Educadores

Ínicio : Matemática : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (74)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Modelagem Matemática e os Temas Transversais na Educação de Jovens e Adultos Popular Versão: pdf
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
ROZAL, Edilene Farias

Este trabalho teve como objetivo investigar em que termos a Modelagem Matemática, associada aos temas transversais, pode contribuir para melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos em Matemática, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tal, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa através da observação participante, com dados coletados a partir de atividades contextualizadas e atividades de Modelagem, questionários, entrevistas semiestruturadas e diário de campo. O referido trabalho mostra os encaminhamentos metodológicos da pesquisa que foi realizada em uma escola pública, em uma turma de EJA (4ª etapa), no município de Castanhal (PA), onde foram aplicadas atividades envolvendo os temas transversais: saúde, trabalho e consumo e meio ambiente. Através de falas, comportamentos e atitudes dos sujeitos nas atividades, e trocas de experiências com a professora-pesquisadora, coletou-se os dados para posteriores análises com base em referenciais teóricos. Os resultados apontam que, apesar das dificuldades iniciais no processo, os alunos, sujeitos da pesquisa, evoluíram na aprendizagem de conteúdos matemáticos. Concluiu-se que estes resultados apontam para a importância da inserção da Modelagem como estratégia de ensino, e que apesar de alguns obstáculos para a sua implementação no ensino, ela pode proporcionar ao aluno da EJA, aquisição de conteúdos matemáticos e possibilidades de torná-lo um cidadão crítico e reflexivo.

Palavras-chave: Modelagem Matemática, Educação de Jovens e Adultos, Temas Transversais e Matemática.

Downloads 7684  7684  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPA  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Modelagem matemática na educação básica: uma proposta para formação inicial dos professores do mag Popular Versão: 
Atualização:  8/2/2019
Descrição:
BASTOS, Antonio Roberto

Assim, investigando a perspectiva da formação em Modelagem matemática, essa pesquisa visou responder: como uma metodologia de ensino baseada nela pode contribuir com a formação inicial de professores de matemática no Magistério da Educação, facilitando a aprendizagem dos conteúdos da área e a mediação de processos de ensino e aprendizagem?
Assim, esta proposta apresentou uma possibilidade de mudança para o ensino de matemática, pautada principalmente nos alunos enquanto sujeitos críticos, portanto responsáveis e ativos na assimilação do conhecimento. Ela foi esquematizada em um produto educacional, para facilitar o acesso dos
professores da educação básica à metodologia desta pesquisa, de forma que eles possam adequá-la conforme suas realidades docentes e utilizá-la.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Educação matemática. Ensino médio.

Formação docente. Modelagem matemática.

Downloads 283  283  Tamanho do arquivo 2.31 KB  Plataforma Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro-PR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Modelagem matemática na educação do campo: tecendo novos caminhos Popular Versão: 
Atualização:  7/3/2019
Descrição:
LEITE, Kátia da Costa

O presente trabalho apresenta aspectos da Modelagem Matemática numa perspectiva Educação Matemática, e investiga a sua possibilidade/potencialidade(s) enquanto alternativa para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática no âmbito das escolas do campo. O foco desta investigação centrou-se na seguinte questão: que dimensões se revelam a partir da Modelagem Matemática numa perspectiva da Educação Matemática no processo de ensino e aprendizagem em escolas do campo para educandos do Ensino Fundamental?

Palavras-chave: Educação matemática. Educação do campo. Modelagem matemática. Multidimensões do conhecimento.

Downloads 7277  7277  Tamanho do arquivo 5.27 KB  Plataforma Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro  Site http://
Avaliação: 1.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Modelagem matemática: uma proposta para o ensino da Matemática Popular Versão: 
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
VIECILI, Cláudia Regina Confortin

Esta dissertação apresenta a Modelagem Matemática como uma proposta diferenciada de ensino que faculta, ao aluno, ser agente na construção do conhecimento, superando, com motivação e descontração, as dificuldades que a Matemática apresenta. Constitui-se em uma pesquisa desenvolvida com alunos da sétima série do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Marau/RS.

Downloads 23443  23443  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do   Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Movimento da Matemática Moderna no Brasil: Avanço ou Retrocesso ? Popular Versão: rar
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
SOARES, Flávia

Esta dissertação se propôs a estudar um capítulo da História da Educação Matemática no Brasil analisando o Movimento que ficou conhecido por Matemática Moderna ou Nova Matemática. Nosso interesse é relatar com mais detalhes o que foi o Movimento da Matemática Moderna, como foi desenvolvida e implantada a Matemática Moderna no Brasil, quais foram suas características e influências mais importantes, quais foram as consequências positivas e negativas do Movimento e quais foram seus personagens principais. A primeira parte dessa análise pretende descrever fatos que influenciaram no surgimento do Movimento da Matemática Moderna e as principais tentativas de reforma do ensino de Matemática no mundo a partir da década de 50 especialmente nos Estados Unidos e países da Europa. Em seguida analisamos as principais características e propostas do Movimento enfatizando a influência das idéias do grupo Bourbaki e de Jean Piaget, as principais mudanças do currículo e o papel dos livros didáticos. Em outro momento abordamos alguns aspectos da introdução das ideias da Matemática Moderna no Brasil e de que forma o Movimento se desenvolveu. Destacamos a importância do GEEM (Grupo de Estudos do Ensino da Matemática) e suas atividades no Estado de São Paulo. Além de considerações sobre as atividades do GEEM e sua importância no Movimento, procuramos ainda relatar três experiências bem sucedidas com a Matemática Moderna no Estado do Rio de Janeiro durante a década de 70, particularmente a do Colégio São Bento que ainda adota a Matemática Moderna como diretriz para o ensino da Matemática, baseando-se nos livros de George Papy. Por fim procuramos identificar os primeiros sinais de esgotamento do Movimento da Matemática Moderna no mundo e as principais críticas feitas ao Movimento assim como as prováveis causas para o seu insucesso, tomando como base opiniões de matemáticos estrangeiros e brasileiros. No último capítulo, respondemos à pergunta que dá título ao trabalho identificando o Movimento da Matemática Moderna no Brasil como um marco para o início de um período de renovação no ensino de Matemática. Além disso, serviu de estímulo para a criação de grupos de estudos e pesquisas, para a realização de Congressos, e para o despertar nos professores o interesse em melhorar a sua formação e a sua prática docente contribuindo para o que hoje chamamos de Educação Matemática.

Palavras-chave: Educação Matemática. Movimento da Matemática Moderna.

Downloads 1289  1289  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC/RJ  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Novos caminhos para o ensino e aprendizagem de Matemática financeira:construção e aplicação de WebQu Popular Versão: 
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
GOUVEA, Simone Aparecida Silva

Nesta dissertação abordamos questões concernentes à formação inicial de professores de Matemática, a partir da incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e de ideias relacionadas à necessidade de uma Educação Financeira para todos. Neste sentido, nosso objetivo foi investigar as contribuições que surgem à prática pedagógica dos licenciandos em Matemática quando constroem e aplicam WebQuests sob o contexto da Matemática Financeira.

Palavras-chave: Formação inicial de professores de Matemática. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Matemática Financeira. Educação Financeira. WebQuest.

Downloads 3031  3031  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Paulista  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Núcleo de Estudo e Difusão do Ensino da Matemática – NEDEM – “Não É Difícil Ensinar Matemática” Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
SEARA, Helenice Fernandes

Esse trabalho procura reunir informações sobre o grupo, suas atividades, membros e publicações. Para atingir esse objetivo utilizou-se da História Oral Temática, metodologia que possibilita recriar o panorama em que se insere o NEDEM, para que a sua história seja conhecida pela sociedade em geral e, principalmente, por seus pares. E é através dos depoimentos de alguns de seus membros que a reconstituição dessa história é iniciada.

Palavras-chave: Educação matemática. História oral. Matemática moderna.

Downloads 8167  8167  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Números Complexos: Uma abordagem histórica para aquisição do conceito Popular Versão: 
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
ROSA, Mario Servelli

O objetivo deste trabalho é criar uma sequência didática, ou seja, propor uma série de atividades para que os alunos entrem em contato com os números complexos da maneira como eles surgiram na História, e também para que operem com esses números. Essa maneira de introduzir os números complexos surgiu, quando analisando alguns livros didáticos, observamos que a maioria propunha uma equação do 2º grau, para ser resolvida, como por exemplo x2 + 1 = 0, e davam como solução um número i tal que j2 = -1. Essa maneira de abordar esses números dá-nos a impressão de que na Matemática, tudo surge da inspiração de algumas pessoas que "inventam" os conceitos. Além disso, as equações do segundo grau não motivaram o surgimento dos complexos, uma vez que quando a resolução de uma equação desse tipo, proveniente de um problema, apresentava um discriminante negativo, isso apenas indicava que tal problema não tinha solução. Na sequência didática que vamos apresentar, pretendemos que os alunos sintam a secessidade da extração da raiz quadrada de um número negativo, e que, operando com esses números, eles cheguem a respostas reais de problemas concretos. Para validar este trabalho, aplicamos um teste em alunos que já haviam estudado os números complexos de maneira diferente daquela por nós proposta; e o mesmo teste, para alunos que haviam realizado nossa sequência didática, dois meses depois desse fato. Os resultados mostraram que as nossas atividades foram bem mais eficazes que outras maneiras de ensinar. Os alunos que já haviam estudado os números complexos, eram do 1º ano de Engenharia Mecânica da Universidade de Mogi das Cruzes, por isso, vindos de colégios diferentes, com propostas de ensino diferentes, mas, por uma das respostas dadas, concluímos que nenhum estudou como estamos propondo.

Downloads 8426  8426  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUCSP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Números irracionais no ensino médio: desdobrando o tema com equações polinomiais  Popular Versão: PDF
Atualização:  25/10/2013
Descrição:
MOSCA, Marcos Antonio

Neste trabalho discutimos a problemática do ensino de números irracionais na Educação Básica. Relatamos três modos para definir este conjunto numérico. A presentamos algumas demonstrações da irracionalidade da raiz quadrada de dois. Mostramos alguns métodos para a resolução de equações e finalmente propomos a distinção entre números racionais e números irracionais por meio da análise das raízes de equações polinomiais.

Palavras-chave: Irracional. Demonstração. Equação. Métodos. Polinômios.

Downloads 2256  2256  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PROFMAT - UEL  Site http://www.uel.br/pos/profmat/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!O Campo Conceitual Multiplicativo na perspectiva do professor das séries iniciais (1ª a 4ª série) Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
CANOAS, Silvia Swain

O objetivo deste trabalho foi investigar quais as representações do professor das séries iniciais do Ensino Fundamental. Escolhemos como assunto alvo as operações de multiplicação e divisão, mais especificamente seu desenvolvimento no Campo Conceitual das Estruturas Multiplicativas de Gèrard Vergnaud. Para um traçado destas representações, fizemos dois estudos, estudo I e estudo II, que se completam. Nossas questões de pesquisa indagaram tanto sobre as representações simbólicas desse professor, quanto para um levantamento de suas concepções, referindo-se sempre ao Campo Multiplicativo. Mais especificamente, procuramos entender como esse professor trabalha com as continuidades e descontinuidades de raciocínio, e que relações ele estabelece entre os termos presentes nesse Campo. Nossas análises dos resultados apontaram duas perspectivas desse professor: 1) as professoras têm uma visão estreita do Campo Conceitual Multiplicativo, principalmente no que diz respeito à exploração das situações presentes nesse campo; e 2) as professoras tendem a utilizar conceitos e procedimentos dentro de um domínio de validade que não são verdadeiros em outros domínios, sem contudo ter um entendimento claro do que é possível e do que não é possível ser conectado nesses domínios.

Palavras-chave: Campo conceitual. Multiplicação. Divisão. Séries iniciais.

Downloads 1080  1080  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUCSP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 (10) 11 12 13 14 15 16 17 »