Categoria: Física Artigos |
Desafios para a formação presencial e a distância do físico educador  |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
ANGOTTI, José André Peres
Apresentamos e discutimos iniciativas e participações em projetos inovadores para formação do educador em Física nos regimes padrão-presencial e no novo necessário - a distância, comprometido com escala mais ampla no contingente de matriculados e egressos. A partir dos registros de matriculados e egressos na graduaçãoo em Física e áreas afins em 2003 e de projeções da demanda para os próximos dez anos de diversas frentes e distintos níveis de escolaridade, concluímos pela necessidade da plena expansão dos cursos de licenciatura em Física na modalidade a distância, sob responsabilidade dos consórcios de IES públicas, visando, dentre outros aspectos de relevância social, contribuir para a interiorização do conhecimento científico, ainda muito deficitário no país.
Palavras-chave: Licenciatura em Física. Presencial e a distância. Formação docente e novas alternativas. Professor de Física e demanda do exercício docente.
|
1631 0 bytes Rev. Bras. Ens. Fis., Jun. 2006, v.28, n.2, p.14. http:// |
Categoria: Física Artigos |
Por que nós professores de Física do Ensino Médio devemos inserir tópicos e ideias de física moder  |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
PENA, Fábio Luís Alves
Para Terrazzan, a influência crescente dos conteúdos de física moderna e contemporânea (FMC) para o entendimento do mundo criado pelo homem atual, e a inserção consciente, participativa e modificadora do cidadão neste mesmo mundo, define, por si só, a necessidade de debatermos e estabelecermos as formas de abordar tais conteúdos na escola média.
|
2357 0 bytes Rev. Bras. Ens. Fis., 2006, v.28, n.1, p.1-2. I. http:// |
Categoria: Física Artigos |
Uma proposta para ensinar os conceitos de Campo Elétrico e Magnético: uma aplicação da História da F  |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
MAGALHÃES, Murilo de F.; SANTOS, Wilma M. S.; DIAS, Penha M. C.
Neste trabalho, propomos uma forma alternativa para apresentar os conceitos de campo elétrico e magnético ao aluno do Ensino Médio, inspirada na teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel e Novak.
|
2146 0 bytes Rev. Bras. Ens. Fis., 2002, v.24, n.4, p.489-49 http:// |
|