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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Paraíso e o Capitel: Representações do Protestantismo no Brasil Republicano (1910-1920) Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SANTOS, Lyndon de Araújo

Trata-se de uma reflexão metodológica em torno da noção de representação, aplicada à pesquisa sobre a relação entre o protestantismo e a cultura brasileira. Esta relação, historicamente construída em todo o Brasil, foi identificada em duas cidades, a capital da República, o Rio de Janeiro, e a capital do Maranhão, São Luís. Foram tomados textos e imagens veiculados através da literatura, do jornal e de um quadro, compondo um conjunto de representações sobre o protestantismo. O propósito, portanto, é discutir a pertinência e o alcance que esta noção oferece à pesquisa sobre a história do protestantismo no Brasil.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O patrimônio artístico e as representações discursivas e estéticas do sagrado e do fantástico em obr Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PELEGRINI, Sandra C. A.

A reflexão ora apresentada integra uma pesquisa que se encontra em desenvolvimento e que está vinculada ao Núcleo de Estudos Estratégicos/UNICAMP e ao Centro de Estudos das Artes e do Patrimônio Cultural/ UEM, cujo principal objetivo volta-se para a apreensão dos sentidos do patrimônio e da arte sacra no Brasil e busca compreender os efeitos das construções discursivas apoiadas na “negação” das identidades culturais e religiosas, distintas das ocidentais. Para tanto, tomamos alguns exemplos de representações do fantástico nas artes visuais na Europa e na América espanhola e portuguesa.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Pensamento Católico à Procura de Lugar na Primeira República Brasileira Popular Versão: pdf
Atualização:  11/6/2012
Descrição:
CRUZ, André Silvério da

Este artigo tem por objetivo traçar um estudo analítico sobre a formação do pensamento católico e sua efetiva abrangência na formação cultural da sociedade brasileira. O recorte historiográfico está no contexto dos finais do século XIX até aproximadamente às três primeiras décadas da Primeira República. Na primeira parte do trabalho, será analisada a revitalização do catolicismo brasileiro que, no seu projeto de sair do regalismo do Período Imperial, começou a afirmar sua autonomia tendo por base o ultramontanismo. Dessa situação, surgiu no país o tradicionalismo como nova reestruturação do pensamento católico que terá ações efetivas de afirmação por parte do clero brasileiro e sua intervenção na vida cultural. Na segunda parte de nossa reflexão, serão demonstrados, os aspectos políticos e sociais da passagem do Império para a Primeira República. A partir dessa perspectiva é que será analisada a renovação do pensamento católico num ambiente em que transitam as ideias positivistas, liberais e cientificistas, e que, à primeira vista, torna-se um lugar inóspito para as ideias filosóficas e teológicas cristãs do catolicismo.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Pensamento Católico nos Tempos e Contratempos da Cultura e Educação Brasileira Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CRUZ, André Silvério da

O objetivo desse curso é analisar a presença e a influência do pensamento católico na educação brasileira. A proposta é rediscutir o papel do catolicismo na educação, que apresentou três etapas distintas. A primeira correspondeu à sociedade colonial e a educação e filosofia jesuítica, que teve como proposta o ensino da doutrina cristã e das primeiras letras conciliando a missão evangelizadora do novo mundo com a transmissão da cultura luso-européia e com o aprendizado da língua indígena, a qual os jesuítas viam, como humanistas, ser indispensável para a vivência e a experiência cultural. A segunda etapa pertenceu ao contexto do II Império e ao período áureo do regalismo e à transição para a Primeira República. Representou o momento do conservadorismo até a letargia, a ignorância, o pietismo e a alienação do catolicismo entranhado na cultura e nas instituições escolares. A terceira etapa representou o fim do regalismo e o desprestígio da Igreja com o Decreto 119-A de 7 de janeiro de 1890, que determinou a separação da Igreja com o Estado, confirmada pela Constituição de 1891, inaugurando uma nova fase, na qual foi necessária uma tomada de posição do catolicismo. O trabalho de renovação do espírito católico, iniciado pelo padre Júlio Maria, teve continuidade com D. Sebastião Leme que, por meio da Carta Pastoral de 1916, representou o primeiro sinal de mobilização dos católicos brasileiros. Impulsionou o trabalho de grandes intelectuais, o que teve repercussão efetiva na imprensa, na educação e no surgimento de grandes movimentos sociais que estão atuantes até a atualidade. A finalidade dessa reflexão é chamar a atenção para a dimensão do espírito religioso católico ainda presente na sociedade e na educação brasileira.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Pentecostalismo Congregacionista no Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Janaína da

Busca-se neste artigo um estudo sobre o surgimento e desenvolvimento do pentecostalismo clássico, especificamente o caso da Congregação Cristã no Brasil (CCB), que apesar de pioneira na formação pentecostal no país, ao longo dos anos teve um desenvolvimento discreto se comparado com outras denominações. Nessa linha de pensamento o estudo sobre a questão da modernização dentro do movimento congregacionista, é importante para compreendermos suas formas de adaptação ou repulsão a modernidade, frente à diminuição de fiéis em especial os jovens, bem como eles se adaptam a doutrina da congregação e os atuais desafios que os membros enfrentam neste sentido.

Palavras-chave: Pentecostalismo. Congregacionismo. Doutrina.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Pentecostalismo nos Anos 40 Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JUNIOR, Luis de Castro Campos

Neste trabalho buscamos discutir o desenvolvimento do pentecostalismo na sociedade brasileira levando em conta sua inserção a partir de 1910 quando Louis Francescon deu início ao movimento entre a comunidade italiana na capital paulista seguido mais tarde pelos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg que fundaram a Assembléia de Deus em Belém do Pará. Torna-se importante destacar que até os anos 40 os grupos pentecostais estavam restritos a estes dois apresentados acima. Com a chegada da IEQ em 1946 começava um novo período também conhecido por “segunda onda” com a presença de missionários estrangeiros despertando movimentos autóctones como Igreja Pentecostal O Brasil Cristo e a Igreja Deus é Amor. A “terceira onda” ocorreu nos anos 70 e 80 dando início ao neopentecostalismo iurdiano e maior visibilidade para Romildo Soares. Grande parte dos estudos está circunscrita aos representantes pentecostais que mais se destacam aparecendo lacunas nas pesquisas sobre os anos 40 quando segundo Beatriz Muniz de Souza, surgem as “igrejas menores” como Avivamento Bíblico. Por fim cabe ressaltar que os primeiros estudos pioneiros foram desenvolvidos por sociólogos e antropólogos despertando a atenção de historiadores recentemente e abrindo novos horizontes para pesquisas enfocando a história das religiões.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O perfil dos terreiros de João Pessoa Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BASTOS, Ivana Silva

O universo religioso afro-brasileiro é, ainda hoje, pouco conhecido pela maior parte das pessoas. Apesar disso, o imaginário que cerca o assunto é bastante controverso. O que percebemos na cidade de João Pessoa corresponde a essa constatação. Apesar da temática ser muito instigante, poucas são as pesquisas que envolvem as religiões como o candomblé e a umbanda. Em função disso, pouco se sabe sobre essas religiões na capital paraibana.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O poder da inquisição e a inquisição como poder Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SIQUEIRA, Sonia

Propõe-se encarar a Inquisição sob o ângulo do Poder: aquele que lhe deu nascimento e legitimidade, portanto o poder potencial, bem como o exercício desse poder na sociedade. Há, portanto, dois níveis de reflexões: o primeiro, ligado à gênese do Santo Ofício, numa específica atmosfera cultural que lhe dá a base teórico-jurídica do poder e da autoridade. O segundo, refere-se ao poder em ato e ao poder coercitivo, exercido em diferentes tempos-espaciais.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O potencial da Ciência da Religião de criticar ideologias – um esboço sistemático Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
USARSKI, Frank

Desde o fim dos anos 70, cientistas da religião têm discutido a crítica à ideologia como uma função da própria disciplina. O artigo pretende contribuir para esta discussão. Na primeira parte, é esboçada a doutrina de ídolos de Francis Bacon como quadro de referência teórica. A partir disso, a função da crítica à ideologia do ponto de vista da Ciência da Religião é elaborada. Mostrar-se-á aqui a importância da questão sobre o "destinatário" da crítica à ideologia. Será argumentado que neste sentido pelo menos cinco contextos são relevantes: a) mecanismos e efeitos de religiões; b) discursos públicos sobre fenômenos religiosos; c) processos de comunicação interdisciplinar d) convicções e atitudes pessoais de cientistas da religião como indivíduos enraizadas na vida cotidiana particular; e) o auto-reconhecimento disciplinar da própria Ciência da Religião.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O problema das "seitas" - Opinião pública, o cientista e o Estado Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SEIWERT, Hubert

Este artigo trata de controvérsia sobre cults e minorias religiosas no contexto Europeu. Em diversos países Europeus, seitas religiosas e cults são considerados um problema social sério e em alguns casos, como na França, Bélgica e Alemanha, comissões parlamentarias publicaram relatórios descrevendo os perigos causados pelo cults. Na primeira parte do artigo os processos que definem as minorias religiosas como um problema social são brevemente analisados. A segunda parte trata do papel de cientistas da religião como observadores e, ao mesmo tempo, participantes das controvérsias sobre cults. O artigo propõe que o estudo acadêmico da religião não pode se restringir ao papel de observador imparcial, pois os resultados da sua pesquisa são introduzidos no contexto da controvérsia pública. Cientistas da Religião podem ter a responsabilidade de contribuir para tal debate público, oferecendo informações empíricas e argumentos racionais que em muitos casos contradizem a percepção geral das minorias religiosas e de novos movimentos religiosos. Desse modo o estudo acadêmico da religião pode ajudar a identificar melhor os problemas existentes e contribuir para tomadas de decisão de formas mais racionais em um debate que geralmente é dominado por reações emocionais e ideológicas.

Downloads 296  296  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv2_2001/t_hubert.htm
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