Categoria: Física Artigos |
Os Livros Didáticos de Física e Suas Omissões e Distorções na História do Desenvolvimento da Termodi |
Versão: 2010 Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
BALDOW, Rodrigo; MONTEIRO JR, Francisco Nairon.
ALEXANDRIA Rev de Educ em Ciênc e Tecnol, v.3, n.1, p.3-19, maio 2010.
A Termodinâmica é vista neste artigo com um olhar histórico, no qual fizemos uma leitura do seu desenvolvimento ao longo dos séculos XVIII e XIX, destacando tanto as contribuições dos mais conhecidos personagens deste período, mas também daqueles menos conhecidos e de outros até completamente esquecidos por professores e pelos livros didáticos. Analisando o período histórico da revolução industrial durante o século XIX, ressaltamos como os fatores sociais, políticos e econômicos influenciaram o desenvolvimento daquela ciência, principalmente no tocante ao desenvolvimento das máquinas a vapor. Com base neste referencial, fizemos uma análise de cinco dos livros didáticos de ensino médio mais utilizados em nossas escolas, identificando as omissões e distorções presentes nas apresentações do tema em questão em tais textos, evidenciando um uso ingênuo e distorcido da história da ciência no ensino da ciência. Palavras-chave: História da Ciência. Termodinâmica. Livros Didáticos.
|
1543 0 bytes ALEXANDRIA Rev de Educ em Ciênc e Tecnol, v.3, n.1 http://www.ppgect.ufsc.br/alexandriarevista/atual.htm |
Categoria: Física Artigos |
Objetos de aprendizagem no ensino de física: usando simulações do PhET |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
ARANTES, Alessandra Riposati; MIRANDA, Márcio Santos; STUDART, Nelson
O artigo aborda uma ampla classe de recursos instrucionais chamados Objetos de Aprendizagem, que se encontram disponíveis em repositórios na Internet. São essencialmente recursos digitais em diferentes formatos: áudio, vídeo, animação e simulação computacional com certas características específicas no processo de ensino e aprendizagem. Em particular, é proposto o uso das simulações interativas do projeto Physics Educacional Technology (PhET) da Universidade do Colorado.
Palavras-chave: Prática docente. Objetos de Aprendizagem. PhET.
|
586 0 bytes Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010 http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num1/a08.pdf |
Categoria: Física Artigos |
O uso do cinema para o ensino de Física no ensino médio |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
XAVIER, Carlos Henrique Gurgel; PASSOS, Carmensita Matos Braga; FREIRE, Paulo de Tarso Cavalcante; COELHO, Afrânio de Araújo
O presente trabalho apresenta uma investigação sobre o uso do cinema como elemento incentivador da motivação e facilitador da aprendizagem no ensino da Física, restrito à Mecânica. O estudo foi realizado junto a grupo de jovens estudantes do Ensino Médio em uma escola pública de Fortaleza, Ceará. Nessa perspectiva, dois filmes do circuito comercial foram exibidos durante cinco encontros pedagógicos. Através de uma abordagem qualitativa, informações foram coletadas acerca das percepções dos estudantes sobre a metodologia proposta de uso do cinema. Observou-se forte envolvimento, participação ativa e interesse dos alunos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da Física mediante o uso das obras fílmicas em sala de aula.
Palavras-chave: Cinema e Educação, Metodologia do ensino, Aprendizagem de Física
|
1363 0 bytes Experiências em Ensino de Ciências – V. 5, N. 2, 2 http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID111/v5_n2_a2010.pdf |
|