Educadores

Ínicio : Filosofia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Formação inicial e continuada em Filosofia: um modelo para as representações das relações construída Popular Versão: PDF
Atualização:  18/11/2016
Descrição:
BACCON, Ana Lúcia Pereira e GABRIEL, Fábio Antonio

O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado das contribuições do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), em relação à formação de futuros professores de Filosofia. Os sujeitos da pesquisa são acadêmicos bolsistas e um professor que atua como supervisor em um colégio localizado no Norte do Estado do Paraná (Brasil). Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Propomos, na presente pesquisa, um modelo para representar as relações construídas dentro do que denominamos "contexto PIBID" na formação inicial de licenciandos e na formação continuada de professores de Filosofia em serviço. O modelo pretende representar, sinteticamente, os elementos desse contexto e que constituem a situação da formação em referência. Supõe-se, aqui, que o contexto PIBID ocorre mediante a contribuição de componentes dispostos em uma triangulação, em que cada vértice faz-se representar por um dos elementos envolvidos: o professorsupervisor, o licenciando e a Universidade. Como conclusão do trabalho tem-se que o contato com a realidade e o cotidiano escolar possibilita aos licenciandos desenvolver sua capacidade didática e construir sua identidade como docente e ao professor supervisor manter-se em contínuo processo de formação continuada.

Palavras-chave: Formação inicial e continuada. Filosofia. Identidade docente. PIBID.

Downloads 503  503  Tamanho do arquivo 280 bytes  Plataforma Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e E  Site https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/10146/7278
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A contribuição das histórias em quadrinhos de super-heróis para a formação de leitores críticos Popular Versão: PDF
Atualização:  14/3/2017
Descrição:
SILVA, Rafael Laytynher

As histórias em quadrinhos surgiram entre o final do século XIX e começo do século XX. Elas passaram a ser chamadas assim, quando foram introduzidos balões com falas de personagens nos desenhos. Por serem um produto de grande circulação, muitas mensagens ideológicas foram inseridas nas histórias e na composição dos personagens. Assim, esse artigo busca estudar o gênero textual “histórias em quadrinhos”: sua origem, importância e simbolismo na história contemporânea; entender o conceito de herói, super-herói e antiherói, exemplificando a partir da composição dos personagens Batman, Superman e O Justiceiro; pesquisar sobre ideologias nas histórias em quadrinhos e nos personagens citados e observar como o leitor pode ser estimulado à prática da leitura crítica por meio do conhecimento de tais ideologias.

Palavras-chave: Histórias em quadrinhos. Ideologias. Super-herói. Formação de leitores críticos.

Downloads 6677  6677  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Anagrama  Site http://www.usp.br/anagrama/SilvaLaytynher_hqleituracritica.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Os super-heróis e essa tal de filosofia Popular Versão: PDF
Atualização:  14/3/2017
Descrição:
WESCHENFELDER, Gelson Vanderlei

Um dos grandes ícones da cultura POP da atualidade, é forte o ressurgimento dos super-heróis das histórias em quadrinhos e muito desse sucesso se deve às adaptações feitas dos quadrinhos para o cinema. Os super-heróis dos quadrinhos trazem de forma perspicaz questões referentes a temas que os seres humanos enfrentam em seu dia-a-dia, tais como: ética, justiça, amizades, moral, família, etc. Por trazerem tais temas, estes personagens trazem grandes discussões filosóficas para o universo infanto-juvenil, algo pouco visto fora dos círculos filosóficos.

Palavras-chave: Super-heróis. Histórias em quadrinhos. Ética e filosofia

Downloads 8545  8545  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Educação do IDEAU  Site http://www.researchgate.net/publication/290997391_Os_Super-Herois_e_essa_tal_de_filosofia
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 (14)