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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Migrações Internas no Pentecostalismo - Análise do Trânsito Intra-Pentecostal em São Bernardo do Cam Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Sérgio Francisco dos Santos

Na Modernidade, a estabilidade deu lugar à instabilidade, a fixação à movimentação, a rigidez à flexibilidade. O que caracteriza o mundo moderno é a mudança e a velocidade das mudanças. Por isso, desaparecem as referências, os marcos e fronteiras, tornando-se fluidos. Os pontos fixos tornam-se móveis, a segurança relativiza-se, todas as coisas tornam-se transitórias, provisórias. A troca é a palavra de ordem. Troca-se tudo e de tudo: troca-se de roupa e de casa, de emprego e de cônjuge, de personalidade e de sexo, de Deus e de religião.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Migração e Encantaria: a Identidade da Entidade Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2012
Descrição:
CASALI, Rodrigo

O objetivo do trabalho é mostrar como as religiosidades brasileiras constroem sua identidade e organizam sua representação no espaço simbólico social. Por meio da análise de um caso específico que é a entidade do baiano, busco refletir a construção social da Umbanda em seu diálogo com a sociedade e com seus partícipes. Existe um movimento dinâmico e dialético na organização desse processo que perpassa pela construção do discurso, da disputa de espaço simbólico tanto político quanto territorial, em que segmentos sociais são ajustados a participar desse processo.

Palavras-chave: Umbanda. História. Identidade. Representações. Religião.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Metamorfoses Religiosas no Centro Antigo de São Paulo: Variações sobre a Paisagem e o Espaço Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PASSOS, João Décio; GUERRIERO, Silas

Resumo. O território metropolitano na atualidade configura-se como espaço dessacralizado, sendo a metrópole o modo de ocupação moderna do espaço: racionalização do espaço, do tempo e das funções. Na metrópole as gêneses, as dinâmicas e relações do sagrado e o profano adquirem propriedades bem específicas em termos de espaço e tempo, distinguindo-se da velha e nítida distinção/oposição destes pólos. Os grupos religiosos constroem locais próprios na territorialidade metropolitana. O objetivo da pesquisa foi revisitar a paisagem e o espaço religiosos do centro antigo de São Paulo, buscando elucidar suas configurações atuais dentro da grande paisagem metropolitana e sua dinâmica de espacialização através das expressões religiosas. A paisagem religiosa foi sendo construída ao longo da história com funções bem específicas a cada época. Qual a relação atual entre a paisagem religiosa com a paisagem profana?

Downloads 719  719  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFGRS  Site http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2269
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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Maridos da Terra e Maridos do Fundo: Gênero, Imaginário e Sensibilidade no Tambor de Mina Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BARBOSA, Viviane de Oliveira

O imaginário e as sensibilidades do passado e do presente apresentam-se como elementos cuja análise pode contribuir significativamente para a compreensão das histórias dos indivíduos, grupos e sociedades. Reconhecendo-se que questões como relações místicas, casamentos e uniões divinas constituem objeto curiosíssimo, mas praticamente deixado de lado pelos historiadores da religião e da religiosidade popular, a presente proposta de comunicação visa analisar relações entre filhas ou mães-de-santo e seus “maridos do/no fundo” e “maridos da terra” no Tambor de Mina maranhense. No Maranhão, além de receberem caboclos durante os rituais de tambor de mina, algumas mulheres afirmam que mantêm contatos e relações com o que denominam de “marido no/do fundo” – em “contraposição” ao “marido da terra”. Argumento que estas relações podem ser interpretadas como experiências místico-conjugais, que evidenciam questões de gênero como elemento fundamental para seu entendimento, gênero entendido como uma categoria relacional, na qual dialogam o “homem” e a “mulher” enquanto papéis definidos cultural e historicamente. Além disso, enquanto experiências cotidianas, essas relações informam as vidas e histórias dessas mulheres, não se tratando, portanto, de uma experiência mística num sentido antitético a uma experiência concreta; aqui, o espiritual e o material apresentam-se imbricados. Assim, pretende-se examinar relações entre filhas ou mães-de-santo e seus maridos do/no fundo e maridos da terra no Tambor de Mina maranhense, por uma dupla e interdependente perspectiva, entendendo-as, de um lado, enquanto relações de gênero e, de outro, como relações que evidenciam elementos do imaginário e das formas de pensar e sentir desses sujeitos.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Marga absolvido ou caminho da Cruz? Budismo/Cristianismo - iluminação, nirvana e Kénosis Cristã Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Carlos H. do C.

Texto base que serviu para Conferência num Ciclo de Colóquios: "Para um diálogo inter-religioso" (âmbito Budismo/Cristianismo), organizado pela Faculdade de Teologia da U. C. P., proferida em Lisboa a 23 Abril de 2001.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Maranhão Mandingueiro: A influência animista dos africanos guineenses no Maranhão do século XVIII Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JUNIOR, Reinaldo dos Santos Barroso

No intuito de encontrar um traço da composição do maranhense e da formação de sua sensibilidade ritualística ou de suas crendices (sem o sentido pejorativo) e na tentativa de encontrar algo que não traduz diretamente uma religião, mas um sentimento religioso, ou uma religiosidade, é que tentarei evidenciar uma profunda relação entre Maranhão e África durante o final do século XVIII, fruto de relações dentro da África. Nesta tentativa de vislumbrar alguma possível influência africana no gosto pelo tambor, pela matraca1, pelo medo dos espíritos, pelo tambor de crioula 2 e por uma infinidade de coisas, sensações e expressões, aparece uma dentre tantas outras possíveis ligações, um vínculo especifico com a Guiné.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Malleus maleficarum – a bruxaria como afirmação do poder espiritual Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2012
Descrição:
RODRIGUES, Márcia Cristina

Ao analisar a Idade Média, George Duby afirma que todo poder é de natureza doméstica, participando de uma forma ou de outra, do sagrado. Tal poder é exercido por homens, cabendo a uns preceder e a outros seguir. Não existia uma formação política particular, porém a Igreja Medieval, criava e modificava as ideias políticas e religiosas de acordo com seus interesses.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Mafagafos e Mafagafinhos. Identificar, propor e ousar um Ensino Religioso e uma Pastoral Escolar Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo

A história do Ensino Religioso antecede as discussões brasileiras e este componente currícular é o resultado de longas disputas na política educacional internacional. Desde a sua origem foi, na realidade, um instrumento para interferir na formação de idéias da população. Discutir o Ensino Religioso ainda é algo estranho, pois permanecem os que insistem em considerá-lo como um processo para educar na religião. Os debates no campo pedagógico permanecem na forma, no máximo na definição de conteúdos, mas os princípios são os mesmos do século XVIII. Da mesma forma, a pastoral escolar é um questionamento ainda muito recente, pois está intimamente relacionado com aspectos conceituais como: escola – educação – religião.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Escola. Religião. População.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Macumba e umbanda: aproximações Popular Versão: pdf
Atualização:  6/6/2012
Descrição:
MALANDRINO, Brígida Carla

É possível afirmar que a macumba e a umbanda se formam no início do século XX nos centros urbanos, em especial no Rio de Janeiro e São Paulo. 1 Sabemos que é um momento histórico importante para a sociedade brasileira, uma vez que, em 1888, há a abolição da escravidão e no ano seguinte, 1889, é decretada a República. Esses dois fatos históricos foram fundamentais para a formação de ambas, uma vez que causaram transformações no âmago da sociedade brasileira. Porém, o que observamos atualmente é que a macumba, muitas vezes, é utilizada, no senso comum, de maneira pejorativa para designar as religiões afro-brasileiras, em especial a umbanda. É possível afirmar que a macumba é apenas uma formulação preconceituosa da umbanda e de outras religiões afro-brasileiras? Trabalhamos com a ideia que a macumba é muito mais do que apenas uma qualificação preconceituosa. Sendo assim, o que é possível afirmar a respeito de sua relação com a umbanda? Buscando responder a essa questão, o presente trabalho tem como objetivo esclarecer as possíveis aproximações entre a macumba e a umbanda, tendo como base a influência banto na formação dessas duas expressões religiosas. Trabalhamos com a hipótese de que tanto a macumba quanto a umbanda são cultos religiosos que sofrem influência banto e, em especial, com a ideia de que a umbanda é uma derivação da macumba, no sentido de se apropriar e ressignificar seus elementos através da reconstrução interpretativa das tradições africanas, kardecistas, católicas, indígenas e orientais, dentro de determinado momento histórico.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Literatura e Religião: Entre o tudo-dizer e o nada-dizer (do poder-ser) Popular Versão: PDF
Atualização:  14/11/2012
Descrição:
ROSA, Luiz Carlos Mariano da
Detendo-se inicialmente na relação que envolve o horizonte teológico e as fronteiras literárias no arcabouço bíblico, o artigo em questão procura distinguir o tipo de linguagem que caracteriza a corporalidade textual deste último, assinalando a função que cumpre a escrita/escritura no âmbito do monoteísmo, que encerra, em suma, a história da emergência de um “Deus único”, sob cuja perspectiva, à possibilidade que acena com uma aproximação entre teologia e literatura impõe-se um método, como o propõe Antônio Magalhães (2008) pelo “caminho da correspondência”, que o referido trabalho sublinha, convergindo para analisar o conto “Via crucis”, de Clarice Lispector (1994), que mantém a Bíblia e a tradição na condição de interlocução do diálogo e exemplifica o fenômeno da “poética da mitologização”.

Palavras-chave: literatura, religião, Clarice Lispector, fantástico, mito

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