Categoria: Espanhol Artigos |
Estrategias comunicativas y lingüísticas en listas y foros de debate en internet |
Versão: Atualização: 1/10/2013 |
Descrição:
PANO, Ana
En este artículo, exploramos desde un enfoque dialógico y teniendo en cuenta la actitud modal de los interlocutores, el conjunto de estrategias comunicativas y de producciones lingüísticas que se dan en listas y foros de debate en Internet. Las estrategias de quienes escriben cambian en función del tema, del código o del conocimiento compartido entre participantes, de las reglas de comportamiento del espacio en el que intervienen, y de la manera en que se plantea la cuestión a debatir. La coherencia dialógica de la interacción se consigue a través de la función alocutiva, de las repeticiones, de la alternancia de enunciados, que atenúan o intensifican la propia posición en función del auditorio y de la orientación, hacia el consenso o el conflicto, del discurso.
Palabras clave: Lista y foro de debate. Diálogo. Colaboración. Competición.
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1694 0 bytes Università di Bologna http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
Formas de funcionalismo em sintaxe |
Versão: Atualização: 1/10/2013 |
Descrição:
KATO, Mary Aizawa
Este trabalho procura mostrar que o termo "funcionalismo", frequentemente suposto como uma abordagem única ou uniforme na lingüística, precisa ser compreendido em suas diversas perspectivas. Início o trabalho apresentando o contraste conceitual semelhante às de Língua-I e Língua-E, em Chomsky (1986). Tal como na primeira concepção, a língua, na visão funcionalista, pode ser tomada como um modelo abstrato do mecanismo interno da mente responsável pela produção e percepção da língua ou , como na segunda, pode ser entendida como a descrição dos usos externos da língua. Também paralelamente aos formalistas, há funcionalistas que procuram a variação translinguística possível (os universais do uso da língua) e funcionalistas que procuram determinar as causas da variação intra-linguística. Também procura mostrar que os funcionalistas podem diferir na extensão do uso de variáveis sociais na explicação da forma linguística.
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1924 0 bytes D.E.L.T.A., v. 14, volume especial, p. 145-168. http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
Gêneros discursivos e o ensino de linguagem |
Versão: Atualização: 1/10/2013 |
Descrição:
LINS, Neilton Farias
Com base na Análise da Conversação, este artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre a contribuição dos gêneros discursivos no ensino de língua materna e uma breve exposição sobre a teoria de gêneros discursivos. Essa pesquisa/estudo foi realizada dentro de uma perspectiva sociointeracionista. Nesse sentido, a análise esteve embasado nas teorias propostas por Bakhtin (1992), Halliday (1885), Koch (1993), Marcuschi (2003), Rojo (2004), Shneuwly (1997), Dozl (1997) , Castilho (1998), autores que compartilham do princípio segundo o qual o homem transforma o mundo através da utilização de instrumentos e atribuem à linguagem o papel de instrumento essencial para essa atuação transformadora. O interacionismo sócio-discursivo constitui a base teórica sobre a qual está calcada a presente indagação, e atribui à linguagem e à interação o papel de instrumentos essenciais na construção do conhecimento e na formação dos indivíduos. As ideias dos autores citados estão intimamente relacionadas e têm como vértice a linguagem enquanto agente construtor de conhecimento e, portanto, transformador da atividade humana no mundo.
Palavras-chave: Gêneros discursivos. Linguagem. Texto.
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9810 0 bytes Revista Letra Magna Ano 04 n.06-1o Semestre de 200 http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
Gêneros textuais no ensino fundamental: um desafio para professores em formação |
Versão: Atualização: 1/10/2013 |
Descrição:
NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do
O presente trabalho se propõe a relatar e a analisar uma experiência de formação continuada, fundamentada em sequência didática com gêneros textuais, para professores de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental, no Município de João Pessoa-PB. O projeto teve como embasamento a Teoria Enunciativo-Discursiva de Bakhtin (2000) e as orientações teóricas do grupo de Genebra (Bronckart (1999), Schneuwly (1994, 1997), Schneuwly e Dolz (2001, 2004). A experiência foi realizada durante todo o ano de 2008, atendendo a proximadamente 150 professores da rede municipal, assistidos por 10 professores da UFPB, UEPB e CEFET-PB. O trabalho foi operacionalizado por meio de formação teórica, elaboração e análise de recursos didáticos como planos de aula e sequências didáticas por cada professor e sua devida aplicação em sala de aula. Neste trabalho, relatamos uma análise da experiência realizada, sobretudo das principais dificuldades apresentadas pelos professores em formação no trabalho com os gêneros textuais, na perspectiva adotada, utilizando como corpus os relatórios de acompanhamento dos professores formadores.
Palavras-chave: Gênero textual/discursivo. Sequência didática. Ensino.
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1021 0 bytes Linguagem & Ensino, Pelotas, v.13, n.2, p. 397-414 http:// |
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