Educadores

Ínicio : Espanhol : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Passeando pelos parques de Cortázar  Popular Versão: 
Atualização:  25/4/2012
Descrição:
MOURA, Susan Blum Pessôa de

Neste artigo procuro resumir as ideias principais de espaço em Cortázar, ideias que foram apresentadas durante o evento de extensão "Abrindo a porta para ir jogar" na Universidade Federal do Paraná. O espaço analisado envolve não somente o texto literário em si, como também a etimologia de angústia (um sentimento comum na obra de Cortázar) e, em um prenúncio de estética da recepção, um envolvimento do leitor em seu espaço empírico e na sua relação com o objeto livro. Cortázar, em seus escritos, mostra a relevância de um leitor ativo e cúmplice. Para essa apresentação buscou-se ilustrar esse envolvimento espacial com uma litografia do desenhista Escher que trabalha com um elemento comum aos dois autores: o surrealismo e a subversão do espaço.

Palavras-chave: Leitura. Cortázar. Conto “Continuidad de los parques”. Escher. Quadro "Exposição de gravuras".

Downloads 681  681  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 111-126, MAIO  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!El análisis del discurso implica analizar: crítica de seis atajos analíticos Popular Versão: 
Atualização:  14/9/2011
Descrição:
ANTAKI, Charles de; BILLIG, Michael; EDWARDS, Derek; POTTER, Jonathan

Este trabajo identifica 6 estrategias comúnmente empleadas de análisis conversacionales o de datos textuales, que resultan insuficientes para calificar como análisis del discurso. Estas son: (1) pseudo-análisis a través de los resúmenes; (2) pseudo-análisis basado en la toma de posiciones; (3) pseudo-análisis por exceso o aislamiento de citas; (4) pseudo-análisis circular de discursos y constructos mentales; (5) pseudo-análisis por falsa generalización; (6) pseudo-análisis por localización de elementos. Con caracterizar estos atajos analíticos esperamos contribuir con futuros desarrollos más rigurosos de análisis del discurso en la psicología social.

Palabras clave: Análisis del discurso. Cualitativos. Metodología de investigación.

Downloads 673  673  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Athenea Digital, núm. 3: 14-35 (primavera 2003)  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O papel dos estudos de tradução na busca pela identidade cultural latino-americana Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
INDRUSIAK, Elaine Barros

O presente ensaio propõe-se a reunir reflexões quanto ao papel dos Estudos de Tradução na busca pela identidade cultural brasileira e latino-americana, bem como a analisar em que medida essa colaboração já se configura em nosso meio acadêmico. Partindo de leituras variadas e (aparentemente) discrepantes, procuramos demonstrar que, embora debatam sobre muitos temas comuns, os Estudos Literários e os Estudos de Tradução brasileiros têm mantido, quando muito, um diálogo pouco promissor no que tange às questões de nossa identidade cultural, pois não se percebe um intercâmbio entre tais campos com a profundidade e intensidade que se poderia esperar. Sendo assim, traçamos um panorama desses estudos, que, ainda que superficial, salienta os pontos de contato e as possibilidades reais de pesquisa ainda não exploradas, redimensionando o papel dos Estudos de Tradução como ferramenta básica na busca por uma pretensa identidade cultural latino-americana, que certamente não será totalizante ou definitiva, mas provisória e parcial como toda tradução.

Palavras-chave: América Latina. Identidade. Literatura comparada. Tradução.

Downloads 671  671  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Letras, São Paulo, 45 (2): 121 - 134, 2  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!La enseñanza de los marcadores del discurso en los manuales de ELE: el enfoque de algunos problemas  Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
NOGUEIRA DA SILVA, Antonio Messias

En este artículo analizamos la introducción de los marcadores del discurso en los manuales de ELE destinados al nivel B2, según el MCERL. En particular, describiremos y analizaremos algunos problemas lingüístico-discusivos relacionados con los marcadores del discurso en estos manuales. Tales problemas tienen que ver con el tratamiento dado por los manuales a los marcadores del discurso y su relación con el registro de lengua, con los géneros y tipologías textuales, así como con la polifuncionalidad de estas unidades, con los rasgos suprasegmentales que los caracterizan y con los marcadores no verbales que los acompañan o los sustituyen en el discurso. Los resultados de nuestra investigación apuntan no sólo a la carencia del tratamiento de algunos de estos aspectos en los manuales analizados sino también a su completa ausencia, puesto que muchos manuales de ELE todavía siguen sin prestarles la debida atención.

Palabras clave: Marcadores del discurso. Manuales del ELE. Registro de lengua. Géneros y tipologías textuales. Polifuncionalidad. Rasgos suprasegmentales. Marcadores no verbales.

Downloads 663  663  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REvista Redele, 19  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Elizabeth Bishop e Pablo Neruda: náusica, Ulisses e os caminhos da poesia Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
PRZYBYCIEN, Regina

Este ensaio revela as circunstâncias do encontro e da amizade subsequente de dois grandes poetas do século XX: Pablo Neruda e Elizabeth Bishop. Reflete sobre as diferenças fundamentais de suas poéticas e analisa dois poemas famosos: a elegia de Neruda Alberto Rojas Jiménez viene volando e o poema de Bishop Invitation to Miss Marianne Moore, que é uma recriação do poema nerudiano.

Palavras-chave: Pablo Neruda. Elizabeth Bishop. Gênero e poesia. Literatura comparada.

Downloads 652  652  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letras, Curitiba, n. 65, p. 105-120, jan./  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A tradução como contato de línguas Popular Versão: 
Atualização:  3/4/2013
Descrição:
GOROVITZ, Sabine

O presente artigo apresenta uma reflexão acima da definição de tradução enquanto contato de línguas. Para tanto, aborda-se o próprio conceito de contato de línguas e sua construção teórica para entender em que medida a noção é permeada por outras relações, sejam elas institucionais, normativas, humanas, culturais, etc. A partir dessa delimitação conceitual, parte-se das noções de espaço e de fronteira para apreender o vínculo entre línguas em conato e o ato/processo/produto da tradução. Por fim, tenta-se evidenciar os desafios teóricos que esta relação faz emergir.

Palavras-chave: Contato de línguas. Tradução. Espaço. Fronteiras.

Downloads 651  651  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Brasília  Site http://seer.bce.unb.br/index.php/traduzires/article/view/8052/6122
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Los textos orales en clase de ELE Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CAGIGAL, Isabel Torremocha

El presente artículo presenta una reflexión teórica sobre la aplicación práctica de nuestra experiencia en la enseñanza-aprendizaje de las destrezas orales, centrándonos en los textos orales dialógicos y conversacionales, con el único fin de compartir nuestra opinión sobre determinados aspectos que creemos podrían suponer una dificultad en este campo.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Língua estrangeira. Textos orais.

Downloads 640  640  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas didácticas No 12, Otoño 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O uso da leitura em aulas de Espanhol como Língua Estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2012
Descrição:
ROLA, Ana Paula Carneiro

Este trabalho focaliza o modelo de letramento construído nas atividades de uso da leitura em aulas de Espanhol como Língua Estrangeira, baseando-se na compreensão de que em toda sala de aula, professores e alunos estão construindo modelos particulares de letramento e compreensões particulares do que está envolvido na aprendizagem sobre como ser letrado. Este estudo analisa a interação em eventos de leitura de uma sala de aula da 6ª série do Ensino Fundamental e discute o que conta como ações letradas neste grupo específico. Os resultados revelam que nesta sala de aula a leitura não é vista como um evento social e os alunos estão engajados em ações letradas que não envolvem a negociação na construção do significado.

Palavras-chave: Letramento. Interação. Leitura. Ensino-aprendizagem de E/LE.

Downloads 639  639  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguagem & Ensino,v.9,n.2,p.57-77,jul./dez. 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Sara

Este trabalho, recorte de pesquisa mais ampla, em andamento, objetiva descrever os resultados preliminares sobre a presença de estereótipos de gênero nos textos visuais de materiais didáticos, utilizados no ensino de línguas estrangeiras em escolas brasileiras de nível fundamental e médio. Nesse contexto, uma abordagem crítica serve como pano de fundo adequado para fundamentar a pesquisa. Embora a pesquisa como um todo tenha incluído cinco línguas estrangeiras, este trabalho relata apenas os resultados referentes aos livros-texto de inglês e francês (28 livros). A análise qualitativa dos materiais aleatoriamente selecionados demonstra que ainda é bastante estereotipada a representação de homens e mulheres no que diz respeito ao papel profissional, econômico e às relações afetivas apontadas para cada um.

Palavras-chave: Texto visual. Livro didático. Estereótipos de gênero.

Downloads 639  639  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Trab. linguist. apl. [online]. 2008, vol.47, n.1,   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Investigação dos dados sobre estilos de aprendizagem dos alunos freqüentadores da base de apoio ao a Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
Silva, Élen Cristina Lopes da; Silva, Walkyria Magno e

Estilos de aprendizagem são características particulares de aprender uma língua estrangeira (LE) e o estudo acerca desse assunto pode explicar e servir de base para a proposta de soluções a alguns problemas encontrados no aprendizado de LE. No projeto de pesquisa e ensino Caminhos da Autonomia na Aprendizagem de LE, são utilizados testes de estilos de aprendizagem, aplicados na Base de Apoio ao Aprendizado Autônomo (BA3), para conscientizar os alunos de seus canais preferenciais para aprender. O teste utilizado para o levantamento inicial de dados para este estudo foi elaborado por Nunan (1996 apud GARDNER & MILLER, 1999) e consiste em detectar três estilos de aprendizagem relacionados a três sistemas sensoriais preferenciais: visual, auditivo e sinestésico. Após a análise dos dados de 75 frequentadores da BA3, constatou-se a impossibilidade de estabelecer parâmetros precisos de ocorrência dos estilos de aprendizagem, pois o resultado varia nos semestres em que foi levantado, provando, no contexto local, o caráter individual do canal preferencial de aprendizado. Em seguida foram selecionados dez sujeitos para estudos mais detalhados, sendo que nessa etapa os instrumentos utilizados foram uma narrativa de aprendizagem e uma entrevista. A pesquisa respondeu a uma das indagações de nosso interesse: saber se os estilos de aprendizagem, uma vez identificados, efetivamente ajudavam o aluno a aprender mais e melhor. Os resultados expostos neste artigo respondem positivamente a essa pergunta no âmbito local. A identificação dos estilos preferenciais de aprendizagem tem um papel preponderante no aprender a aprender, uma vez que de posse desse conhecimento cada indivíduo pode desenvolver estratégias de aprendizagem para se tornar competente na LE alvo.

Downloads 637  637  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPA  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 (17) 18 19 20 21 »