Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Sugestões de atividades para colaborar na leitura da cartilha – Diversidade Religiosa e Direitos Hum  |
Versão: Atualização: 25/5/2010 |
Descrição:
(*) Fonte: GPER
Orientações didáticas para a utilização do documento “Diversidade Religiosa e Direitos Humanos. “A cartilha da DIVERSIDADE RELIGIOSA E DIREITOS HUMANOS é um texto produzido em 2004 para ser distribuído aos cidadãos brasileiros, a fim de refletirmos sobre as diferentes formar de compreender a presença do transcendente, pois o Brasil é um país que não possui uma religião, mas garante a todos os seus cidadãos a liberdade de professarem ou não um credo religioso, como afirma a Constituição que garante a inviolabilidade de uma liberdade de consciência e crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e a proteção aos locais de culto e suas liturgias (Artigo 5o. inciso VI), este direito à liberdade religiosa está confirmada na Declaração dos Direitos Universais do Ser Humano. Ao fazer memória da formação do povo brasileiro vamos encontrar Guaranis, Jês, portugueses, açorianos, nigerianos, angolanos, franceses, ingleses, italianos, alemães, austríacos e tantos outros que formaram o povo brasileiro. A leitura é breve, mas a densidade da contemplação poderá colaborar na reflexão dos cidadãos que estão com você em suas salas de aula.”
Palavras-chave: Diversidade religiosa. Direitos humanos. Formação do povo brasileiro.
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2344 0 bytes GPER http://www.gper.com.br |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Algumas Técnicas Corporais na Renovação Carismática Católica  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MAUÉS, Raymundo Heraldo
Este artigo trata de algumas técnicas corporais na Renovação Carismática Católica, partindo clássica definição de Marcel Mauss a respeito dessas técnicas: “as maneiras como os homens, sociedade por sociedade e de maneira tradicional, sabem servir-se de seus corpos” (“Les façons dont les hommes, societé par societé, d’une façon traditionnelle, savent se servir de leur corps”). O trabalho de campo foi feito em Belém, Pará, Brasil, em quatro paróquias católicas. As técnicas descritas e interpretadas foram, entre outras: o toque corporal, a imposição de mãos, a dança, a glossolalia (orar em línguas) e o repouso no Espírito. Foi feita uma comparação com as técnicas corporais utilizadas numa espécie de culto xamanístico muito popular entre habitantes rurais (“caboclos”) da Amazônia Brasileira chamada “pajelança cabocla”. Embora muitas das técnicas sejam as mesmas, enfatiza-se que a diferença reside na maneira pela qual as pessas as concebem, isto é, em seus significados diversos.
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2307 0 bytes UFGRS http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2163 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Diversidade Religiosa e Direitos Humanos  |
Versão: Atualização: 18/4/2008 |
Descrição:
Secretaria Especial de Direitos Humanos
O Estado Brasileiro é laico. Isso significa que ele não deve ter, e não tem religião. Tem, sim, o dever de garantir a liberdade religiosa. Diz o artigo 5o, inciso VI, da Constituição: “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.” A liberdade religiosa é um dos direitos fundamentais da humanidade, como afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da qual somos signatários.
Palavras-chave: Liberdade. Religião.Direito.
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2180 0 bytes GPER http://www.gper.com.br/ |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O feminino pentecostal: uma análise da revista “Círculo de Oração” da Igreja Assembléia de Deus  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MOTA, Elba Fernanda Marques
Pretendemos demonstrar a relação do nosso objeto de estudo, as mulheres assembleianas, com o seu principal órgão informativo, a revista “Círculo de Oração”. Iremos pontuar como o discurso deste periódico influenciou as suas leitoras, destacando como este foi re-apropriado por estas. É nosso objetivo principal, destacar as mulheres que expressavam sua opinião na revista: mulheres do pastor, dirigentes de Círculo de Oração e recém – chegadas de outras denominações evangélicas. Faremos assim, o resgate da participação feminina nesta denominação evangélica. Ampliando a discussão para a utilização da categoria gênero. Uma vez que pretendemos analisar sobre a relação dos homens e mulheres que compunham esta denominação, a Igreja Assembléia de Deus que como espaço de nossa análise, se mostra propícia para entendermos as práticas e razões destas mulheres da segunda metade do século XX.
Palavras-chave: Mulheres. Assembléia de Deus. Círculo de Oração.
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2162 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Práxis educativa no Ensino Religioso - confluência entre epistemologia e didática  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BRANDENBURG, Laude Erandi O trabalho enfoca a área do Ensino Religioso na perspectiva da relação entre a epistemologia e a didática que se concretiza na prática do currículo escolar na escola pública. Apresenta resultados de uma pesquisa sobre concepções epistemológicas e práticas no Ensino Religioso na rede estadual de escolas do Rio Grande do Sul, já concluída, e de uma pesquisa em andamento que faz um olhar para a mesma temática no âmbito municipal. Enfoca a problemática do Ensino Religioso e não ignora a polêmica que envolve seu reconhecimento como área de conhecimento, mas aponta possibilidades de práticas no cotidiano escolar, a partir de concepções epistemológicas a ela pertinentes. O respeito à diversidade religiosa, a articulação entre identidade e diferença, a convivência respeitosa e alteridade e o desenvolvimento da tolerância e resolução de conflitos evidenciam-se como concepções fundamentais. Esses princípios são resultados da manifestação de estudantes, docentes, direções de escola, setores de apoio como Conselho do Ensino Religioso - CONER, Coordenadorias de educação e Secretaria de Educação em consonância com o referencial bibliográfico da pesquisa. Inicialmente é feita a contextualização do assunto e caracteriza-se o Ensino Religioso como área de conhecimento. Em seguida aborda-se o lugar do Ensino Religioso no currículo e sua abordagem no cotidiano escolar através de uma didática específica conectada com os princípios epistemológicos que orientam a área do Ensino Religioso.
Palavras-chave: Ensino Religioso. Práxis educativa. Concepções epistemológicas. Práticas no Ensino Religioso.
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2147 0 bytes GPER http://www.gper.com.br/er_artigos.php |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O ser e o fazer no Ensino Religioso  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SCUSSEL, Marcos André
Ao refletirmos sobre o Ensino Religioso, precisamos fazer um breve retorno no tempo e conhecê-lo na História da educação brasileira, a qual sempre esteve ligada à história política, cultural e da Igreja. Educação, Estado e Religião estiveram profundamente ligados ao longo da história do nosso país, numa relação nem sempre harmoniosa, mas que influenciou os rumos da educação e da cultura. Este país, influenciado pelo pluralismo cultural e religioso por causa da imigração, teve influências de matriz indígena, européia, e africana, inicialmente, e mais tarde também de matriz oriental. Um pluralismo que necessita ser compreendido, estudado, respeitado e celebrado. Uma realidade singular que ainda não está plenamente incluída em nossas propostas educativas.
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2135 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st6.html |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A teologia, o feminino  |
Versão: Atualização: 18/4/2008 |
Descrição:
Valerio, Adriana
O artigo retrata exemplos de mulheres e místicas que leram a Bíblia de uma forma nova e diferente de como a secular tradição masculina fez. Elas conseguiram reinterpretar sua experiência de fé com palavras originais e manifestam uma subjetividade cheia de dúvidas expressa sabiamente pelo uso da ironia. São elas: Domenica Narducci da Paradiso (+1553), que comenta com grande coragem a famosa proibição paulina "As mulheres calem em assembléia" (1Cor 14,34); Arcangela Tarabotti (+1652), que sem temor denuncia o escândalo dos enclausuramentos forçados; Sarah Grimké (+1873), que leva adiante uma leitura emancipacionista e igualitária das Sagradas Escrituras; Elisa Salerno (+1957), que encontra na má interpretação da Bíblia os fundamentos da exclusão feminina e acusa a Igreja Católica de "heresia antifeminista". O rastro de pensadoras nunca se exauriu e retoma vigor nos dias atuais com os estudos e as reflexões de teólogas que impulsionam suas igrejas a buscar novos modos de viver a igualdade e a diversidade, com o intuito de reconhecer na diversidade um valor imprescindível para a fé no Deus Uno e Trino. Rev. Estud. Fem., maio/ago. 2005, vol.13, no.2, p.367-376. ISSN 0104-026X.
Palavras-chave: Mulheres e Sagradas Escrituras. Mulheres e mística. Deus no feminino.
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2101 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
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