Categoria: Física Artigos |
Uma Abordagem Histórico-Filosófica para o Eletromagnetismo no Ensino Médio |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
GUERRA, Andreia; REIS, José Claudio; BRAGA, Marco
Partindo de uma reflexão sobre a relação entre a história da ciência e ensino, procura-se selecionar uma temática para explicitar um currículo com viés histórico-filosófico. O tema escolhido foi a primeira fase do eletromagnetismo, de 1820 a 1832. Para que o currículo em questão possa ser melhor analisado, os autores apresentam inicialmente conclusões a respeito de um estudo histórico-filosófico realizado sobre o tema. A seguir, descrevem em detalhes a proposta curricular, destacando uma aplicação da mesma numa realidade escolar concreta do ensino médio.
Palavras-chave: Ensino de ciências. Interdisciplinaridade. História da Ciência. Filosofia da Ciência. Eletromagnetismo.
|
3067 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v.21, n.2, 2004 http:// |
Categoria: Física Artigos |
1905: Um ano miraculoso |
Versão: pdf Atualização: 19/4/2013 |
Descrição:
MOREIRA, Ildeu de Castro
É impressionante que um único cientista, Albert Einstein, em poucos meses, tenha dado contribuições tão importantes para a Ciência e que alterariam profundamente nossas concepções sobre o espaço e o tempo, bem como sobre a estrutura da radiação. Não é à toa que 1905 foi designado o annus mirabilis – em latim, ano miraculoso, admirável – de Einstein. Entre março e setembro, Einstein produziu cinco trabalhos extraordinários que mudaram a face da Ciência moderna e que tornaram o cientista mais famoso do século passado. Em abril, temos sua tese de doutoramento sobre as dimensões moleculares e, em maio, sua análise do movimento browniano, que possibilitou a confirmação experimental definitiva da existência de átomos e moléculas - teoria atômica da matéria, uma revolução que se estendeu por séculos. Assim, este artigo faz uma incursão por esses trabalhos, que, escritos em estilo conciso e direto, são joias preciosas da cultura universal. Sempre que possível, nos apoiaremos nas palavras de Einstein. Comentaremos também características desse autor e aspectos do contexto da Ciência, da tecnologia e da cultura de sua época, que podem contribuir para um melhor entendimento de sua façanha.
Palavras-chave: Albert Einstein. Espaço e tempo. Teoria atômica da matéria. Movimento browniano.
|
3011 0 bytes Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005 http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol6/Num1/ |
Categoria: Física Artigos |
Proposta e Avaliação de Atividades de Conhecimento Físico nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga; TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl
São inúmeras as dificuldades que os professores das séries inicias enfrentam para desenvolver um ensino de ciências de qualidade para seus alunos, principalmente em se tratando de conteúdos relacionados à Física. Entre elas, podemos citar o reduzido número de propostas de atividades voltadas, especificamente, para atender as necessidades das crianças dessa faixa etária. Nessa direção, este trabalho apresenta e discute três atividades de conhecimento físico propostas para serem desenvolvidas em aulas de Ciências das séries iniciais do Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Séries iniciais. Ensino de Física. Atividades de ensino.
|
2942 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21, n. 1, 2004 http:// |
|