Educadores

Ínicio : Ensino Religioso : Artigos : 

santo daime (0)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Nova Deliberação para o Ensino Religioso no Paraná Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo

No dia 10 de fevereiro deste ano de 2006, o Conselho Estadual de Educação do Paraná aprovou a DELIBERAÇÃO n. 01/06 sobre as normas para o Ensino Religioso no Sistema Estadual de Ensino do Paraná. Este texto é, na realidade, uma revisão das Deliberações 03 e 07 aprovadas em 2002. Para todos os envolvidos nesta área torna-se importante compreender as alterações que iniciam já no primeiro artigo. Na versão de 2002, a legislação figurava para as escolas públicas, com um texto que aprovava o Ensino Religioso a ser Ministrado nas Escolas de Ensino Fundamental do Sistema Educacional, existe uma ampliação dos destinatários.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Escola. Legislação.

Downloads 1272  1272  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Nina Rodrigues, deuses e hierofanias para além da histeria Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SERAFIM, Vanda Fortuna

A comunicação visa apresentar problemáticas de nosso projeto de mestrado em História apresentado à linha Instituições e História das Idéias da Universidade Estadual de Maringá. A pesquisa objetiva analisar como Nina Rodrigues, um intelectual inserido num país católico, elabora um discurso sobre as manifestações religiosas de tradição africana. Para isto utilizaremos como fontes as obras O animismo fetichista dos negros bahianos (1900) e Os Africanos no Brasil (1932). Nosso recorte histórico remete-se à transição do século XIX para o século XX, período em que o médico baiano dedica-se ao estudo das religiões dos afro-descendentes, instaurando-se enquanto um marco inicial para todas as pesquisas posteriores.

Palavras-chave: Deuses. Hierofanias. Nina Rodrigues.

Downloads 750  750  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABHR  Site http://www.abhr.org.br/?page_id=57
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Necessidade, Teleologia e Hilemorfismo em Aristóteles Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Angioni, Lucas
Resumo: Este artigo busca mostrar que a concepção de teleologia de Aristóteles não é incompatível com a admissão de uma "necessidade bruta" dos movimentos da matéria. Aristóteles concebe que a necessidade bruta ligada aos movimentos da matéria não é por si só suficiente para explicar o comportamento dos entes naturais. Mas Aristóteles concebe tal necessidade bruta como condição sine qua non, subordinada à teleologia: a plena explicação do comportamento dos seres vivos articula-se pelo hilemorfismo: a "necessidade da matéria" é condição sine qua non, incorporada na causalidade teleológica da forma.

Palavras-chave: Teologia. Necessidade. Comportamento.

Downloads 1616  1616  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Narrativas Biográficas: a Construção da Identidade Espírita no Brasil e sua Fragmentação Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
STOLL, Sandra Jacqueline

A biografia de dois médiuns brasileiros – Chico Xavier e Luiz Antonio Gasparetto –, constitui o objeto de reflexão deste artigo, que tem como propósito rever as relações construídas pelo espiritismo no campo religioso brasileiro, salientando, em especial, os diálogos estabelecidos com a religião hegemônica no país, o catolicismo e, mais recentemente, com o universo da chamada “Nova Era”. Na trajetória dos personagens em questão, o catolicismo ocupa lugar central: no caso de Chico Xavier como matriz de reinterpretação da doutrina espírita; no caso de Luiz Antonio Gasparetto, como alvo de crítica. Essas duas biografias caracterizam, portanto, momentos distintos da história do espiritismo no Brasil. Ao mesmo tempo, a convivência desses dois modelos evidencia modos concorrentes de sua expressão contemporânea no país.

Downloads 711  711  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.iea.usp.br/iea/revista/coletaneas/religioes/index.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Na Igreja, nas Casas e nas Ruas: Estratégias de Expansão e Participação na Visão Celular no Governo  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ANDRADE, Eliana Santos

Os últimos trinta anos do século XX provocaram mudanças radicais na configuração mundial representadas principalmente pelo avanço do capitalismo globalizado e das tecnologias sobretudo nas áreas de informática e telecomunicações. Como não poderia deixar de ser, a religião não escapa a estas transformações econômicas, políticas e sócio-culturais que perpassam toda a sociedade, ela acompanha as mudanças sociais tentando ajustar-se, adaptar-se a novas situações e novas demandas. Surgida neste contexto de transformações vivenciadas no protestantismo dos últimos anos, o movimento chamado de Visão Celular no Governo dos 12 abriga em si muitas das práticas difundidas entre os protestantes na contemporaneidade, como a adoção de modelos de gestão eclesiástica do tipo empresarial, a ênfase na guerra espiritual e a promoção de marchas. Esta comunicação tem como objetivo discutir algumas práticas e representações presentes neste novo movimento religioso surgido no meio protestante, privilegiando os aspectos sócio-políticos e tendo como campo empírico a cidade de Salvador na Bahia. Numa perspectiva da sociologia da religião , temos como referenciais teóricos Max Weber e Pierre Bourdieu.

Downloads 5729  5729  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABHR  Site http://www.abhr.org.br/?page_id=57
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Multiculturalismo e religiões afro-brasileiras - o exemplo do Candomblé Popular Versão: pdf
Atualização:  26/4/2011
Descrição:
SIQUEIRA, Sonia Apparecida de

A sociedade brasileira resulta da mistura e do encontro de diferenças fenotípicas e culturais de seus componentes. Nas diferenças culturais anicham-se as diferenças religiosas. Diferente durante os vários séculos coloniais eram a cultura e a religião negras aqui chegadas com os escravos. Surgiu o Candomblé, síntese de crenças com raízes na África negra, que se manteve pela oralidade e pela tradição, a despeito do autoritarismo dos senhores de terras e de homens. Houve o confronto de duas tradições de pensamento, de duas visões de mundo, de duas concepções da vida e do homem, apoiadas nas duas epistemologias, a multiculturalista e a monoculturalista. A análise do lugar da religião afro no sistema social pode ser elucidativa não só da dinâmica vital como do desafio que o multiculturalismo hoje propõe colocando-se acima dos contextos nacionais, abrindo caminho para a mundialização.

Palavras-chave: Multiculturalismo. Religiões afro-brasileiras. Candomblé. Diferenças.

Downloads 648  648  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.pucsp.br/rever/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Multiculturalismo e ensino religioso: analisando concepções de duas professoras dos anos iniciais do Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ARANHA, Tiago Esteves; MARIANO, André Luiz Sena

Assumindo a religião como uma das categorias a partir das quais questões de diversidade e diferença se constroem no interior das escolas, a presente pesquisa tem como objetivo compreender como professores que ministram a disciplina de Ensino Religioso, em escolas do município de São Carlos, lidam com as questões de diversidade e diferença em suas aulas. A pesquisa teve como procedimento para a coleta de dados a entrevista com roteiro semi-estruturado. Dela participaram duas professoras que trabalham em escolas confessionais e ministram a disciplina Ensino Religioso para os anos iniciais do ensino fundamental; uma é iniciante na carreira, enquanto a outra possui mais de quinze anos de carreira construídos na mesma instituição. Os resultados obtidos podem ser apresentados das mais variadas formas e temas, contudo, aqui, são apresentados os dados referentes às concepções das professoras entrevistadas sobre temáticas tais como: a) o direito dos alunos à diferença no âmbito da religião; b) a relação entre a religião e as questões de gênero (enfatizando o papel da mulher); e c) sobre o ensino religioso pautado na História das Religiões, a fim de evitar o proselitismo. Como considerações finais, é possível salientar que não se pode pensar a religião sem antes fazer referência às relações de poder que agem sobre os sujeitos e sociedades. Desta forma, ao mostrar as relações que se constroem no âmbito religioso, cria-se nos alunos um senso crítico que busca encontrar as raízes dos problemas. Ao buscar uma educação que tenha uma perspectiva inter/ multicultural, tende-se a ressaltar o caráter conflitivo das práticas culturais, fato que pôde ser verificado nas discrepâncias dos depoimentos das professoras. Esse talvez seja o ponto de maior destaque do trabalho: trazer mais questionamentos que respostas, desconfiar, problematizar e desconstruir os consensos.

Palavras-chave: Multiculturalismo. Ensino religioso. Concepções docentes.

Downloads 3234  3234  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Mulher – professora e pentecostal: um estudo sobre relações de gênero e religiosidade na escola Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MIGUEL, Iranilde Ferreira; RIBEIRO, Arilda Inês Miranda

Este texto trata de uma pesquisa que tem como objetivo investigar de que maneira as relações de gênero e religiosidade perpassam o cotidiano escolar e as práticas educativas das professoras pentecostais. Partimos do pressuposto de que o espaço escolar não é neutro e nem pacífico; que relações de gênero, religiosidade e divisões de fé, são engrenagens que compõem a maquinaria do poder no interior da escola. Nosso objeto de pesquisa são as professoras pentecostais da Congregação Cristã no Brasil, porque entendemos que o pentecostalismo praticado pela CCB1 apresenta algumas peculiaridades que a diferem das demais igrejas pentecostais, e, por acreditarmos que as relações de gênero estabelecidas no interior desta igreja são fortemente marcadas pelo controle masculino sobre o feminino.

Downloads 556  556  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/st8.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Mito e mitologia nas aulas de Ensino Religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
STIGAR, Robson

Apresento neste texto alguns referencias básicos sobre os conceitos de Mito e Mitologia que pude aprender nos seminários do grupo de pesquisa Pos-Religare do Programa de estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Esses referencias podem ser utilizados tranqüilamente como subsídios tanto para a formação de professores de Ensino Religioso quanto também pode ser utilizados nas próprias aulas de Ensino Religioso.

Downloads 106929  106929  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GPER  Site http://www.gper.com.br/er_artigos.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Mística em Tempos de Neocristandade: As Cartas de uma Monja Carmelita Descalça no Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BUARQUE, Virgínia Albuquerque de Castro

Entre os anos de 1911 e 1959, Madre Maria José de Jesus, monja carmelita descalça do Convento de Santa Teresa, sediado na cidade do Rio de Janeiro, manteve intensa correspondência com companheiras de clausura, outras religiosas, sacerdotes e leigos católicos. Nesta escrita, em que buscava traduzir sua experiência de fé, a Madre não somente descrevia, como também inquiria e – mais comumente – orientava aqueles que, como ela, empenhavam-se em conferir um sentido a suas vidas e uma identidade a si mesmos a partir da relação com o divino. E para melhor fundamentar este processo de tradução, na linguagem epistolar, de uma vivência contemplativa, segundo a tradição do Carmelo Descalço, Madre Maria José considerava indispensável auferir um contínuo e aprofundado conhecimento da doutrina católica e, principalmente, da espiritualidade teresiana. Para tanto, ela recorria, de forma sistemática, às “leituras espirituais”, às quais conferia uma importância similar às orientações recebidas de seus confessores e diretores de consciência: o ler propiciaria a sensibilidade 1 e o esclarecimento2 necessários ao aprimoramento da vivência consagrada e à correta observância das tradições: “Quero que V. ame a Jesus; que procure conhecê-lo pela meditação e leitura do Evangelho, a Imitação de Cristo, o Catecismo e outros bons livros”.

Downloads 630  630  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABHR  Site http://www.abhr.org.br/?page_id=57
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 (19) 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 »