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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (74)


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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Sobre a introdução do conceito de número fracionário Popular Versão: 
Atualização:  18/5/2012
Descrição:
SILVA, Maria José Ferreira da

Esta pesquisa trata da introdução do conceito de fração através das concepções parte/todo, medida e quociente junto aos futuros professores das séries iniciais do primeiro grau. Para tanto, elaboramos uma sequência didática de dezoito horas, com atividades que colocassem os futuros professores em situações que lhes permitissem uma reflexão destas diferentes concepções. Os resultados obtidos mostram que o objetivo foi atingido na medida que esses futuros professores reconhecem hoje, as concepções abordadas, e a maioria faz uma reflexão das mesmas ao elaborar novas situações-problema.

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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Um estudo sobre o uso da calculadora no ensino de Matemática Popular Versão: 
Atualização:  18/5/2012
Descrição:
SCHIFFT, Daniela

O presente estudo investiga o uso da calculadora, em aulas de Matemática, na 8ª série do Ensino Fundamental, focalizando o ensino de Juros Simples e Compostos. O mesmo caracteriza-se como pesquisa qualitativa exploratória e busca saber as opiniões de docentes, alunos e futuros professores, dos Ensinos Fundamental e Médio, sobre o assunto, bem como propor uma metodologia indicando a calculadora como um recurso auxiliar na realização de cálculos matemáticos.

Palavras-chave: Aula de Matemática. Calculadora. Cálculo mental.

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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Saberes profissionais do professor de Matemática: focalizando o professor e a Álgebra no Ensino Fund Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
RABONI, Edméa Aparecida Rocha Silva

Esta pesquisa faz uma reflexão sobre os saberes profissionais do professor de Matemática, com foco no ensino de Álgebra, tomando o professor como sujeito central no processo de ensino, a partir de um trabalho desenvolvido em grupo ao longo de um semestre escolar.

Downloads 7945  7945  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Paulista  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!O que alunos da escola básica mostram saber por meio de sua produção escrita em Matemática Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
SANTOS, João Ricardo Viola dos

O presente trabalho tem por objetivo analisar a produção escrita de alunos na questão comum da Prova de Questões Abertas de Matemática da AVA–2002, da 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

Palavras-chave: Educação matemática. Produção escrita em Matemática. Avaliação em Matemática. Maneiras de lidar. Interpreta-resolve-responde.

Downloads 1333  1333  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!O Campo Conceitual Multiplicativo na perspectiva do professor das séries iniciais (1ª a 4ª série) Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
CANOAS, Silvia Swain

O objetivo deste trabalho foi investigar quais as representações do professor das séries iniciais do Ensino Fundamental. Escolhemos como assunto alvo as operações de multiplicação e divisão, mais especificamente seu desenvolvimento no Campo Conceitual das Estruturas Multiplicativas de Gèrard Vergnaud. Para um traçado destas representações, fizemos dois estudos, estudo I e estudo II, que se completam. Nossas questões de pesquisa indagaram tanto sobre as representações simbólicas desse professor, quanto para um levantamento de suas concepções, referindo-se sempre ao Campo Multiplicativo. Mais especificamente, procuramos entender como esse professor trabalha com as continuidades e descontinuidades de raciocínio, e que relações ele estabelece entre os termos presentes nesse Campo. Nossas análises dos resultados apontaram duas perspectivas desse professor: 1) as professoras têm uma visão estreita do Campo Conceitual Multiplicativo, principalmente no que diz respeito à exploração das situações presentes nesse campo; e 2) as professoras tendem a utilizar conceitos e procedimentos dentro de um domínio de validade que não são verdadeiros em outros domínios, sem contudo ter um entendimento claro do que é possível e do que não é possível ser conectado nesses domínios.

Palavras-chave: Campo conceitual. Multiplicação. Divisão. Séries iniciais.

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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Núcleo de Estudo e Difusão do Ensino da Matemática – NEDEM – “Não É Difícil Ensinar Matemática” Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
SEARA, Helenice Fernandes

Esse trabalho procura reunir informações sobre o grupo, suas atividades, membros e publicações. Para atingir esse objetivo utilizou-se da História Oral Temática, metodologia que possibilita recriar o panorama em que se insere o NEDEM, para que a sua história seja conhecida pela sociedade em geral e, principalmente, por seus pares. E é através dos depoimentos de alguns de seus membros que a reconstituição dessa história é iniciada.

Palavras-chave: Educação matemática. História oral. Matemática moderna.

Downloads 8168  8168  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Instrumento de mediação informatizado: mudanças no processo de desenvolvimento cognitivo de aluno e Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
PRESTINI, Dani

Este trabalho tem por principal objetivo mostrar os benefícios educacionais da utilização do computador no ensino de função de 2° grau e do seu gráfico correspondente através do computador, o que permitirá estabelecer uma reflexão sobre os benefícios do uso da informática no processo ensino-aprendizagem da matemática.

Palavras-chave: Processo ensino-aprendizagem. Informática. Mediação. Interação. Conhecimento matemático. Tecnologia. Gráfico de funções.

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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!A resolução de problemas de estrutura aditiva por crianças da educação infantil: o uso de jogos e pr Popular Versão: pdf
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
NASCIMENTO, Noemia Fabiola Costa do

O objetivo desse trabalho foi comparar diferentes formas de trabalhar a resolução de problemas da estrutura aditiva na educação infantil. Dentre as formas trabalhadas, focamos neste estudo o jogo de regras, na medida em que os Referenciais Nacionais de Educação Infantil (1998) e vários autores (SMOLE, DINIZ e CÂNDIDO, 2000 a, b; DEVRIES, 2004; entre outros) mostraram a importância de se utilizar de jogos para trabalhar conceitos matemáticos na educação infantil. Nesse sentido, este estudo buscou comparar três formas para se trabalhar com resolução de problemas na educação infantil: o primeiro grupo – Jogo com intervenção – resolveu problemas em situações de jogos de regras (Boliche e Trilha), havendo intervenção pedagógica; o segundo grupo – Resolução de problemas escolares – resolveu problemas semelhantes àqueles apresentados nos livros didáticos da educação infantil; o terceiro grupo – Jogo livre – trabalhou com os mesmos jogos de regras de forma livre, ou seja, sem haver a intervenção pedagógica. Participaram desse estudo 36 crianças com idade média de cinco anos de idade e de escola infantil da rede municipal da cidade do Recife. As crianças participaram de um pré-teste, uma intervenção, um pós-teste imediato e um pós-teste posterior realizado seis semanas após o pós-teste imediato. A partir dos resultados do pré-teste, as crianças foram distribuídas nos três grupos de intervenção, já descritos acima. As intervenções foram realizadas em duplas e em duas sessões. Os resultados indicaram diferenças significativas entre os desempenhos dos grupos, tendo o grupo Resolução de problemas e Jogo com intervenção apresentado desempenhos superiores ao grupo Jogo Livre. Entretanto, após seis semanas do pós-teste imediato, no pós-teste posterior, apenas o grupo Jogo com intervenção manteve uma diferença de desempenho significativamente superior ao grupo Jogo livre, mostrando que houve a retenção do conhecimento desenvolvido após a intervenção. Com relação à variável Tipo de problema, averiguamos que todos os grupos conseguiram resolver os problemas de combinação com maior facilidade do que os problemas de comparação. No grupo Jogo com intervenção, considerando o pós-teste imediato em relação ao pré-teste, observamos diferenças significativas em ambos os tipos de problemas. O grupo Resolução de problemas escolares apresentou, no pós-teste imediato, melhores desempenhos também em ambos os problemas, mas principalmente nos problemas de comparação. O grupo Jogo livre não apresentou diferenças significativas no desempenho dos problemas em nenhuma das fases da pesquisa. Assim, os dados mostram que o grupo que apresentou melhores resultados foi Jogo com intervenção, vindo a confirmar a hipótese de que os jogos atrelados às intervenções planejadas pela pesquisadora podem ser uma boa proposta para o desenvolvimento de atividades de resolução de problemas com crianças da educação infantil. O fato de não se ter observado avanços no desempenho do grupo Jogo Livre revela que é fundamental a intervenção específica do professor e que o jogo pelo jogo não garante a aprendizagem matemática, ainda que possa favorecer outros aspectos do desenvolvimento infantil, tal como a socialização, a cooperação, a compreensão de regras, etc. De modo geral, o estudo mostrou que se pode trabalhar na educação infantil com a resolução de problemas matemáticos de uma forma prazerosa e significativa para a criança a partir da utilização de jogos. Entretanto, nossos dados também mostram que é importante incorporar, ao jogo, uma intencionalidade pedagógica por parte do professor de modo que a criança possa não só agir, mas também refletir sobre suas ações e estratégias durante o jogo. Assim, consideramos que a resolução de problemas inseridos no jogo de regra pode proporcionar para a criança experiências ricas e contextualizadas que equilibrem o lúdico e o educativo, favorecendo a aprendizagem matemática.

Palavras-chave: Matemática. Estudo e ensino. Jogos. Estrutura aditiva. Educação infantil.

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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Ensino-aprendizagem da Álgebra Linear: as pesquisas brasileiras na década de 90. Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
CELESTINO, Marcos Roberto

As pesquisas sobre ensino-aprendizagem da Álgebra Linear vêm obtendo “mundialmente” uma maior atenção dos investigadores em Educação Matemática. Este trabalho objetivou coletar e apresentar as pesquisas de autores brasileiros sobre o ensino-aprendizagem da Álgebra Linear, realizadas na década de 90. A contribuição brasileira foi analisada e inserida no contexto das pesquisas feitas em nível mundial na área. Concluiu-se que, embora houvesse um pequeno número de obras brasileiras, estas apresentavam resultados coerentes com as pesquisas “mundiais”, algumas vezes contribuindo com resultados inéditos; além disso, apontavam sugestões para outras investigações na área de ensino-aprendizagem da Álgebra Linear.

Palavras-chaves: Estado da arte. Ensino-aprendizagem da Álgebra Linear. Pesquisas brasileiras.

Downloads 821  821  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC – São Paulo.  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!A Resolução de Problemas Aritméticos partindo de Práticas Adaptadas às Peças do Jogo de Dominó Popular Versão: pdf
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
ALVES, Hamilton Oliveira

Esta pesquisa investiga a possibilidade de aprendizagem com resolução de problemas aritméticos partindo de práticas adaptadas às peças do jogo de dominó com adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A pesquisa foi desenvolvida com oito adolescentes institucionalizados de idades entre treze e dezessete anos, de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, abrigados numa ONG, localizada na Cidade de Mandirituba, Região Metropolitana de Curitiba. Dentre os objetivos da pesquisa foi previsto: conhecer a história de vida dos sujeitos, no contexto escolar, para posterior encaminhamento das atividades; contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos adolescentes a partir da resolução de problemas aritméticos; verificar a familiaridade com o domínio das operações básicas da matemática; verificar o uso de estratégias para resolver problemas matemáticos; analisar a habilidade de interpretação de problemas matemáticos e o potencial de adolescentes para resolver problemas utilizando as peças do jogo de dominó. Parte-se do pressuposto de que as intervenções feitas pelo pesquisador, por meio de questionamentos, interferem nos processos cognitivos, uma vez que essa prática leva o sujeito à reflexão e à revisão das ações durante o processo de resolução de problemas matemáticos. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: a primeira etapa contou com uma entrevista semiestruturada individual, utilizando o Método Clínico de Piaget, de duração aproximada de vinte minutos. A entrevista foi gravada e transcrita em forma de narrativa, onde os sujeitos relataram suas histórias na vida escolar. Isto foi de fundamental importância para que o pesquisador pudesse direcionar as atividades propondo problemas “compatíveis” ao cotidiano dos sujeitos. A segunda etapa da pesquisa contou com uma fase-piloto, uma verificação da aprendizagem a partir de um pré-teste escrito e individual, uma sessão de intervenções por grupo mediada pelo pesquisador resolvendo problemas matemáticos adaptados às peças do jogo de dominó e uma verificação da aprendizagem a partir de um pós-teste. As sessões de intervenções envolveram a resolução de oito problemas aritméticos por grupo. A coleta dos dados durante as intervenções foi feita com base no Método Clínico de Piaget. Cada sessão, em dupla, teve duração aproximada de 20 a 30 minutos. A análise dos dados, em ambas as etapas, foi feita adotando a técnica da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (1977). Obtiveram-se os seguintes resultados: presença/ausência do raciocínio hipotético-dedutivo, presença/ausência do raciocínio concreto, presença/ausência no domínio das operações reversíveis, presença/ausência no domínio do pensamento verbal e formal, presença do pensamento egocêntrico, ausência do uso de caminhos algébricos, familiaridade com manipulação do material concreto.

Palavras-chave: Problemas aritméticos. Resolução de problemas. Jogo de dominó. Adolescentes. Crianças em situação de vulnerabilidade social.

Downloads 970  970  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
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