagógicas próprias, ricas em imaginação e incorporação de consensos provenientes de pesquisas em Educação em Ciências. Realiza-se ainda um estudo comparativo entre pesquisas educacionais sobre o tema da Eletricidade e a ação didática dos professores no ensino médio.
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635 0 bytes Revista ABRAPEC, v. 1, n. 3, 2001 http:// |
Categoria: Física Artigos |
O processo de construção e uso de um material potencialmente significativo visando a aprendizagem si |
Versão: pdf Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
LARA, Anna Elisa de; SOUZA, Célia Maria Soares Gomes de
A experiência relatada neste trabalho trata da construção e da aplicação de um material instrucional sobre o tópico Colisões, elaborado com o objetivo de promover o processo de aprendizagem significativa, utilizando as novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Participou desse trabalho uma turma da primeira série do ensino médio, no segundo semestre de 2006, do Centro Educacional Dimensão, na cidade satélite do Guará, em Brasília-DF. Para o desenvolvimento dessa experiência nos fundamentamos nos resultados de pesquisas já realizadas na área e especialmente na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Fazem parte do material produzido uma série de aulas em slides e um conjunto de atividades que podem ser utilizadas em um ambiente virtual Moodle. Juntamente com a construção deste material foram produzidas algumas animações também visando facilitar o processo de aprendizagem significativa. Estas animações fazem parte de alguns slides e de atividades do ambiente virtual. O objetivo deste trabalho foi o de explorar a hipótese de que as novas tecnologias da informação e da comunicação, utilizadas como recurso instrucional, elaborado tendo em vista o processo da aprendizagem significativa, seriam capazes de viabilizar tal tipo de aprendizagem, de forma mais eficaz do que os recursos tradicionais. Os resultados encontrados, após a análise dos dados coletados por meio da aplicação de pré e pós teste e teste complementar de retenção, aplicado aos mesmos alunos um ano após o tratamento, nos permitem inferir que houve aprendizagem significativa. A receptividade dos alunos, analisada por meio de seus depoimentos, com relação ao novo material instrucional também foi considerada satisfatória.
Palavras-chave: Tecnologias da informação e da comunicação, aprendizagem significativa, material potencialmente significativo, colisões.
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795 0 bytes Experiências em Ensino de Ciências - V. 4, N. 2, 2 http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID82/v4_n2_a2009.pdf |
Categoria: Física Artigos |
O Pêndulo Gravitacional Usado como Dinamômetro Sensível para Medir Forças Eletromagnéticas |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
WELTNER, Klauss; ESPERIDIÃO, Antonio Sergio Cavalcante; MIRANDA, Paulo; ROCHA, Jose Fernando Moura
Usamos a força restauradora de um pêndulo gravitacional para medir forças horizontais de pequena intensidade, como a força eletromagnética entre correntes elétricas paralelas em uma balança de Ampère. Tal procedimento permite substituir os dinamômetros sofisticados e sensíveis, porém caros, por um dispositivo de construção simples, de baixo custo e bastante sensível. Este pode ser confeccionado pelo experimentador, o que amplia o leque de aplicações a outros experimentos ou demonstrações em sala de aula.
Palavras-chave: Pêndulo gravitacional. Forças eletromagnéticas. Dinamômetro de baixo custo.
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2341 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v.21, n.2, 2004 http:// |
Categoria: Física Artigos |
O Manifesto Russell-Einstein e as Conferências Pugwash |
Versão: Atualização: 18/7/2008 |
Descrição:
BARROS, Fernando de Souza
O manifesto Russell-Einstein foi lançado em 1955, em plena Guerra Fria. Na época, as duas superpotências, os Estados Unidos e a União Soviética, acumulavam e testavam seus arsenais de bombas atômicas para uma eventual guerra nuclear. Os cientistas já previam o enorme poder de destruição dos arsenais nucleares, principalmente das bombas de Hidrogênio, algo desconhecido para as populações e seus dirigentes. Era previsível também a possibilidade de lançamento acidental de mísseis com ogivas nucleares. O manifesto Pugwash contribuiu para alertar a opinião pública sobre a grande ameaça que pairava sobre o mundo civilizado. Seu efeito foi certamente construtivo, como evidenciado mais tarde, durante a confrontação de 1962, iniciada com a tentativa de instalação de mísseis soviéticos em Cuba. O autor agradece as informações detalhadas fornecidas graciosamente por Sandra Ionno Butcher, responsável pelo projeto “História do Movimento Pugwash” da organização Pugwash Conferences on Science and World Affairs”.
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2069 0 bytes Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005 http:// |
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