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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Entre o mérito e a sorte: escola, presente e futuro na visão de estudantes do ensino fundamental do  Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Costa, Marcio da e Koslinski, Mariane Campelo.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa, intitulada "Educação e exclusão social - o sagrado sob ameaça", que procura identificar fatores que influiriam na formação de apreciações valorativas mais ou menos favoráveis à escola. A hipótese básica da investigação propõe a existência de um esvaziamento do significado do espaço escolar, para alguns setores sociais longamente expostos a um processo de redução das oportunidades de mobilidade social ascendente, pelas vias características das sociedades modernas. Um breve relato da pesquisa com estudantes do Rio de Janeiro é apresentado, bem como sua metodologia - que envolve grupos focais e survey - e uma revisão de literatura aparentada ao problema, a qual antecede a exposição de resultados obtidos por meio dos grupos focais realizados. Os dados sistematizados tendem a fortalecer a hipótese principal: a escola parece um elemento dúbio e questionável para a parcela mais "excluída" dos estudantes ouvidos. Porém, há circunstâncias que confundem este quadro, acentuando a experiência escolar como um aspecto central do valor atribuído pelos estudantes à escola e, de certa forma, contrabalançando os efeitos disruptivos de um quadro econômico de agudos conflitos sociais associados a padrões de desigualdade social extremos e duradouros.
Rev. Bras. Educ., jan./abr. 2006, vol.11, no.31, p.133-154. ISSN 1413-2478.

Palavras-chave: Escola. Sociedade. Conflitos.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Islã Clássico: itinerários de uma cultura Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
PEREIRA, Rosalie de Souza. (Org.).

Lançado recentemente pela editora Perspectiva, o livro “O Islã Clássico: itinerários de uma cultura” (organizado por Rosalie Helena de Souza Pereira) é uma importante obra a respeito do Islam e da cultura árabe. Trata-se de uma preciosa contribuição para pesquisadores da cultura árabe e do Islã no Brasil, visto ser ainda escasso entre nós – dada a complexidade do tema - o material produzido sobre o mundo muçulmano.

Palavras-chave: Islã. Cultura. Muçulmanos.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente Popular Versão: 
Atualização:  18/4/2008
Descrição:
Cury, Carlos Roberto Jamil.

O texto objetiva refletir sobre a rumorosa questão que envolve o Ensino Religioso em escolas públicas. Esse ensino religioso, ainda que facultativo, vem revelando-se problemático em Estados laicos, perante o particularismo e a diversidade dos credos religiosos. Cada vez que tal proposta compareceu à cena dos projetos educacionais, veio carregada de uma discussão intensa em torno de sua presença e factibilidade em um país laico e multicultural. No caso do Brasil, o conjunto de princípios, fundamentos e objetivos constitucionais, por si só, garante amplas condições para que, com a toda a liberdade e respeitadas todas as opções, as igrejas, os cultos, os sistemas filosófico-transcendentais possam, legitimamente, recrutar fiéis, manter crentes, manifestar convicções, ensinar seus princípios, fundamentos e objetivos e estimular práticas em seus próprios ambientes e locais. Além disso, hoje mais do que ontem, as igrejas dispõem de meios de comunicação de massa, em especial as redes de televisão ou programas religiosos em canais de difusão, para o ensinamento de seus princípios.
Rev. Bras. Educ., set./dez. 2004, no.27, p.183-191. ISSN 1413-2478.

Palavras-chave: Ensino religioso. Cultura. Ensino público.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Necessidade, Teleologia e Hilemorfismo em Aristóteles Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Angioni, Lucas
Resumo: Este artigo busca mostrar que a concepção de teleologia de Aristóteles não é incompatível com a admissão de uma "necessidade bruta" dos movimentos da matéria. Aristóteles concebe que a necessidade bruta ligada aos movimentos da matéria não é por si só suficiente para explicar o comportamento dos entes naturais. Mas Aristóteles concebe tal necessidade bruta como condição sine qua non, subordinada à teleologia: a plena explicação do comportamento dos seres vivos articula-se pelo hilemorfismo: a "necessidade da matéria" é condição sine qua non, incorporada na causalidade teleológica da forma.

Palavras-chave: Teologia. Necessidade. Comportamento.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A religião como necessidade social  Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
FERREIRA, Ismael de Vasconcelos.

Sendo a religião um assunto dos mais comentados e discutidos atualmente, este artigo propõe uma análise da necessidade da religião sob o ponto de vista da Sociologia. Para tanto, buscou-se na opinião de reconhecidos teóricos da Sociologia da Religião embasamentos que permitissem identificar a atuação da religião nas mais diversas esferas da sociedade. E com estes mesmos embasamentos, procurou-se identificar a importância da análise da religião, conhecer o pensamento desses teóricos a respeito da religião e analisar a religião enquanto resposta aos problemas humanos e sociais.

Palavras-chave: religião, análise, sociologia, sociedade, problemas humanos.

Downloads 50591  50591  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.cogitationes.org/index.php/article/a-religiao-como-necessidade-social
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Ensino Religioso e a Interpretação da Lei Popular Versão: pdf
Atualização:  15/8/2013
Descrição:
DICKIE, Maria Amélia Schmidt. e LUI, Janayna de Alencar.

Resumo: O trabalho trata das diferentes interpretações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, especialmente da reformulação de seu artigo 33, de 1997, que implementou e regulou o ensino religioso em escolas públicas. Sendo essa regulamentação referente aos ensinos de primeiro e segundo graus, ficou a cargo dos diferentes estados por em prática os ditames legais, através de suas Secretarias de Educação. Vamos considerar dois casos específicos, o de São Paulo e o de Santa Catarina, mostrando como essas diferentes interpretações da lei condicionaram o tipo de atuação possível de agentes religiosos nos processos tanto de capacitação dos professores como de definição de currículos.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Legislação. Santa Catarina. São Paulo.


Downloads 363  363  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.academicoo.com/texto-completo/o-ensino-religioso-e-a-interpretacao-da-lei
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A sociologia da religião como recapitulação da teologia cristã: Weber e as raízes proféticas do raci Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FREITAS, Renan Springer de.

Desde os escritos seminais de Max Weber, a sociologia da religião tem retratado a profecia hebraica como a própria matriz do racionalismo ocidental, ao mesmo tempo em que lhe tem atribuído a promessa de um futuro no qual Israel prevaleceria sobre todas as outras nações. Após a experiência do exílio babilônico, essa promessa teria transformado os judeus em um "povo-pária", auto-segregado, ritualista, legalista, orientado por uma ética dual e, como tal, incapaz de conferir uma dinâmica universalista ao monoteísmo ético peculiar a seu próprio Livro sagrado. A profecia hebraica teria, nessa perspectiva, dado início a um processo evolutivo que somente o Novo Testamento, com sua doutrina da salvação universal, via sacrifício do Redentor, teria sido capaz de levar adiante. Argumenta-se que tal linha de raciocínio, que se encontra na base de todo o empenho, de matriz weberiana, em explicar a evolução da ética ocidental, se desenvolveu no interior de um arcabouço cuja natureza é teológica; mais precisamente, nos marcos da "teologia cristã da superação", assim chamada por postular que o Novo Testamento superou o judaísmo ao universalizar o acesso à graça divina que este último havia restringido a um pretenso "povo escolhido".

Palavras-chave: Sociologia da religião. Racionalismo ocidental. Profecia hebraica. Teologia cristã.

Downloads 654  654  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. bras. Ci. Soc., out. 2007, vol.22, no.65, p.1  Site 
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Religião e política na América Latina: uma análise da legislação dos países Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
OROI, Ari Pedro; URETA, Marcela

O texto está dividido em duas partes. Na primeira, são analisados os vários modelos de relação estabelecidos legalmente nos países da América Latina entre igrejas e Estado, religião e política. Na segunda, são analisadas as implicações desses modelos para as temáticas da secularização e da liberdade religiosa.

Palavras-chave: Constituições latino-americanas. Liberdade religiosa. Religião na América Latina. Secularização.

Downloads 483  483  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Horiz. antropol. v.13 n.27 Porto Alegre jan./jun.   Site http://www.scielo.org
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!As concepções educacionais de Martinho Lutero Popular Versão: 
Atualização:  6/6/2012
Descrição:
BARBOSA, Luciane Muniz Ribeiro.

Este artigo tem como objetivo apresentar a concepção de educação de Martinho Lutero no movimento da Reforma Protestante do século XVI, revelando aproximações entre história, religião e política. Em um século marcado por inúmeras indagações e mudanças, Lutero apresenta críticas em prol de uma Reforma na Igreja e também faz propostas para uma reforma da educação escolar de sua época, até então marcada pela formação exclusiva de religiosos e eclesiásticos. Ele propõe, em dois textos de sua autoria, uma educação escolar cristã que apresente uma nova organização em relação a: currículos, métodos, professores, formas de financiamento e manutenção das escolas. Também reflete sobre a utilidade dessa educação e propõe que ela: atenda a todos; seja criada e mantida pelas autoridades públicas e não mais pela Igreja; seja de frequência obrigatória, para a qual apela aos pais e às autoridades por essa tarefa. Ainda que algumas dessas características não apresentem Martinho Lutero como precursor, é inevitável o reconhecimento de que ele, aliado à figura de Filipe Melanchthon e às transformações ocorridas em seu tempo, contribuiu significativamente para a extensão do direito à Educação, marcada sobretudo em sua proposta de criação das escolas elementares, além da reorganização dos colégios secundários e da universidade, enfatizando a ação do Estado como responsável pela educação escolar.

Palavras-chave: Martinho Lutero. Reforma protestante. Direito à Educação. Estado e Educação.

Downloads 973  973  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educ. Pesqui., jan./abr. 2007, vol.33, no.1, p.163  Site http://www.scielo.org
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Discursos sobre as religiões afro-brasileiras - Da desafricanização para a reafricanização Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JENSEN, Tina Gudrun

O artigo trata de discursos sobre a cultura africana no decorrer da historia das religiões do Brasil. Praticantes da Umbanda, que originou-se nos anos 20 no sudeste do Brasil, tentaram de de-africanizar e de 'purificar' as origens da Umbanda dissociando-a de suas influências afro-brasileiras. Durante os anos 60, religiões afro-brasileiras como o Candomblé espalharam-se do nordeste para o sudeste do Brasil. Muitos praticantes do Candomblé, especialmente brancos da classe média, têm se engajado em uma africanização da sua religião destacando a origem africana dela. O artigo propõe que o movimento da Umbanda para o Candomblé, ou seja, de africanização para a reafricanização reflete mudanças sociais. Neste sentido, Umbanda exprime valores da sociedade moderna como os do nacionalismo, igualdade e mobilidade social, ou seja, valores baldados durante a ditadura militar. A re-introdução de religiões afro-brasileiras depois da queda da ditadura militar representa o surgimento de identidades que eram oprimidas anteriormente mas que agora impõem-se no contexto de novas formas de criações de identidade sob condições pós modernas.

Downloads 1514  1514  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUCSP  Site http://www.pucsp.br/rever/rv1_2001
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