Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Significado da cultura para o Ensino Religioso (II) |
Versão: Atualização: 30/5/2008 |
Descrição:
Seehaber, Liliana Claudia
A perspectiva religiosa, para aqueles que crêem, ultrapassa as percepções cotidianas, porque se move além das realidades da vida em direção a outras mais amplas, que as corrigem e completam, e sua preocupação definidora não é a ação sobre essas realidades mais amplas, mas sua aceitação, a fé nelas. A perspectiva religiosa repousa no sentido do "verdadeiramente real" e as atividades simbólicas da religião como sistema cultural se dedicam a produzir, intensificar e tanto quanto possível, torná-lo inviolável. Assim, o significado cultural religioso repousa na crença em um sistema de símbolos que atuam para estabelecer poderosas, penetrantes e duradouras disposições e motivações nos homens através da formulação de conceitos de uma ordem de existência geral e vestindo essas concepções com tal aura de fatualidade que as disposições e motivações parecem singularmente realistas.
Palavras-chave: Religião. Atividade Simbólica. Significado.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Pensamento Católico nos Tempos e Contratempos da Cultura e Educação Brasileira |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CRUZ, André Silvério da
O objetivo desse curso é analisar a presença e a influência do pensamento católico na educação brasileira. A proposta é rediscutir o papel do catolicismo na educação, que apresentou três etapas distintas. A primeira correspondeu à sociedade colonial e a educação e filosofia jesuítica, que teve como proposta o ensino da doutrina cristã e das primeiras letras conciliando a missão evangelizadora do novo mundo com a transmissão da cultura luso-européia e com o aprendizado da língua indígena, a qual os jesuítas viam, como humanistas, ser indispensável para a vivência e a experiência cultural. A segunda etapa pertenceu ao contexto do II Império e ao período áureo do regalismo e à transição para a Primeira República. Representou o momento do conservadorismo até a letargia, a ignorância, o pietismo e a alienação do catolicismo entranhado na cultura e nas instituições escolares. A terceira etapa representou o fim do regalismo e o desprestígio da Igreja com o Decreto 119-A de 7 de janeiro de 1890, que determinou a separação da Igreja com o Estado, confirmada pela Constituição de 1891, inaugurando uma nova fase, na qual foi necessária uma tomada de posição do catolicismo. O trabalho de renovação do espírito católico, iniciado pelo padre Júlio Maria, teve continuidade com D. Sebastião Leme que, por meio da Carta Pastoral de 1916, representou o primeiro sinal de mobilização dos católicos brasileiros. Impulsionou o trabalho de grandes intelectuais, o que teve repercussão efetiva na imprensa, na educação e no surgimento de grandes movimentos sociais que estão atuantes até a atualidade. A finalidade dessa reflexão é chamar a atenção para a dimensão do espírito religioso católico ainda presente na sociedade e na educação brasileira.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Ensino inter-religioso: teoria e práticas |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
INCONTRI, Dora; BIGHETO, Alessandro Cesar
A prática pedagógica e a elaboração didática do ensino inter-religioso tem que se apoiar em alguns pressupostos teóricos, para ter coerência. Esse artigo precorre rapidamente a filosofia da educação proposta pelos clássicos Comenius, Pestalozzi e Rousseau e suas propostas no campo do ensino religioso, derivando daí a aplicabilidade de projetos didáticos interdisciplinares. Discute aspectos da postura necessária ao professor de ensino inter-religioso, como conseqüência das idéias adotadas como base do trabalho. Em seguida, faz a narrativa resumida de alguns passos de projetos já aplicados pelos autores em mais de dez anos de experimentação em sala de aula, tanto em escolas públicas quanto particulares em São Paulo, Bragança Paulista e Jundiaí (SP). E afinal, discute brevemente a questão da avaliação de um projeto que envolva a temática religiosa.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Efetivação do Ensino Religioso nas escolas públicas no Paraná |
Versão: Atualização: 18/4/2008 |
Descrição:
Aluna: Tânia Conceição Iglesias do Amaral Prof. Dr. Cezar de Alencar Arnaut de Toledo (orientador)
A partir da promulgação da alteração do artigo 33, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394 de 20 de dezembro de 1996), feita pela Lei 9.475/97, o Ensino Religioso tem-se constituído em um foco de grande interesse, discussão e pesquisa em âmbito nacional. O núcleo desse interesse é questionamento da legitimidade do Ensino Religioso, principalmente na escola pública, e mais recentemente a inserção dessa modalidade de ensino como disciplina constante da base comum da grade curricular da educação nacional brasileira. Ocorre que, durante o processo histórico educacional do Brasil, excetuando o período da instituição da República, quando se estabeleceu um conflito entre Estado e Igreja, o Ensino Religioso sempre foi nomeado como disciplina escolar, mesmo que nem sempre tenha tido tal caráter. A novidade é que a partir de julho de 1997, por meio da Lei 9.475, o Ensino Religioso ganhou uma nova configuração que se encontra organizada no documento intitulado Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso (PCNER), que lhe permitiu ser assumido como parte integrante da formação básica do cidadão pelo sistema educacional brasileiro no campo da organização dos conteúdos do componente curricular.
Palavras-chave: Ensino religioso. Escola pública. Sistema educacional.
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