Educadores

Ínicio : Espanhol : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Formas de funcionalismo em sintaxe Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
KATO, Mary Aizawa

Este trabalho procura mostrar que o termo "funcionalismo", frequentemente suposto como uma abordagem única ou uniforme na lingüística, precisa ser compreendido em suas diversas perspectivas. Início o trabalho apresentando o contraste conceitual semelhante às de Língua-I e Língua-E, em Chomsky (1986). Tal como na primeira concepção, a língua, na visão funcionalista, pode ser tomada como um modelo abstrato do mecanismo interno da mente responsável pela produção e percepção da língua ou , como na segunda, pode ser entendida como a descrição dos usos externos da língua. Também paralelamente aos formalistas, há funcionalistas que procuram a variação translinguística possível (os universais do uso da língua) e funcionalistas que procuram determinar as causas da variação intra-linguística. Também procura mostrar que os funcionalistas podem diferir na extensão do uso de variáveis sociais na explicação da forma linguística.

Downloads 1873  1873  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma D.E.L.T.A., v. 14, volume especial, p. 145-168.  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Considerações sobre a abordagem comunicativa no ensino de Língua Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2012
Descrição:
VENTURI, Maria Alice

Este artigo procura enfatizar a comunicação como um conjunto de competências que o estudante adquire progressivamente durante sua formação. Mostra também que o mais importante não é saber sobre o sistema linguístico, mas o que se pode fazer com a linguagem do mundo real. Nessa perspectiva, parte-se da interação como fator primordial para que a aprendizagem aconteça, partindo-se também da consideração de que o aluno é visto como ser social, representante de um ambiente socialmente específico, e que, por sua vez, vai se firmando como verdadeiro sujeito da linguagem.

Palavras-chave: Abordagem comunicativa. Competência linguística. Interação em L2.

Downloads 1873  1873  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Domínios de lingu@gem. Ano 1, no1 – 1o Semestre de  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!El marco de referencia europeo y la enseñanza comunicativa de sengundas lenguas Popular Versão: 
Atualização:  5/12/2008
Descrição:
MAGÁN, Pascuala Morote; PIQUER, María José Labrador

Proponemos con este trabajo, además de reflexionar en torno a las pautas que el marco de referencia europeo nos ofrece a los profesores de segundas lenguas, resaltar el valor de las diversas competencias y examinar algunas actividades de manuales de ELE para observar el tratamiento que se le da a la enseñanza-aprendizaje de la lengua oral.

Downloads 1871  1871  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas Didácticas ISSN: 1576-7809 No 12, otoño 2  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Actividades didácticas a partir de unidades léxicas multipalabra relacionadas con la transferencia  Popular Versão: 
Atualização:  5/12/2008
Descrição:
MORANTE, Roser

En este trabajo hemos caracterizado las unidades multipalabra como unidades que presentan problemas en el aprendizaje de segundas lenguas y hemos propuesto algunas actividades didácticas destinadas a dar apoyo al desarrollo de la competencia léxica del aprendiz, en lo que concierne al uso de unidades multipalabra. Para ejemplificar las actividades didácticas hemos seleccionado un grupo reducido de unidades léxicas en las que participa el verbo dar, las de transferencia de mensaje, algunas de las cuales expresan actos de habla y son, por tanto, doblemente relevantes para el desarrollo de la expresión oral. Hemos tomado, como referencia, un modelo del proceso de retención del vocabulario, en función del cual hemos propuesto actividades didácticas relacionadas con una fase del proceso: la de focalización de la atención. Mediante estas actividades se espera que el aprendiz se familiarice con las unidades léxicas multipalabra, con sus redes de asociaciones y contextos de uso. El mismo tipo de actividades puede extenderse al resto de unidades léxicas en las que participa el verbo dar y a otros verbos de apoyo.

Downloads 1867  1867  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas Didácticas ISSN: 1576-7809 No 12, otoño 2  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Repeticiones y reformulaciones. Estratégias del discurso del profesor de español como LE Popular Versão: 
Atualização:  6/5/2008
Descrição:
AYMERICH SOLER, Marta; RODRÍGUEZ, Lourdes Díaz

En este trabajo, que se enmarca en un proyecto más amplio de investigación de lo conocido como discurso del profesor (teacher talk, Long-Sato, 1983) nos disponemos a analizar las repeticiones y reformulaciones como ejemplo de los reajustes que se producen en el discurso entre hablantes nativos y no nativos en el proceso de facilitación de input o caudal lingüístico comprensible que ofrece el profesor al alumno.

Downloads 1851  1851  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cable.Número 3. Madrid: Equipo Cable. Abril 1989,   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Linguagem e Pensamento: Visão (Supra) Comunicativa Acerca da Linguagem. Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
SILVEIRA, Ronie Alexsandro Teles da; PERGHER, Giovani Kuckartz;
GRASSI-OLIVEIRA, Rodrigo

O presente artigo tem como objetivo discutir as diferentes perspectivas adotadas na literatura acerca das relações entre pensamento e linguagem. Essa discussão traz, como pano de fundo, a noção de primazia: o pensamento é anterior à linguagem ou a linguagem é anterior ao pensamento? Duas abordagens alternativas são propostas para responder a esta pergunta.
A primeira delas, denominada “visão comunicativa acerca da linguagem” (VCAL), propõe a primazia do pensamento em relação à linguagem. A segunda, chamada “visão supracomunicativa acerca da linguagem” (VSAL), postula que o desenvolvimento do pensamento é posterior à linguagem. As evidências empíricas disponíveis até o momento não permitem que qualquer uma das hipóteses seja refutada em definitivo. Adicionalmente , a resposta para a questão da primazia parece depender da dimensão da análise, impossibilitando a sustentação absoluta de uma hipótese em detrimento da outra.

Downloads 1839  1839  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUCRS  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!¿Es el profesor un actor, un monologuista o un director de escena?" Popular Versão: 
Atualização:  27/5/2008
Descrição:
GÓMEZ Souto, Esmeralda

En este artículo la autora compara el espacio del aula con el espacio escénico, escubriéndonos los vínculos existentes entre la docencia y el teatro. Se trata de una reflexión teórica que puede ayudar a plantearnos cómo dos ámbitos, en principio bastante alejados, están más próximos de lo que pensamos. Las técnicas teatrales pueden ser un buen apoyo para obtener buenos resultados en el aula de ELE. Si no lo creen... ¡pasen y vean!

Downloads 1839  1839  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma DesdeMacondo, nº 1, p. 1-7  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!As possibilidades da multimídia como um recurso informático de comunicação digital interativa no ens Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
LEON, Italo Oscar Riccardi

Discussão sobre mídia e Língua Espanhola.

Downloads 1827  1827  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Los Niveles de referencia para la enseñanza de la lengua española Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
FERNÁNDEZ GARCÍA, Francisco

El presente trabajo se propone realizar una presentación reflexiva del Plan Curricular del Instituto Cervantes (2006). Parte de un repaso del marco en el que ha tenido lugar su surgimiento (desde el proyecto Un Nivel Umbral y los Niveles de referencia del Consejo de Europa), para incidir después en algunas de las claves fundamentales de la obra. Por último, el artículo se cierra con algunas reflexiones sobre la posible proyección y utilidad del Plan curricular más allá del marco para el que ha sido concebido, en concreto, para la docencia de la lengua materna y las lenguas extranjeras en la enseñanza reglada en España.

Palavras-chave: Niveles de referencia. Enseñanza de lenguas. Plan Curricular. Instituto Cervantes.

Downloads 1811  1811  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista MarcoELE Nº5 ISSN 1885-2211   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Cumplidos Popular Versão: 
Atualização:  19/8/2008
Descrição:
RUS, Juan Antonio Bustos

El cumplido se comporta, en ocasiones, como una especie de mentira piadosa y, a la vez, necesaria; con su utilización no pretendemos otra cosa que reforzar la relación y mantener la cordialidad. Se observa la mayor utilización femenina del cumplido.

Palabras clave: Cumplido. Acto de habla. Cortesía. Diferencia de género.

Downloads 1803  1803  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Instituto de Enseñanza Secundaria La Estrella, Mad  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 (7) 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »