Educadores

Ínicio : Ensino Religioso : Artigos : 

santo daime (0)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Significado da cultura para o Ensino Religioso (II) Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Seehaber, Liliana Claudia

A perspectiva religiosa, para aqueles que crêem, ultrapassa as percepções cotidianas, porque se move além das realidades da vida em direção a outras mais amplas, que as corrigem e completam, e sua preocupação definidora não é a ação sobre essas realidades mais amplas, mas sua aceitação, a fé nelas. A perspectiva religiosa repousa no sentido do "verdadeiramente real" e as atividades simbólicas da religião como sistema cultural se dedicam a produzir, intensificar e tanto quanto possível, torná-lo inviolável. Assim, o significado cultural religioso repousa na crença em um sistema de símbolos que atuam para estabelecer poderosas, penetrantes e duradouras disposições e motivações nos homens através da formulação de conceitos de uma ordem de existência geral e vestindo essas concepções com tal aura de fatualidade que as disposições e motivações parecem singularmente realistas.

Palavras-chave: Religião. Atividade Simbólica. Significado.

Downloads 1902  1902  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!El uso del piropo como ejemplo de motivación para el estudio de aspectos culturales en la clase de E Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BARANDELA, Ana Margarita; ABIO, Gonzalo

Proponemos introducir a los estudiantes de español en uno de los aspectos culturales, el piropo, mediante la lectura inicial del cuento Lingüistas del uruguayo Mario Benedetti, y realizando, con la motivación inicial alcanzada, una serie de actividades de diversa índole, que deben propiciar tanto un uso pragmático de la lengua, como un acercamiento a la cultura y lengua de los países hispanohablantes.

Downloads 1897  1897  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Revista Nov. 2002  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Pensamento Católico nos Tempos e Contratempos da Cultura e Educação Brasileira Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CRUZ, André Silvério da

O objetivo desse curso é analisar a presença e a influência do pensamento católico na educação brasileira. A proposta é rediscutir o papel do catolicismo na educação, que apresentou três etapas distintas. A primeira correspondeu à sociedade colonial e a educação e filosofia jesuítica, que teve como proposta o ensino da doutrina cristã e das primeiras letras conciliando a missão evangelizadora do novo mundo com a transmissão da cultura luso-européia e com o aprendizado da língua indígena, a qual os jesuítas viam, como humanistas, ser indispensável para a vivência e a experiência cultural. A segunda etapa pertenceu ao contexto do II Império e ao período áureo do regalismo e à transição para a Primeira República. Representou o momento do conservadorismo até a letargia, a ignorância, o pietismo e a alienação do catolicismo entranhado na cultura e nas instituições escolares. A terceira etapa representou o fim do regalismo e o desprestígio da Igreja com o Decreto 119-A de 7 de janeiro de 1890, que determinou a separação da Igreja com o Estado, confirmada pela Constituição de 1891, inaugurando uma nova fase, na qual foi necessária uma tomada de posição do catolicismo. O trabalho de renovação do espírito católico, iniciado pelo padre Júlio Maria, teve continuidade com D. Sebastião Leme que, por meio da Carta Pastoral de 1916, representou o primeiro sinal de mobilização dos católicos brasileiros. Impulsionou o trabalho de grandes intelectuais, o que teve repercussão efetiva na imprensa, na educação e no surgimento de grandes movimentos sociais que estão atuantes até a atualidade. A finalidade dessa reflexão é chamar a atenção para a dimensão do espírito religioso católico ainda presente na sociedade e na educação brasileira.

Downloads 1891  1891  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABHR  Site http://www.abhr.org.br/?page_id=57
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Cataquese, Ensino religioso, aula de religião é a mesma coisa ou possui difenrença? Popular Versão: 
Atualização:  18/4/2008
Descrição:
Sena, Luzia

Usados sem muita precisão ou preocupação de estabelecer distinções, os termos catequese, ensino religioso e aula de religião, por muito tempo foram tidos por equivalentes, pois, estava implícita a sua referência ao ensino da religião católica, majoritária no país.

Palavras-chave: Religião. Catequese. Educação.

Downloads 1867  1867  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ensino inter-religioso: teoria e práticas Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
INCONTRI, Dora; BIGHETO, Alessandro Cesar

A prática pedagógica e a elaboração didática do ensino inter-religioso tem que se apoiar em alguns pressupostos teóricos, para ter coerência. Esse artigo precorre rapidamente a filosofia da educação proposta pelos clássicos Comenius, Pestalozzi e Rousseau e suas propostas no campo do ensino religioso, derivando daí a aplicabilidade de projetos didáticos interdisciplinares. Discute aspectos da postura necessária ao professor de ensino inter-religioso, como conseqüência das idéias adotadas como base do trabalho. Em seguida, faz a narrativa resumida de alguns passos de projetos já aplicados pelos autores em mais de dez anos de experimentação em sala de aula, tanto em escolas públicas quanto particulares em São Paulo, Bragança Paulista e Jundiaí (SP). E afinal, discute brevemente a questão da avaliação de um projeto que envolva a temática religiosa.

Downloads 1849  1849  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Transposição Didática: a passagem do saber científico para o saber escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
STIGAR, Robson; POLIDORO, Lurdes de Fátima

Neste artigo vamos procurar conceituar o que vem a ser a Transposição Didática, sua relação com a ciência e com a educação, sua importância para o saber e, por fim, qual a sua contribuição para a disciplina de Ensino Religioso.

Palavras-chave: Ciência. Educação. Ensino Religioso.Transposição Didática.

Downloads 1835  1835  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.ciberteologia.org.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O legado ancestral como parte das identidades religiosas de ascendência africana em Cuba e no Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  11/6/2012
Descrição:
LIMONTA, Ileana Hodge

Cada casa-de-santo ou terreiro é um espaço onde se resignifica e recria constantemente as relações de parentesco situadas dentro do conceito família. E é significativa esta vinculação que se produz entre religião e família mediante a cerimônia de consagração porque, segundo afirma o nigeriano Felix Ayoh’Odimiré1, o que autenticava o sentido de pertença à religião iorubana nos antigos povos onde se cultuavam os orixás era o laço consanguíneo.

Downloads 1797  1797  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABHR  Site http://www.abhr.org.br/?page_id=57
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Formação do Professor de Ensino Religioso (I) Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo; Boeing, Antonio

No Brasil, somente nos Estados de Santa Catarina e Pará encontramos licenciaturas para formar o professor do Ensino Religioso. Em todos os outros Estados da Federação existem cursos livres, de extensão ou de especialização para complementar a formação de professores de outras áreas no campo do Ensino Religioso. Lembramos que é a graduação que habilita o docente a atuar na educação básica, as demais modalidades apenas complementam em situação de ausência do profissional habilitado.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Formação acadêmica.

Downloads 1783  1783  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A parábola migrou pro poema: o bom samaritano em “Um cadáver de poeta”, de Álvares de Azevedo Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BELÚZIO, Rafael Fava

Com este trabalho proponho uma leitura do poema “Um cadáver de poeta” – presente na “Segunda parte” da Lira dos vinte anos (1852), de Álvares de Azevedo – em especial no que diz respeito à migração da parábola do bom samaritano para a fatura do poema analisado, quer dizer, verificarei em que medida o texto bíblico – fator externo – fora internalizado em “Um cadáver de poeta”.

Downloads 1778  1778  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABHR  Site http://www.abhr.org.br/?page_id=57
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Efetivação do Ensino Religioso nas escolas públicas no Paraná Popular Versão: 
Atualização:  18/4/2008
Descrição:
Aluna: Tânia Conceição Iglesias do Amaral
Prof. Dr. Cezar de Alencar Arnaut de Toledo (orientador)

A partir da promulgação da alteração do artigo 33, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394 de 20 de dezembro de 1996), feita pela Lei 9.475/97, o Ensino Religioso tem-se constituído em um foco de grande interesse, discussão e pesquisa em âmbito nacional. O núcleo desse interesse é questionamento da legitimidade do Ensino Religioso, principalmente na escola pública, e mais recentemente a inserção dessa modalidade de ensino como disciplina constante da base comum da grade curricular da educação nacional brasileira. Ocorre que, durante o processo histórico educacional do Brasil, excetuando o período da instituição da República, quando se estabeleceu um conflito entre Estado e Igreja, o Ensino Religioso sempre foi nomeado como disciplina escolar, mesmo que nem sempre tenha tido tal caráter. A novidade é que a partir de julho de 1997, por meio da Lei 9.475, o Ensino Religioso ganhou uma nova configuração que se encontra organizada no documento intitulado Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso (PCNER), que lhe permitiu ser assumido como parte integrante da formação básica do cidadão pelo sistema educacional brasileiro no campo da organização dos conteúdos do componente curricular.

Palavras-chave: Ensino religioso. Escola pública. Sistema educacional.

Downloads 1774  1774  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 (9) 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 »