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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Maquiavel e Weber: A lógica do poder e a ética da ação - O “Príncipe-Centauro" e o “Homem Autêntico” Popular Versão: PDF
Atualização:  9/8/2013
Descrição:
DA ROSA, Luis Carlos Mariano

Sobrepondo-se ao ideal que se impõe à teoria política que circunscreve a sua atividade à busca do bem comum e se detém, por essa razão, na investigação dos princípios capazes de viabilizar a instauração do bom governo, a perspectiva de Maquiavel, através do fundamento da experiência e das exemplificações da historialidade, converge para a descoberta de leis que possibilitem a fundação de um Estado, a obtenção do poder e a sua conservação, a instituição da ciência empírica da política, que, caracterizada pela objetividade e realismo, demanda, no âmbito da relação que envolve ética e política, uma distinção entre a moral privada e a moral pública, implicando uma correspondência com a interpretação de Weber, que analisa os fundamentos do poder e imputa ao Estado a condição de detentor da violência “legítima”, identificando a política como uma relação de dominação e a possibilidade do exercício de duas éticas, a saber, a “ética das últimas finalidades” (“ética da convicção”) e a “ética da responsabilidade”.

Palavras-chave: Maquiavel. Estado. Política. Ética. Realismo. Weber.

Downloads 7434  7434  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Ciências Humanas  Site http://www.rchunitau.com.br/revista/index.php/rch/article/view/57/50
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora! Da autoprodução da razão (do absoluto), a chave do “devir” e a condição humana Popular Versão: PDF
Atualização:  9/8/2013
Descrição:
DA ROSA, Luis Carlos Mariano

O artigo em questão assinala o modo pelo qual a lógica acena com a emergência do Absoluto, segundo a leitura hegeliana, que, baseada no postulado que encerra uma equivalência entre o racional e o real, sublinha o movimento dialético que converge para a autoprodução da Razão, cujo processo traz o Estado como a sua realização através do Espírito objetivo, que implica uma relação antitética que envolve o Espírito subjetivo do homem e culmina na sua transposição em uma unidade substancial, a saber, o Espírito “em si” e “para si”, o Absoluto como Espírito, puro saber de si da Ideia, perfazendo uma perspectiva que caracteriza a História como a encarnação do Espírito e atribui à liberdade uma condição que transcende o indivíduo e sua vida privada.

Palavras-chave: Hegel. Absoluto. Razão. Estado. Sociedade.

Downloads 1440  1440  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Semina: Ciências Sociais e Humanas  Site http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/14142/12652
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A educação na França Iluminista: Voltaire e o ensaio sobre a moral e os costumes dos povos Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
LEAL, Djaci Pereira; Terezinha Oliveira

Com este artigo, busca-se analisar as influências do pensamento de Voltaire na educação da sociedade francesa do século XVIII. A obra referencial deste estudo é o Ensaio sobre a moral e os costumes dos povos, na qual Voltaire analisa historicamente a construção das instituições Igreja e Estado. Destaque-se que nessa obra encontramos uma concepção distinta das demais obras do autor em relação à Idade Média. Em seu Ensaio, Voltaire ressalta a importância das relações medievais para a construção da nação moderna francesa, fato que não ocorre em outros escritos do autor, uma vez que neles prevalece sua pena ferina contra a permanência de instituições do Antigo Regime. Duas questões são enfocadas neste trabalho em relação à compreensão da obra de Voltaire. A primeira refere-se às diferenças de interpretação em relação ao medievo nas obras deste autor. A segunda incide sobre o caráter educativo desta obra, em especial as características referentes às heranças culturais medievais da sociedade francesa, do século XVIII.

Palavras-chave: História da educação. Iluminismo. Idade Média. Voltaire.

Downloads 9496  9496  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Histedbr  Site http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/25/sumario25.htm
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A Filosofia Moderna e Descartes Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
CHAVES, Eduardo O C

Para entender a filosofia moderna é necessário entender a filosofia que a precedeu -- a medieval e, até certo ponto, a filosofia antiga. Para a filosofia pré-moderna, em primeiro lugar, a existência daquilo que na filosofia moderna se convencionou chamar de "mundo exterior" (a realidade externa à nossa mente) não é um problema. Para ela, é pacífico que existe um mundo fora de nossa mente, que é objeto de nosso conhecimento. Isso não precisava ser demonstrado, porque não havia se tornado um problema.

Palavras-chave: Filosofia moderna. Descartes. Racionalismo.

Downloads 12345  12345  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/moderna.htm
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A noção de "comportamento" na Filosofia de Merleau-Ponty Popular Versão: 
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
FURLAN, Reinaldo

O objetivo deste trabalho é apresentar a noção de comportamento baseado na obra "A Estrutura do Comportamento", de Merleau-Ponty. A noção de estrutura desempenha um duplo papel nesta obra: permite compreender a integração e as rupturas entre as diferentes ordens de fenômenos (físico, vital e humano), bem como apreender a consciência em situação, como emergência de sentido anterior à consciência de si e do mundo. Destaca-se a passagem da ordem vital para a ordem simbólica ou humana e a crítica de Merleau-Ponty a Bergson, que teria biologizado o fenômeno da cultura humana.

Palavras-chave: Merleau-Ponty. Fenomenologia. Comportamento. Estrutura.

Downloads 2237  2237  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A Relação dos Jovens com a Filosofia no Ensino Médio Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
TOMAZETTI, Elisete

Este texto tem como referência básica a pesquisa Filosofia, Cultura Juvenil e Ensino Médio, em andamento desde março de 2004 no Centro de Educação da UFSM. Esta pesquisa desenvolve-se a partir de base empírica em três escolas da rede pública estadual de ensino médio de Santa Maria, com alunos que frequentam a disciplina de Filosofia e com seus respectivos professores. Também, compõe-se de pesquisa bibliográfica relativa às temáticas do ensino de Filosofia e da cultura contemporânea, mais especificamente das culturas juvenis. Durante o ano de 2005, foram feitas as tabulações dos 320 questionários, transformadas em gráficos e analisadas detidamente. Foram realizadas entrevistas coletivas com grupos de oito alunos por série, em cada escola e entrevistas com os professores das escolas envolvidas. Os objetivos a serem atingidos são: identificação e análise das representações e das práticas dos alunos do ensino médio em relação à disciplina Filosofia; identificação e análise das representações e das práticas dos professores de Filosofia do ensino médio, acerca de seus alunos, de sua disciplina e da escola. A pergunta que orienta nosso trabalho é a seguinte: Como os alunos do ensino médio de algumas escolas da rede pública estadual concebem a disciplina Filosofia, e como interagem com a cultura juvenil, a cultura escolar e o saber filosófico no cotidiano escolar?

Palavras-Chave: Ensino de Fiilosofia, Cultura juvenil, Jovem.

Downloads 1146  1146  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Philósophos  Site http://www.revistas.ufg.br/index.php/philosophos/search/titles
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A Relevância da Disciplina de Filosofia para Emancipação do ser Humano Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
STIGAR, Robson

O presente artigo destaca a relevância da disciplina de filosofia para a construção da cidadania e formação integral do Ser Humano. Pretende sensibilizar o leitor para uma atitude crítica diante do currículo escolar fragmentado onde a filosofia não é muitas vezes contemplada, tem ainda o objetivo de apresentar uma nova face para a disciplina de filosofia.

Palavras-chave: Cidadania. Ciência. Educação. Ética. Filosofia.

Downloads 8608  8608  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Filosofia Capital   Site http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/issue/view/17/showToc
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Adorno e Fetichização da Música  Popular Versão: 
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
SOUSA, J Francisco Saraiva de

A maior parte da música contemporânea exibe características de um "bem de consumo", dominado mais pelo valor de troca do que pelo valor de uso. A dicotomia real não é entre "música séria" e "música ligeira", mas entre "música comercial" e "música não orientada para o mercado". Um dos resultados desta mercadorização da música e da sua massificação é a desintegração actual da educação: os consumidores da arte são incapazes de considerar e de conhecer a distinção entre a "arte superior autónoma" e a "arte comercial ligeira".

Palavras Chaves: Mídia. Apropriação. Educação. Adorno. Fetiche.

Downloads 698  698  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma www.casadamusica.com  Site 
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Adorno, semiformação e educação Popular Versão: 
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
MAAR, Wolfgang Leo

Semiformação (Halbbildung) é a determinação social da formação na sociedade contemporânea capitalista. Na perspectiva de Adorno, a sociedade deve ser apreendida em seu processo de reprodução material como reificação, mediação socialmente invertida. Cabe à teoria ir além do momento subjetivo da coisificação, ao decifrar as determinações objetivas da subjetividade. Não basta só revelar o sujeito por trás da reificação: ele é também socialmente determinado na adequação ao vigente, como sujeito que se sujeita e não experiência as contradições sociais da produção efetiva da sociedade, ocultas ideologicamente na ordem social imposta pela indústria cultural. A educação não é idealista, para a emancipação, mas dialeticamente baseada na crítica à semiformação real e se orienta por possibilidades presentes, embora não concretizadas, na experiência das contradições da formação social efetiva.

Palavras-chave: Adorno. Formação (Bildung). Indústria cultural. Dialética materialista. Fetichismo.

Downloads 2176  2176  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Ceticismo Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
DUMONT, Jean-Paul

O termo ceticismo terminou por designar atualmente, na linguagem comum, uma atitude negativa do pensamento. O cético é visto, frequentemente, não somente como um espírito hesitante ou tímido, que não se pronuncia sobre nada, mas como aquele que, sobre qualquer coisa que é avançada, ou sobre qualquer coisa que possa dizer, se refugia na crítica. Da mesma forma, acredita-se ainda que o ceticismo é a escola da recusa e da negação categórica. Na realidade, e por sua própria etimologia (skepsis em grego significando “exame”), o ceticismo vetaria qualquer posição decidida, a começar até pela que consistiria em afirmar, muito antes de Pirro e como Metrodoro de Abdera, que somente sabemos uma coisa: que nada sabemos.

Palavras-chave: Ceticismo. Teoria do conhecimento. Cético. Jean-Paul Dumont.

Downloads 8908  8908  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Encyclopædia Universalis  Site 
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