Educadores

Ínicio : Ensino Religioso : Artigos : 

santo daime (0)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Escolas públicas e ensino religioso subsídios para a reflexão sobre o Estado laico, a escola pública Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Fischmann, Roseli

“...a questão do direito à educação e suas inter-relações com o direito à liberdade de crença num Estado laico, como é o Brasil, é preciso antes lembrar documentos jurídicos nacionais e internacionais de proteção de direitos no campo religioso e da educação. Ao mesmo tempo, é indispensável lembrar características da história do Brasil, no que se refere ao Estado como construção histórica...”.

Palavras-chave: Educação. Campo religioso.

Downloads 1633  1633  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso: um componente do currículo da Escola Básica Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo

O Ensino Religioso foi historicamente colocado na escola dentro de um projeto religioso, visando salvaguardar a presença da igreja católica, perdida com a Proclamação da República, pois durante a colônia e o império brasileiro, por meio do regime do padroado (vínculo entre Igreja e Estado), esta presença era garantida por lei. Na Constituição de 1931 ficou determinado a presença do Ensino Religioso obrigatório para a escola e facultativo para o aluno, estando as questões organizacionais escolares sob a responsabilidade do governo e o conteúdo, a escolha dos livros, assim como a doutrina e a moral dos professores cabia às autoridades religiosas. Desde a primeira legislação republicana não definia uma única religião, pois o Brasil já havia reconhecido a diversidade religiosa, permitindo que os diferentes cultos aqui se estabelecessem. O problema é mantido, com a cultura de que este país possui uma religião oficial, o que não é verdadeiro.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Escola. Ensino.

Downloads 1636  1636  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Protestantismo Tupiniquim, Modernidade e Democracia: limites e tensões da(s) identidade(s) evangélic Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CERVEIRA, Sandro Amadeu

Esse trabalho pretende apresentar elementos para o debate a respeito da identificação do ser evangélico no Brasil contemporâneo a partir de uma perspectiva político relacional de identidade. Exploramos alguns elementos sociológicos comuns à maioria das comunidades evangélicas, analisados utilizando a noção de seita como concebida por Weber e Troeltsch. Sem pretensões de descrever minuciosa e exaustivamente os elementos litúrgicos ou doutrinários das muitas denominações evangélicas, propõe-se que essa forma específica de organização eclesiástica sectária, marcada pelo conversionismo, denominacionalismo e condição minoritária, deve ser levada em consideração no esforço analítico sobre a identidade evangélica no Brasil. O foco do trabalho, portanto, concentra-se na interação entre o jogo de forças envolvido na construção dessa identidade e os processos de modernização e democratização.

Palavras-chave: Evangélicos. Identidade. Seita. Modernização. Democracia.

Downloads 1642  1642  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVER  Site http://www.pucsp.br/rever/rv1_2008/t_cerveira.htm
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ethos no Ensino Religioso Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Longhi, Miguel

A preocupação com o Ethos no Programa de Ensino Religioso justifica-se pela estreita relação existente entre comportamento e tradição religiosa. Se educar é o processo de abertura do ser humano para se compreender, então torna-se impossível pensar o humano separando-o de sua dimensão de transcendência; pois, o conhecimento que emancipa o ser humano não é apenas de natureza científica. É no interior da experiência religiosa que o ethos, modo de ser das coisas e das pessoas, tecido vivo de relações e inter-relações entre elementos da cultura, da tradição e da religião que formam e constituem a estrutura explicitativa e significativa do ser, e como fonte do dever para o agir moral do ser humano, encontra sua expressão mais autêntica, antiga e universal.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Cultura. Experiência religiosa.

Downloads 1644  1644  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br
Avaliação: 7.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Formar acólitos da educação ou produtores do conhecimento? Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo

“O professor é aquele que de repente aprende”, afirma Riobaldo, no romance “Grande Sertão Veredas”, de Guimarães Rosa. Dessa maneira, este é o desafio que coloco ao refletir sobre a formação do docente, de maneira particular no Ensino Religioso, partindo do pressuposto que este profissional deve ser capacitado como todo e qualquer professor, já que será responsável por um dos componentes curriculares com uma intenção clara: a formação do cidadão que possui uma cultura e está inserido em contexto de rápidas e significativas transformações.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Cultura.

Downloads 1650  1650  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Formação do Professor de Ensino Religioso (II) Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo; Boeing, Antonio

A questão dos cursos de Especialização ou pós-graduação lato sensu, oferecidos por instituições de ensino superior ou por instituições especialmente credenciadas para atuarem nesse nível educacional, independem de autorização, reconhecimento e renovação do reconhecimento e devem atender ao disposto nesta Resolução. Estes cursos são oferecidos para matrícula de portadores de diploma de curso superior e ficam sujeitos à supervisão dos órgãos competentes a ser efetuada por ocasião do recredenciamento da instituição.

Palavras-chave: Curso. Especialização.

Downloads 1651  1651  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso, por quê? Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Junqueira, Sérgio; Cardoso, Cláudia

Desde o período da monarquia brasileira, a disciplina de Ensino Religioso foi inserida nos currículos das escolas. O projeto do deputado geral Rui Barbosa (1882-1883) orientava que seria ensinado, pelos ministros de culto no prédio da escola, depois do horário normal, o ensino religioso para as crianças que os pais solicitassem, podendo ocorrer estas aulas até três vezes por semana. Mais tarde, uma longa discussão surgiu polemizando sobre a continuação ou não da disciplina no espaço escolar.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Espaço escolar. Currículo.

Downloads 1657  1657  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br
Avaliação: 7.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Sinhô Mariano e o “Fé e Amor”, em Santa Maria, Sacramento: O Primeiro Centro Espírita do Interior Mi Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BRETTAS, Anderson Claytom Ferreira

A presente comunicação tem como objetivo apresentar o resgate histórico da gênese do espiritismo kardecista no estado de Minas Gerais, em especial no Triângulo Mineiro, enfocando a constituição do Centro Espírita Fé e Amor, na Fazenda Santa Maria, lugarejo rural de Sacramento, bem como o ativismo de seu fundador, o “Sinhô” Mariano. Como fontes de pesquisa foram utilizadas, sobretudo, documentos primários diversos, como cartas, atas de reunião, iconografia e depoimentos orais. Participando de sessões espíritas domiciliares em Uberaba, o empresário espanhol Fernando Peiró converteu-se à doutrina. Seu contador na firma de cal, na atual Peirópolis, era Mariano da Silva, conhecido como “Sinhô”. Tal como em Hydesville, nos Estados Unidos e o caso emblemático das irmãs Fox, haviam acontecimentos sobrenaturais na Fazenda Santa Maria, como pancadas na parede, sons de pedra no telhado e sumiço de objetos. Assustado, Mariano convidou o espanhol para analisar a situação, e Peiró entendeu que ali ocorriam manifestações mediúnicas. “Sinhô” Mariano aderiu ao movimento e desse engajamento surgiu, em 28 de agosto de 1900, o primeiro centro espírita do interior mineiro. Foi nesta instituição que um dos ícones da doutrina no Brasil, Eurípedes Barsanulfo (1880/1918), sobrinho de Sinhô Mariano, descobriu o espiritismo através de reuniões mediúnicas, com manifestações atribuídas a Bezerra de Menezes e São Vicente de Paulo.

Downloads 1658  1658  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABHR  Site http://www.abhr.org.br/?page_id=57
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Estado e ensino religioso no Brasil Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Fonseca, Alexandre Brasil

Neste artigo apresentamos, de forma sucinta, os conflitos existentes na história brasileira em torno das disputas sobre a presença do ensino religioso nas escolas públicas. Na conclusão discutiremos a necessidade de o Estado assumir uma neutralidade positiva no que se refere à abordagem de temas relacionados à religiosidade e seus embates com outras esferas da sociedade.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Estado.

Downloads 1671  1671  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Imaginário religioso na construção de subjetividades nômades: O fenômeno da migração religiosa Popular Versão: PDF
Atualização:  2/5/2012
Descrição:
FERREIRA, Amauri Carlos; GROSSI, Yonne de Souza

O campo do imaginário religioso tem seu fundamento em narrativas sagradas que podem ser compreendidas a partir de categorias míticas e utópicas. A primeira remonta à origem da religião, permitindo entender o sentido da fundação dos fenômenos religiosos; a segunda abre possibilidades para se apreender migrações religiosas a partir de utopias construídas por subjetividades nômades. Tal pressuposto permite compreender narrativas sagradas em tempos históricos que configuram imaginários epocais, sendo representados pelo deus romano, Jano,com suas duas faces contrapostas.O caminho escolhido pelo estudo ancora-se teoricamente em Mircea Eliade e Ernest Bloch, respectivamente, em concepções referentes ao sagrado e aos sonhos acordados. Assim, a comunicação está circunscrita à interseção entre religião e ciência, que traz o paradoxo do imaginário como elemento aglutinador na compreensão de grupos /indivíduos em procedimentos migratórios.

Palavras-chave: Imaginário religioso. Subjetividade nômade. Migração. Imigração religiosa.

Downloads 1680  1680  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABHR  Site http://www.abhr.org.br/?page_id=57
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 (29) 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 »