Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A estética do candomblé: Fazendo axós, tecendo axé |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SOUZA, Patrícia Ricardo de
A estética plástica do candomblé, suas roupas e adereços, laços e arranjos, tanto para os adeptos quanto para os deuses, no cotidiano e na festa compõe um complexo código cujas fontes são diversas, em que tudo tem razão de ser e que visa, em última instância, agradar aos orixás para que eles favoreçam a vida dos humanos. A estética do candomblé foi o tema da minha pesquisa de doutorado que resultou na tese intitulada Axós e ilequês. Rito, mito e a estética do candomblé, defendida junto ao departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo em abril de 2007. Uma parte desse trabalho se refere ao processo de criação e montagem dos trajes dos orixás que é o tema específico da presente comunicação.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Multiculturalismo e ensino religioso: analisando concepções de duas professoras dos anos iniciais do |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ARANHA, Tiago Esteves; MARIANO, André Luiz Sena Assumindo a religião como uma das categorias a partir das quais questões de diversidade e diferença se constroem no interior das escolas, a presente pesquisa tem como objetivo compreender como professores que ministram a disciplina de Ensino Religioso, em escolas do município de São Carlos, lidam com as questões de diversidade e diferença em suas aulas. A pesquisa teve como procedimento para a coleta de dados a entrevista com roteiro semi-estruturado. Dela participaram duas professoras que trabalham em escolas confessionais e ministram a disciplina Ensino Religioso para os anos iniciais do ensino fundamental; uma é iniciante na carreira, enquanto a outra possui mais de quinze anos de carreira construídos na mesma instituição. Os resultados obtidos podem ser apresentados das mais variadas formas e temas, contudo, aqui, são apresentados os dados referentes às concepções das professoras entrevistadas sobre temáticas tais como: a) o direito dos alunos à diferença no âmbito da religião; b) a relação entre a religião e as questões de gênero (enfatizando o papel da mulher); e c) sobre o ensino religioso pautado na História das Religiões, a fim de evitar o proselitismo. Como considerações finais, é possível salientar que não se pode pensar a religião sem antes fazer referência às relações de poder que agem sobre os sujeitos e sociedades. Desta forma, ao mostrar as relações que se constroem no âmbito religioso, cria-se nos alunos um senso crítico que busca encontrar as raízes dos problemas. Ao buscar uma educação que tenha uma perspectiva inter/ multicultural, tende-se a ressaltar o caráter conflitivo das práticas culturais, fato que pôde ser verificado nas discrepâncias dos depoimentos das professoras. Esse talvez seja o ponto de maior destaque do trabalho: trazer mais questionamentos que respostas, desconfiar, problematizar e desconstruir os consensos.
Palavras-chave: Multiculturalismo. Ensino religioso. Concepções docentes.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A presença do demônio nos Fioretti de São Francisco de Assis |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
JUDAR, Vandergleison
A figura do mal sempre esteve presente em diversas culturas. No que se refere ao ambiente cristão, não é diferente. Neste, o mal se apresenta na imagem do demônio, reconhecido através de seu nome pessoal Lúcifer ou ainda o mais popular Diabo. A idéia de um ser maléfico assumindo uma personalidade foi uma imagem forjada ao longo da história desde a antigüidade. Percebemos isto, através das várias influências de diversas culturas como a babilônica, por exemplo, sobre o judaísmo. Como o judaísmo é a religião de onde o cristianismo surge, tais influências são também absorvidas por ele, deste modo, o mal será redimensionado tornando-se uma figura real, personificada, tão presente quanto o próprio Deus. Os séculos que separam a Antigüidade da Idade Média serviram para fortificar ainda mais a imagem deste ser tão temido e tão odiado. Pouca ênfase a igreja primitiva deu ao Diabo, contudo na Idade Média, precisamente séculos XI-XII, lhe é dado mias espaço, ocupando o rico imaginário do período. Então, durante a Idade Média, a imagem do demônio causava medo, trazia todos os tormentos e tentações, apoiado pelos seus subalternos para desviar os fiéis dos caminhos do Senhor. Por isso, durante este momento da história, o Diabo foi muito aproveitado pela própria Igreja, que através do medo buscava a salvação de seus fiéis. Sendo assim, buscaremos compreender em uma fonte do período, precisamente do século XIV, denominada os Fioretti de São Francisco de Assis, a imagem do demônio, na qual o “inimigo” é visto em consonância com a realidade sócio-cultural, rico em toda representação que o mal possui naquele momento. No entanto, percebemos um diferencial encontrado no texto, que nos apresenta um curioso aspecto sobre o qual iremos nos debruçar um pouco mais.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Platonismo como Fundamento Racional e Espiritual da Mística Cristã |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CRUZ, André Silvério da; BRETTAS, Anderson C.F.
Este artigo tem por objetivo analisar os aspectos filosóficos e teológicos da mística cristã que, em sua experiência de fé, se fundamenta no princípio radical de um Deus supremo, Uno e trinitário que encarnou na história dos homens. Tal crença foi instituída pela experiência mística dos primeiros cristãos, os quais eram judeus, que está relatada nos textos bíblicos muito antes de existir a justificativa filosófica-teológica dos tempos da Patrística. Na primeira parte do trabalho, serão apresentados, de maneira breve, os pressupostos filosóficos do platonismo que definiram os horizontes do dogma trinitário de Deus. Pensadores cristãos tomaram consciência de que a filosofia de Platão era fortemente impregnada por um espírito místico e religioso que se constituía como fonte inexaurível para os espíritos sedentos do divino. Na segunda parte da reflexão, será demonstrada a doutrina teológica de Bento XVI, que segue essa linha espiritual. Ele tem como tema central, no seu livro Jesus de Nazaré, a convicção de que, para entender a pessoa de Jesus Cristo, é necessário partir de sua união com o Pai, crer no mistério da divindade trinitária, vivenciar essa crença iniciada no eu interior e que se revela como fé na concretude do mundo, lugar de todos os homens. Pela densidade da obra, a nossa reflexão centra-se no Sermão da Montanha e na Oração do Senhor.
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Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A barquinha e suas interfaces - cartografia das influências e mutações religiosas |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SOUZA, Mônica Dias de
Este trabalho tem por objetivo investigar a composição religiosa da barquinha, fundada na década de 1940 no Acre. Ela é fundada por Daniel Pereira de Mattos, originário do Maranhão. Sua liturgia é orientada pela crença na comunicação com o mundo dos mortos intermediada por um panteão de entidades cristãs, como santos, Jesus Cristo e a Virgem Maria; também por encantos, pretos-velhos e caboclos. O uso da ayahuasca bebida tradicionalmente utilizada por diferentes tribos indígenas amazônicas, denominada pelo grupo como “Daime”, é também veículo de comunicação metafísica. O interesse é compreender os arranjos religiosos historicamente instituídos pelo grupo ao longo de sua trajetória que resultou em divisões e recriações de novos paradigmas doutrinários. Aqui a reflexão baseia-se, principalmente, no grupo fundado por Francisca Gabriel, que participou do grupo original fundado por Daniel durante 34 anos e fundou seu próprio grupo em 1996. A escolha 2 reflete, sobretudo, o interesse em observar a nuance religiosa umbandista que determina em parte a ruptura com o grupo de origem e institui sua distinção.
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