Educadores

Ínicio : Espanhol : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora! Pensar a partir da literatura: da importância dos estudos ibero-americanos Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
RIBEIRO, Margarida Calafate

Este artigo procura demonstrar a relevância do pensamento latino-americano e dos estudos ibero-americanos para o pensamento contemporâneo português e, em particular, para pensar o pós-colonialismo português.

Palavras-chave: Literatura. Pensando a partir da literatura. Estudos ibero-americanos. Pensamento português. Pós-colonialismo.

Downloads 914  914  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Alea 2009, vol.11, n.1, pp. 62-72. ISSN 1517-106X  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Tradição letrada e cinema mudo: em torno de algumas crônicas mexicanas de começos do século XX Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GÁRATE, Miriam V.

Durante o período em que o cinema surge e se desenvolve como espetáculo mudo, a reflexão acerca de suas relações com a escrita e, em um sentido mais amplo, com a linguagem verbal, organiza-se basicamente em torno de três eixos: graus de afinidade ou discrepância existentes entre os gêneros literários utilizados como fonte e os atributos da imagem cinematográfica; função dos letreiros nesse contexto; potencialidades e limitações “inerentes” às linguagens cinético-visual e verbal. O tratamento dado a essas questões em algumas crônicas mexicanas das primeiras décadas do século XX revela as tensões internas, resistências e mudanças de ótica dos setores letrados perante a nova arte.

Palavras-chave: Tradição letrada. Cinema mudo. Crônicas cinematográficas mexicanas.

Downloads 471  471  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  ALEA Volume 10 Número 2 Julho-dezembro 2008  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Questões de tradução em Jorge Luis Borges e Ítalo Calvino Popular Versão: 
Atualização:  25/4/2012
Descrição:
MOREIRA, Maria Elisa Rodrigues

O presente ensaio procura apontar as reflexões sobre a tradução presentes na obras de Jorge Luis Borges e Ítalo Calvino, identificando como para estes autores a tradução, assim como suas possibilidades e limites, é pensada em íntima relação com outras concepções de literatura que permeiam suas obras. Ainda que seus escritos sobre o tema sejam assistemáticos e não se possa falar de uma “teoria da tradução” relativamente à obra desses autores, suas reflexões sobre os processos tradutórios e os desdobramentos das mesmas em suas obras ficcionais certamente produzem ecos na crítica e na teoria literárias.

Palavras-chave: Tradução. Literatura. Crítica. Ítalo Calvino. Jorge Luis Borges.

Downloads 549  549  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ALEA Volume 11 Número 2 Julho-dezembro 2009  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!El cine de Almodóvar Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
GAVIRA, José Font

Estudio del cine de Almodóvar aplicado a la teoría de Delueze sobre el cine. Las reflexiones sobre el pensamiento, la memoria y la narración se pueden trasladar a otras obras. Pero como hemos comprobado se ajustan al director-pensador Almodóvar como un hijo de su tiempo que trata narrativamente lo que ocurre en su tiempo.





Downloads 991  991  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Aula de Letras - ISSN: 1579-6884  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O ensino e a aprendizagem de língua espanhola por meio de redes sociais – o relato de uma experiênci Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
SCHULZ, Carolina Viviana Alayo Hidalgo; GIESEL, Diego Roberto; COSTA, Heloisa Graciane; SOUZA, Rosana Costa de

A educação tem firmado parcerias de sucesso cada vez mais duradouras com o mundo online. O número de blogs e sites de relacionamento cresce a cada dia e não é diferente em relação aos espaços virtuais destinados à educação. Embora não seja regra, hoje, ter acesso à Internet em alta velocidade e um pouco de dedicação pode proporcionar ouvir músicas, ler notícias em tempo real, conhecer pessoas, aprender outros idiomas – quase que num clique. A escola e o ensino competem por um espaço no leque de fontes de informação que os alunos têm. Por esse público não estar preparado para administrar suas possibilidades de conhecimento e, sequer saber o que buscar, o papel do educador não saiu de moda, aliás, torna-se imprescindível para dar-lhe limites e condições de processar tudo isso. Diante das evidências, a pergunta deveria realizar-se ao contrário do que se faz hoje, podemos perguntar por que não usar a Internet como um aliado no ensino de língua estrangeira. As novas Tecnologias da Informação e Comunicação, especificamente os weblogs, têm favorecido muito o trabalho dos professores de língua estrangeira. Este artigo pretende mostrar com exemplos práticos e eficazes que usar os recursos cibernéticos, a princípio tidos apenas como objeto de diversão, é um recurso benéfico aos estudantes do ensino médio, possibilitando melhor capacidade de aprendizagem e dando continuidade à aquisição da língua estrangeira fora da sala de aula. Desta maneira, o professor conseguirá ensinar a (re)construir, em parceria com o aluno, conhecimentos autônomos, transformando assim sua interação na língua estrangeira uma excelente ferramenta de motivação.

Palavras-chave: Novas tecnologias da informação e comunicação. Ensino-aprendizagem. Redes sociais. Língua Espanhola.

Downloads 1595  1595  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade Interativa COC  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Características da entonação do espanhol falado por brasileiros Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Aline Fonseca de; SERENA, Francisco José Cantero

Neste artigo apresentamos a descrição de algumas características típicas da entonação do espanhol falado por brasileiros em fala espontânea. Estas descrições são os primeiros achados obtidos através de pesquisa fundamentada na metodologia “Análisis Melódico del Habla” (AMH), aplicada a um corpus de enunciados extraídos de conversações espontâneas. Após a análise acústica, procedeu-se a interpretação dos gráficos representativos dos enunciados constituintes do referido corpus e identificação de algumas das características entonativas do espanhol falado por brasileiros.

Palavras-chave: Entonação. Análise melódica. Fala espontânea. Interlíngua1.

Downloads 2583  2583  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do VII Congresso Internacional da Abralin Cu  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Uso do texto literário nas aulas de espanhol do ensino médio de escolas públicas de Fortaleza: uma r Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2012
Descrição:
SILVA, Girlene Moreira da; ARAGÃO, Cleudene de Oliveira

Nossa pesquisa, ainda em andamento, tem por objetivo geral investigar as crenças e a prática docente de egressos da Universidade Estadual do Ceará (UECE) com relação ao uso do texto literário como ferramenta para o ensino de Espanhol como língua estrangeira (E/LE) no Ensino Médio de Escolas Públicas de Fortaleza. Para esse trabalho, os sujeitos participantes foram dois professores egressos da UECE (o mais antigo e o mais recente formado que esteja atuando nos três níveis do Ensino Médio), que responderam questionários e entrevistas, bem como tiveram aulas observadas. Fazendo uma relação entre o que o professor diz e o que ele faz, pretendemos despertar o olhar reflexivo desse docente para que se torne sujeito-ativo da sua formação e tenha o texto literário como aliado para suas aulas.

Palavras-chave: Crenças. Ensino Médio. Escolas públicas. Professor de espanhol. Texto literário.

Downloads 13662  13662  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do VII Congresso Internacional da Abralin Cu  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Mitigações gramaticais e léxicofrasais na formulação de atos diretivos no português curitibano e no  Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
DIAS, Luzia Schalkoski; GODOI, Elena

Neste trabalho realiza-se um levantamento dos procedimentos gramaticais e léxico-frasais que funcionam como mitigadores ou atenuadores na formulação de pedidos e ordens em contextos específicos, no português curitibano e no espanhol montevideano. A partir desse levantamento inicial, analisa-se o uso de tais procedimentos, com o objetivo de estabelecer em que medida tal uso difere ou se assemelha nas duas variantes, tendo em vista as relações com a polidez verbal. Para tanto, são considerados fatores contextuais como o status e o grau de familiaridade entre o falante e o ouvinte.

Palavras-chave: Atos diretivos. Mitigações. Polidez. Pragmática.

Downloads 1002  1002  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do VII Congresso Internacional da Abralin Cu  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A expressão da subjetividade em língua espanhola: uma análise funcionalista em artigos de opinião Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
PESSOA, Nadja Paulino

O presente trabalho objetiva a descrição e a análise das expressões linguísticas da subjetividade em espanhol peninsular relacionadas à construção de artigos de opinião, publicados em jornais on-line, tendo em vista a categoria modalidade, a partir da perspectiva da funcionalista. Segundo Coracini (1991), a categoria modalidade constitui um dos modos de expressão da subjetividade de um enunciador, de modo a (des)comprometer-se com relação à informação que veicula, seguindo normas determinadas pela comunidade em que se insere. Assim, parece-nos possível estabelecer uma relação entre os meios de expressão e a construção da argumentação.

Palavras-chave: Funcionalismo. Subjetividade. Modalidade em língua espanhola. Artigos de opinião.

Downloads 3707  3707  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do VII Congresso Internacional da Abralin Cu  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Novas tecnologias e ensino de LE: o gênero digital email favorecendo a interação e a escrita em lí Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2012
Descrição:
CARVALHO, Tatiana Lourenço de

O estudo de caso de caráter exploratório, em questão, apresenta resultados de uma investigação que tratou da contribuição de trocas de emails em uma experiência de ensino de espanhol com uma turma de 3º semestre do Núcleo de Línguas Estrangeiras – NLE da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O trabalho se baseou teoricamente em autores como Crystal (2002), Marcuschi (2005) e Paiva (2005). Os resultados revelaram que a frequência da interação escrita em espanhol via email ajudou a desenvolver a escrita na língua em questão e a fortalecer o relacionamento professor-aluno. Esta pesquisa tem implicações pedagógicas mostrando que a interação sistemática extraclasse entre professor-aluno através de emails é proveitosa por oportunizar, entre outras coisas, a prática constante da língua espanhola escrita.

Palavras-chave: Novas tecnologias. Email. Escrita e interação em espanhol.

Downloads 1200  1200  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do VII Congresso Internacional da Abralin Cu  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 (19) 20 21 »