Educadores

Ínicio : Espanhol : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Santa Evita, o romance histórico de Tomás Eloy Martínez Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
BIONDO, Delson

Neste trabalho, o leitor encontrará informações sobre a gênese de Santa Evita, o livro mais conhecido do escritor argentino Tomás Eloy Martínez. Declarações do próprio escritor, considerações sobre história e ficção, esclarecimentos sobre o mito Eva Perón e sobre a presença da necrofilia na história argentina, além de uma análise do retrato literário da cidade de Buenos Aires, contribuirão para uma visão mais lúcida e mais abrangente da obra e da arte de escrever deste importante romancista hispano-americano.

Palavras-chave: História e ficção. Mito e verossimilhança. Necrofilia e literatura.

Downloads 486  486  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letras, Curitiba, n. 66, p. 11-30, maio /   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Sequências Didáticas para o ensino de línguas Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
CRISTOVÃO, V.L.L.

Neste trabalho procurei sintetizar conceitos e princípios que podem orientar a produção e a avaliação de seqüências didáticas para o ensino de línguas. O viés da organização de um material didático em torno de gêneros é justificado pelo seu papel de portadores de valores culturais associados às respectivas situações de ação de linguagem em que são usados. Seus usuários, agentes da ação, podem fazer a escolha pelo gênero mais adequado com base no conhecimento e no domínio que tenham sobre a situação e sobre o próprio gênero.

Downloads 11911  11911  Tamanho do arquivo 381 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Sobre las diferencias entre ser y estar: el tipo de predicado y el tipo de sujeto Popular Versão: 
Atualização:  6/10/2008
Descrição:
GUMIEL, Silvia Molina

Este artículo supone una reflexión desde la lingüística teórica que dé cuenta de todas las posibilidades de combinación de los verbos ser / estar con los distintos predicados. Propondremos que los predicados se dividen en dos tipos - predicados de estadio y predicados de individuo. De este modo, los predicados de estadio se combinarán siempre con estar mientras que los predicados de individuo se combinan habitualmente con ser aunque bajo ciertas circunstancias que reciben el nombre de coacción pueden hacerlo con estar; dentro de estos últimos, propondremos que existen dos grupos: predicados de individuo fácilmente coaccionables, que pueden combinarse con ser y estar, y predicados de individuo difícilmente coaccionables, que generalmente se combinan con ser pero que pueden aparecer con estar cuando hay algún otro elemento que propicia la reinterpretación del evento como anclado temporalmente (¡Qué inteligentes están hoy mis alumnos!).

Palabras clave: Ser. Estar. Verbo copulativo. Gramática. Predicado de estadio. Predicado de individuo. Adjetivo. Coacción. Cláusula absoluta. Construcción con con. Complemento predicativo. Sujeto.

Downloads 1042  1042  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad de Alcalá  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Sobre las formas de leer: la adquisición - aprendizaje de E/LE y la relación entre sistemas ortográf Popular Versão: 
Atualização:  14/5/2008
Descrição:
SOTO, Ucy

Este es el relato de una experiencia de lectura en curso con alumnos brasileños de nivel inicial de E/LE con miras a "desnaturalizar" la relación con la lengua española por medio de un contacto explicito entre lector-texto-materialidad sonora producida.

Downloads 2039  2039  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Sobre las restricciones del verbo ser con la pasiva Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
LAGUNILLA, Marina Fernández

Este trabajo examina las restricciones de ver como verbo de percepción sensorial con la pasiva en construcciones en las que ver coaparece con una forma verbal no finita (infinitivo, gerundio o participio). El comportamiento singular de ver con la pasiva perifrástica se manifiesta en restricciones que atañen tanto al verbo de percepción como a su complemento. Para explicar tales restricciones se proponen razones léxicas y sintácticas, frente a lo defendido en otros análisis (Felser,1999; Pollock, 1994). Las léxicas se centran en el requisito de simultaneidad temporal que impone el verbo ver sobre su complemento verbal. Este requisito no se cumple cuando en el complemento aparece un infinitivo pasivo o un participio pasivo dado el valor temporal de anterioridad de la pasiva perifrástica con ser (también llamada “pasiva dinámica”). Las razones sintácticas apuntan al carácter argumental del infinitivo y a su necesidad de ser legitimado funcionalmente a través de una marca de Caso. La pasiva refleja con ver muestra un comportamiento del verbo de percepción cercano al de los verbos auxiliares. No obstante, las restricciones observadas en dicha construcción impiden su equiparación.

Palabras clave: Verbos de percepción. Construcciones pasivas. Formas verbales no finitas. Simultaneidad temporal. Caso.

Downloads 1480  1480  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad Autónoma de Madrid  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Solución de disposición lemática en um diccionario de aprendices de español  Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
GONZALEZ, Agnesse Radmann

La disposición lemática, o sea, la organización de las entradas es un tema poco explorado entre los problemas macroestructurales propios de la elaboración de un diccionario de español para aprendices brasileños. Una de las cuestiones a ser resueltas es definir qué hacer con palabras que tengan múltiples significados, principalmente cuando estos no posean, entre sí, relaciones claras. Se pueden juntar todas las acepciones de una palabra con múltiples significados en una única entrada o crear bloques independientes, utilizando algún criterio. La respuesta depende de factores que incluyen las funciones que la obra debe desempeñar y el público al cual se destina. La determinación de estos factores nortea la solución que elegimos para el diseño macroestructural del diccionario.

Palavras-chave: Disposición lemática. Macroestructura. Polisemia. Homonimia.

Downloads 658  658  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Letras Página inicial, vol. 2, n. 1 (20  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Superação das dificuldades em espanhol língua estrangeira mediada pelas múltiplas inteligências e es Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2012
Descrição:
FERREIRA, Cláudia Cristina

Ao investigarmos o perfil dos estudantes brasileiros de espanhol língua estrangeira, constatamos dificuldades recorrentes comuns a todos os aprendizes desse idioma. Portanto, com o intuito de minimizarmos ou erradicarmos tais dificuldades, optamos por adotar os preceitos teóricos referentes às múltiplas inteligências e às estratégias de aprendizagem, visto que ao empregarmos esse recurso de apoio o aprendiz aprimora e expande suas potencialidades e se beneficia junto ao processo de ensino e aprendizagem da língua estrangeira objeto de estudo. Entendemos que as múltiplas inteligências e as estratégias de aprendizagem contribuem de forma concreta e significativa para a autonomia tanto na aprendizagem de línguas como para outras áreas do saber. Ao sugerirmos atividades que contemplem uma variedade de estratégias de aprendizagem e que envolvam diversos tipos de inteligências, simultaneamente, o professor motiva, torna exequível e otimiza a aprendizagem. Por isso, o objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão do contexto teórico e propor atividades que integrem essas duas vertentes teóricas.

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem. Inteligências. Estratégias de aprendizagem.

Downloads 986  986  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  VIII Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas -   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Tareas significativas y recursos en internet. Webquest Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
MERCEDES, Maria del Pilar Hernández

Una breve reflexión sobre las TIC y las modalidades de su integración en el aula, nos lleva al estudio y análisis de las WebQuest, actividades con las que se promueve el uso racionalizado de Internet, a la vez que se ponen en marcha procesos cognitivos de orden superior. Qué son, cómo son, cómo se diseñan, qué principios las alimentan... son las preguntas que irán encontrando respuesta en estas páginas. Después de haber analizado la situación en otros ámbitos educativos, nos centraremos en el impacto, desarrollo, implicaciones y posibilidades de esta estrategia didáctica en el campo de la enseñanza del español.

Palabras-clave: WebQuest. TIC. INternet. Integración. Enseñanza del español.

Downloads 1598  1598  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma MarcoEle  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Sara

Este trabalho, recorte de pesquisa mais ampla, em andamento, objetiva descrever os resultados preliminares sobre a presença de estereótipos de gênero nos textos visuais de materiais didáticos, utilizados no ensino de línguas estrangeiras em escolas brasileiras de nível fundamental e médio. Nesse contexto, uma abordagem crítica serve como pano de fundo adequado para fundamentar a pesquisa. Embora a pesquisa como um todo tenha incluído cinco línguas estrangeiras, este trabalho relata apenas os resultados referentes aos livros-texto de inglês e francês (28 livros). A análise qualitativa dos materiais aleatoriamente selecionados demonstra que ainda é bastante estereotipada a representação de homens e mulheres no que diz respeito ao papel profissional, econômico e às relações afetivas apontadas para cada um.

Palavras-chave: Texto visual. Livro didático. Estereótipos de gênero.

Downloads 539  539  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Trab. linguist. apl. [online]. 2008, vol.47, n.1,   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Trabajar con cortometrajes en el aula de LE/L2: una secuencia didáctica para Éramos pocos (de Borja  Popular Versão: 
Atualização:  22/12/2008
Descrição:
GIMENO UGALDE, Esther; MARTÍNEZ TORTAJADA, Sonia

El objetivo de este artículo es presentar una parte teórica acerca de las múltiples ventajas del uso de cortometrajes en el aula y ofrecer criterios de selección que faciliten la tarea del docente a la hora de optar por un cortometraje, atendiendo a diversas cuestiones (criterios pedagógicos, didácticos, temáticos, lingüísticos). La segunda parte del artículo está dedicada a la presentación de una secuencia didáctica, que integra todas las destrezas, para el cortometraje Éramos pocos de Borja Cobeaga destinada a estudiantes del nivel A2-B1.

Palabras clave: Cortometraje. Cine. Teoría. Explotación didáctica.

Downloads 884  884  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista RedEle N. 14 Octubre 2008 ISSN: 1571-4667  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 (19) 20 21 »