Educadores

Ínicio : Espanhol : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Un acercamiento a las gramáticas de español como lengua extranjera  Popular Versão: 
Atualização:  27/2/2009
Descrição:
MESA ARROYO, Maria del Pilar

Presentamos una visión sobre algunas de las gramáticas de español para extranjeros que existen en la actualidad. Analizamos el enfoque utilizado y los destinatarios a los que se dirigen, prestando especial atención a si se utiliza un enfoque comunicativo o tradicional, semasiológico u onomasiológico, a la atención a las variedades diatópicas y diafásicas de la lengua española, a las referencias a los tipos de lenguaje o tipos textuales a los que suelen pertenecer las formas que contienen y a la frecuencia de uso de dichas formas. Constatando que no existe una gramática o repertorio que con un enfoque onomasiológico permita al estudiante de español como lengua extranjera acceder desde lo que él desea expresar ( funciones comunicativas y también semántico-gramaticales) a los recursos lingüísticos que le permiten hacerlo de un modo adecuado dependiendo
del tipo de texto que desee producir, pudiendo elegir entre diferentes recursos y teniendo información precisa acerca de la frecuencia con que ese medio se emplea en ese tipo textual.

Palabras clave: Enfoque comunicativo. Gramática. Enfoque onomasiológico. Funciones comunicativas. Funciones semântico-gramaticales.

Downloads 1991  1991  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad de Granada  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!El nacimiento crítico del "género" celestinesco: historia y perspectivas Popular Versão: 
Atualização:  9/6/2010
Descrição:
BARANDA, Consolación

Dado que la conmemoración que nos reúne pretende actualizar y someter a revisión crítica la inmensa obra de D. Marcelino, procederemos a enumerar las principales ideas del trabajo del autor, para pasar luego a describir las aportaciones sucesivas que han permitido delimitar, por fin con precisión, el ciclo literario celestinesco de las ‘continuaciones’ separándolo del más amplio e indefinido de las ‘imitaciones’ de La Celestina, y también del aún más impreciso y ancho de su ‘influencia’. Pero antes es de justicia dejar constancia de que en el estudio de Menéndez Pelayo sobre la «literatura celestinesca» está in nuce todo lo que se ha desarrollado más tarde, y en especial subyace implícita y larvada una distinción vigente hasta hoy, que ha servido a todos los estudiosos posteriores. Nos referimos sobre todo a la distinción entre imitación y continuación y a otros aspectos derivados.

Downloads 1797  1797  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad de Cantabria  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Uma contribuição para a compreensão de leitura no ensino de línguas estrangeiras Popular Versão: 
Atualização:  20/7/2010
Descrição:
SEMINO, María Josefina Israel; GAC M., José Antonio

Reflexões linguísticas sobre a metodologia de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira: um caso do ensino do espanhol no Brasil.

Downloads 2214  2214  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Uma proposta heterodoxa para o ensino de Língua Portuguesa falantes de espanhol Popular Versão: 
Atualização:  8/11/2010
Descrição:
GRANNIER, Daniele Marcelle

Trata-se da discussão sobre o papel da língua materna na aquisição/aprendizagem do português.

Downloads 2103  2103  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Elaboração de materiais didáticos para o ensino de espanhol Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2011
Descrição:
BARROS, Cristiano Silva de; COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins

Neste texto buscamos sugerir caminhos e critérios para a elaboração de materiais didáticos de ELE. A questão com a qual nos defrontamos, portanto, é: quais podem ser os fundamentos teóricos e as pautas para preparar materiais que facilitem o desenvolvimento linguístico do aluno e ao mesmo tempo estimulem o pensamento crítico e contribuam para a formação do senso de cidadania e da autonomia intelectual? Espera-se motivar a reflexão do professor quanto a essa questão, focalizando os seguintes aspectos, dentre outros: a língua como prática social culturalmente relevante; a abordagem de temas que facultem não só o ensino/aprendizagem do idioma para a comunicação, mas também o posicionamento crítico perante assuntos da atualidade; o desenvolvimento de competências e habilidades linguísticas de maneira integrada e contextualizada; o ensino da leitura e da escrita na perspectiva do letramento e dos gêneros discursivos; o uso de textos autênticos; o respeito à diversidade linguística e cultural.

Downloads 1208  1208  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Mec  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A educação formal e as metáforas do conhecimento: a busca de transformações nas concepções e prática Popular Versão: 
Atualização:  14/9/2011
Descrição:
ALMEIDA, Ricardo Luiz Teixeira de

Este artigo parte do pressuposto de que nossas práticas sociais e institucionais são informadas por nossas crenças e que estas, por sua vez, devem uma boa parte de sua composição às metáforas que nos ajudam a compreender diversos conceitos. Portanto, supõe-se que a metáfora utilizada pelo professor para dar conta da natureza do conhecimento seja de fundamental importância para o aparecimento e a valorização desta ou daquela prática educativa. Partindo dessa hipótese, reconhecemos a existência de três metáforas de conhecimento que hoje disputam espaço nas concepções de professores e outros profissionais da educação. São elas: (1) o conhecimento transmitido, (2) o conhecimento construído e (3) o conhecimento tecido em rede(s). Assim, o objetivo deste trabalho é discutir que implicações resultariam da adoção de cada uma dessas metáforas nas práticas de sala de aula, bem como traçar um panorama histórico das crenças e valores de professores e educadores.

Downloads 3640  3640  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFF  Site 
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!El análisis del discurso implica analizar: crítica de seis atajos analíticos Popular Versão: 
Atualização:  14/9/2011
Descrição:
ANTAKI, Charles de; BILLIG, Michael; EDWARDS, Derek; POTTER, Jonathan

Este trabajo identifica 6 estrategias comúnmente empleadas de análisis conversacionales o de datos textuales, que resultan insuficientes para calificar como análisis del discurso. Estas son: (1) pseudo-análisis a través de los resúmenes; (2) pseudo-análisis basado en la toma de posiciones; (3) pseudo-análisis por exceso o aislamiento de citas; (4) pseudo-análisis circular de discursos y constructos mentales; (5) pseudo-análisis por falsa generalización; (6) pseudo-análisis por localización de elementos. Con caracterizar estos atajos analíticos esperamos contribuir con futuros desarrollos más rigurosos de análisis del discurso en la psicología social.

Palabras clave: Análisis del discurso. Cualitativos. Metodología de investigación.

Downloads 674  674  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Athenea Digital, núm. 3: 14-35 (primavera 2003)  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Léxico, dicionários e tradução no período colonial hispânico Popular Versão: 
Atualização:  14/9/2011
Descrição:
LAGORIO, Consuelo Alfaro

As decisões políticas da administração colonial na América hispânica em relação às línguas têm a ver diretamente com a catequese. Após a escolha das línguas a serem usadas para este fim, no caso as línguas gerais assim chamadas pelas funções de comunicação interétnicas, começa um debate dentro das ordens missioneiras sobre a capacidade de essas línguas comportarem a doutrina cristã. Para levar adiante a ação evangelizadora, investe-se na produção de Gramáticas, Dicionários bilíngues e propostas ortográficas para essas línguas que viabilizam a produção de catecismos. A questão debatida neste artigo está centrada nas políticas de tradução explicitadas pelos Concílios, que implicam, entre outros, a ressemantização dos termos étnicos que designam as entidades e as práticas das religiões andinas, num processo de satanização que pode ser observado nos Dicionários, na tradução à língua espanhola das entradas léxicas e, ao mesmo tempo, na incorporação de empréstimos do castelhano às línguas indígenas.

Palavras-chave: Tradução. Historiografia linguística. Lexicografia. Línguas indígenas. Política linguística.

Downloads 478  478  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ALEA volume 11 número 2 julho-dezembro 2009  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A vueltas con el resumen escolar. Esta vez, en la pizarra, con tiza y borrador Popular Versão: 
Atualização:  27/9/2011
Descrição:
ANGULO, Teodoro Álvarez


El resumen es una estrategia de comprensión y producción de textos muy usual en los ámbitos sociales, económicos y profesionales, y también en los contextos académicos.

Resumir es una habilidad compleja que se aprende explicitando el proceso de condensación de información. De este modo, se favorece la reflexión y la apropiación de esta destreza.

Palabras clave: Estrategia de comprensión y producción textual. Condensación de información.

Explicitar el proceso de reducción textual. Práctica del resumen.



Downloads 729  729  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Didáctica (Lengua y Literatura) 2007, vol. 19 13-3  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A sobredeterminação nos discursos sobre o ensino de espanhol no Brasil em corpus jornalístico Popular Versão: 
Atualização:  26/1/2012
Descrição:
NOVODVORSKI, Ariel
MAGALHÃES, Célia

O presente trabalho, em continuidade a essa tradição, mas usando a produção multilíngüe de textos e aspectos de suas representações culturais e ideológicas, aborda a representação do aumento da demanda pelo ensino de espanhol no Brasil em corpus jornalístico. Este artigo consiste, assim, numa análise interpretativa de uma prática social recontextualizada: o modo como os atores sociais que participam dos discursos sobre a importância do ensino de espanhol no Brasil foram representados por determinados jornais on-line e, mais especificamente, o modo como estes jornais sobredeterminam alguns participantes.

Downloads 1197  1197  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma 4º ALSFAL  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 (7) 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »