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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A construção de um mundo sem doença e sem violência: o alvo de Sekai Kyusei Kyo (Igreja Messiânica M Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CLARKE, Peter B.

Esse artigo focaliza o projeto milenarista no Brasil de uma nova religião Japonesa que se chama Sekai Kyusei Kyo e no Brasil é conhecida como a Igreja Messiânica Mundial do Brasil ou simplesmente a Messiânica. O milenarismo da Igreja Messiânica e simbolizado em vários modelos do paraíso terrestre construídos em vários paises do mundo inclusive Japão, Tailândia e Brasil. No Brasil o modelo foi construído em Guarapiranga, no estado de São Paulo, mais ou menos 40 quilômetros a oeste da cidade de São Paulo e constitui o solo sagrado para América Latina inteira.
A Messiânica pretende também construir uma Cidade da Nova Era que será tão diferente das outras cidades milenaristas, sejam construídas ou sejam contempladas no passado, inclusive a Cidade do Sol. Essa Cidade da Nova Era será construída e governada de acordo com as Leis da Natureza que, para a Messiânica, tem a mesma significância que a idéia de Deus para os seguidores das religiões monoteístas como o Cristianismo, o Islamismo e o Judaísmo. A liderança da Messiânica designou o Brasil como um dos instrumentos principais para a salvação do mundo, acreditando que esse país será um catalisador para a transformação global através da construção de outras cidades da Nova Era em cada pais do mundo. Esses modelos de sociedade perfeita que vive de acordo com os princípios e práticas da Lei da Natureza serão os meios principais para a socialização dos habitantes desse planeta. Dessa maneira, o Brasil tornar-se-á o meio de salvação global, no sentido de um mundo sem doença e sem pobreza. Para um movimento como a Messiânica é imperativo que esse mundo seja totalmente transformado porque não existe outro lugar onde o ser humano possa crescer e desenvolver-se. A ideia de um mundo espiritual existe mas é um mundo estático. A lógica milenarista da Igreja Messiânica é baseada na crença de que para crescer espiritualmente o ser humano precisa voltar para esse mundo. Mas para que essa volta tenha sucesso completo permitindo ao ser humano realizar totalmente o seu potencial é necessário que esse mundo torne-se perfeito por meio da prática das Leis de Natureza.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Budismo Étnico na Religiosidade Nikkey no Brasil: Aspectos Históricos e Formas de Sobrevivência So Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SHOJI, Rafael

A partir de um conceito de grupo étnico baseado na interação social, pode-se analisar o comportamento religioso dos nikkeis enquanto comunidade que mantém fronteiras tanto para com brasileiros quanto para com japoneses, o que se reflete na prática e nas estratégicas de sobrevivência do Budismo étnico. Tem existido um esforço para uma adaptação cultural e lingüística nos templos, reflexo das novas gerações, mas ela não tem sido acompanhada de uma significativa abertura étnica, sendo mais destinado a atrair os descendentes que se identificam com uma identidade nikkey. Se as fronteiras com os brasileiros são além disso dadas com o poder político e sustentação financeira dados pelos nikkeis, diferenças com o Budismo japonês têm se intensificado devido a fatores particulares do Brasil enquanto ambiente de recepção. Como um ponto comum com japoneses e brasileiros, muitos nikkeis mantém uma convivência com diversas religiões, muitas vezes não sendo praticante formal de nenhuma. No caso dos nikkeis budistas, é possível identificar ainda hoje, como padrão mais geral, uma manutenção da identidade étnica através do Budismo e um pertencimento à sociedade majoritária principalmente através do Catolicismo, que foi o substituto histórico dos nikkeis para o papel que o Xintoísmo tem na religiosidade japonesa.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!As Ciências Religiosas Feministas: estado da questão Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
LACELLE, Élisabeth J.

Este texto apresenta um estado da questão dos estudos feministas da religião desde 1960. Depois de ter sublinhado os momentos importantes de sua colocação, a autora assinala os principais conceitos heurísticos associados à hermenêutica da suspeita: o patriarcado, o androcentrismo, o sexismo e as teorias dos gêneros feminino e masculino. As ciências religiosas feministas propõem novas metodologias e paradigmas científicos tais como o da inter-relação e da interação, também chamada de interconexão, entre a pesquisadora e o objeto/sujeito estudado. Elas se encontram na crítica pós-moderna da ciência, na da teologia ecumênica e na dos diálogos inter-religiosos. Com as ciências religiosas feministas, está em gestação, tanto nos meios intelectuais como nas instituições religiosas e sociais, um conhecimento do tipo sabedoria, que se preocupa, ao mesmo tempo, com a coerência racional.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Deus (G*d) trabalha em meio a nós. De uma Política de Identidade para uma Política de Luta Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SCHÜSSLER-FIORENZA, Elisabeth

O texto aborta os diversos discursos teológicos feministas, considerados intervenções discursivas retóricas e espaços discursivos de luta por significados e valores. Teorias e teologias feministas são assim propostas não apenas como articulações intelectuais mas também como intervenções político-religiosas. A autora coloca-se no campo paradigmático da Teologia da Libertação, mas critica-a pelo machismo de seus temas e de seus interlocutores. Critica também as diferentes teorias feministas ocidentais de gênero e propõe uma teoria crítica feminista cuja base é a categoria "kiriarquia", que permite tratar a multiplicidade de opressões das sociedades ocidentais e não-ocidentais.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Satanismo: realidades e acusações Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
HARVEY, Graham

O artigo começa com a discussão de quem satanistas são realmente e quem eles dizem que são. Refere-se à auto-apresentação satânica e às diferenças que geram diversidade e conseqüentemente indicam pontos de relevância para seus membros. Apresenta os resultados da pesquisa representativos das diversidades implícitas do satanismo de hoje. Em seguida, o artigo resume as acusações e medos entre aqueles que "observam" o fenômeno em questão. Apesar de se considerar que a maior parte do que é dito e escrito sobre satanismo é produto de fantasia e preconceito, apresenta-se algumas razões que justificam um interesse acadêmico. Esta parte da discussão está baseada no estudo da representação da mídia. Em resumo, Satanismo é principalmente uma "religião do self" que gosta de apresentar uma imagem sinistra para o público. Entretanto, acusações sobre satanismo revelam medos da sociedade contemporânea e podem contribuir para debates sobre alteridade, legitimação e outras questões interessantes. Os eventuais crimes cometidos por supostos satanistas e a recente tendência de ligar o satanismo ao vampirismo levantam questões importantes sobre racionalidade, fantasia e os efeitos de mídia sensacionalistas.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Simbolizando a Distância: Conversão ao Islã na Alemanha e nos Estados Unidos Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
WOHLRAB-SAHR, Monika

Tradução por Leda Maria Perillo Seixas

O artigo apresenta os resultados de um estudo comparando da conversão ao Islã na Alemanha e nos EUA. Enquanto a adoção formal ao islã freqüentemente ocorre no contexto de casamentos com imigrantes muçulmanos, este estudo focaliza os verdadeiros conversos, para os quais a conversão tem a função de lidar com uma crise biográfica. A autora amostra que a adoção ao Islã nestes casos refere-se a problemas individuais e coletivos de pertença e discriminação, reconhecimento e estigmatização. O Islã é assumido para articular experiências de crise e para transformá-las simbolicamente. Como religião "estrangeira" dentro de outras sociedades, o Islã funciona como um princípio de contraste. A conversão a esta religião é usada para simbolizar a máxima distância dentro da própria sociedade, porém sem abandoná-la. "Implementação da honra", "modificação do modo de vida" e "emigração simbólica / batalha simbólica" são três tipos que foram reconstruídos a partir do material empírico.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Imaginário e Simbólico: aspectos psicológicos na adesão à Seicho-no-iê e à PL-Instituição Religiosa  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PAIVA, Geraldo José de

Estudam-se alguns relatos de filiação de brasileiros de origem católica sem ascendência japonesa a duas "novas religiões" japonesas, a Seicho-no-iê e a PL. Os conceitos utilizados para discriminar entre uma conversão à nova religião e a permanência na religião anterior são os conceitos de "imaginário" e de "simbólico", inspirados em Lacan. O simbólico refere-se à organização da pluralidade de elementos ao redor de um eixo de significação; o imaginário abstrai da articulação da significação dos elementos, que agrupa em razão da semelhança. O resultado da interpretação dos relatos sugere que a filiação à Seicho-no-iê induz menos à mudança da articulação simbólica religiosa que a filiação à PL,o que sugere que a PL, mais que a Seicho-no-iê, pode constituir um fenômeno religioso minoritário em expansão no Brasil.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Inserção do Adventismo no Brasil através da Comunidade Alemã Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SCHUNEMANN, Haller Elinar Stach

O Adventismo do Sétimo Dia é uma expressão cristã milenarista surgida nos Estados Unidos no século XIX como desdobramento da Grande Decepção de 1844 do Movimento Adventista liderado por William Miller. O Adventismo do Sétimo Dia foi uma dissidência liderada por Joseph Bates e o casal James e Ellen White, que enfatizaram a observância do sábado como sinal de lealdade a Deus e de um juízo investigado precedendo a volta de Cristo. Com características proselitistas bem definida expandiram-se inicialmente para a Europa, onde a Alemanha foi um importante ponto de apoio. No Brasil eles entraram através da comunidade alemã. A inserção através da comunidade alemã favoreceu o estabelecimento por encontrarem uma mentalidade pietista. A identidade do Adventismo com a comunidade alemã em suas origens deixou influência por várias décadas.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Paraíso e o Capitel: Representações do Protestantismo no Brasil Republicano (1910-1920) Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SANTOS, Lyndon de Araújo

Trata-se de uma reflexão metodológica em torno da noção de representação, aplicada à pesquisa sobre a relação entre o protestantismo e a cultura brasileira. Esta relação, historicamente construída em todo o Brasil, foi identificada em duas cidades, a capital da República, o Rio de Janeiro, e a capital do Maranhão, São Luís. Foram tomados textos e imagens veiculados através da literatura, do jornal e de um quadro, compondo um conjunto de representações sobre o protestantismo. O propósito, portanto, é discutir a pertinência e o alcance que esta noção oferece à pesquisa sobre a história do protestantismo no Brasil.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!As Influências da Lógica Mercadológica sobre as Recentes Transformações na Igreja Católica Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GUERRA, Lemuel

Nosso propósito neste artigo é discutir, usando os pressupostos do Paradigma do Mercado Religioso, que tem em Berger (1985) Finke & Stark (1988, 1992) e Stark & Iannaccone (1994), seus principais formuladores, as transformações que se realizam no campo do Catolicismo brasileiro, a partir de modificações na constituição interna da esfera da religião no Brasil, no final do século XX. Privilegia-se aqui a definição institucional do fenômeno religioso, sendo nosso objetivo demonstrar que, acima de todos os fatores que influenciam a dinâmica da esfera da religião, têm preponderância aqueles ligados ao nível de concorrência entre organizações religiosas. A partir desse ponto de vista, examinamos alguns fatos da história recente da religião no Brasil, apresentando uma interpretação do processo pelo qual a Igreja Católica vai perdendo sua posição de monopólio no mercado religioso nacional e se vê pressionada à realização de mudanças reativas em seus discursos e práticas religiosas, refletidas na hegemonização do modelo carismático, que vai, aos poucos, substituindo a preponderância anterior do modelo progressista.

Downloads 635  635  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://http://www.pucsp.br/rever/rv2_2003/t_guerra.htm
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