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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (74)


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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Instrumento de mediação informatizado: mudanças no processo de desenvolvimento cognitivo de aluno e Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
PRESTINI, Dani

Este trabalho tem por principal objetivo mostrar os benefícios educacionais da utilização do computador no ensino de função de 2° grau e do seu gráfico correspondente através do computador, o que permitirá estabelecer uma reflexão sobre os benefícios do uso da informática no processo ensino-aprendizagem da matemática.

Palavras-chave: Processo ensino-aprendizagem. Informática. Mediação. Interação. Conhecimento matemático. Tecnologia. Gráfico de funções.

Downloads 2583  2583  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Santa Catarina   Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Olhares nômades sobre o aprendizado na arte da modelagem matemática no "Projeto Ciência na Escola" Popular Versão: 
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
DAMIN, Maria Aparecida da Silva

Este trabalho descreve e analisa um processo de aprendizagem da matemática por meio da metodologia da modelagem, no dia a dia de uma sala de aula, com os mesmos alunos, em um período de três anos. As análises são feitas do ponto de vista da filosofia tendo suas bases de teorizações dos filósofos Silvio Gallo, Michel Foucault, Friedrich Nietzsche e Gilles Deleuze. Nossas opções durante esta pesquisa foram centradas na apropriação de saberes com atenção especial à formação do aluno, privilegiando situações que exercitassem o desenvolvimento de atitudes de autonomia, liberdade com responsabilidade sobre o seu aprendizado e aperfeiçoamento pessoal e coletivo. O processo pedagógico foi delineado a partir de acontecimentos problematizados em um projeto de trabalho conjunto com professoras de diversas áreas, onde a convergência se deu em torno dos assuntos estudados pelos alunos. O modelo matemático serviu como dispositivo para conexão e trânsito entre várias áreas do saber. A escrita teve importante papel nesse processo, pois essa habilidade foi exercitada na redação de textos que expressassem seus conhecimentos sobre a matemática, outras áreas do saber, suas vontades, propostas para as atividades a serem desenvolvidas e comunicação entre os envolvidos. A partir dos textos produzidos foram analisados aspectos relevantes que evidenciam o envolvimento e a aprendizagem dos alunos. Este estudo apontou possibilidades de aprendizado do conhecimento formal contextualizado, alterando a organização do espaço/tempo da escola.

Palavras-chave: Educação. Modelagem matemática. Filosofia.

Downloads 3347  3347  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Novos caminhos para o ensino e aprendizagem de Matemática financeira:construção e aplicação de WebQu Popular Versão: 
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
GOUVEA, Simone Aparecida Silva

Nesta dissertação abordamos questões concernentes à formação inicial de professores de Matemática, a partir da incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e de ideias relacionadas à necessidade de uma Educação Financeira para todos. Neste sentido, nosso objetivo foi investigar as contribuições que surgem à prática pedagógica dos licenciandos em Matemática quando constroem e aplicam WebQuests sob o contexto da Matemática Financeira.

Palavras-chave: Formação inicial de professores de Matemática. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Matemática Financeira. Educação Financeira. WebQuest.

Downloads 3032  3032  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Paulista  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!GEEM - Grupo de Estudos do ensino da Matemática e a formação de professores durante o movimento da m Popular Versão: 
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
LIMA, Flainer Rosa de

A presente pesquisa teve como objetivo estudar os cursos que o Grupo de Estudos do Ensino da Matemática – GEEM criou e aplicou para os professores de Matemática do Ensino Secundário durante o Movimento da Matemática Moderna no Brasil – MMM, que perdurou nas décadas de 1960 a 1970.

Palavras-chave: Educação Matemática. História da Educação Matemática. Formação de professores do Ensino Secundário. Movimento da Matemática Moderna. Arquivo pessoal Osvaldo Sangiorgi.

Downloads 936  936  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica de São Paulo  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Estudos das visões sobre álgebra presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Matemática do En Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Maria Helena da

Este estudo tem o objetivo de investigar as visões sobre Álgebra nos conteúdos que dizem respeito aos Números e Operações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Aritmética e Álgebra. Números e operações. PCN de Matemática do Ensino Fundamental. Visões sobre Álgebra.

Downloads 3995  3995  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica de São Paulo  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Dificuldades de alunos do Ensino Médio em questões de Matemática do Ensino Fundamental Popular Versão: 
Atualização:  8/9/2011
Descrição:
SILVA, Mercedes Matte da

Neste trabalho são feitas algumas especulações sobre as causas do erro em Matemática. É feita uma investigação da relação do erro tanto com a linguagem matemática quanto a materna. Fatores relacionados com a aprendizagem mecânica e descontextualizada como fontes potenciais de erros são igualmente levantados.

Palavras-chave: Erro em Matemática – Relação entre língua materna e erro – aprendizagem significativa.

Downloads 7705  7705  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Currículo de Matemática da Educação de Jovens e Adultos: análise de prescrições na perspectiva cultu Popular Versão: 
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
JANUARIO, Gilberto

Nosso estudo investiga currículo de Matemática prescrito para a Educação de Jovens e Adultos. Selecionamos a Proposta Curricular para a EJA, segundo segmento do Ensino Fundamental, como exemplar de currículo prescrito, elegendo o Volume I Introdução) e Volume 3 (Matemática) para responder às questões: Que características são apresentadas na Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos que possibilitam a aproximação da cultura formal da cultura informal da Matemática? Que características enculturadoras têm esse currículo? Que critérios apresentam em relação à organização dos conteúdos? Que opções apresentam para a escolha de contextos? Desenvolvemos uma pesquisa na abordagem qualitativa, do tipo análise documental. O referencial teórico deste estudo reporta-se a autores como Pacheco e Sacristán na retomada de episódios do aparecimento e desenvolvimento e multiplicidade de significados atribuídos ao termo Currículo; também de trabalhos acerca do Currículo de Matemática, da perspectiva cultural da Matemática e do currículo enculturador, tendo como referência teórica Bishop e D’Ambrosio; e estudos de Pires e Skovsmose a respeito da organização curricular e de critérios para a escolha dos contextos de ambientes de aprendizagem matemática. A análise da Proposta Curricular para a EJA, norteada por categorias que emergiram dos referenciais teóricos, explicitou haver recomendações favoráveis e potencialmente promotoras da aproximação da cultura formal da cultura informal da Matemática, por meio de sugestões e orientações como as que consideram os conhecimentos advindos das relações sociais de jovens e adultos como ponto de partida para a aprendizagem; que os conteúdos sejam propostos de modo a promover uma rede de relações entre si e saberes de outras áreas, possibilitando uma pluralidade de significados dos conceitos e das atividades; que se dê ênfase ao trabalho com projetos e investigações para que o aluno possa desvendar as ideias matemáticas; que os conteúdos enfatizem diferentes aplicações da Matemática e que preparem o aluno para construírem ideias cada vez mais complexas, partindo de situações simples; que os ambientes de aprendizagem sejam concebidos nos paradigmas de exercícios e investigação, havendo equilíbrio entre os ambientes, e entre exercícios e investigação; e que sejam utilizadas diferentes estratégias de resolução, incentivando o jovem e o adulto a explicitar, por meio de diferentes registros, como mobiliza seus saberes e tendo o professor como mediador da ação de aprendizagem.

Palavras-chave: Currículo de Matemática; Educação de Jovens e Adultos; Currículo Enculturador; Perspectiva cultural da Matemática.

Downloads 2230  2230  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC/SP  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Análise crítica de tarefas matemáticas: um estudo com professores que ensinam matemática nos anos  Popular Versão: 
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
JESUS, Cristina Cirino de

No presente estudo, investigamos como um grupo de professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental lidam com a análise crítica, com a proposição e a implementação de tarefas. Para tanto, formamos um grupo de estudos com quatorze professoras, os quais atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Apucarana, no Paraná. Os encontros do grupo tiveram início no mês de maio de 2010 e desenvolveram-se até novembro desse mesmo ano, totalizando dezenove encontros. Esta investigação constitui-se como uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo e tem como pressupostos teóricos os níveis de demanda cognitiva de tarefas matemáticas. Utilizamos como instrumentos para coleta de informações o diário de campo, gravações dos encontros do grupo, produções escritas elaboradas pelas docentes, observações de aulas e entrevista semiestruturada. Nossa pesquisa mostra que realizar a análise crítica das tarefas e conhecer os níveis de demanda cognitiva auxilia as professoras a repensar suas razões de escolhas, sua prática pedagógica, a iniciarem um trabalho mais centrado em tarefas de elevado nível de demanda cognitiva e a tornarem-se mais conscientes da influência que suas ações têm sobre os processos de ensino e de aprendizagem. Ao final do desenvolvimento dos encontros, algumas professoras mostraram indícios de mudança quanto às razões de escolha de tarefas e desenvolveram um outro olhar a respeito do trabalho do aluno. Consideramos que o compromisso e o engajamento foram aspectos fundamentais para a participação dessas docentes no grupo de estudos e para o seu desenvolvimento profissional.

Palavras-chave: Educação Matemática. Tarefas matemáticas. Níveis de demanda cognitiva. Formação de professores que ensinam matemática.

Downloads 5855  5855  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma pdf  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!A formação de conceitos probabilísticos em crianças da 4ª série do Ensino Fundamental Popular Versão: PDF
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
CARVALHO, Rosália Policarpo Fagundes de

Este trabalho objetivou analisar a constituição do conceito científico de probabilidade em alunos da 4ª série do Ensino Fundamental a partir dos conceitos cotidianos por eles desenvolvidos. Utilizamos a perspectiva vygotskiana e o método de análise microgenético, que busca investigar um fenômeno em sua gênese e em seu processo de desenvolvimento. Os participantes foram 23 alunos dessa série. Os dados foram obtidos em três etapas. Na 1a etapa, aplicamos o teste A com o objetivo de identificar os conceitos cotidianos dos alunos. Esses conceitos detectados serviram de indícios para desencadear o processo para a construção de novos conceitos. Na 2ª etapa, desenvolvemos uma intervenção em sala de aula onde procuramos construir o conceito científico de probabilidade relacionado a outros conceitos e buscamos alcançar níveis mais elevados de abrangência e complexidade em relação aos conceitos cotidianos. Selecionamos como atributos de referência os conceitos de: eventos certos, eventos impossíveis, comparação de probabilidade, eventos independentes, eventos equiprováveis e quantificação de probabilidade. Na 3ª etapa, aplicamos o teste B para detectar se os alunos conseguiam identificar e exemplificar situações de incertezas e as diferenças fundamentais em relação aos conceitos cotidianos identificados. Os resultados indicaram que a maioria das crianças apresentou progresso. No pré-teste, todos os alunos foram capazes de prever eventos certos e impossíveis, mesmo que não soubessem explicitá-los. Cerca de um terço dos alunos souberam comparar as possibilidades, mas tinham limitação para justificar as suas respostas. No pós-teste, todos os alunos identificaram eventos certos e impossíveis, com a respectiva justificativa, bem como a comparação de possibilidades. No tocante ao domínio dos conceitos de eventos independentes e iguais, os resultados foram diferenciados. No pré-teste, 100% demonstraram não ter esses conceitos construídos. Já no pós-teste, 52,17% dos alunos foram capazes de identificar e justificar a ocorrência dos eventos independentes, enquanto apenas 34,78% alcançaram o domínio do conceito de eventos equiprováveis. Em relação à quantificação das probabilidades, no pré-teste todos os alunos demonstraram não ter esse conceito, no entanto, no pós-teste 78,29% dos entrevistados revelaram entendê-lo. A pesquisa mostra a necessidade do professor propor situações-problema que envolvam conceitos probabilísticos de forma inter-relacionada, inclusive com outros conteúdos matemáticos. Por fim, foram feitas sugestões para pesquisas futuras.

Palavras-Chave: Formação de conceitos. Probabilidade. Ensino Fundamental.

Downloads 4014  4014  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UCB  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!A expressão gráfica e o ensino das geometrias não euclidianas Popular Versão: PDF
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
CAMARGO, Keilla Cristina Arsie

As Diretrizes Curriculares de Matemática da Educação Básica do Estado do Paraná passaram por algumas reformulações e desde 2008 propõem o ensino das Geometrias não Euclidianas no Ensino Fundamental e Médio. Para o Ensino Médio, são destacadas as seguintes Geometrias: Hiperbólica, Elíptica, Projetiva e Fractal. Ao se abordar este tema, alguns questionamentos são levantados, como por exemplo: o que são estas Geometrias, desde quando se passou a pensar em seu ensino; por que ainda não são de fato ensinadas; e como é um tema que ainda não está inserido nas aulas de Matemática, quais alternativas e metodologias podem ser desenvolvidas para se buscar uma melhor compreensão dos seus conceitos básicos. Assim, é apresentado um histórico sobre a Geometria Euclidiana, passando pelo quinto postulado, que desencadeou o estudo das novas Geometrias. Também faz – se um levantamento histórico destas Geometrias; busca-se algumas metodologias que foram estudadas para aprimorar seu ensino e destacamos a Expressão Gráfica como um instrumento facilitador na construção e apropriação destes novos conceitos, focalizando os recursos visuo-espacias e imagéticos.

Palavras-chave: Expressão Gráfica. Geometrias não Euclidianas. Ensino.

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