Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O ensino religioso e a interpretação da lei |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
DICKIE, Maria Amélia Schmidt; LUI, Janayna de Alencar
O trabalho trata das diferentes interpretações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, especialmente da reformulação de seu artigo 33, de 1997, que implementou e regulou o ensino religioso em escolas públicas. Sendo essa regulamentação referente aos ensinos de primeiro e segundo graus, ficou a cargo dos diferentes estados por em prática os ditames legais, através de suas Secretarias de Educação. Vamos considerar dois casos específicos, o de São Paulo e o de Santa Catarina, mostrando como essas diferentes interpretações da lei condicionaram o tipo de atuação possível de agentes religiosos nos processos tanto de capacitação dos professores como de definição de currículos.
Palavras-chave: Ensino religioso. Legislação. Santa Catarina. São Paulo.
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805 0 bytes GPER http://www.gper.com.br/er_artigos.php |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Pluralismo religioso brasileiro e a crise de sentido |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BIANCO, Gloecir
Este artigo pretende lançar um olhar, em primeiro lugar sobre o cenário religioso brasileiro. Quais têm sido as motivações e direções deste campo nas últimas décadas. Não recorre a um detalhamento histórico, até porque, não é esta a proposta. Procura situar o leitor no que diz respeito à religiosidade, ao grau de envolvimento e de comprometimento com o que se entende por religião e quais as características deste campo. Num segundo momento, conceitua objetivamente pluralismo e sentido religioso nesse contexto. Recorre a alguns pensadores e procura esclarecer como deve ser entendido o pluralismo religioso tratado aqui, não como a multiplicidade de grupos religiosos sistematicamente organizados, mas diferentes concepções religiosas, diferentes maneiras da visão religiosa. Não se trata de interpretar doutrinas, mas os diversos modos de ver a religiosamente e o relacionamento com o sagrado, maneiras diversas de ver o mundo e a vida que, no cenário atual, encontra-se desprovida do sentido atribuído e sustentado por séculos pela religião.
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805 0 bytes UEM http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st3.html |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Retiradas nordestinas: condição humana e valor transcendente (Os calvários em Morte e vida Severina, |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BRAGA, Hermide Menquini
As manifestações em Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto e em Vidas secas , de Graciliano Ramos a despeito de serem textos literários de gêneros diferentes (auto e romance) expressam-se por enfoques díspares (um trazer a marca da denúncia declarada, intensificada pelo valor imanente do nascimento e o outro uma ironia sagaz ,pela fina argúcia da expressão psicológica) valorizam a vocação do homem que é perceber. Isso é possibilidade ornada de esperança. Detalhamos as duas situações no sentido de reconhecer na mediação da fabulação cara ao mito, no referencial de Mircea Eliade, e no atestado da antropologia filosófica, no tratado de Henrique Claudio de Lima Vaz, a resistência ao poder despropositado, gênese dos extremos sociais que convivem nos personagens nas duas obras. A condição humana sobrevive à seca e à desproporção material constituindo assim o discurso transcendental.
Palavras-chave: Morte e vida Severina. Vidas Secas. Nascimento. Expressão psicológica. Condição humana.
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803 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A História da Igreja como Comunhão de Comunidades Locais: O caso da Diocese de Balsas |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
COUTINHO, Sérgio Ricardo
"A história da Igreja como comunhão de igrejas locais não existe". A afirmação é de Giuseppe Alberigo. Para ele, faltam estudos, no tempo e no espaço, da experiência cristã como "comunhão de comunidades locais", pois é significativa a carência de uma história da Igreja de inspiração "ortodoxa oriental", daí enfatizar a necessidade de se construir uma história da Igreja a partir das comunidades cristãs concretas, onde se deu (e se dá) a experiência da fé. Nos parece que, para explorarmos uma História da Igreja que leve em conta a idéia de communio entre as igrejas locais, deveríamos também redirecionar a história de uma igreja local que leve em conta o mesmo pressuposto, ou seja, estudar a dinâmica dos processos de comunhão e participaç&atatilde;o no seu interior. Assim, o objetivo deste artigo é o de apresentar, brevemente, uma pesquisa em fase de desenvolvimento sobre a trajetória histórica, de mais de 50 anos, das comunidades eclesiais reunidas na "igreja local" de Balsas, no sul do Maranhão.
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798 0 bytes REVER http://http://www.pucsp.br/rever/rv2_2003/t_coutin.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Devoção Mariana na Diocese de Jacarezinho: Alguns Apontamentos |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Tiago Vidal da
O Brasil recebeu dentre a herança deixada pelos colonizadores portugueses uma profunda religiosidade mariana, que foi amplamente propagada pelos missionários da Companhia de Jesus nos séculos XVI, XVII e XVIII. Grande parte das primeiras capelas foram dedicadas a “Nossa Senhora”, visto que a primeira igreja construída em território brasileiro, em torno do ano de 1535, era dedicada a Nossa Senhora da Graça (BOFF,1995, p.13). Desde o início da colonização até os dias atuais, observamos que a devoção à figura de Maria faz parte da identidade do catolicismo brasileiro, de modo que nas festividades marianas as igrejas ficam lotadas pelo enorme número de devotos que comparecem.
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796 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
Maranhão Mandingueiro: A influência animista dos africanos guineenses no Maranhão do século XVIII |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
JUNIOR, Reinaldo dos Santos Barroso
No intuito de encontrar um traço da composição do maranhense e da formação de sua sensibilidade ritualística ou de suas crendices (sem o sentido pejorativo) e na tentativa de encontrar algo que não traduz diretamente uma religião, mas um sentimento religioso, ou uma religiosidade, é que tentarei evidenciar uma profunda relação entre Maranhão e África durante o final do século XVIII, fruto de relações dentro da África. Nesta tentativa de vislumbrar alguma possível influência africana no gosto pelo tambor, pela matraca1, pelo medo dos espíritos, pelo tambor de crioula 2 e por uma infinidade de coisas, sensações e expressões, aparece uma dentre tantas outras possíveis ligações, um vínculo especifico com a Guiné.
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795 0 bytes ABHR http://www.abhr.org.br/?page_id=57 |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
O Budismo Étnico na Religiosidade Nikkey no Brasil: Aspectos Históricos e Formas de Sobrevivência So |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SHOJI, Rafael
A partir de um conceito de grupo étnico baseado na interação social, pode-se analisar o comportamento religioso dos nikkeis enquanto comunidade que mantém fronteiras tanto para com brasileiros quanto para com japoneses, o que se reflete na prática e nas estratégicas de sobrevivência do Budismo étnico. Tem existido um esforço para uma adaptação cultural e lingüística nos templos, reflexo das novas gerações, mas ela não tem sido acompanhada de uma significativa abertura étnica, sendo mais destinado a atrair os descendentes que se identificam com uma identidade nikkey. Se as fronteiras com os brasileiros são além disso dadas com o poder político e sustentação financeira dados pelos nikkeis, diferenças com o Budismo japonês têm se intensificado devido a fatores particulares do Brasil enquanto ambiente de recepção. Como um ponto comum com japoneses e brasileiros, muitos nikkeis mantém uma convivência com diversas religiões, muitas vezes não sendo praticante formal de nenhuma. No caso dos nikkeis budistas, é possível identificar ainda hoje, como padrão mais geral, uma manutenção da identidade étnica através do Budismo e um pertencimento à sociedade majoritária principalmente através do Catolicismo, que foi o substituto histórico dos nikkeis para o papel que o Xintoísmo tem na religiosidade japonesa.
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794 0 bytes REVER http://www.pucsp.br/rever/rv4_2002/t_shoji.htm |
Categoria: Ensino Religioso Artigos |
A figuração prometéica do humano em Brasílio Teles: figuração protobudista? |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
EPIFÂNIO, Renato
Tanto quanto sabemos, Basílio Teles não se pronunciou sobre o Budismo. Por ter, conforme o exposto, reduzido a figuração do divino à sua figuração transcendentalista, na sua variante cristã, acabou por assumir uma posição simplesmente ateísta. Daí que, a propósito da sua posição sobre o Budismo, possamos apenas especular. Nessa medida, não diremos que a sua figuração prometéica do humano tivesse chegado a ser protobudista. Diremos apenas que não era, pelo menos, antibudista, tal como foi, como aqui tivemos a oportunidade de verificar, anticristã – e, pela mesma posição de princípio antitranscendentalista, antijudaica e anti-islâmica.
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793 0 bytes Ulusofona http://cienciareligioes.ulusofona.pt/revista_ciencia%20das%20religioes_parteI.htm |
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