Educadores

Ínicio : Espanhol : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O discurso da afetividade e a linguagem dos emoticons Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
BRITO, Audrey Danielle Beserra de

Os emoticons são signos em circulação utilizados com frequência em Chats, principalmente pelos adolescentes, para expressar sentimentos e características universais pertencentes à sociedade globalizada e tecnológica. É justamente sobre as características universais dos emoticons que se realizou o estudo. Procurou-se observar se os valores apreendidos nos emoticons remetem a uma axiologia com traços de sentidos específicos dos adolescentes brasileiros, ou se expressam elementos de uma afetividade universal. Analisou-se o sentido gerado pelos emoticons no processo discursivo da Internet e suas relações interdiscursivas com outros universos de discurso, no caso o discurso publicitário. O resultado esperado é identificar os valores e identidade expressa pelos emoticons no discurso eletrônico-digital ciberespacial e no discurso publicitário.

Palavras-chave: Semiótica. Emoticons. Afetividade.

Downloads 1011  1011  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letra Magna Ano 04 n.09 - 2o Semestre de 2  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Trabajar con cortometrajes en el aula de LE/L2: una secuencia didáctica para Éramos pocos (de Borja  Popular Versão: 
Atualização:  22/12/2008
Descrição:
GIMENO UGALDE, Esther; MARTÍNEZ TORTAJADA, Sonia

El objetivo de este artículo es presentar una parte teórica acerca de las múltiples ventajas del uso de cortometrajes en el aula y ofrecer criterios de selección que faciliten la tarea del docente a la hora de optar por un cortometraje, atendiendo a diversas cuestiones (criterios pedagógicos, didácticos, temáticos, lingüísticos). La segunda parte del artículo está dedicada a la presentación de una secuencia didáctica, que integra todas las destrezas, para el cortometraje Éramos pocos de Borja Cobeaga destinada a estudiantes del nivel A2-B1.

Palabras clave: Cortometraje. Cine. Teoría. Explotación didáctica.

Downloads 1007  1007  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista RedEle N. 14 Octubre 2008 ISSN: 1571-4667  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Os falsos amigos: português e espanhol Popular Versão: 
Atualização:  25/4/2012
Descrição:
ALVES, Jeferson da Silva

Um dos temas que diverge no ensino de espanhol como língua estrangeira – E/LE para brasileiros é o dos falsos amigos, os quais muitos autores fazem mistura com os falsos cognatos e os heterossemânticos. Em nossa pesquisa também trabalharemos com essa perspectiva, de que os falsos amigos, os falsos cognatos e os heterossemânticos são sinônimos.

Palavras-chave: Língua espanhola. Falsos cognatos (Falsos amigos ou heterossemânticos). Ensino.

Downloads 1004  1004  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista SOLETRAS  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!El cine de Almodóvar Popular Versão: 
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
GAVIRA, José Font

Estudio del cine de Almodóvar aplicado a la teoría de Delueze sobre el cine. Las reflexiones sobre el pensamiento, la memoria y la narración se pueden trasladar a otras obras. Pero como hemos comprobado se ajustan al director-pensador Almodóvar como un hijo de su tiempo que trata narrativamente lo que ocurre en su tiempo.





Downloads 998  998  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Aula de Letras - ISSN: 1579-6884  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!O primeiro Knockout de Cortázar: "Casa Tomada" Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2012
Descrição:
FERRARI, Ana Josefina

A obra de Cortázar foi e é estudada amplamente desde diferentes perspectivas. Teóricos importantes se detêm sobre ela porque, entre outras coisas, representa o ápice do movimento denominado Realismo mágico ou Realismo fantástico. Dito movimento ou modo de escrita caracteriza-se por um modo diferente de aprender ou de se relacionar com a realidade e como ela nos interpela. O presente artigo pretende realizar uma análise do conto "Casa tomada", de Julio Cortázar observando a relação com a realidade. O ponto importante aqui é a estratégia discursiva utilizada na elaboração do conto e que será o início de um trabalho sobre a prosa que lhe ocupará durante toda sua carreira de escritor. Interessa-me ver como se produz o efeito do fantástico na materialidade desse conto de Cortázar.

Palavras-chave: Cortázar. Conto "Casa tomada". Realismo mágico ou fantástico.

Downloads 991  991  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA LETRAS , CURITIBA, N. 66, P. 111-126, MAIO  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Gêneros textuais no ensino fundamental: um desafio para professores em formação Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do

O presente trabalho se propõe a relatar e a analisar uma experiência de formação continuada, fundamentada em sequência didática com gêneros textuais, para professores de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental, no Município de João Pessoa-PB. O projeto teve como embasamento a Teoria Enunciativo-Discursiva de Bakhtin (2000) e as orientações teóricas do grupo de Genebra (Bronckart (1999), Schneuwly (1994, 1997), Schneuwly e Dolz (2001, 2004). A experiência foi realizada durante todo o ano de 2008, atendendo a proximadamente 150 professores da rede municipal, assistidos por 10 professores da UFPB, UEPB e CEFET-PB. O trabalho foi operacionalizado por meio de formação teórica, elaboração e análise de recursos didáticos como planos de aula e sequências didáticas por cada professor e sua devida aplicação em sala de aula. Neste trabalho, relatamos uma análise da experiência realizada, sobretudo das principais dificuldades apresentadas pelos professores em formação no trabalho com os gêneros textuais, na perspectiva adotada, utilizando como corpus os relatórios de acompanhamento dos professores formadores.

Palavras-chave: Gênero textual/discursivo. Sequência didática. Ensino.

Downloads 980  980  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguagem & Ensino, Pelotas, v.13, n.2, p. 397-414  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Resultados de una encuesta sobre la metodología aplicada en el aula Popular Versão: 
Atualização:  29/1/2009
Descrição:
GARCÍA, Mª Lourdes de Miguel


Este artículo evalúa la metodología aplicada en el aula relacionada con la enseñanza del léxico español como lengua extranjera. El estudio se llevó a cabo mediante encuestas realizadas a personal docente de varias universidades y centros privados españoles. El análisis de los resultados nos indica que solo un tercio del profesorado aplica principios metodológicos sólidos y experimentados. Finalmente, se propone que la tarea de la enseñanza y el aprendizaje del léxico sea afrontada de un modo sistemático y planificado.

Palabras clave: Metodología. Léxico del español como lengua extranjera.

Downloads 979  979  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma MarcoELE. nº1 ISSN 1885-2211   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Uso de noticias en formato electrónico para la enseñanza - aprendizaje de Español como Lengua Extran Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BARANDELA, Ana Margarita; ABIO, Gonzalo

Gonzalo Abio y Ana Margarita Barandela, profesores de la Universidad Estadual de Londrina (Brasil), presentan un estudio sobre el uso de las noticias en soporte electrónico como complemento y ayuda para la enseñanza del español. Los profesores destacan, mediante ejemplos, algunas de las posibilidades que ofrecen este tipo de noticias, presentes en Internet, para las clases de español como lengua extranjera. El estudio se basa en diversas experiencias realizadas con estudiantes de español de la Universidad Estadual de Londrina durante el primer semestre de 2001.

Palavras-chave: Língua estrangeira. Tecnologia. Ensino.

Downloads 962  962  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Espasa Nov. 2001  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora! Pensar a partir da literatura: da importância dos estudos ibero-americanos Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
RIBEIRO, Margarida Calafate

Este artigo procura demonstrar a relevância do pensamento latino-americano e dos estudos ibero-americanos para o pensamento contemporâneo português e, em particular, para pensar o pós-colonialismo português.

Palavras-chave: Literatura. Pensando a partir da literatura. Estudos ibero-americanos. Pensamento português. Pós-colonialismo.

Downloads 924  924  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Alea 2009, vol.11, n.1, pp. 62-72. ISSN 1517-106X  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A pesquisa etnográfica e sua importância para os estudos de aquisição de língua estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
PINTO, Denise de Souza Silva

Este artigo pretende dar uma visão geral das discussões em torno de um método científico de pesquisa em sala de aula chamado etnografia. Este método de pesquisa veio das ciências sociais com uma clara preocupação para fornecer uma explicação cultural dos grupos sociais. Mas, dentro do campo da lingüística aplicada, a tradição de uma visão quantitativa de pesquisa trouxe algumas outras preocupações a este método de pesquisa, tais como validade e confiabilidade. No entanto, em relação à definição e para os elementos essenciais da etnografia existe um acordo entre todos os autores.

Palavras-chave: Etnografia. Linguística aplicada. Pesquisa em sala de aula.


Downloads 920  920  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Rev. Est. Ling., Belo Horizonte, v.7, n.1, p.125-  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 (14) 15 16 17 18 19 20 21 »