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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Desenvolvimento de um chatbot para auxiliar o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2012
Descrição:
FERREIRA, Leandro Padilha; QUINTEIRO, Joaquim

Neste artigo propõe-se a criação de um chatbot para auxiliar o ensino de língua estrangeira. São citadas algumas das tecnologias disponíveis para fazê-lo e opta-se por usar a linguagem AIML e um módulo escrito na linguagem Python (PyAIML), capaz de interpretar etiquetas AIML, para criar um chatbot simples.

Palavras-chave: Espanhol. Software livre. Ensino. Inteligência artificial. Chatbot. Processamento da linguagem natural.

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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Sobre las formas de leer: la adquisición - aprendizaje de E/LE y la relación entre sistemas ortográf Popular Versão: 
Atualização:  14/5/2008
Descrição:
SOTO, Ucy

Este es el relato de una experiencia de lectura en curso con alumnos brasileños de nivel inicial de E/LE con miras a "desnaturalizar" la relación con la lengua española por medio de un contacto explicito entre lector-texto-materialidad sonora producida.

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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Uma experiência com a Língua Espanhola no Ensino Fundamental Popular Versão: 
Atualização:  14/5/2008
Descrição:
COUTO, Fernanda Cristina; WATHIER, Luciane; FENNER, Any Lamb

O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência com o ensino de Língua Estrangeira, especificamente, de Língua Espanhola, com um grupo de crianças do Ensino Fundamental de uma escola pública.

Palavras-chave: Língua estrangeira. Séries iniciais. Leitura. Oralidade.


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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!El componente cultural: un ingrediente más en las clases de lengua Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
LOURDES, Miquel / Neus Sans

Resulta frecuente escuchar que la lengua y la cultura están íntimamente unidas, que modo en la lengua es cultura, que lengua y cultura son realidades indisociables, pero, sin embargo, en la práctica didáctica, tradicionalmente se ha producido una escisión entre una y otra realidad. De hecho basta mirar cómo se definen las clases de muchos centros de enseñanza para observar que hay unas horas de "gramática" y otras de "cultura", perfectamente diferenciadas en la programación y sin que se produzca jamás ningún contacto entre ambas materias.

Downloads 1712  1712  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. redELE. Nº 0, Mar/2004.   Site 
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Línguas pra que te quero Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
KROEHN, Márcio

Aprender uma nova língua é uma das necessidades dos tempos modernos. Mas a sedução é o ponto-chave para manter o estímulo do aluno.

Palavras-chave: Língua estrangeira. Ensino. Tecnologia.

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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Aprender a conversar: ¿cómo un nativo…? Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
ESCUDERO, Maria Pilar Guitart

Conocer una lengua, aún en los niveles más avanzados, no asegura una comunicación exitosa, especialmente en la interrelación con el hablante nativo. Esto es debido principalmente a que la adecuación comunicativa de un enunciado no está garantizada por su gramaticalidad. En este sentido, trabajar con muestras de conversación real es una apuesta que no solo permite abordar los niveles puramente lingüísticos (fonético-fonológico, morfosintáctico y léxico-semántico) sino también aquellos elementos paralingüísticos y no lingüísticos o contextuales (gestuales, socioculturales e interaccionales) que, en definitiva, son los que van a asegurar la plena adecuación comunicativa y, consecuentemente, el éxito en la comunicación.

Downloads 2065  2065  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma University of Virginia  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!El periódico en el aula de E/LE Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
LANZA, Begoña Piedra

En esta experiencia práctica hacemos uso de un recurso tan económico y accesible como es el periódico para realizar una secuencia de actividades en el aula de Español como Lengua Extranjera (E/LE) cuyo objetivo es ejercitar las destrezas de comprensión lectora y de expresión oral de forma integrada. La realización de las actividades favorece, asimismo, el tratamiento de aspectos de la realidad política, social y cultural de uno o varios países de habla hispana. Se pretende, de este modo, acercar a los aprendices de E/LE una serie de conocimientos de tipo general pero también de carácter más específico, que contribuyen a su formación como miembros de una comunidad de hablantes que posee un universo de referentes comunes.

Downloads 1716  1716  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Actas del III Foro de Profesores de E/LE.  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O conhecimento do outro através da Língua Estrangeira: redefinição de identidades Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
TRICHES, Cinara Fontana; PAVIANI, Dra. Neires Maria Soldatelli

Através da alteridade, que é vista como condição de identidade, o aprendiz de Língua Estrangeira pode compreender outra cultura ao redefinir sua própria identidade. A partir da leitura do conto Rodríguez, de Francisco Espínola, estudantes de língua espanhola entraram em contato com uma figura que faz parte de sua cultura, o gaúcho, mas que na Argentina e no Uruguai suscita outros significados. Através da análise dos dados de instrumentos de leitura, percebemos que a maioria dos aprendizes não conseguiu diferenciar o gaúcho do Rio Grande do Sul do gaucho, devido à dificuldade de compreender o texto e/ou por terem transferido características cristalizadas do primeiro para o segundo, mesmo o texto não dando embasamento para isso. Sendo assim, fica evidente a importância do professor como mediador nessa tarefa enriquecedora no nsino/aprendizagem de outro idioma, que é o conhecimento do outro.

Downloads 2088  2088  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Pragmática de la Duplicación de Clíticos de Acusativo y su Representación Sintática Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
CORREA, Paulo Antonio

Este trabalho analisa os clíticos envolvidos na duplicação de objetos diretos no espanhol do Rio da Prata e mostra que estes podem dividir-se em dois tipos, os anafóricos e os dêiticos e discute as razões pelas quais estas duplicações ocorrem.

Downloads 1509  1509  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Modelo fractal de aquisição de línguas Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
PAIVA, Vera Lúcia Menezes

Este artigo faz uma breve revisão de alguns modelos de aquisição de segunda língua para, em seguida, propor um modelo de aquisição baseado na teoria dos sistemas complexos ou teoria do caos. Defende que os modelos existentes são compatíveis com uma teoria fractal de aquisição de línguas, pois cada um deles estaria descrevendo um dos aspectos do sistema complexo chamado aquisição de línguas.

Palavras-chave: Aquisição de LE. Modelo Fractal. Ensino.

Downloads 4333  4333  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Reflexão e Prática em ensino/aprendizagem de LE  Site http://
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