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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Didáctica de las lenguas y la interculturalidad: propuestas de formación Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
Muñoz, Carmelo Moreno; Caravaca, Rebeca Valverde

La controversia generada a la hora de llegar a un acuerdo unánime desde la comunidad científica en la definición conceptual de los términos “interculturalidad” y “diversidad” no es algo novedoso. En estas letras, lejos de adentrarnos en un variado y sin duda complejo universo de definiciones, retomamos las ya prácticamente clásicas cuestiones de qué es interculturalidad y qué es diversidad sin el exclusivo ánimo de llegar a una definición puramente académica. Nuestro interés radica en la percepción que cada docente posee respecto a ambos términos que está muy relacionado con lo que acontece en las aulas.

Downloads 447  447  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas didácticas No 12, Otoño 2004  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Huellas quijotescas en la literatura brasileña Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
MACHADO, Rodrigo Vasconcelos

Hubo, tras la primera edición de 1605, varios intentos de reescrituras del texto cervantino. El caso de Avellaneda, que después de la publicación de la primera parte en 1605, escribió una continuación apócrifa, atestigua este hecho. En la Historiografía Literaria Brasileña se constata un diálogo entre el Quijote y los principales textos de nuestra tradición. Hablo específicamente de la novela Fogo Morto, de José LINS DO REGO, pero antes voy a enhebrar algunas consideraciones, que nos van a permitir comprender mejor la presencia de marcas cervantinas en la novela brasileña.

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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Estudar e aprender deve ser fácil? Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
GODOI, Elena

Os seres humanos costumam aprender aquilo que, para eles, vale a pena aprender e isso varia de pessoa para pessoa. Um bom professor assume, entre suas premissas básicas, que cada aluno é diferente e por isso encara o estudo através de seu próprio conjunto de características pessoais y de preferências e estratégias de aprendizagem, conferindo ao estudo e à aprendizagem sua forma pessoal e singular. Mais do que um acessório, um bom professor – seja ele sisudo e contido ou sorridente e gesticulante – é uma figura vital para uma aprendizagem bem-sucedida, fundamentada no respeito às individualidades dos alunos, visando seu desenvolvimento pessoal pleno.

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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A problemática dos americanismos: teorias de divisão dialetal, análise de dados e uma proposta para  Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
FORNARI, Michelle Kühn

Neste trabalho estamos propondo uma metodologia para proceder à marcação diatópica do dicionário de falsos amigos Espanhol/Português de forma o mais confiável possível. Como ponto de partida, apresentamos uma visão panorâmica a respeito das propostas de divisão dialetal do Espanhol da América e analisamos seu reflexo em três dicionários de americanismos. Com este estudo, detectamos muitas discrepâncias, tanto no que diz respeito às teorias dialetológicas quanto às imputações diatópicas fornecidas pelos dicionários de americanismos. Através da nossa proposta, alcançamos uma maior certeza quanto às informações diatópicas, gerando uma confiabilidade sustentada por exemplos empíricos do uso da língua.

Downloads 638  638  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 70, P. 223-246, SET./  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O primeiro Knockout de Cortázar: "Casa Tomada" Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2012
Descrição:
FERRARI, Ana Josefina

A obra de Cortázar foi e é estudada amplamente desde diferentes perspectivas. Teóricos importantes se detêm sobre ela porque, entre outras coisas, representa o ápice do movimento denominado Realismo mágico ou Realismo fantástico. Dito movimento ou modo de escrita caracteriza-se por um modo diferente de aprender ou de se relacionar com a realidade e como ela nos interpela. O presente artigo pretende realizar uma análise do conto "Casa tomada", de Julio Cortázar observando a relação com a realidade. O ponto importante aqui é a estratégia discursiva utilizada na elaboração do conto e que será o início de um trabalho sobre a prosa que lhe ocupará durante toda sua carreira de escritor. Interessa-me ver como se produz o efeito do fantástico na materialidade desse conto de Cortázar.

Palavras-chave: Cortázar. Conto "Casa tomada". Realismo mágico ou fantástico.

Downloads 789  789  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 111-126, MAIO  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!El concepto de inautenticidad en Heidegger y Cortázar  Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
MACHADO, Roberto Pinheiro

Este ensaio analisa a relação entre os conceitos de inautenticidade presente nas obras de Martin Heidegger e Julio Cortázar. Apontado para o fracasso da crítica cortazariana que reconhece na obra do escritor argentino a presença do conceito heideggeriano de inautenticidade, este ensaio afirma que ambos autores demostran concepções distintas a respeito da questão do comportamento autêntico. No entanto, outros conceitos heideggerianos como a angústia, a solidão e ser-nomundo aparecem com clareza em diversas instâncias da obra narrativa de Cortázar. Desta forma, o ensaio procede a uma leitura de tais instâncias sob a luz de O ser e o tempo, de Heidegger.

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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Passeando pelos parques de Cortázar  Popular Versão: 
Atualização:  25/4/2012
Descrição:
MOURA, Susan Blum Pessôa de

Neste artigo procuro resumir as ideias principais de espaço em Cortázar, ideias que foram apresentadas durante o evento de extensão "Abrindo a porta para ir jogar" na Universidade Federal do Paraná. O espaço analisado envolve não somente o texto literário em si, como também a etimologia de angústia (um sentimento comum na obra de Cortázar) e, em um prenúncio de estética da recepção, um envolvimento do leitor em seu espaço empírico e na sua relação com o objeto livro. Cortázar, em seus escritos, mostra a relevância de um leitor ativo e cúmplice. Para essa apresentação buscou-se ilustrar esse envolvimento espacial com uma litografia do desenhista Escher que trabalha com um elemento comum aos dois autores: o surrealismo e a subversão do espaço.

Palavras-chave: Leitura. Cortázar. Conto “Continuidad de los parques”. Escher. Quadro "Exposição de gravuras".

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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O branco, a duplicidade e a representação como signos de morte  Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2012
Descrição:
VENTURELLI, Paulo

O conto "Los buenos servicios", de Julio Cortázar, é narrado do ponto de vista da senhora Francinet, que é também a personagem principal. Ela costuma trabalhar como empregada doméstica e está no fim de carreira, uma vez que suas mãos trêmulas já não lhe permitem desempenhar bem suas funções. Certa feita, é contratada pela família dos Rosay para servir numa festa. Sua tarefa será cuidar dos cães dentro de um quarto fechado. Mais tarde, os Rosay lhe pedem para representar a mãe de Bébé no velório deste. Bébé é costureiro da alta moda e fizera amizade com Francinet durante aquela festa. Nossa preocupação, neste artigo, é analisar os elementos composicionais do conto em que a duplicidade, a representação de papéis e a cor branca, além de indiciarem a morte, são recursos sutis para Cortázar introduzir a homossexualidade na narrativa. Em nenhum momento os fatos são explicitados. Apenas o grupo de Bébé, composto por rapazes, usa nomes femininos. Então, queremos buscar o sentido real dos "bons serviços" e de como estes ocorrem num clima de ambiguidade, quando as cenas narradas não são o que parecem ser.

Palavras-chave: Cortázar. Literatura homoerótica. Representação e morte.

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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A opção da variedade de Espanhol por professores em serviço e pré-serviço Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
IRALA, Valesca Brasil

Este estudo investiga o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) através da visão de professores e futuros professores a respeito da variante a ser adotada para o ensino de E/LE (Qual variante é preferida para ministrar as aulas? Qual é considerada mais apropriada para a região pesquisada - interior do Rio Grande do Sul, quase fronteira com o Uruguai? Que percepções podem ser inferidas a partir das respostas?). Os resultados mostram que muitas justificativas são construídas sem base em estudos linguísticos, já que estão baseadas mais no senso comum do que em conceitos científicos, como seria o esperado. É possível depreender, com este estudo, que melhorias no ensino de Espanhol como língua estrangeira são necessárias, principalmente considerando alguns pontos de vista de professores em serviço.

Palavras-chave: Espanhol como língua estrangeira. Variação. Prática do professor.

Downloads 515  515  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 7, n. 2, p. 99-120  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Evolução do uso do computador no ensino de línguas Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
MOREIRA, Francisca Helga Savir

Uma série de teorias de ensino e aprendizagem vêm sucessivamente delineando e informando o ensino de segunda língua e língua estrangeira, refletindo diferentes concepções sobre o que significa aprender e propondo respostas às necessidades de diferentes contextos de aprendizagem. Ao longo dos últimos anos, o computador vem sendo incorporado a esse cenário, firmando-se enquanto instrumento pedagógico potencialmente facilitador do aprendizado. O presente trabalho visa explorar o entrelaçamento entre as teorias acima citadas e o assim chamado ensino de línguas assistido por computador (área conhecida internacionalmente como CALL Computer-Assisted Language Learning). A fim de demarcarmos mais claramente a relação entre teorias de ensino de línguas, métodos e abordagens de ensino e o uso do computador enquanto recurso didático, usaremos a divisão do desenvolvimento da CALL em três fases, segundo Warschauer (1996): behaviorista, comunicativa e integrativa.

Palavras-chave: Ensino de segunda língua/língua estrangeira. Ensino de línguas assistido por computador. Teorias de ensino e aprendizagem de línguas.

Downloads 453  453  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letras, Curitiba, n. 59, p. 281-290, jan./  Site http://
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