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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Do “vir-a-ser” nietzschiano [do “instinto natural filosófico”] Popular Versão: PDF
Atualização:  10/4/2012
Descrição:
ROSA, Luiz Carlos Mariano da

Dialogando com a busca do homem em relação ao desenvolvimento e à expressão de suas inclinações, o filme Sociedade dos Poetas Mortos assinala as fronteiras que se impõem à instituição escolar e ao processo formativo-educacional no tocante à incapacidade que carregam de fomentar a autoconstrução de um ser a emergência de cujas possibilidades depende da superação do excesso de “cultura histórica”.

Palavras-chave: Filosofia. Cultura. Educação. Conhecimento. Linguagem.

Downloads 1076  1076  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista P@rtes  Site http://www.partes.com.br/cultura/viraser.asp
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A construção do homem e as mudanças paradigmáticas Popular Versão: PDF
Atualização:  2/5/2012
Descrição:
SELEPRIN, Maiquel José

No presente artigo apresentaremos a ideia de Paradigma, de Thomas Kuhn e, também a forma como Rubem Alves vê a questão do saber científico. Um texto que passa por toda história humana, desde as comunidades primitivas até a nossa atual sociedade, através de três paradigmas: o teocêntrico, o antropocêntrico e o holístico. Rubem Alves nos diz que a ciência é de uma grande rede, a qual pesca uma determinada espécie de peixes, deixando com que outras escapem, ou seja, a ciência consegue dar uma explicação convincente das coisas sensíveis do mundo, mas é impossibilitada de responder e dar uma explicação convincente para outras. Assim, cabe à filosofia e à religião tentar dar respostas mais apropriadas para essas outras questões.

Palavras-chave: Paradigma. Teocêntrico. Antropocêntrico. Holístico. Ciência. Educação.

Downloads 6969  6969  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ebah  Site http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA5-AAB/a-construcao-homem-as-mudancas-paradigmaticas
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A filosofia da ciência, de H. Hertz (1857-94) Popular Versão: PDF
Atualização:  2/5/2012
Descrição:
ABRANTES, Paulo Cezar Coelho

Neste trabalho não pretendemos ir além das breves indicações sobre a influência de Hertz enquanto filósofo da ciência. Nosso intuito é o de explorar a articulação entre seu trabalho científico e suas análises metacientíficas.

Palavras-chave: Hertz. Filosofia da ciência. Empirismo. Lógica.

Downloads 3769  3769  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Évora  Site http://stoa.usp.br/daros/files/2856/16657/Hertz.PDF
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A "economia solidária" - uma crítica marxista Popular Versão: PDF
Atualização:  2/5/2012
Descrição:
GERMER, Claus

O presente artigo apresenta uma crítica às concepções de Paul Singer a respeito da chamada "economia solidária", concentrando-se em dois aspectos teóricos e históricos: 1) a concepção de história de luta dos trabalhadores pelo socialismo como uma história do desenvolvimento da economia solidária; 2) a concepção da cooperativa de produção como forma típica da produção solidária. A crítica a esses dois aspectos permite identificar o processo real de desenvolvimento das lutas dos trabalhadores contra o capitalismo, a partir das incipientes formas iniciais até a sua forma mais desenvolvida do capitalismo moderno, bem como o significado, as possibilidades e os limites das cooperativas no capitalismo.

Palavras-chave: Economia solidária. Cooperativa. Socialismo.

Downloads 1429  1429  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Outubro  Site http://revistaoutubro.com.br/blog/edicoes-anteriores/revista-outubro-n-14/
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A Epistemologia de Kuhn Popular Versão: PDF
Atualização:  2/5/2012
Descrição:
OSTERMANN, Fernanda

Neste trabalho, é apresentada a epistemologia proposta por Kuhn, a partir de alguns conceitos principais de sua teoria: paradigma, ciência normal, revolução científica, incomensurabilidade. O modelo kuhniano encara o desenvolvimento científico como uma sequência de períodos de ciência normal, nos quais a comunidade científica adere a um paradigma. Esses períodos, por sua vez, são interrompidos por revoluções científicas, marcadas por crises/anomalias no paradigma dominante, culminando com sua ruptura. A crise é superada quando surge um novo candidato a paradigma. Ao comparar o antigo e o novo, Kuhn defende a tese da incomensurabilidade. Algumas implicações de suas ideias para o ensino de Ciências são também discutidas.


Downloads 2411  2411  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Caderno Brasileiro de Ensino de Física  Site http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7045/6521
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A liberdade como pressuposto do ato educativo em Guilherme de Ockham Popular Versão: PDF
Atualização:  2/5/2012
Descrição:
LEAL, Djaci Pereira

Discute o conceito de liberdade em Guilherme de Okham e como o mesmo ocupa um papel central no processo educativo.

Palavras-chave: Educação. Liberdade. Filosofia. Ockham.

Downloads 6600  6600  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site 
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A liberdade é um fato natural ou uma construção social? Popular Versão: PDF
Atualização:  2/5/2012
Descrição:
DUTRA, Luiz Henrique de A.

Já que não poderia ser um fato no mundo, para Kant, a liberdade era um fato da razão. "Não vou tratar aqui, obviamente, desta questão, mas a menciono por causa de sua relação com as questões fundamentais que Lacey discute em seu livro.2 Tive oportunidade de traduzir o livro, 3 e de refletir longamente, durante o período em que o fiz, sobre algumas das principais questões que levanta e para as quais procura avançar algumas respostas".

Palavras-chave: Liberdade. Ética. Ação livre.

Downloads 592  592  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/preprint.htm
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Retrato atual do ensino de filosofia e do uso do texto clássico de filosofia nas escolas públicas do Popular Versão: PDF
Atualização:  7/5/2012
Descrição:
Vieira, Wilson José
Horn, Geraldo Balduíno

A compreensão do sentido e lugar do texto clássico de filosofia nas aulas de filosofia do Ensino Médio é a questão central de que trata este artigo. A reinserção da filosofia como disciplina obrigatória do currículo do Ensino Médio em todo território nacional e, particularmente, a forma como vem ocorrendo no Estado do Paraná, foi determinante para a realização da análise proposta. Apresenta-se um diagnóstico sobre o modo como a filosofia está inscrita enquanto disciplina curricular nas escolas públicas paranaenses, bem como uma análise da maneira como os professores entendem o uso do texto clássico nas aulas de filosofia. O levantamento empírico foi realizado entre agosto e dezembro de 2010, a partir de questionários respondidos por 148 (aproximadamente 10%) professores da rede pública de ensino do Estado do Paraná, de um total de 1377 questionários enviados. Em 2010, a disciplina de filosofia, em função da Lei 11.684/08, que torna obrigatório o seu ensino no Ensino Médio, passa a figurar em todas as 1429 escolas com Ensino Médio e, ao menos, em duas séries. Em relação à parte referente ao uso do texto, foi possível depreender que, de alguma forma, os textos de filosofia estão presentes nas salas de aula, mas que nem sempre a formação possibilita condições efetivas de trabalho com o texto filosófico.

Palavras-chave: Ensino de filosofia. Ensino Médio. Metodologia. Textos clássicos de filosofia.

Downloads 3625  3625  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Dialogia  Site http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v24n64/22830.pdf
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Espinoza e o conceito de superstição Popular Versão: 
Atualização:  20/6/2012
Descrição:
ROCHA, André Menezes

O prefácio do Tratado Teológico-Político contém uma teoria da superstição com três partes. Na primeira, Espinoza expõe a gênese psicológica da superstição; na segunda, utiliza um exemplo histórico preciso para comprovar sua tese; na terceira, expõe o uso político da superstição para mostrar como a monarquia vive de sua exploração. Analisaremos separadamente cada parte para, no fim, mostrar como se articulam formando a teoria da superstição.

Palavras-chave: Superstição. Teologia política. Monarquia.

Downloads 689  689  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ética e Filosofia Política  Site 
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Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!O século XX e as rupturas entre o real científico e o senso comum Popular Versão: PDF
Atualização:  13/9/2012
Descrição:
LAVINA, Ernesto

A aplicação das práticas e técnicas do inquérito judicial medieval ao estudo do mundo natural permitiu uma nova compreensão de muitos fenômenos. Uma forma de análise minuciosa e meticulosa, e que trouxe consigo, indelével, a vigilância e o questionamento de todas as opiniões, de todas as ações. Com o tempo, racionalismos regionalizados se desenvolveram e aprimoraram. E com uma preocupação quase obsessiva em quantificar, a partir de técnicas e instrumentos sempre mais sofisticados. A análise seletiva, segmentada, porém disciplinada e com atenção crescente aos detalhes, fez com que o mundo do senso comum, da realidade objetiva dos sentidos, fosse ultrapassado em vários momentos, embora, inicialmente, isso quase não tenha sido percebido. Considerava-se que a ciência apenas acrescentava novas extensões ao mundo do senso comum, do micro ao macrocosmo. No início do século XX, entretanto, esta interpretação não pôde mais ser sustentada. As rupturas entre o real científico e o senso comum tornaram-se, subitamente, imensas. A decomposição progressiva do real em fenômenos simples, isolados de qualquer ruído ou elemento casuístico, idealizados, propiciou a construção de um mundo totalmente novo. Não mais uma extensão dos sentidos, mas sentidos novos, impossíveis de serem compreendidos sem uma imersão profunda na tradição que lhes deu origem. As palavras e as ações usuais mascaram as imensas descontinuidades, presentes em atos por vezes tão simples quanto falar ao telefone ou assistir à televisão. Em cada uma dessas atividades quotidianas existe algo que não pode ser apreendido pelo senso comum. Pode-se conviver tranquilamente com esse mundo, torná-lo rotineiro, porém jamais compreendê-lo em seus fundamentos teóricos. E esses fundamentos são complexos, fruto de metodologias e de experimentações precisas, e comumente expressos em linguagem matemática. Reduções e simplificações para adaptá-los à linguagem comum, na maior parte das vezes, geram ruídos e infundados sentimentos de compreensão.

Palavras-chave: Bachelard. Inquérito judicial medieval. Experimentação. Racionalismo. Vigilância.

Downloads 571  571  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Filosofia Unisinos  Site http://www.unisinos.br/publicacoes_cientificas/filosofia/index.php?option=com_content&task=view&id=7
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