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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A lógica do dom e a teologia da retribuição – reflexões sobre a religiosidade midiática na pós-moder Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Adelino Francisco de

O termo “dom”, não obstante a imprecisão e obscuridade de sua origem etimológica1, vincula-se à noção de dádiva, de doação natural a priori, desprovida de qualquer merecimento explicito. Assim, como dádiva, o dom assume a condição de presente, aquilo que é dado (e recebido) a alguém. Neste sentido, dom é algo que se recebe ou mesmo se dá, independente de qualquer ato meritório. É neste ponto que o dom se desvela como dádiva. Pois, o dom doado (ou recebido) não é afetado por condicionantes inerentes ao donatário. Não obstante os limites de uma definição conceitual que possamos vislumbrar neste incipiente artigo sobre o dom, talvez o que demais relevante e fundamental a ser dito foi explicitado por Jean-Luc Marion, ao argumentar que “o dom explica-se por si”.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O fragmentado sujeito pós-moderno e a religião midiática Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PATRIOTA, Karla Regina Macena Pereira

Desde algum tempo, o homem vem experimentando a perda da esperança no paraíso divino, onde se oferece a felicidade certa e eterna. Essa perda de esperança remonta justamente o início do movimento iluminista, que buscava a ruptura com a fé
através da prevalência da razão. Com efeito, na Idade Média, a humanidade havia achado refúgio na fé, componente constitucional da civilização que ficou conhecida como Cristandade. Assim, percebeu-se que os medievais se conservaram durante séculos em condições arriscadas e não se transformaram em sujeitos.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A permanência da força criativa da linguagem ritual na pós-modernidade: “Exu agodô... o sangue eu te Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PRATES, Admilson Eustáquio

Este texto é resultado do trabalho de campo realizado em uma casa de culto afro-sertanejo que toca Quimbanda, Umbanda e Candomblé de nação Angola, Roça Gongobira Ungunzo Mochicongo, na cidade de Montes Claros/MG. A pesquisa de campo, neste terreiro, concentrou sua atenção em compreender o imaginário de Exu a partir dos adeptos dos rituais de Quimbanda, utilizando como fontes às lendas e as cantigas de Exu e Pombagira.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!De hades ao diabo: uma reflexão sobre os significados das imagens no imaginário pós-moderno da figur Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
QUINTILIANO, Angela Maria Lucas

Não é pretensão deste artigo esgotar a discussão sobre como se relacionam conceitos tão fundantes do processo de construção social dos indivíduos como os de religião e linguagem, mas o objetivo presente é discutir algumas questões que se colocam quando esse tema é proposto. Renunciando, pois, a um aprofundamento da rica e necessária discussão sobre o tema, explicitamos que será no contexto da pós-modernidade que faremos nossas indagações.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O sentido e a irracionalidade da vida diante o limite da existência no contexto pós-moderno: leitura Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
RODRIGUES, Cátia Cilene Lima

A existência Humana se manifesta através do corpo concreto, onde também são sentidas as emoções e angústias diante as situações reais da vida. Contudo, este corpo é, de fato, finito; sabe-se que a Morte é realidade na Vida para todo Ser Humano, o que causa agonia e carência de compreensão da totalidade do fenômeno de existir e morrer. A Modernidade contemporânea caracteriza-se por uma crise de identidade e valores, em que as pessoas não sentem-se orientadas ou seguras para realizarem suas escolhas, o que gera profunda crise existencial.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O novo testamento, fonte primária das experiências das primeiras comunidades cristãs Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
RIBEIRO, Gilvaldo Mendes

O conteúdo das sete cartas do Apocalipse dirigidas às sete igrejas que estão localizadas na Ásia Menor revela uma realidade a qual João parece ter grande conhecimento. Os problemas descritos nelas são diversos e representam a diversidade existente no Cristianismo Primitivo. Por exemplo, a Igreja em Tiatira é reprovada por causa do ensinamento de uma mulher que se diz profetisa e que se chama Jezabel. O objetivo deste artigo é analisar o motivo da repreensão de João contra a profetisa Jezabel e seus seguidores. Nossa hipótese é que o texto expressa um conflito de liderança e João tenta defender seu espaço denegrindo a imagem de sua rival.

Palavras-chave: Jezabel. Apocalipse. Profetisa. Igrejas. Cristianismo primitivo.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A coleção “Redescobrindo o universo religioso”: “O quê?” e o “Para quê?” do ensino de religião na es Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GILZ, Claudino; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo

O presente artigo tem como objetivo discutir “o quê?” e o “para quê?” do ensino de religião na escola e na formação do professor por meio de elementos colhidos de uma pesquisa realizada recentemente com professores escritores e não-escritores da Coleção “Redescobrindo o Universo Religioso”. Não obstante às manifestações favoráveis e contrárias à presença do Ensino Religioso no currículo escolar por ocasião da promulgação da nova LDB/96, “o quê?” e o “para quê?” ensinar religião trazem consigo questionamentos pertinentes e atuais.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Coerência entre o Ensino Religioso e o estilo de vida do professor Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GOMES, Juarez

Embora não seja uma proposta conclusiva, tentamos no presente trabalho resgatar a importância do modelo moral no processo de educação, especialmente da educação religiosa, exigindo do professor uma conduta de pessoa que é amiga do Deus de amor. Claro que se essa experiência não for real o educador não sustentará qualquer tipo de simulação por muito tempo.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ensino religioso em Franz Rosenzweig Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GUARNIERI, Maria Cristina Mariante

A questão do ensino religioso é bastante complexa. Diante dessa complexidade, que é tanto teórica quanto prática, observa-se que a religião pode transitar entre o lugar do objeto que precisa ser conhecido e, também, como agente no diálogo humano,
especialmente na formação desse humano. O que temos por trás dessa constatação é a antiga tensão fé e razão, tensão essa que não pretendemos ignorar, ao contrário, servirmo-nos dela para fundamentar a discussão de uma teoria da religião que legitime o pensador religioso, justamente pela riqueza das controvérsias que a questão impõe. Nossa intenção é trazer a questão da religião como um campo que suscita saber próprio, isto é, discutir a possibilidade de construção de conhecimento a partir da própria religião e nesse sentido contribuir para esse debate.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Desafios do contexto histórico – legislativo da formação do professor de Ensino Religioso no Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; GILZ, Claudino; RODRIGUES, Edile Maria F.; PEROBELLI, Rachel de Morais Borges

Os trabalhos científicos já publicados na área de Ensino Religioso, o diálogo com a caminhada empreendida, os desafios e as conquistas alcançadas promoveram a elaboração do presente artigo, que tem como principal objetivo tecer algumas considerações sobre o contexto histórico-legislativo dos Cursos de Formação de Professores.

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