Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O Raio Passo a Passo Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SABA, Marcelo M.F.

O comportamento dos raios é assunto de constante pesquisa no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Neste artigo o leitor aprenderá um pouco mais sobre este fenômeno.

Downloads 741  741  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 4, n. 2, 2003  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O que é uma “Raia” Espectral? Popular Versão: 
Atualização:  18/7/2008
Descrição:
CATELLI, Francisco; HERBER, Jane; MENEGOTTO, José Carlos; KESSLER, Sérgio Luis

Ao observar, através de uma rede de difração, “cópias” da mão do professor que ajustava um equipamento, um estudante abre o caminho para que sejam desenvolvidas estratégias didáticas poderosas que levem à compreensão do que é uma raia espectral. A reprodução das etapas descritas neste trabalho envolve apenas a adaptação de uma lâmpada germicida, de fácil obtenção, e o uso de redes de difração, que podem ser improvisadas sem nenhuma dificuldade com CDs graváveis. Esta incursão ao mundo da espectroscopia permite “visitas” a vários campos do conhecimento. A Física, é claro, é um deles, mas estarão aí presentes a Química e mesmo a Biologia.

Downloads 1568  1568  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 7, n. 2, 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O que é irradiação? E contaminação radioativa? Vamos esclarecer? Popular Versão: 
Atualização:  12/5/2008
Descrição:
RODRIGUES Júnior, Ary de Araújo

Em todas as áreas da atividade humana ocorrem acidentes; batidas de veículos, descarrilamentos de trens, vazamentos de produtos químicos, queda de aviões, incêndios, etc., aos quais dispensamos maior ou menor atenção dependendo da gravidade. Mas os que ocorrem com materiais radioativos, independente do grau (desde o vazamento de uma usina nuclear até o extravio de um radiofármaco de vida curta) tem o poder de provocar um alto nível de preocupação na população. Isto ocorre por causa do mitos sobre a radiação que permeiam o imaginário popular e são amplificados pela mídia, e que neste artigo tentaremos elucidar.

Downloads 1927  1927  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 8, n. 2, 2007  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O Professor Artista-Reflexivo e Física, a Pesquisa em Ensino de Física e a Modelagem Analógica Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
QUEIROZ, Glória; GUIMARÃES, Luiz Alberto; BOA, Marcelo Cordeiro Fonte

Esse trabalho apresenta características estéticas e técnicas do saber docente de equipe de professores de Física de escola privada no município de Niterói/RJ, capturadas a partir da observação, vídeo-gravação e análise de suas aulas de Eletricidade. Foram captados episódios de ensino, os quais foram examinados à luz do paradigma do artista-reflexivo. A criatividade e a sensibilidade percebidas revelaram que o grupo desenvolveu analogias pedagógicas próprias, ricas em imaginação e incorporação de consensos provenientes de pesquisas em Educação em Ciências. Realiza-se ainda um estudo comparativo entre pesquisas educacionais sobre o tema da Eletricidade e a ação didática dos professores no ensino médio.

Downloads 635  635  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista ABRAPEC, v. 1, n. 3, 2001  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O processo de construção e uso de um material potencialmente significativo visando a aprendizagem si Popular Versão: pdf
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
LARA, Anna Elisa de; SOUZA, Célia Maria Soares Gomes de

A experiência relatada neste trabalho trata da construção e da aplicação de um material instrucional sobre o tópico Colisões, elaborado com o objetivo de promover o processo de aprendizagem significativa, utilizando as novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Participou desse trabalho uma turma da primeira série do ensino médio, no segundo semestre de 2006, do Centro Educacional Dimensão, na cidade satélite do Guará, em Brasília-DF. Para o desenvolvimento dessa experiência nos fundamentamos nos resultados de pesquisas já realizadas na área e especialmente na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Fazem parte do material produzido uma série de aulas em slides e um conjunto de atividades que podem ser utilizadas em um ambiente virtual Moodle. Juntamente com a construção deste material foram produzidas algumas animações também visando facilitar o processo de aprendizagem significativa. Estas animações fazem parte de alguns slides e de atividades do ambiente virtual. O objetivo deste trabalho foi o de explorar a hipótese de que as novas tecnologias da informação e da comunicação, utilizadas como recurso instrucional, elaborado tendo em vista o processo da aprendizagem significativa, seriam capazes de viabilizar tal tipo de aprendizagem, de forma mais eficaz do que os recursos tradicionais. Os resultados encontrados, após a análise dos dados coletados por meio da aplicação de pré e pós teste e teste complementar de retenção, aplicado aos mesmos alunos um ano após o tratamento, nos permitem inferir que houve aprendizagem significativa. A receptividade dos alunos, analisada por meio de seus depoimentos, com relação ao novo material instrucional também foi considerada satisfatória.

Palavras-chave: Tecnologias da informação e da comunicação, aprendizagem significativa, material potencialmente significativo, colisões.

Downloads 795  795  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências - V. 4, N. 2, 2  Site http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID82/v4_n2_a2009.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O Problema do Ensino da Órbita da Terra  Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
CANALLE, João Batista Garcia

Este trabalho foi motivado pela reação inesperada de centenas de professores participantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), quando afirmamos no gabarito da IV OBA, realizada em 2001, que a órbita da Terra é quase um círculo. Neste trabalho desenhamos um conjunto de 14 elipses “de referência” com diferentes excentricidades para ilustrar o “achatamento” da órbita/elipse em função da excentricidade. Mostramos também a excentricidade das órbitas dos planetas, as evidências contra a alta excentricidade das órbitas dos planetas, como desenhar elipses com determinadas excentricidades e finalmente como determinar a excentricidade de elipses já desenhadas.

Downloads 494  494  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 4, n. 2, 2003  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O perfil epistemológico do conceito de tempo a partir de sua representação social  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SILVA JÚNIOR, Adahir Gonzaga da; TENÓRIO, Alexandro Cardoso; BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega

O objetivo deste trabalho é identificar o Perfil Epistemológico da Representação Social sobre o conceito de tempo de licenciandos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Com relação ao Perfil, utilizamos a teoria de Bachelard e a epistemologia do tempo de Martins, enquanto na Representação Social foi usada a teoria de Moscovici. A metodologia utilizada neste trabalho foi baseada na Teoria do Núcleo Central de Abric. A análise do material permitiu apontar as características mais marcantes do núcleo central do perfil epistemológico do conceito de tempo, a partir da representação social dos licenciandos, em que percebemos indicativos do realismo ingênuo ao empirismo.

Palavras-chave: Perfil epistemológico. Representação social do tempo.

Downloads 473  473  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. de Pesq. em Educ. em Ciênc., V. 9, N. 2  Site http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/view/128
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O Pêndulo Gravitacional Usado como Dinamômetro Sensível para Medir Forças Eletromagnéticas Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
WELTNER, Klauss; ESPERIDIÃO, Antonio Sergio Cavalcante; MIRANDA, Paulo; ROCHA, Jose Fernando Moura

Usamos a força restauradora de um pêndulo gravitacional para medir forças horizontais de pequena intensidade, como a força eletromagnética entre correntes elétricas paralelas em uma balança de Ampère. Tal procedimento permite substituir os dinamômetros sofisticados e sensíveis, porém caros, por um dispositivo de construção simples, de baixo custo e bastante sensível. Este pode ser confeccionado pelo experimentador, o que amplia o leque de aplicações a outros experimentos ou demonstrações em sala de aula.

Palavras-chave: Pêndulo gravitacional. Forças eletromagnéticas. Dinamômetro de baixo custo.

Downloads 2341  2341  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v.21, n.2, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O pêndulo de Newton: uma abordagem desafiadora para alunos de Ensino Médio Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SILVA, Mauro Costa da

Este artigo propõe uma prática docente para os estudantes de ensino médio como forma de comprovação dos princípios de conservação. A prática prevê a utilização do pêndulo de Newton como forma de instigar os alunos à observação crítica das múltiplas possibilidades de colisão nesse pêndulo, e motivá-los a encontrar uma explicação baseada nos conhecimentos adquiridos sobre mecânica.

Palavras-chave: Prática docente. Ensino Médio. Pêndulo de Newton.

Downloads 975  975  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num1/a12.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O Manifesto Russell-Einstein e as Conferências Pugwash Popular Versão: 
Atualização:  18/7/2008
Descrição:
BARROS, Fernando de Souza

O manifesto Russell-Einstein foi lançado em 1955, em plena Guerra Fria. Na época, as duas superpotências, os Estados Unidos e a União Soviética, acumulavam e testavam seus arsenais de bombas atômicas para uma eventual guerra nuclear. Os cientistas já previam o enorme poder de destruição dos arsenais nucleares, principalmente das bombas de Hidrogênio, algo desconhecido para as populações e seus dirigentes. Era previsível também a possibilidade de lançamento acidental de mísseis com ogivas nucleares. O manifesto Pugwash contribuiu para alertar a opinião pública sobre a grande ameaça que pairava sobre o mundo civilizado. Seu efeito foi certamente construtivo, como evidenciado mais tarde, durante a confrontação de 1962, iniciada com a tentativa de instalação de mísseis soviéticos em Cuba. O autor agradece as informações detalhadas fornecidas graciosamente por Sandra Ionno Butcher, responsável pelo projeto “História do Movimento Pugwash” da organização Pugwash Conferences on Science and World Affairs”.

Downloads 2069  2069  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 (11) 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »