Categoria: Física Artigos |
Por que a variação da distância Terra-Sol não explica as estações do ano? |
Versão: Atualização: 26/5/2008 |
Descrição:
DIAS, Wilton S.; PIASSI, Luis Paulo
Em aulas de ciências e astronomia básica é muito comum que os estudantes pensem que as estações do ano ocorrem por causa da variação da distância Terra-Sol. O argumento mais usado pelos professores contra essa concepção é o fato de as estações do ano serem invertidas nos hemisférios sul e norte. No entanto, dificilmente mostra-se aos professores e alunos a contra prova, ou seja, que se calcularmos os efeitos da variação da distância Terra-Sol na temperatura da Terra, as estações do ano, ou a diferença de temperatura média observada entre inverno e verão não podem ser explicadas. Nesse trabalho, mostramos a relação entre a temperatura na Terra e a distância de nosso planeta até o Sol. Alguns outros fatores importantes como albedo da Terra e a influência do raio e da temperatura do Sol também são discutidos. Além disso, abordamos alguns aspectos ligados a essa questão que normalmente são deixados de lado nas aulas de astronomia.
Palavras-chave: Ensino de astronomia. Sistema solar. Estações do ano. Clima da Terra. Radiação solar.
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1985 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. http:// |
Categoria: Física Artigos |
Experiências com a braquistócrona |
Versão: Atualização: 18/7/2008 |
Descrição:
BATISTA, Graciliano da Silveira; FREIRE, Cleuton; MOREIRA, José Evangelista
Um objeto deslizando por uma rampa inclinada leva um certo tempo para atingir o ponto mais baixo. Qual deve ser a forma da rampa para que esse tempo seja mínimo? Desde os tempos de Isaac Newton sabe-se que a curva de tempo mínimo, a “braquistócrona”, é uma ciclóide invertida. Nesse trabalho, descreve-se um experimento interativo simples que ilustra esse fato comparando os tempos de descida por três rampas, uma reta, outra na forma de uma ciclóide e uma terceira seguindo uma hipérbole. O experimento pode ser feito sem dificuldade até em sala de aula. O tratamento teórico do problema é discutido e o contexto histórico é mencionado.
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1980 0 bytes Física na Escola, v. 7, n. 2, 2006 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Aerodescobertas |
Versão: Atualização: 18/7/2008 |
Descrição:
VALADARES, Eduardo de Campos; MATEUS, Alfredo Luis; SILVA, Juares Dutra da São apresentados quatro experimentos de aerodinâmica que permitem visualizar o efeito Coanda, o princípio de Bernoulli e a sustentação de perfis aerodinâmicos. Esses experimentos fazem parte do livro "Aerodescobertas - Explorando novas possibilidades", recentemente lançado pela Fundação Ciência Jovem ( www.cienciajovem.org.br), que apresenta vários outros projetos e experimentos de aerodinâmica de baixo custo, como elicópteros de balão e de elástico, aviôes de papel, bumerangues, apitos de garrafa PET e oboés de canudinho.
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1539 0 bytes Física na Escola, v. 7, n. 2, 2006 http:// |
Categoria: Física Artigos |
O que é uma “Raia” Espectral? |
Versão: Atualização: 18/7/2008 |
Descrição:
CATELLI, Francisco; HERBER, Jane; MENEGOTTO, José Carlos; KESSLER, Sérgio Luis
Ao observar, através de uma rede de difração, “cópias” da mão do professor que ajustava um equipamento, um estudante abre o caminho para que sejam desenvolvidas estratégias didáticas poderosas que levem à compreensão do que é uma raia espectral. A reprodução das etapas descritas neste trabalho envolve apenas a adaptação de uma lâmpada germicida, de fácil obtenção, e o uso de redes de difração, que podem ser improvisadas sem nenhuma dificuldade com CDs graváveis. Esta incursão ao mundo da espectroscopia permite “visitas” a vários campos do conhecimento. A Física, é claro, é um deles, mas estarão aí presentes a Química e mesmo a Biologia.
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1573 0 bytes Física na Escola, v. 7, n. 2, 2006 http:// |
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