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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Reformulación parafrástica y no parafrástica y ethos discursivo en la escritura académica en español Popular Versão: 
Atualização:  25/4/2012
Descrição:
NEGRONI, María Marta García

O artigo tem como tema a reformulação parafrástica, não parafrástica e ethos discursivo e suas marcas na escrita acadêmica em espanhol. Analisa o uso de marcadores discursivos em textos escritos por especialistas (linguistas do discurso) e textos de estudantes universitários de Pós-Graduação dessa área.

Palavras-chave: Reformulação. Ethos. Textos de especialistas. Textos de estudantes universitários. Marcadores discursivos.

Downloads 634  634  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 44, n. 1, p. 46-5  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A literatura e o ensino de línguas não-maternas: um conflito assumido como harmonia Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
PEDROSO, Sergio Flores

Através da história do ensino de línguas não-maternas, a relação entre essa especialidade e a literatura tem sido favorecida por uma aprovação consensual cuja pertinência é questionada aqui. Tal aprovação se apresenta mais fincada no imaginário e na tradição do que em contribuições que a literatura realmente possa trazer para essa especialidade. Isso, considerando as prioridades a partir das quais as diversas teorias hoje atuantes no ensino de línguas não-maternas organizam o trabalho didático. Este trabalho discute a legitimação do funcionamento do literário nesse tipo de ensino porque considera que os próprios conceitos genéricos tradicionais de literatura com que ainda se opera não são consistentes com o que exige a prática pedagógica.

Palavras-chave: Linguística aplicada. Análise do discurso. Ensino de línguas estrangeiras. Literatura.

Downloads 614  614  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma DELTA [online]. 2006, vol.22, n.1, pp. 1-28.   Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!El marcador discursivo "hombre" y su tratamiento en el aula de ELE Popular Versão: 
Atualização:  22/12/2008
Descrição:
GOZALO GÓMEZ, Paula, MARTÍN RODRÍGUEZ, María

El objetivo de este artículo es llevar a cabo un análisis del marcador discursivo hombre en español actual, así como proponer un posible tratamiento didáctico en la enseñanza-aprendizaje de español lengua extranjera. Los marcadores discursivos ayudan a los hablantes en su tarea de construir e interpretar adecuadamente los mensajes con el menor esfuerzo posible y la habilidad en su manejo constituye un indicador evidente del dominio de una segunda lengua. A pesar de ello, este tipo de elementos ha recibido escasa atención en la enseñanza-aprendizaje de ELE. Actualmente parece haberse superado la falsa creencia de que la adquisición de estas formas se produce de manera natural mediante la simple exposición a la lengua, sin embargo, aún no disponemos de materiales suficientes para realizar un aprendizaje explícito dentro del aula. Nuestro trabajo consistirá en ofrecer una definición y clasificación del marcador hombre, dentro de los estructuradores conversacionales, como enfocador de la alteridad. Por último, realizaremos una propuesta de actividades didácticas basadas en conversaciones que muestren los matices comunicativos aportados por este marcador.

Palabras clave: Marcadores Conversacionales. Competencia Discursiva. Variedad Oral. Instrucción Formal.

Downloads 610  610  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista RedEle N. 14 Octubre 2008 ISSN: 1571-4667  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Ensino de espanhol auxiliado por emails: depoimentos de alunos que vivenciaram esta experiência no N Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
CARVALHO, Tatiana Lourenço de

O trabalho destaca colocações de alunos através de uma apreciação integrada, que vivenciaram a experiência da troca de emails em espanhol no Núcleo de Línguas Estrangeiras (NLE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Os dados revelaram ganhos tanto na escrita, como na interação com a professora por meio
das trocas de mensagens utilizando o gênero digital em questão.

Palavras clave: Ensino. Espanhol. Email.

Downloads 610  610  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Hipertextus (www.hipertextus.net), n.5, Ago. 2010  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O branco, a duplicidade e a representação como signos de morte  Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2012
Descrição:
VENTURELLI, Paulo

O conto "Los buenos servicios", de Julio Cortázar, é narrado do ponto de vista da senhora Francinet, que é também a personagem principal. Ela costuma trabalhar como empregada doméstica e está no fim de carreira, uma vez que suas mãos trêmulas já não lhe permitem desempenhar bem suas funções. Certa feita, é contratada pela família dos Rosay para servir numa festa. Sua tarefa será cuidar dos cães dentro de um quarto fechado. Mais tarde, os Rosay lhe pedem para representar a mãe de Bébé no velório deste. Bébé é costureiro da alta moda e fizera amizade com Francinet durante aquela festa. Nossa preocupação, neste artigo, é analisar os elementos composicionais do conto em que a duplicidade, a representação de papéis e a cor branca, além de indiciarem a morte, são recursos sutis para Cortázar introduzir a homossexualidade na narrativa. Em nenhum momento os fatos são explicitados. Apenas o grupo de Bébé, composto por rapazes, usa nomes femininos. Então, queremos buscar o sentido real dos "bons serviços" e de como estes ocorrem num clima de ambiguidade, quando as cenas narradas não são o que parecem ser.

Palavras-chave: Cortázar. Literatura homoerótica. Representação e morte.

Downloads 597  597  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 111-126, MAIO  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!La presentación del comentario semántico en los diccionarios escolares Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
FARIAS, Virgínia Sita

Neste trabalho analisamos a microestrutura (em especial, o comentário semântico) de quatro dicionários de língua portuguesa utilizados no âmbito escolar, levando em conta um perfil de usuário elaborado com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). A partir da análise do comentário semântico dessas obras, estabelecemos alguns parâmetros para a redação das definições e a escolha dos sinônimos nos dicionários escolares, tendo como princípio fundamental o de que todas as informações oferecidas no artigo léxico devem ser discretas e discriminantes.

Palavras-chave: Dicionário escolar. Perfil de usuário. Comentário semântico.

Downloads 586  586  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letras, Curitiba, n. 70, p. 183-205, set./  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A opção da variedade de Espanhol por professores em serviço e pré-serviço Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
IRALA, Valesca Brasil

Este estudo investiga o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) através da visão de professores e futuros professores a respeito da variante a ser adotada para o ensino de E/LE (Qual variante é preferida para ministrar as aulas? Qual é considerada mais apropriada para a região pesquisada - interior do Rio Grande do Sul, quase fronteira com o Uruguai? Que percepções podem ser inferidas a partir das respostas?). Os resultados mostram que muitas justificativas são construídas sem base em estudos linguísticos, já que estão baseadas mais no senso comum do que em conceitos científicos, como seria o esperado. É possível depreender, com este estudo, que melhorias no ensino de Espanhol como língua estrangeira são necessárias, principalmente considerando alguns pontos de vista de professores em serviço.

Palavras-chave: Espanhol como língua estrangeira. Variação. Prática do professor.

Downloads 584  584  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 7, n. 2, p. 99-120  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O ensino e a aprendizagem de língua espanhola por meio de redes sociais – o relato de uma experiênc Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
SCHULZ, Carolina Viviana Alayo Hidalgo; GIESEL, Diego Roberto; COSTA, Heloisa Graciane; SOUZA, Rosana Costa de

A educação tem firmado parcerias de sucesso cada vez mais duradouras com o mundo on-line. O número de blogs e sites de relacionamento cresce a cada dia e não é diferente em relação aos espaços virtuais destinados à educação. Embora não seja regra, hoje, ter acesso à Internet em alta velocidade e um pouco de dedicação pode proporcionar ouvir músicas, ler notícias em tempo real, conhecer pessoas, aprender outros idiomas – quase que num clique. A escola e o ensino competem por um espaço no leque de fontes de informação que os alunos têm. Por esse público não estar preparado para administrar suas possibilidades de conhecimento e, sequer saber o que buscar, o papel do educador não saiu de moda, aliás, torna-se imprescindível para dar-lhe limites e condições de processar tudo isso. Diante das evidências, a pergunta deveria realizar-se ao contrário do que se faz hoje, podemos perguntar por que não usar a Internet como um aliado no ensino de língua estrangeira. As novas Tecnologias da Informação e Comunicação, especificamente os weblogs, têm favorecido muito o trabalho dos professores de língua estrangeira. Este artigo pretende mostrar com exemplos práticos e eficazes que usar os recursos cibernéticos, a princípio tidos apenas como objeto de diversão, é um recurso benéfico aos estudantes do ensino médio, possibilitando melhor capacidade de aprendizagem e dando continuidade à aquisição da língua estrangeira fora da sala de aula. Desta maneira, o professor conseguirá ensinar a (re)construir, em parceria com o aluno, conhecimentos autônomos, transformando assim sua interação na língua estrangeira uma excelente ferramenta de motivação.

Palavras-chave: Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Ensino-aprendizagem. Redes Socias. Língua Espanhola.

Downloads 581  581  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Faculdade Interativa COC  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Argumentos x núcleos focais: o status de clíticos que duplicam SNs em espanhol Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2012
Descrição:
CORREA, Paulo

Este trabalho apresenta uma análise gerativa de clíticos de Caso Acusativo envolvidos em construções de reduplicação em espanhol. Demonstrará que este tipo de clítico não constitui um elemento único, mas que pode ser dividido em dois grupos, o dos anafóricos e o dos dêiticos. Enquanto os primeiros foram analisados em trabalhos anteriores, como o de Jaeggli (1982, 1986b), a ocorrência dos últimos pode estar vinculada à expressão de um foco in situ. Esta análise encontra um paralelo em Suñer (1995), que trata a concordância negativa como um fenômeno de polaridade, já que este trabalho revela uma correlação entre a realização sintática de palavras negativas em polaridade negativa e o licenciamento de um clítico que duplica um SN focalizado.

Palavras-chave: Sintaxe. Espanhol. Clítico. Foco.

Downloads 579  579  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma DELTA [online]. 2006, vol.22, n.2, pp. 227-247  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Cine y novela. puntes sobre la construcción del exilio argentino en la narrativa de la transición d Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
MARINO, Paula Rodríguez

São diversos os formatos, as narrativas e os suportes midiáticos que constroem a figura do exilado e do processo de exílio, porém o cinema e a novela apresentam formas de figuração específicas nos procedimentos narrativos e no tratamento das coordenadas espaço-temporais. Neste artigo, por meio de uma análise comparativa dos filmes "Sentimientos: Mirta de Liniers a Estambul" (1987), de Jorge Coscia e Guillermo Saura, e "Tangos: el exilio de Gardel" (1985), de Fernando Solanas, e das obras literárias "La casa y el viento" (1984), de Héctor Tizón, e "Composición de lugar" (1984), de Juan Martini, estabelecem-se as marcas das estratégias usadas na construção do exílio argentino.

Palavras-chave: Exílio argentino. Cinema. Romance.

Downloads 572  572  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letras, Curitiba, n. 60, p. 65-77, jul./de  Site http://
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