Categoria: Ensino Religioso Artigos |
SOS Mulher – A Identidade Feminina na Mídia Pentecostal |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MACHADO, Maria das Dores Campos
Trata-se de uma análise da mídia pentecostal com o objetivo de verificar a “imagem” da mulher transmitida por esses grupos religiosos: seus papeis, comportamentos e relações na família, na comunidade religiosa e na sociedade mais ampla. A inclusão de temas como o aborto, planejamento familiar, sexualidade, participação feminina na política e no mercado de trabalho sugere que, seja em atendimento as demandas das leitoras, seja pela incorporação de mulheres no seu corpo editorial, os dois grupos tentam se alinhar com os processos sociais que afetam a identidade feminina. As possibilidades da construção de uma imagem mais positiva e afirmativa das mulheres, bem como os limites dessa redefinição da identidade do gênero feminino no universo pentecostal serão apontados nas conclusões dessa comunicação.
|
649 0 bytes UFGRS http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2157 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Antero de Quental foi Budista? |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FEITAIS, Paulo
Antero não encarou o Budismo como uma religião de que se tenha tornado adepto, ou uma filosofia constringente e impeditiva da originalidade, e essa talvez seja uma das maiores fontes de equívoco em relação à interpretação do seu pensamento. Nesse sentido, Antero não seria budista, como não seria kantiano, nem aristotélico, nem platónico, ou seja lá o que for que o tornasse tributário duma visão sectária, parcelar, limitativa em termos existenciais.
|
647 0 bytes Ulusofona http://cienciareligioes.ulusofona.pt/revista_ciencia%20das%20religioes_parteI.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Pós-modernidade, religião e educação: desafios epistemológicos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GUEDES, Maria Luiza
Nossa intenção, no espaço deste texto, é contribuir com o debate e, portanto, com o amadurecimento da reflexão que vem subsidiando a elaboração de propostas para o ensino religioso, hoje obrigatório, na escola pública brasileira. Para tanto, pretendemos iniciar caracterizando o que, não sem controvérsias, se convencionou denominar condição pós-moderna, cujo clima e demandas criaram as condições para que o ensino religioso não ficasse restrito a questão de foro intimo e, portanto, objeto de escolha na esfera privada por um lado, e por outro exigem que este ensino amplie suas funções e perspectivas na medida em que passa a integrar o currículo escolar na qualidade de disciplina de oferta obrigatória.
|
645 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st4.html |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A Identidade no Mundo das Religiões - Análise Desde um Olhar Localizado |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, José Maria da
O tema em questão aborda, a partir das reflexões abertas pelo teólogo católico Jacques Dupuis, as relações existentes – de incompatibilidade ou compatibilidade – entre a identidade religiosa cristã e a abertura ao mundo pluralista religioso pós-moderno. Constantemente presentes, como pilares do arcabouço teórico utilizado, estarão as reflexões daqueles estudiosos que, cônscios da realidade plural do mundo religioso atual, e não contentes com uma identidade amarrada somente à tradição e aos dogmas iniciais, desbravam um caminho ao mesmo tempo aberto às demais religiões e com identidade própria, porém, não fechada. O objetivo principal desta pesquisa é mostrar a possibilidade de uma reflexão localizada religiosamente, porém, aberta ao contato e diálogo com as diversas expressões do pluralismo religioso hodierno.
|
643 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv4_2001/t_silva.htm |
|