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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (74)


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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Números irracionais no ensino médio: desdobrando o tema com equações polinomiais  Popular Versão: PDF
Atualização:  25/10/2013
Descrição:
MOSCA, Marcos Antonio

Neste trabalho discutimos a problemática do ensino de números irracionais na Educação Básica. Relatamos três modos para definir este conjunto numérico. A presentamos algumas demonstrações da irracionalidade da raiz quadrada de dois. Mostramos alguns métodos para a resolução de equações e finalmente propomos a distinção entre números racionais e números irracionais por meio da análise das raízes de equações polinomiais.

Palavras-chave: Irracional. Demonstração. Equação. Métodos. Polinômios.

Downloads 2252  2252  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PROFMAT - UEL  Site http://www.uel.br/pos/profmat/
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Produção de Significados sobre Matemática nos Cartuns Popular Versão: pdf
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
SILVEIRA, Márcia Castiglio

Esta pesquisa tem por objetivo analisar e problematizar os significados produzidos sobre Matemática nos cartuns. Não se trata de propor uma utilizaçãoo pedagógica, mas de fazer uma tentativa de mostrar o que eles ensinam com os saberes que inventam sobre Matemática. Para isso, analiso as representações de Matemática presentes nos discursos dos cartuns, entendendo-os como artefatos da cultura que produzem narrativas que põem em circulação significados na arena de uma política cultural. Como referencial teórico, utilizo-me do campo dos Estudos Culturais em suas versões contemporâneas inspiradas no Pós-Modernismo e no Pós-Estruturalismo. Autores e autoras como Stuart Hall, Michel Foucault, Valerie Walkerdine, Kathryn Woodward, Alfredo Veiga-neto, Guacira Lopes Louro, Marisa Vorraber Costa, Rosa Hessel Silveira, Tomaz Tadeu da Silva, entre outros/as, a partir de suas produções nesse campo, contribuem para as análises de cartuns que circulam em nosso meio nos jornais, revistas, gibis e sites da Internet. Os significados sobre Matemática produzidos nos cartuns foram agrupados, parfa fins de análise, em três focos: a metanarrativa da onisciência, onde abordo aqueles significados que conferem ao conhecimento matemático um caráter diabólico, complexo, inacessível, transcendental, que apresentam a crença de que o mundo é matemátizado segundo leis divinas; o gênero da Matemática, relativo àqueles que opondo as mulheres aos homens, colocando estes num polo privilegiado de raciocínio e aquelas num polo oposto, deficitário, generificam a área da Matemática como sendo masculino, assim como se generifica o trabalho docente como feminino; e o terror das provas, apresentando aqueles que mostram os momentos de avaliação nas aulas de Matemática sempre povoados por sentimentos de desespero, pavor e sofrimento.

Downloads 1223  1223  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma URGS  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Uma Propostade Software de Educação Matemática para Educação Infantil Popular Versão: pdf
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
BOSCARIOL, Fabiana

A proposta foi desenvolver um software de educação matemática para educação infantil com a finalidade de propiciar a construção do número pela criança. Para o planejamento do software realizou-se pesquisa bibliográfica e análise de alguns softwares existentes no mercado. Baseado no referencial teórico de Piaget e de jogos computacionais, arquitetou-se uma software propondo ás crianças atividades de correspondência termo a termo, classificação e seriação, atividades fundamentais para que esta possa construir o número. Tendo como cenário uma casa, a criança pode experienciar e refletir por meio de situações de jogo o que realiza no cotidiano. Ao jogar, a criança não age apenas sobre o objeto, ele é capaz de refletir sobre o mesmo. O papel do professor é mediar a interação criança/software.

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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Uma alternativa para melhorar o processo ensino-aprendizagem de Matemática, através do método da des Popular Versão: pdf
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
SIMON, Heloisa Sirio

Neste trabalho descreve-se o problema que sucitou o estudo em questão, bem como seu desenvolvimento avaliação e os resultados encontrados. Trata-se de uma experiência de ensino de Matemática, onde o aluno foi parte ativa e não passiva no processo ensino-aprendizagem. Realizado no ano de 1979, nas 5ªs séries do Colégio de Aplicação da UFGo, tendo como objetivo uma tentativa de melhorar o ensino de Matemática, a nível de 1°grau.

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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Livros Didáticos de Matemática da Editora FTD No Cenário Brasileiro: as Primeiras Décadas do Século  Popular Versão: pdf
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
BARONE, Jessica

O presente trabalho tem como objetivo específico descrever e analisar, através da História da Educação Matemática, do Livro no Brasil e da História Geral da Educação, como os livros didáticos de matemática, em sua materialidade, especialmente os da editora FTD, se enquadram no contexto editorial e cultural desse período e como essa relação se estabeleceu economicamente, politicamente e socialmente, através de uma comunidade religiosa católica: a Sociedade dos Irmãos Maristas. Este estudo vai desde o estabelecimento da editora no Brasil em 1902 até o ano de 1930, quando entra em vigor a Reforma Francisco Campos, época em que as mudanças educacionais atingem proporções maiores e provocam mudanças observáveis nos livros didáticos.

Palavras-chave: Congregação Marista. Editora FTD. Livro didático. Matemática. Mercado editorial.

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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Relações Entre Arte e Matemática: um Estudo da Obra de Maurits Cornelis Escher Popular Versão: pdf
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
BERRO, Roberto Tadeu

A presente pesquisa tem como foco principal o estudo de algumas das condições de produção das gravuras do artista holandês Maurits Cornelis Escher e sua apropriação no contexto escolar. Para isso, buscaremos compreender especialmente algumas das influências que alguns matemáticos como Bruno Ernst e Coxeter exerceram em sua obra, bem como outros entornos sociais que influenciaram a sua produção. Será analisado como os professores de matemática e de outras áreas de conhecimento interagem com este artista apontando quais são as suas potencialidades em termos de contextualização e aplicabilidade, tendo como pano de fundo uma visão da Matemática trazida pela Etnomatemática. Neste sentido, nosso trabalho nos remete a seguinte questão: A metodologia de pesquisa requer uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, tomando como base a interação da obra do artista com as sensações evocadas pelas conexões do olhar, sentir, pensar daqueles que se apropriam de sua obra no ambiente educacional.

Palavras-chave: Arte. Matemática. Escher. Etnomatemática.

Downloads 6950  6950  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade São Francisco  Site http://
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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Um, Dois... Feijá com Arroz... Três, Quatro... Feijá no Prato... A Matemática na Pré-Escola Popular Versão: pdf
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
SOUZA, Carmem Scriptori de Souza

O presente estudo trata da análise de material didático mimeografado e livros frequentemente utilizados nas escolas de Educação Infantil da cidade de Campinas-SP para o ensino de matemática. Tal análise teve como fundamento os estudos de Jean Piaget acerca da formação de conceitos matemáticos pelas crianças. Os resultados mostram que o material oferecido não propicia a formação de conceitos de matemática elementar, à luz da teoria cognitivista de Jean Piaget, uma vez que as atividades propostas não permitem a abstração reflexiva, indispensável à formação de tais conceitos.

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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Procedimentos Multiplicativos: do Cálculo Mental à Representação Escolar na Educação Matemática de J Popular Versão: pdf
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
FRANCO, Izabel Cristina de Araújo

O objetivo central deste estudo refere-se a investigar os procedimentos matemáticos expresso oralmente pelos alunos na resolução de um problema de multiplicação, quando se busca o registro desses procedimentos pela escrita matemática aceita escolar e socialmente. Para abordar a questão investigativa: como acontece a passagem dos procedimentos de cálculo mental à escrita matemática, passando pela expressão oral, evidenciados na resolução de um problema referente a multiplicação na alfabetização de jovens e adultos? optamos por uma análise qualitativa dos dados produzidos.O trabalho de campo foi realizado com alunos de uma classe de alfabetização de jovens e adultos. O estudo apresenta a descrição dos encontros ocorridos no desenvolvimento das atividades do trabalho de campo, os diálogos em sala de aula e as produções dos alunos. O material alvo de análise consistiu dos registros do diário de campo da pesquisadora e dos registros produzidos pelos alunos, sendo analisado em três categorias:
• Procedimentos aditivos e procedimentos multiplicativos;
• A expressão oral de procedimentos e a produção de conhecimento matemático;
• A valorização do algoritmo escolar da multiplicação.
Com as análises surgiram considerações que destacamos: a busca pela apropriação do algoritmo escolar da multiplicação por esses jovens e adultos como ato emancipador e conquista de autonomia; o papel da linguagem na apropriação desse conhecimento e o exercício da capacidade humana de ir além da experiência sensorial dando o salto rumo ao conhecimento racional.

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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Um estudo sobre a própria prática em um contexto de aulas Investigativas de Matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
CASTRO, Juliana Facanali

Este trabalho visou analisar o papel desempenhado pelas experiências pedagógicas com investigações matemáticas em sala de aula em meu processo de constituição profissional como professora de Matemática. As informações nas quais baseou-se este estudo compreendem: registros em diário de campo; gravações em áudio de discussões, reflexões e intervenções, ora da professora-pesquisadora com um grupo colaborativo de professores de Matemática, ora desta com seus alunos, em sala de aula. A partir dessas informações foram elaboradas narrativas reflexivas escritas que constituem-se tanto no modo de apresentação, organização e análise das informações, quanto em objeto de estudo deste trabalho. Os referenciais teóricos nos quais ancorou-se este estudo dizem respeito ao professor-pesquisador, à produção de narrativas reflexivas escritas e às investigações matemáticas na aula e no currículo. O estudo mostrou que a experiência de planejar, vivenciar, analisar, refletir e escrever a respeito da experiência pedagógica com investigações matemáticas em sala de aula foi extremamente formativa para a professora-pesquisadora. Isso permitiu que noções relativas a investigações matemáticas em sala de aula fossem reelaboradas em um movimento dialógico entre teoria e prática. Permitiu também que fossem percebidas modificações nas relações entre professora, alunos e conhecimento matemático, sendo possível então qualificar essas relações visando a aprendizagem docente e discente.

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Categoria: Matemática Dissertações
Fazer Download agora!Possibilidades de interatividade e colaboração online: uma proposta de formação continuada de profes Popular Versão: PDF
Atualização:  10/6/2013
Descrição:
BRANCO, Eguimara Selma

Nesta pesquisa, propomos analisar as possibilidades de interatividade e colaboração de professores de matemática, vivenciadas em um ambiente virtual de aprendizagem, como caminho para propiciar a aprendizagem em matemática com a utilização de diferentes recursos tecnológicos, em uma proposta de formação continuada em EaD on-line. Para constituição da pesquisa, assumimos a metodologia da pesquisa-ação, onde a pesquisadora e os cursistas estiveram atuando juntos em um curso, desenvolvido com atividades em momentos presenciais e encontros à distância. O curso estruturou-se através de reuniões, registros e observações. A análise dos dados baseou-se nos momentos de comunicação entre os professores de Matemática e destes com a pesquisadora, como sujeitos socioculturais, evidenciando o foco desta pesquisa nas possibilidades de interatividade e colaboração de professores de matemática em um ambiente virtual. Tais momentos foram analisados a partir dos registros desses sujeitos no fórum do ambiente virtual do curso; da mediação da pesquisadora e da proposta pedagógica do curso. Para análise consideramos os estudos sobre tecnologias educacionais de Brito e Purificação (2008), Kenski (2007), Santaella (2007) e Valente (2005); a formação continuada de professores de matemática amparados em Penteado (2000), Fiorentini (2003), Ferreira (2003) e Miskulin (2005) e o conceito de interatividade com base nos estudos de Silva (2000, 2001, 2003, 2008).

Palavras-chave: Educação Matemática, Formação Continuada de Professores.

Downloads 2869  2869  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
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