Educadores

Ínicio : Matemática : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (74)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Educação matemática: matemática & educação para o consumo Popular Versão: 
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
CARVALHO, Valeria de

Esta pesquisa motivou-se de uma reflexão cuidadosa sobre o propósito dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), ao apresentar os chamados temas transversais. A preocupação sobre como utilizar novos recursos de ensino, de modo a contribuir na dinâmica do processo de ensino-aprendizagem, é outra fonte geradora desta investigação.

Palavras-chave: Professores. Educação matemática. Vídeos. Solução de problemas. Educação. Consumo.

Downloads 1713  1713  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://
Avaliação: 1.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!O ensino de funções do 2º grau para alunos com deficiência visual: uma abordagem para a educação mat Popular Versão: 
Atualização:  7/3/2019
Descrição:
BRIM, Juliana de Fatima Holm

Esta pesquisa traz como tema principal o ensino de matemática para alunos com deficiência visual e a inclusão desses alunos na rede regular de ensino.

Palavras-chaves: Deficiência visual. Ensino de matemática. Funções do 2º grau. Inclusão.

Downloads 9275  9275  Tamanho do arquivo 3.13 KB  Plataforma UTFPR  Site http://
Avaliação: 1.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Modelagem matemática na educação do campo: tecendo novos caminhos Popular Versão: 
Atualização:  7/3/2019
Descrição:
LEITE, Kátia da Costa

O presente trabalho apresenta aspectos da Modelagem Matemática numa perspectiva Educação Matemática, e investiga a sua possibilidade/potencialidade(s) enquanto alternativa para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática no âmbito das escolas do campo. O foco desta investigação centrou-se na seguinte questão: que dimensões se revelam a partir da Modelagem Matemática numa perspectiva da Educação Matemática no processo de ensino e aprendizagem em escolas do campo para educandos do Ensino Fundamental?

Palavras-chave: Educação matemática. Educação do campo. Modelagem matemática. Multidimensões do conhecimento.

Downloads 7307  7307  Tamanho do arquivo 5.27 KB  Plataforma Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro  Site http://
Avaliação: 1.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Funções Seno e Cosseno: uma sequência de ensino a partir dos contextos do "mundo experimental" e do Popular Versão: 
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
COSTA, Nielse Meneguelo Lobo da

O objetivo deste trabalho foi investigar a influência de dois diferentes contextos - computador e "mundo experimental" - na aprendizagem da trigonometria. Escolhemos como assunto alvo as funções seno e cosseno e partimos da hipótese de que é possível introduzi-las de maneira significativa. Preparamos uma sequência didática e trabalhamos com dois grupos de alunos; para um deles iniciamos o assunto por atividades no computador e damos continuidade por manipulações no "mundo experimental" e, para o outro grupo, a ordem de introdução foi invertida. Nossa questão de pesquisa foi identificar qual a ordem de introdução, por contextos, que se apresenta mais eficaz para a aprendizagem. Assim sendo aplicamos três testes escritos: um antes de iniciar a sequência didática, um ao término das atividades de um dos contextos e um ao final do estudo. Analisamos os dados sob os seguintes pontos de vista: desempenho dos grupos e dos sujeitos nos testes, taxa de variação de acertos por grupo, análise dos testes por objetivo, desempenho dos grupos nos itens (subdivisões das questões), sua taxa de variação e análise dos erros e procedimentos. Concluímos que a ordem de introdução do assunto interferiu na aprendizagem.

Palavras-chave: Trigonometria. Seno. Cosseno. Mundo experimental.

Downloads 10775  10775  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUCSP  Site http://
Avaliação: 5.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Um estudo sobre o uso da calculadora no ensino de Matemática Popular Versão: 
Atualização:  18/5/2012
Descrição:
SCHIFFT, Daniela

O presente estudo investiga o uso da calculadora, em aulas de Matemática, na 8ª série do Ensino Fundamental, focalizando o ensino de Juros Simples e Compostos. O mesmo caracteriza-se como pesquisa qualitativa exploratória e busca saber as opiniões de docentes, alunos e futuros professores, dos Ensinos Fundamental e Médio, sobre o assunto, bem como propor uma metodologia indicando a calculadora como um recurso auxiliar na realização de cálculos matemáticos.

Palavras-chave: Aula de Matemática. Calculadora. Cálculo mental.

Downloads 3801  3801  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Centro Universitário Franciscano  Site http://
Avaliação: 6.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!A Educação de jovens e adultos e a resolução de problemas matemáticos Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
ARAÚJO, Nelma Sgarbosa Roman de

Neste trabalho, foram estudados os fatos que colaboram ou dificultam a interpretação e a resolução de problemas matemáticos escolares por alunos do sistema de Educação de Jovens e Adultos, que estavam cursando a Fase II do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Os sujeitos foram submetidos a uma entrevista clínica semiestruturada, com proposta de resolução de problemas que envolviam conceitos e conhecimentos matemáticos elementares, individualmente. Os resultados obtidos indicaram que a complexidade envolvida no ato de resolução de problemas extrapola a questão da fluência na leitura ou da utilização ou não de certas estratégias ou conhecimentos conceituais isolados. Percebemos que a compreensão dos enunciados dos problemas e as consequentes abordagens adequadas são dependentes de vários fatores, dentre os quais citamos a compreensão dos termos dos enunciados, os conhecimentos prévios daqueles que tentam resolvê-los e a coordenação das informações essenciais contidas no enunciado. Foi possível supor que, do ponto de vista matemático, o tempo de escolaridade a mais dos alunos do grupo II parece não proporcionar influência alguma, ou seja, não possibilitou ampliação dos conhecimentos que os sujeitos trouxeram da vida; enquanto que o fato de alguns alunos usarem determinados conhecimentos matemáticos na prática, demonstrou permitir maior facilidade na mobilização de procedimentos para a resolução e explicação dos problemas. Em decorrência dos resultados obtidos, surge uma indagação que poderá ser foco de um próximo trabalho, qual seja: Se repetíssemos essa pesquisa com um número maior de pessoas, e se os resultados se repetissem, o que isso nos indicaria?

Palavras-chaves: Educação de jovens e adultos. Interpretação e resolução de problemas matemáticos. Linguagem.

Downloads 4297  4297  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://
Avaliação: 7.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre a profissionalização (docente?) Popular Versão: 
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
BERNARDES, Marisa Rezende

O foco desse estudo está nas relações que se tecem entre magistério e profissionalização, através da busca de como, na história de atuação do professor articulam-se as relações saber/poder e como elas são exercidas.

Palavras-chave: Profissão docente. Profissionalização. Concepções. Professores de Matemática. História oral.

Downloads 1238  1238  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp- Universidade Estadual Paulista, Campus de B  Site http://
Avaliação: 8.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Resolução de problemas como ferramenta para a aprendizagem de progressões aritméticas e geométrica Popular Versão: 
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
MILANI, Wiltonn Natal

As progressões aritméticas e geométricas são conteúdos de fundamental importância no Ensino Médio. Contudo, percebe-se, ao longo da experiência profissional e no contato com os colegas, que é tradicional o ensino das Progressões exclusivamente por meio de manipulação de fórmulas entregues aos alunos, muitas vezes sem as devidas demonstrações destas e também sua aplicabilidade, sendo assim empregados em exercícios tradicionais de sala de aula. Na aprendizagem da matemática, os problemas permitem ao aluno colocar-se diante de questionamentos e pensar por si próprio, possibilitando o exercício do raciocínio lógico e não apenas o uso padronizado de regras. Esta pesquisa apresenta os estudos acerca da Resolução de Problemas segundo Pozo, Schoenfeld, Lester, Onuchic, entre outros, para construir uma proposta de ensino de progressões aritméticas e geométricas. O propósito da pesquisa era responder à seguinte questão: Que contribuições, uma proposta de ensino baseada na resolução de problemas, pode trazer para a aprendizagem de progressões aritméticas e geométricas? Para isso, foi desenvolvida e implementada uma proposta de ensino de Progressões fundamentada na resolução de situações problemas e investigação em pequenos e grandes grupos em uma turma de 46 alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola particular de Ponte Nova/MG. Procurou-se apresentar aos alunos os conteúdos considerados pré-requisitos para posteriormente aplicar a metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Durante as atividades procurou-se seguir o roteiro sugerido por Onuchic (2008). A coleta de dados se deu por meio de diário de campo do pesquisador e registros produzidos pelos alunos ao longo das aulas. A análise de dados evidencia que além de envolver o pesquisado no processo de busca de seu conhecimento e oferecer-lhe oportunidade de pensar, possibilitou-lhe o desenvolvimento de habilidades como identificação do problema, seleção de estratégias de resolução, utilização de raciocínios indutivos e dedutivos; elaborar e validar conjecturas e finalmente a capacidade de argumentação.

Palavras-chave: Ensino Médio. Progressões aritméticas e geométricas. Resolução de problemas.

Downloads 10369  10369  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Ouro Preto  Site http://
Avaliação: 8.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!O uso de problemas no ensino e aprendizagem de funções exponenciais e logarítmicas na Escola Básica Popular Versão: 
Atualização:  17/9/2012
Descrição:
SILVA, Rodrigo Sychocki da

Este trabalho apresenta uma proposta de ensino envolvendo funções, funções exponenciais e funções logarítmicas na escola básica. Através da verificação do processo de aprendizagem de funções pelos alunos, buscamos na teoria dos campos conceituais de Vergnaud e na teoria das representações semióticas de Duval os subsídios necessários para compreender as dificuldades dos alunos e com isso propor uma sequência didática para ser utilizada em sala de aula. A proposta parte da hipótese que a investigação de problemas cotidianos envolvendo o estudo das funções proporciona aos alunos uma melhor compreensão dos conceitos e definições matemáticas envolvidos. Os alunos são confrontados com problemas que permitem o reconhecimento do conceito de função através da relação entre grandezas, da noção de variável dependente e variável independente e a visualização gráfica com a possibilidade da identificação das propriedades de crescimento e decrescimento. As funções exponenciais e logarítmicas são tratadas via problemas em que a aplicação dessas funções é necessária, tais como: crescimento populacional, rendimento de um imóvel, medições das escalas de terremotos, cálculo do pH de soluções químicas, entre outros. A apresentação dos gráficos dessas funções se faz no laboratório de informática, onde os alunos utilizam a tecnologia como recurso para visualizar as características de cada função. Portanto, buscamos com essa sequência didática propor uma alternativa para a abordagem dos conceitos de matemática e através da investigação em grupo possibilitar a aprendizagem de matemática.

Palavras-chave: Campos conceituais, exponencial, representações semióticas, sequência eidática.

Downloads 486  486  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site http://
Avaliação: 8.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Do observável para o oculto: um estudo da produção escrita de alunos da 4ª série em questões de Mat Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Marcia Cristina Nagy

Para que a avaliação contribua com o desenvolvimento dos alunos é preciso que ela seja uma oportunidade para que possam demonstrar o que sabem fazer, bem como um momento para que possam aprender. Nesse cenário, tanto erros quanto acertos constituem-se como informações relevantes sobre o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que podem ser considerados fonte significativa de conhecimento na busca da compreensão de hipóteses e de caminhos percorridos.

Palavras-chave: educação matemática. Avaliação em Matemática. Produção escrita em Matemática. Acertos e erros.

Downloads 1585  1585  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina  Site http://
Avaliação: 9.00 (10 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 (14) 15 16 17 »