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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Os falsos amigos: português e espanhol Popular Versão: 
Atualização:  25/4/2012
Descrição:
ALVES, Jeferson da Silva

Um dos temas que diverge no ensino de espanhol como língua estrangeira – E/LE para brasileiros é o dos falsos amigos, os quais muitos autores fazem mistura com os falsos cognatos e os heterossemânticos. Em nossa pesquisa também trabalharemos com essa perspectiva, de que os falsos amigos, os falsos cognatos e os heterossemânticos são sinônimos.

Palavras-chave: Língua espanhola. Falsos cognatos (Falsos amigos ou heterossemânticos). Ensino.

Downloads 980  980  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista SOLETRAS  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Letramento e orientações curriculares nacionais: uma visão sobre o ensino de língua estrangeira par Popular Versão: 
Atualização:  2/10/2013
Descrição:
ALEXANDRE, Micael Fillipe Pontes; SILVA, Silvio Profirio da

Este trabalho tem por objetivo abordar as mudanças metodológicas no Ensino de Língua Estrangeira, em particular, no Ensino de Língua Espanhola, como reflexo da publicação e da difusão das Orientações Curriculares Nacionais - OCNs.

Palavras-chave: Letramento. OCNs. Língua estrangeira. Ensino Médio.

Downloads 2470  2470  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma JEPEX 2010  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Preenchimento de questionário off-line em textos e julgamento imediato de gramaticalidade com SPs no Popular Versão: 
Atualização:  25/4/2012
Descrição:
POMBO, Anna Terra Rocha

Este documento apresenta os resultados de um experimento-piloto de preenchimento de questionário off-line em textos com SPs em Espanhol americano, à luz da Teoria Linguística, rodado no ano de 2010, cujo objetivo foi verificar se ainda é possível considerar a marcação canônica dos parâmetros Sujeito (pro-drop) e Objetos (altamente cliticizante) no Espanhol. Replicou-se a marcação canônica da primeira categoria, porém, da plenitude da segunda (68%), 65% deveram-se aos pelo menos bilíngues. O baixo índice de cliticização contraria os parâmetros canonizados quanto aos Objetos. Possivelmente, o apagamento de Objetos constitui já uma mudança em curso na estrutura argumental no Espanhol e a camada funcional deve ser a licenciadora deste fenômeno. Os resultados de um julgamento imediato de gramaticalidade refinarão o experimento anterior e, junto a ele, serão apresentados no VII Congresso Internacional da Abralin.

Palavras-chave: Clítico. Objeto nulo. Psicolinguística. Sujeito. Teoria linguística.

Downloads 1265  1265  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do VII Congresso Internacional da Abralin Cu  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora! Las relaciones lógico-semánticas entre enunciados a lo largo de la carrera universitaria Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
OLIVA, María Belén
TREBUCQ, María Dolores
TOMASINI, Stefania

El presente estudio se deriva de dos trabajos de investigación realizados en la Facultad de Lenguas, con aval de la Secretaría de Ciencia y Tecnología de la Universidad Nacional de Córdoba. En uno de trabajos se analizaron las problemas más frecuentes que presentaban los alumnos de cuarto y quinto año de las carreras de Traductorado, Profesorado y Licenciatura en inglés al producir textos en inglés; mientras que en el otro, se identificaron los problemas recurrentes en redacciones en inglés y español que evidenciaban los alumnos de tercer año de las carreras anteriormente mencionadas. En ambos casos, se tomaron como modelo de análisis el desarrollado por la gramática sistémico-funcional (EGGINS, 1994; HALLIDAY, 1985; MARTIN, 1992). Los resultados que arrojaron sendos trabajos de investigación indican que la cohesión léxica, las relaciones lógico-semánticas y la co-referencia son las variables en las cuales los alumnos cometen más errores al escribir en inglés tanto en tercer año como al final de su carrera. Oportunamente se ha dado cuenta de los problemas de cohesión léxica (OLIVA y TREBUCQ, 2006) y de relaciones lógico-semánticas entre enunciados (ANGLADA y BOMBELLI, 2006). El objetivo de este estudio es comparar y ejemplificar los problemas que exhiben los alumnos en el empleo de las relaciones lógicas en textos escritos en inglés en las etapas media y final de su carrera.

Downloads 11429  11429  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma 4º ALSFAL  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Leitura em língua estrangeira: entre o Ensino Médio e o vestibular Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
FERNÁNDEZ, Gretel Eres; KANASHIRO, Daniela S. Kawamoto

O presente estudo parte de uma breve discussão sobre o papel da compreensão da leitura em língua estrangeira - espanhol.

Downloads 2727  2727  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A educação formal e as metáforas do conhecimento: a busca de transformações nas concepções e prática Popular Versão: 
Atualização:  14/9/2011
Descrição:
ALMEIDA, Ricardo Luiz Teixeira de

Este artigo parte do pressuposto de que nossas práticas sociais e institucionais são informadas por nossas crenças e que estas, por sua vez, devem uma boa parte de sua composição às metáforas que nos ajudam a compreender diversos conceitos. Portanto, supõe-se que a metáfora utilizada pelo professor para dar conta da natureza do conhecimento seja de fundamental importância para o aparecimento e a valorização desta ou daquela prática educativa. Partindo dessa hipótese, reconhecemos a existência de três metáforas de conhecimento que hoje disputam espaço nas concepções de professores e outros profissionais da educação. São elas: (1) o conhecimento transmitido, (2) o conhecimento construído e (3) o conhecimento tecido em rede(s). Assim, o objetivo deste trabalho é discutir que implicações resultariam da adoção de cada uma dessas metáforas nas práticas de sala de aula, bem como traçar um panorama histórico das crenças e valores de professores e educadores.

Downloads 3630  3630  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFF  Site 
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!A problemática dos americanismos: teorias de divisão dialetal, análise de dados e uma proposta para  Popular Versão: 
Atualização:  5/12/2008
Descrição:
FORNARI, Michelle Kühn

Este trabalho está inserido em um projeto de pesquisa que almeja a elaboração de um dicionário de "falsos amigos" Espanhol - Português. A questão abordada diz respeito à marcação diatópica proposta no nosso dicionário e será tratada a partir do estudo da fragmentação do Espanhol da América e das imputações diatópicas oferecidas pelos dicionários de americanismos.

Downloads 1295  1295  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Los significados de los falsos amigos: español/portugués Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ALVES, Jeferson da Silva

Trabalhamos os falsos amigos de um ponto de vista léxico/semântico, contudo, com uma perspectiva distinta da que costuma ser tratada nas obras didáticas sobre esse tema. Para tanto, se utilizará a etimologia e a história das palavras: do latim e/ou outras línguas latinas: como o francês e o italiano, por exemplo, ao espanhol/português para explicar a evolução/mudança dos traços linguísticos. Para essa análise serão utilizados: um texto tirado de um soneto, uma ficha cadastral de um banco e algumas notas de dicionários para falantes de português e falantes de espanhol, ou seja, todos os textos são autênticos.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Cognatos (Falsos amigos). Etimologia.

Downloads 2593  2593  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letra Magna Ano 04- n.09 - 2º Semestre de   Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Novas formas de comércio e consumo: estudo sobre as lojas de conveniência Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2012
Descrição:
SILVA, Carlos Henrique Costa da

O presente artigo versa sobre as transformações que o comércio brasileiro passou desde 1950 destacando o papel das novas formas comerciais na reprodução do espaço urbano e a criação de novos padrões de consumo. Dentre as novas formas, distinguimos os Supermercados, os Hipermercados, os Shopping Centers, o Sistema de Franquias e as Lojas de Conveniência como estabelecimentos comercias presentes no espaço urbano, criados em tempos distintos com intencionalidades diferentes. As Lojas de Conveniência, objeto de nossa análise, foram introduzidas no Brasil em 1987, e a primeira loja iniciou suas atividades na cidade de São Paulo. De 1987 a 1993, as Lojas de Conveniência eram em número reduzido e se concentravam principalmente nas capitais de Estado. A partir de 1994, as grandes empresas distribuidoras de combustível introduziram suas lojas no sistema de franquias, o que impulsionou a expansão destas por novos mercados. Entre 1994 a 1996, houve a consolidação da ideia de conveniência e comodidade para o consumo. O ano marco de difusão e interiorização das lojas de conveniência é 1997, quando passou a ocorrer a grande expansão para inúmeras regiões do país e principalmente para as cidades com menos de 500 mil habitantes e fora das áreas metropolitanas.

Palavras-chave: Comércio. Consumo. Cidade. Lojas de Conveniência. Estado de São Paulo. Urbanização.

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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Língua e Literaturas Espanhola e Hispano-americanas Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
GONZÁLEZ, Mario M.

Histórico do ensino da Língua e Literaturas Espanhola e hispano-americanas.

Downloads 3344  3344  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://
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