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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!As Transformações de Obaluaê no Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
AMARAL, Adilson Rogério do

Neste trabalho apresentamos as considerações iniciais de um estudo mais amplo que discutirá as transformações ocorridas com o orixá Obaluaê1, desde sua chegada ao Brasil até os dias de hoje. Os vários cultos aos orixás existentes na África estão quase que na sua totalidade baseados nos mitos que relatam os grandes feitos, as guerras, as punições aos humanos e as rivalidades entre as próprias divindades em busca do poder. Trabalharemos no presente artigo somente com um mito do orixá Obaluaê, que nos revela nitidamente algumas transformações ocorridas na trajetória dessa divindade e sua diferenciação em relação às demais.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Entre o mérito e a sorte: escola, presente e futuro na visão de estudantes do ensino fundamental do  Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Costa, Marcio da e Koslinski, Mariane Campelo.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa, intitulada "Educação e exclusão social - o sagrado sob ameaça", que procura identificar fatores que influiriam na formação de apreciações valorativas mais ou menos favoráveis à escola. A hipótese básica da investigação propõe a existência de um esvaziamento do significado do espaço escolar, para alguns setores sociais longamente expostos a um processo de redução das oportunidades de mobilidade social ascendente, pelas vias características das sociedades modernas. Um breve relato da pesquisa com estudantes do Rio de Janeiro é apresentado, bem como sua metodologia - que envolve grupos focais e survey - e uma revisão de literatura aparentada ao problema, a qual antecede a exposição de resultados obtidos por meio dos grupos focais realizados. Os dados sistematizados tendem a fortalecer a hipótese principal: a escola parece um elemento dúbio e questionável para a parcela mais "excluída" dos estudantes ouvidos. Porém, há circunstâncias que confundem este quadro, acentuando a experiência escolar como um aspecto central do valor atribuído pelos estudantes à escola e, de certa forma, contrabalançando os efeitos disruptivos de um quadro econômico de agudos conflitos sociais associados a padrões de desigualdade social extremos e duradouros.
Rev. Bras. Educ., jan./abr. 2006, vol.11, no.31, p.133-154. ISSN 1413-2478.

Palavras-chave: Escola. Sociedade. Conflitos.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O ensino religioso em face do Projeto Político-Pedagógico Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
POLIDORO, Lurdes Fátima; STIGAR, Robson

Este artigo objetiva analisar a relação do Ensino Religioso junto ao Projeto Político-Pedagógico, destacando a relevância de a disciplina estar incluída na grade curricular, apontando a sua identidade, o seu conteúdo e, por fim, a importância da disciplina como área de conhecimento e não apenas um momento de formação humana, pastoral ou catequese.

Palavras-chave: Educação. Ensino Religioso. Fenomenológico. Projeto Político-Pedagógico.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Bourdieu e a Religião: Aportes para (re)discussão do conceito de campo religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
NERIS, Wheriston Silva

O presente trabalho tem como objetivo problematizar o lugar da religião nos trabalhos sociológicos de Bourdieu e, de maneira mais precisa, as contribuições e os limites da concepção de campo religioso para o projeto de compreensão da dinâmica religiosa contemporânea. Organizamos o trabalho de maneira a propor três reflexões bem sucintas. A primeira diz respeito ao questionamento da forma de apropriação do legado weberiano por Bourdieu e quem sabe, da defesa de um necessário reencontro com Weber; a segunda, se refere às relações entre campo religioso e campo do poder (um dos princípios metodológicos básicos na constituição do campo religioso) e a terceira, às limitações da noção de campo para pensar nossas especificidades sócio-históricas. Concebemos, por fim, que ao debruçar-se sobre a herança sociológica de Bourdieu é preciso aceitar o triplo de pensar com Bourdieu, o que implica uma apropriação séria de seu legado; pensar contra Bourdieu, o que significa uma avaliação rigorosa dos seus conceitos, e não simplesmente uma repetição sem fim e despropositada de seus tiques de linguagem, seu estilo de escrita e seus raciocínios pré-estabelecidos e, por fim, pensar diferente de Bourdieu, o que significa prolongar o seu pensamento de maneira crítica e liberando a imaginação sociológica.

Palavras-chave: Campo Religioso. Religião. Imaginação sociológica.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Lugar da Mulher no Judaísmo Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
KOCHMANN, Rabina Sandra

O lugar da mulher no Judaísmo variou segundo o contexto histórico, social, político e religioso. Ele se expressa em todos os campos da vida cotidiana, desde as diferentes rezas da liturgia até a divisão das tarefas no âmbito público e particular, passando pela liberação da obrigação do cumprimento de alguns preceitos, o que determina - segundo a tradição estabelecida por homens -, as prioridades a que as mulheres deveriam dedicar o seu tempo. Acompanhando as mudanças do papel da mulher na sociedade em geral, os movimentos religiosos liberais judaicos permitem a participação igualitária da mulher judia em todos os níveis, inclusive a ordenação de mulheres rabinas. Várias já estão servindo na América do Sul, sendo o Brasil um dos países pioneiros, tanto na formação de rabinas como na contratação de tais profissionais.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Considerações Acerca da Escatologia Contemporânea Segundo o Fundamentalismo Cristão - Movimento dos  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SANTOS, Marcelo Silva dos

O conceito escatológico está presente tanto no imaginário leigo cristão quanto na estruturação teológica desde os primórdios originários desta religião e pode ser retrocedido à construção dos fundamentos da religião judaica. Entretanto, a partir do século XIX e primordialmente no século XX, a escatologia tomou certa forma secular. Esta secularização da escatologia é também produto de efeitos contraditórios, pois, como em primeiro momento os frutos humanísticos advindos da ilustração, do positivismo, da filosofia de Nietzsche e Sartre, entre outros, são percebidos sob a forma de distanciamento dos preceitos e preconceitos religiosos e seus efeitos práticos são claramente percebidos no cotidiano destes últimos séculos. O sentimento religioso, por sua vez, revestido de aparatos teóricos científicos e humanísticos, em nenhum momento perdeu sua penetração no seio da sociedade, proporcionando alento diante dos paradigmas impostos especialmente pelas estruturas capitalistas ocidentais. A intercessão entre estes opostos produzem nos grupos sociais (através de tradições, conceitos, sentimentos coletivos) percepções religiosas encapsuladas sob a forma de senso comum. Sendo assim, a escatologia contemporânea é um misto de sentimentos puramente religiosos que são percebidos de forma consciente, como também sentimento secular inconsciente que aflora diante da perplexidade dos fatos do cotidiano e da fragilidade humana. Esta contradição humana reveste-se de caráter dialético, se de fato percebermos que “na crença e na prática religiosa, o ethos de um grupo torna-se intelectualmente razoável porque demonstra representar um tipo de vida idealmente adaptado ao estado de coisas atual que a visão de mundo descreve”. Portanto, os conceitos religiosos, ainda que só estes, sem a necessidade de engajamento, são alicerces sociais que permeiam as mentalidades, ainda que não necessariamente produzam efetivamente partidários dos sistemas de religião.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Globalização: Antropologia e Religião Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Velho, Otávio

O artigo procura abordar a temática da globalização, fazendo um apelo a um quadro antropológico de referências, sobretudo à idéia de mito. Ao mesmo tempo, procura explorar as relações da globalização enquanto perspectiva e mito (em contraste com a globalização
como objeto) com um “espírito de época” que se manifestaria transversalmente em diversos domínios, de saberes quanto de práticas sociais em geral. Privilegia o campo da religiosidade
e a própria prática antropológica como pontos de entrada
captar esse “espírito de época”.

Palavras-chave: Mito. Globalização. Práticas sociais.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Significado da cultura para o Ensino Religioso (II) Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Seehaber, Liliana Claudia

A perspectiva religiosa, para aqueles que crêem, ultrapassa as percepções cotidianas, porque se move além das realidades da vida em direção a outras mais amplas, que as corrigem e completam, e sua preocupação definidora não é a ação sobre essas realidades mais amplas, mas sua aceitação, a fé nelas. A perspectiva religiosa repousa no sentido do "verdadeiramente real" e as atividades simbólicas da religião como sistema cultural se dedicam a produzir, intensificar e tanto quanto possível, torná-lo inviolável. Assim, o significado cultural religioso repousa na crença em um sistema de símbolos que atuam para estabelecer poderosas, penetrantes e duradouras disposições e motivações nos homens através da formulação de conceitos de uma ordem de existência geral e vestindo essas concepções com tal aura de fatualidade que as disposições e motivações parecem singularmente realistas.

Palavras-chave: Religião. Atividade Simbólica. Significado.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Católicas e Femininas: Identidade Religiosa e Sexualidade de Mulheres Católicas Modernas Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
RODRIGUES, Cátia S. Lima

O artigo analisa, segundo uma pesquisa psicossocial empírica, a forma como mulheres católicas de classe média integram – ou não - a aprendizagem sobre a sexualidade no âmbito de um ambiente católico com os elementos novos que lhes são sugeridos pela cultura urbana em que vivem quando adultas. A partir de 22 casos de mulheres entre 20 a 60 anos de idade, a autora investiga se e como os valores interiorizados na Igreja e na família se sustentam no embate com a cultura moderna em que essas mulheres precisam redefinir sua identidade e sua sexualidade de mulheres e de católicas. Cinco pontos cruciais são tomados sob a lupa da investigadora: planejamento familiar, aborto e fertilização artificial, relações sexuais fora do casamento e divórcio. O objetivo do artigo é o de trazer ao leitor/a algo dos processos e metamorfoses pelas quais passa a mulher católica na formação de sua sexualidade ao se ver presa na contradição entre o que ensina a Igreja católica e o que é proposto como meta e estilo de realização para jovens mulheres de uma cidade como São Paulo.

Downloads 1786  1786  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv2_2003/t_rodrig.htm
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!El uso del piropo como ejemplo de motivación para el estudio de aspectos culturales en la clase de E Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BARANDELA, Ana Margarita; ABIO, Gonzalo

Proponemos introducir a los estudiantes de español en uno de los aspectos culturales, el piropo, mediante la lectura inicial del cuento Lingüistas del uruguayo Mario Benedetti, y realizando, con la motivación inicial alcanzada, una serie de actividades de diversa índole, que deben propiciar tanto un uso pragmático de la lengua, como un acercamiento a la cultura y lengua de los países hispanohablantes.

Downloads 1776  1776  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Revista Nov. 2002  Site http://
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