Categoria: Física Artigos |
A Busca da Liberdade e a Educação Básica de Santos Dumont |
Versão: pdf Atualização: 19/4/2013 |
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre
Um ponto, algo intrigante na formação de Santos Dumont reside no fato dele não ter frequentado a escola formal, no período em que o fez, não adaptou-se muito bem ao sistema de ensino vigente. Este artigo comenta um pouco desse lado do inventor, e está baseado em parte do primeiro capítulo do livro Santos Dumont e a Física do Cotidiano, do mesmo autor (Editora Livraria da Física, São Paulo, 2006).
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2428 0 bytes Física na Escola, v. 7, n. 2, 2006 http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol7/Num2/ |
Categoria: Física Artigos |
A Argumentação no Discurso de um Professor e seus Estudantes sobre um Tópico de Mecânica Newtoniana |
Versão: pdf Atualização: 19/4/2013 |
Descrição:
VIEIRA, Rodrigo Drumond; NASCIMENTO, Silvania Sousa do
Neste artigo consideramos algumas contribuições aos processos de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Física à luz de um referencial teórico argumentativo (BILLIG, 1996) com bases avaliativas (TOULMIN, 1958). Para tanto, foi selecionado e analisado, segundo esses referenciais, um episódio de ensino com contraposição de ideias sobre uma noção cuja definição tem sido pouco considerada na própria literatura especializada: o repouso mecânico. Nesse processo, averiguamos como a ação pedagógica do professor formador refletiu-se na produção de argumentos por parte dos licenciandos. Por fim, tecemos algumas comparações destes resultados com aqueles da educação básica.
Palavras-chave: Formação de professores. Processos de ensino e aprendizagem. Argumentação.
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1717 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 2, 2007 http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1084 |
Categoria: Física Artigos |
1905: Um ano miraculoso |
Versão: pdf Atualização: 19/4/2013 |
Descrição:
MOREIRA, Ildeu de Castro
É impressionante que um único cientista, Albert Einstein, em poucos meses, tenha dado contribuições tão importantes para a Ciência e que alterariam profundamente nossas concepções sobre o espaço e o tempo, bem como sobre a estrutura da radiação. Não é à toa que 1905 foi designado o annus mirabilis – em latim, ano miraculoso, admirável – de Einstein. Entre março e setembro, Einstein produziu cinco trabalhos extraordinários que mudaram a face da Ciência moderna e que tornaram o cientista mais famoso do século passado. Em abril, temos sua tese de doutoramento sobre as dimensões moleculares e, em maio, sua análise do movimento browniano, que possibilitou a confirmação experimental definitiva da existência de átomos e moléculas - teoria atômica da matéria, uma revolução que se estendeu por séculos. Assim, este artigo faz uma incursão por esses trabalhos, que, escritos em estilo conciso e direto, são joias preciosas da cultura universal. Sempre que possível, nos apoiaremos nas palavras de Einstein. Comentaremos também características desse autor e aspectos do contexto da Ciência, da tecnologia e da cultura de sua época, que podem contribuir para um melhor entendimento de sua façanha.
Palavras-chave: Albert Einstein. Espaço e tempo. Teoria atômica da matéria. Movimento browniano.
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3010 0 bytes Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005 http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol6/Num1/ |
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