Categoria: Física Artigos |
Uma proposta de perfil conceitual para o conceito de Calor |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do; MORTIMER, Eduardo Fleury
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de perfil conceitual para a noção de calor, a partir dos dados de algumas das várias pesquisas já feitas acerca deste tema (Erickson, 1985; Silva, 1995; Barbosa Lima e Barros, 1997 e Mortimer e Amaral, 1998). Para a análise das ideias foram usados os trabalhos de Bachelard (1996), que se refere à noção de obstáculo epistemológico ao desenvolvimento do conhecimento, e o trabalho de Chi (1992), onde são apresentadas algumas das dificuldades de aprendizagem dos conceitos em ciências a partir de uma categorização ontológica básica do conhecimento. Ao final da análise, uma estruturação das ideias foi feita considerando a noção de perfil conceitual como proposta por Mortimer (1995) com a determinação de cincos zonas para o perfil conceitual de calor: realista, animista, substancialista, empírica e racionalista.
Palavras-chave: Calor. Ideia animista. Ideia substancialista. Ideia empírica. Ideia racionalista.
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1083 0 bytes Revista Abrapec, v. 1, n. 3, 2001 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Uma Exposição Didática de como Newton Apresentou a Força Gravitacional |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
FREIRE, Olival Junior; MATOS, Manoel Filho; VALLE, Adriano Lucciola do
Apresenta-se a “Proposição IV”, do Livro III, dos Princípios Matemáticos da Filosofia Natural e seu Sistema do Mundo. É nessa proposição que, pela primeira vez, se expressa o que hoje denominamos de síntese newtoniana, isto é, a ideia de que a física dos corpos celestes em suas órbitas é a mesma do movimento dos corpos na superfície da Terra. Para verificar sua proposição, Newton faz uma “experiência de pensamento”, a da “queda da Lua”. Sugerimos que esta proposição pode, e deveria, ser introduzida nos cursos de Licenciatura em Física e no ensino de Física no Ensino Médio. Ao fazê-lo, estaremos ensinando um bom conteúdo de Física, de modo atrativo, e contextualizando-o nos marcos do conhecimento científico da época. Usando as palavras de Matthews [6], estaremos ensinando tanto o conhecimento em Física como sobre a Física.
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1385 0 bytes Física na Escola, v. 5, n. 1, 2004 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Uma discussão sobre a natureza da ciência no ensino médio: um exemplo com a teoria da relatividade r |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
F. Klein Köhnlein, Janete
Considerando as dificuldades que muitas vezes são encontradas na implementação de práticas educativas que visam discutir a ciência e seu processo de construção, em sala de aula, apresenta-se, neste trabalho, os componentes de um Módulo Didático baseado em uma abordagem histórico-filosófica da Teoria da Relatividade Restrita. Estruturado de acordo com os três momentos pedagógicos de Angotti e Delizoicov (1992), problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento, ele foi testado em uma turma de 4ª fase do Ensino Médio de uma escola pública de Santa Catarina. Os resultados mostram uma acentuada receptividade dos alunos em relação às atividades desenvolvidas e mudanças significativas em certas concepções de ciência vigentes.
Palavras-chave: Natureza da Ciência, História e Filosofia da Ciência, módulo didático, teoria da Relatividade Restrita.
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516 0 bytes http:// |
Categoria: Física Artigos |
Um modelo para o movimento anual do sol a partir de uma perspectiva geocêntrica |
Versão: pdf Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
Fernando Siqueira da Silva, Francisco Catelli, Odilon Giovannini
O presente trabalho tem como objetivo principal a construção de um modelo que permita identificar o movimento aparente do Sol (MAS), bem como estimar o intervalo de tempo em que este fica acima do horizonte ("dia claro"), em qualquer lugar do planeta e em qualquer época do ano. Inicialmente é feita uma breve reflexão acerca da gênese da astronomia e de alguns de seus conceitos básicos, a partir dos quais é explanada a construção do modelo. Este consiste basicamente de um cilindro transparente, no qual aparecem as trajetórias do MAS ao longo do ano. A partir do modelo são apresentados alguns exemplos, nos quais é estimada a duração do "dia claro" em diferentes locais do globo terrestre. Esse modelo, além do baixo custo e fácil exequibilidade, possibilita uma boa compreensão do MAS.
Palavras-chave: Movimento aparente do Sol; período de luz solar; modelos didáticos.
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1004 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 1: p. 7-25, abr. 2 http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/13505 |
Categoria: Física Artigos |
Um estudo sobre a evolução das noções de estudantes sobre espaço, forma e força gravitacional do pla |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
NARDI, Roberto; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de
O presente artigo procura mostrar a evolução das noções de estudantes sobre espaço, forma e força gravitacional do planeta Terra, obtidas a partir de um estudo psicogenético anteriormente realizado sobre as ideias que evoluem para a noção de campo de força (NARDI, 1990). A análise das entrevistas clínicas, realizadas numa amostra de 45 sujeitos escolhidos aleatoriamente entre estudantes de 1º e 2º graus de São Paulo, Brasil, permitiu também comparar os dados obtidos com os trabalhos realizados por NUSSBAUM e NOVICK (1979) e apontar algumas sugestões a serem consideradas na construção de atividades de ensino sobre o tema.
Palavras-chave: Noções de estudantes. Espaço, forma e força gravitacional da Terra.
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571 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências – V1(2), 1996 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Um Estudo a Respeito das Concepções Alternativas sobre Calor e Temperatura |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
Köhnlein, Janete F. Klein; PEDUZZI, Sônia S.
Neste trabalho, foi realizada uma investigação que teve por objetivo verificar se um planejamento de ensino, tendo como ponto de partida as concepções alternativas dos alunos da 2ª série do Ensino Médio, resultava em uma aprendizagem mais eficiente. Também foram identificadas, através de um teste, as similaridades entre as concepções alternativas apresentadas por estes alunos com as de três cursos de formação de professores (Magistério, Licenciatura Plena em Matemática e Licenciatura Plena em Física). No trabalho desenvolvido, foi possível perceber que apesar do estudo das concepções alternativas ter praticamente se esgotado em termos de pesquisa, pouco chegou até hoje na sala de aula.
Palavras-chave: Concepções alternativas. Calor e temperatura. Formação de professores.
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773 0 bytes Revista Abrapec, v. 2, n. 3, 2002 http:// |
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