Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Religiosidade e educação: uma análise de Ockham |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PERIN, Conceição Solange Bution; OLIVEIRA, Terezinha
Este trabalho tem por objetivo fazer um estudo sobre a influência de Guilherme de Ockham, franciscano do século XIV, com o conflito que se evidenciou entre a fé, baseada na concepção cristã que se construía nas verdades reveladas por Deus, e a razão, que se fundamentava no conhecimento por meio da experiência empírica, reflexiva. O autor, procurou explicitar aos homens da sua época que, as duas questões poderiam ser entendidas e analisadas sem, necessariamente, uma submeter-se à autoridade da outra. Desse modo, faremos uma abordagem sobre as afirmações realizadas por Ockham e que, segundo alguns autores, demarcaram um novo entendimento sobre a Fé e a Razão e que, consequentemente, provocaram, no período, modificações sócio-educacionais.
Palavras-chave: Guilherme de Ockham. Idade Média. Religião. Educação.
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737 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/artigo.html |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Historiografia e Escravidão: novos desafios para a história da Igreja |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BRITO, Ênio José da Costa
Os estudos históricos, em especial sobre a escravidão (diáspora), têm avançado muito no Brasil, seja no aspecto teórico, seja no âmbito da pesquisa empírica, desde a década de 1970, pontuando tendências, temas emergentes e desafios. Esses estudos levantam desafios para a História da Igreja e, em particular, para os Institutos Teológicos.
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733 0 bytes UFGRS http://seer.ucg.br/index.php/caminhos/article/view/9 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Ainda o Ensino Religioso em escolas públicas: subsídios para a elaboração de memória sobre o tema |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FISCHMANN, Roseli
O presente trabalho apresenta-se como um testemunho, na linha da literatura de testemunho que se desenvolve em abordagens que integram o fazer acadêmico e a reflexão sobre a construção histórica, como em Agamben e outros. Traz narrativas da autora, de sua vivência reflexiva do debate em torno do tema do ensino religioso em escolas públicas, em espaço público no Brasil, destacando a experiência do Estado de São Paulo, em 1995, e, em nível federal, em 1996 e 1997, como parte do processo de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC.
Palavras-chave: Testemunho. Ensino religioso. Escola pública. Liberdade de religião. Direitos fundamentais.
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723 0 bytes GPER http://www.gper.com.br/er_artigos.php |
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