Categoria: Espanhol Artigos |
Formas de funcionalismo em sintaxe |
Versão: Atualização: 1/10/2013 |
Descrição:
KATO, Mary Aizawa
Este trabalho procura mostrar que o termo "funcionalismo", frequentemente suposto como uma abordagem única ou uniforme na lingüística, precisa ser compreendido em suas diversas perspectivas. Início o trabalho apresentando o contraste conceitual semelhante às de Língua-I e Língua-E, em Chomsky (1986). Tal como na primeira concepção, a língua, na visão funcionalista, pode ser tomada como um modelo abstrato do mecanismo interno da mente responsável pela produção e percepção da língua ou , como na segunda, pode ser entendida como a descrição dos usos externos da língua. Também paralelamente aos formalistas, há funcionalistas que procuram a variação translinguística possível (os universais do uso da língua) e funcionalistas que procuram determinar as causas da variação intra-linguística. Também procura mostrar que os funcionalistas podem diferir na extensão do uso de variáveis sociais na explicação da forma linguística.
|
1873 0 bytes D.E.L.T.A., v. 14, volume especial, p. 145-168. http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
Actividades didácticas a partir de unidades léxicas multipalabra relacionadas con la transferencia |
Versão: Atualização: 5/12/2008 |
Descrição:
MORANTE, Roser
En este trabajo hemos caracterizado las unidades multipalabra como unidades que presentan problemas en el aprendizaje de segundas lenguas y hemos propuesto algunas actividades didácticas destinadas a dar apoyo al desarrollo de la competencia léxica del aprendiz, en lo que concierne al uso de unidades multipalabra. Para ejemplificar las actividades didácticas hemos seleccionado un grupo reducido de unidades léxicas en las que participa el verbo dar, las de transferencia de mensaje, algunas de las cuales expresan actos de habla y son, por tanto, doblemente relevantes para el desarrollo de la expresión oral. Hemos tomado, como referencia, un modelo del proceso de retención del vocabulario, en función del cual hemos propuesto actividades didácticas relacionadas con una fase del proceso: la de focalización de la atención. Mediante estas actividades se espera que el aprendiz se familiarice con las unidades léxicas multipalabra, con sus redes de asociaciones y contextos de uso. El mismo tipo de actividades puede extenderse al resto de unidades léxicas en las que participa el verbo dar y a otros verbos de apoyo.
|
1867 0 bytes Glosas Didácticas ISSN: 1576-7809 No 12, otoño 2 http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
Linguagem e Pensamento: Visão (Supra) Comunicativa Acerca da Linguagem. |
Versão: Atualização: 8/5/2008 |
Descrição:
SILVEIRA, Ronie Alexsandro Teles da; PERGHER, Giovani Kuckartz; GRASSI-OLIVEIRA, Rodrigo
O presente artigo tem como objetivo discutir as diferentes perspectivas adotadas na literatura acerca das relações entre pensamento e linguagem. Essa discussão traz, como pano de fundo, a noção de primazia: o pensamento é anterior à linguagem ou a linguagem é anterior ao pensamento? Duas abordagens alternativas são propostas para responder a esta pergunta. A primeira delas, denominada “visão comunicativa acerca da linguagem” (VCAL), propõe a primazia do pensamento em relação à linguagem. A segunda, chamada “visão supracomunicativa acerca da linguagem” (VSAL), postula que o desenvolvimento do pensamento é posterior à linguagem. As evidências empíricas disponíveis até o momento não permitem que qualquer uma das hipóteses seja refutada em definitivo. Adicionalmente , a resposta para a questão da primazia parece depender da dimensão da análise, impossibilitando a sustentação absoluta de uma hipótese em detrimento da outra.
|
1839 0 bytes PUCRS http:// |
|