Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Literatura e Religião: Entre o tudo-dizer e o nada-dizer (do poder-ser) |
Versão: PDF Atualização: 14/11/2012 |
Descrição:
ROSA, Luiz Carlos Mariano da Detendo-se inicialmente na relação que envolve o horizonte teológico e as fronteiras literárias no arcabouço bíblico, o artigo em questão procura distinguir o tipo de linguagem que caracteriza a corporalidade textual deste último, assinalando a função que cumpre a escrita/escritura no âmbito do monoteísmo, que encerra, em suma, a história da emergência de um “Deus único”, sob cuja perspectiva, à possibilidade que acena com uma aproximação entre teologia e literatura impõe-se um método, como o propõe Antônio Magalhães (2008) pelo “caminho da correspondência”, que o referido trabalho sublinha, convergindo para analisar o conto “Via crucis”, de Clarice Lispector (1994), que mantém a Bíblia e a tradição na condição de interlocução do diálogo e exemplifica o fenômeno da “poética da mitologização”.
Palavras-chave: literatura, religião, Clarice Lispector, fantástico, mito
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719 0 bytes Ciências da Religião http:// |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Autonomização do campo educacional: efeitos do e no ensino religioso |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CUNHA, Luiz Antônio
Com base no conceito de campo, de Pierre Bourdieu, o autor analisa as vicissitudes do processo de autonomização do campo educacional no Brasil, focalizando, para isso, o Ensino Religioso nas escolas públicas. Ao longo da argumentação, o texto focaliza protagonistas diretamente envolvidos nos conflitos do campo e examina a legislação sobre essa questão, no nível federal e nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, a qual é referidas à conjuntura política e social. O artigo conclui que, embora seja geral a tendência de perda de autonomia do campo educacional brasileiro, em proveito do campo político e do campo religioso, ela ocorre num grau menor em São Paulo do que no Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Ensino religioso. Ensino laico. Educação brasileira. Campo educacional. Ensino público.
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715 0 bytes GPER http://www.gper.com.br/er_artigos.php |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Narrativas Biográficas: a Construção da Identidade Espírita no Brasil e sua Fragmentação |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
STOLL, Sandra Jacqueline
A biografia de dois médiuns brasileiros – Chico Xavier e Luiz Antonio Gasparetto –, constitui o objeto de reflexão deste artigo, que tem como propósito rever as relações construídas pelo espiritismo no campo religioso brasileiro, salientando, em especial, os diálogos estabelecidos com a religião hegemônica no país, o catolicismo e, mais recentemente, com o universo da chamada “Nova Era”. Na trajetória dos personagens em questão, o catolicismo ocupa lugar central: no caso de Chico Xavier como matriz de reinterpretação da doutrina espírita; no caso de Luiz Antonio Gasparetto, como alvo de crítica. Essas duas biografias caracterizam, portanto, momentos distintos da história do espiritismo no Brasil. Ao mesmo tempo, a convivência desses dois modelos evidencia modos concorrentes de sua expressão contemporânea no país.
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714 0 bytes USP http://www.iea.usp.br/iea/revista/coletaneas/religioes/index.html |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O cinema e a mídia como palco do fenômeno religioso na sociedade contemporânea |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
AGUIAR, Helvânia Ferreira
Uma nova dimensão dos fenômenos religiosos se impõe e, como pesquisadores, não podemos negligenciá-la: a utilização em larga escala dos meios de comunicação. As relações entre mídia e religião nos oferecem múltiplas interfaces de investigação. Uma delas vem da contextualização da mídia dentro da sociedade pós-moderna. Gianni Vattimo nos fornece importante subsídio para reflexão nesta área, ao definir a pós-modernidade por uma característica, para ele, preponderante: a presença massiva da mídia na vida social. A incidência do fenômeno religioso na mídia abre-nos a possibilidade de análise por duas vertentes: uma voltada para a mídia religiosa institucional-confessional, representada, por exemplo, por programas televisivos das várias denominações religiosas ou suas publicações - Folha Universal, Família Cristã, Revista Espírita etc; e outra, para a mídia generalista, laica, que oferece um sem-número de opções. Publicações como Superinteressante, Galileu, Veja, Isto é e Época e um vasto elenco de canais por assinatura, dentre os quais, Discovery Channel, History Channel, National Geographic e GNT, apenas para citar alguns. Se ampliarmos o campo da mídia para além desses veículos, temos ainda o cinema, com sua linguagem própria cada vez mais permeada pelo fenômeno religioso, explícita ou implicitamente.
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706 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
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