Categoria: Matemática Dissertações |
Produção de Significados sobre Matemática nos Cartuns |
Versão: pdf Atualização: 10/6/2013 |
Descrição:
SILVEIRA, Márcia Castiglio
Esta pesquisa tem por objetivo analisar e problematizar os significados produzidos sobre Matemática nos cartuns. Não se trata de propor uma utilizaçãoo pedagógica, mas de fazer uma tentativa de mostrar o que eles ensinam com os saberes que inventam sobre Matemática. Para isso, analiso as representações de Matemática presentes nos discursos dos cartuns, entendendo-os como artefatos da cultura que produzem narrativas que põem em circulação significados na arena de uma política cultural. Como referencial teórico, utilizo-me do campo dos Estudos Culturais em suas versões contemporâneas inspiradas no Pós-Modernismo e no Pós-Estruturalismo. Autores e autoras como Stuart Hall, Michel Foucault, Valerie Walkerdine, Kathryn Woodward, Alfredo Veiga-neto, Guacira Lopes Louro, Marisa Vorraber Costa, Rosa Hessel Silveira, Tomaz Tadeu da Silva, entre outros/as, a partir de suas produções nesse campo, contribuem para as análises de cartuns que circulam em nosso meio nos jornais, revistas, gibis e sites da Internet. Os significados sobre Matemática produzidos nos cartuns foram agrupados, parfa fins de análise, em três focos: a metanarrativa da onisciência, onde abordo aqueles significados que conferem ao conhecimento matemático um caráter diabólico, complexo, inacessível, transcendental, que apresentam a crença de que o mundo é matemátizado segundo leis divinas; o gênero da Matemática, relativo àqueles que opondo as mulheres aos homens, colocando estes num polo privilegiado de raciocínio e aquelas num polo oposto, deficitário, generificam a área da Matemática como sendo masculino, assim como se generifica o trabalho docente como feminino; e o terror das provas, apresentando aqueles que mostram os momentos de avaliação nas aulas de Matemática sempre povoados por sentimentos de desespero, pavor e sofrimento.
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Categoria: Matemática Dissertações |
Livros Didáticos de Matemática da Editora FTD No Cenário Brasileiro: as Primeiras Décadas do Século |
Versão: pdf Atualização: 10/6/2013 |
Descrição:
BARONE, Jessica
O presente trabalho tem como objetivo específico descrever e analisar, através da História da Educação Matemática, do Livro no Brasil e da História Geral da Educação, como os livros didáticos de matemática, em sua materialidade, especialmente os da editora FTD, se enquadram no contexto editorial e cultural desse período e como essa relação se estabeleceu economicamente, politicamente e socialmente, através de uma comunidade religiosa católica: a Sociedade dos Irmãos Maristas. Este estudo vai desde o estabelecimento da editora no Brasil em 1902 até o ano de 1930, quando entra em vigor a Reforma Francisco Campos, época em que as mudanças educacionais atingem proporções maiores e provocam mudanças observáveis nos livros didáticos.
Palavras-chave: Congregação Marista. Editora FTD. Livro didático. Matemática. Mercado editorial.
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Categoria: Matemática Dissertações |
Um estudo sobre a própria prática em um contexto de aulas Investigativas de Matemática |
Versão: pdf Atualização: 10/6/2013 |
Descrição:
CASTRO, Juliana Facanali
Este trabalho visou analisar o papel desempenhado pelas experiências pedagógicas com investigações matemáticas em sala de aula em meu processo de constituição profissional como professora de Matemática. As informações nas quais baseou-se este estudo compreendem: registros em diário de campo; gravações em áudio de discussões, reflexões e intervenções, ora da professora-pesquisadora com um grupo colaborativo de professores de Matemática, ora desta com seus alunos, em sala de aula. A partir dessas informações foram elaboradas narrativas reflexivas escritas que constituem-se tanto no modo de apresentação, organização e análise das informações, quanto em objeto de estudo deste trabalho. Os referenciais teóricos nos quais ancorou-se este estudo dizem respeito ao professor-pesquisador, à produção de narrativas reflexivas escritas e às investigações matemáticas na aula e no currículo. O estudo mostrou que a experiência de planejar, vivenciar, analisar, refletir e escrever a respeito da experiência pedagógica com investigações matemáticas em sala de aula foi extremamente formativa para a professora-pesquisadora. Isso permitiu que noções relativas a investigações matemáticas em sala de aula fossem reelaboradas em um movimento dialógico entre teoria e prática. Permitiu também que fossem percebidas modificações nas relações entre professora, alunos e conhecimento matemático, sendo possível então qualificar essas relações visando a aprendizagem docente e discente.
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Categoria: Matemática Dissertações |
Possibilidades de interatividade e colaboração online: uma proposta de formação continuada de profes |
Versão: PDF Atualização: 10/6/2013 |
Descrição:
BRANCO, Eguimara Selma
Nesta pesquisa, propomos analisar as possibilidades de interatividade e colaboração de professores de matemática, vivenciadas em um ambiente virtual de aprendizagem, como caminho para propiciar a aprendizagem em matemática com a utilização de diferentes recursos tecnológicos, em uma proposta de formação continuada em EaD on-line. Para constituição da pesquisa, assumimos a metodologia da pesquisa-ação, onde a pesquisadora e os cursistas estiveram atuando juntos em um curso, desenvolvido com atividades em momentos presenciais e encontros à distância. O curso estruturou-se através de reuniões, registros e observações. A análise dos dados baseou-se nos momentos de comunicação entre os professores de Matemática e destes com a pesquisadora, como sujeitos socioculturais, evidenciando o foco desta pesquisa nas possibilidades de interatividade e colaboração de professores de matemática em um ambiente virtual. Tais momentos foram analisados a partir dos registros desses sujeitos no fórum do ambiente virtual do curso; da mediação da pesquisadora e da proposta pedagógica do curso. Para análise consideramos os estudos sobre tecnologias educacionais de Brito e Purificação (2008), Kenski (2007), Santaella (2007) e Valente (2005); a formação continuada de professores de matemática amparados em Penteado (2000), Fiorentini (2003), Ferreira (2003) e Miskulin (2005) e o conceito de interatividade com base nos estudos de Silva (2000, 2001, 2003, 2008).
Palavras-chave: Educação Matemática, Formação Continuada de Professores.
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